Sabemos que a tecnologia vem sendo a grande responsável pela mudança de performances e também pelo maior alcance do conhecimento. Por conta disso, é cada vez mais notável a inovação que ocorre nos processos de aprendizagem, tanto na escola quanto nas universidades corporativas, como é o caso dos programas de treinamento e desenvolvimento etc. A heutagogia, nesse meio, surge como um método de aprendizado diferenciado, mais conectado à cultura organizacional. Neste artigo, falaremos sobre seus benefícios e como você pode aplicá-lo. Continue lendo!
O que é heutagogia?
Heutagogia, palavra originária do grego heutos (auto) e agogus (guiar), é um método de aprendizagem através do qual o estudante é o único responsável por gerir seu aprendizado, ou seja, nesse processo, o centro do conhecimento é direcionado pela própria pessoa.
Você pode estar se perguntando, o que seria heutagogia? Para responder a esta pergunta, partimos do pressuposto de que, na heutagogia, o centro do conhecimento é direcionado pela própria pessoa.
Por ser uma ferramenta direcionada para pessoas adultas, presume-se que estas sejam capazes de acolher suas próprias demandas e estabelecer meios para conduzi-las.
Para que a heutagogia seja aplicada, é necessário que o estudante tenha ao alcance ferramentas necessárias para validá-la. Numa empresa, por exemplo, os gestores devem certificar-se de que os colaboradores possuam todos os elementos necessários para iniciar e dar continuidade ao processo de aprendizagem/capacitação.
E como a heutagogia funciona na prática? Em resumo, serão criados ambientes de aprendizagem que facilitem o desenvolvimento de hard skills e softs skills, além da própria capacidade de aprendizado. Os colaboradores se tornam os protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado, identificando necessidades e resultados esperados e assumindo a responsabilidade dos mesmos.
Quem criou a heutagogia?
A heutagogia é um termo cunhado por Stewart Hase e Chris Kenyon, em meados dos anos 2000, com a intenção de inovar e revolucionar os meios através dos quais o ensino e aprendizagem eram guiados, ou seja, descentralizar o aprendizado, que antes pertencia apenas ao professor, passando a ser “distribuído” com foco no largo alcance do conhecimento, entendo que cada pessoa aprende de uma forma diferente, de acordo com suas próprias capacidades individuais.
Diferença entre heutagogia, pedagogia e andragogia
Esses três métodos de ensino aplicados na educação diferenciam-se entre si especialmente pelo seguinte:
Pedagogia
Na pedagogia, o ensino é focado em crianças. Logo, o professor é o profissional responsável por repassar o aprendizado, pois entende-se ser a pessoa ciente daquilo que deve ser ensinado.
Andragogia
E qual a diferença entre heutagogia e andragogia? A andragogia, por sua vez, é dirigida para o adulto. Aqui, o professor atual como guia, mostrando aos estudantes os caminhos, impulsionando-os e assessorando-os.
Heutagogia
Já a heutagogia, como dissemos anteriormente, entende que o estudante adulto é plenamente capaz de conduzir o seu processo de aprendizado. Alguns entendem como sendo um método que complementa a andragogia. Outros, entendem-no como método independente.
Após todas as inovações tecnológicas, com o acesso ao conhecimento cada vez mais próximo, a heutagogia ficou cada vez mais em foco. Por essa razão, o professor aparece apenas como um orientador em relação ao que necessita ser aprendido.
Quais as vantagens da heutagogia no desenvolvimento de pessoas?
É fato que existem muitos benefícios da heutagogia dentro da aprendizagem e do ensino. Separamos algumas das principais vantagens, confira!
Uma maior flexibilidade
O estudante tem o poder para escolher seus horários de estudo e quando cumprirá suas tarefas. Tal fato o ajuda a encaixar as aulas e conteúdos na sua rotina pessoal, ainda mais quando se é um trabalhador ou questões particulares exigem maior flexibilidade de compromissos.
Assim, mesmo quem não teria condições de realizar um curso, treinamento ou desenvolvimento terá a oportunidade de crescer em sua carreira e vida pessoal.
Uma maior personalização
Outrossim, a heutagogia permite uma elevada personalização na jornada de aprendizagem. Desse modo, os conteúdos abordados estarão mais alinhados aos interesses e necessidades do estudante.
Uma maior motivação
Aqui, não há a necessidade de ficar horas e horas nas salas de aula copiando ensinamentos que talvez não sejam os mais interessantes. Nessa metodologia, o aluno poderá buscar as informações e realizar as atividades por conta própria.
Em resumo, o aluno não precisará se prender aos materiais que um professor ou instrutor lhe ofereceria. Ele é responsável por construir o seu caminho para o conhecimento, inclusive, desfrutando dos mais diversos formatos de conteúdo.
Fortalecimento das habilidades subjetivas
Sendo o aluno responsável pelo próprio estudo, o mesmo poderá melhorar diversas qualidades pessoais, tais como a organização, a gestão de tempo, a autoconfiança e até mesmo o senso de responsabilidade.
tais habilidades são essenciais para a vida profissional e pessoal dos estudantes, tornando-os mais proativos e conscientes de suas obrigações.
Fortalecimento da relação de confiança entre lideranças e liderados
Havendo um espaço adequado para o desenvolvimento, os colaboradores tendem a se desenvolver mais rápido.
Desse modo, possibilitar que os colaboradores se desenvolvam através da heutagogia será uma ótima forma de mostrar aos profissionais que eles podem confiar em suas próprias capacidades de aprendizado.
Quais os desafios da heutagogia?
Denota-se que os benefícios que a heutagogia traz são muitos, porém, nem sempre será possível adotar a prática da heutagogia em uma empresa ou instituição de ensino.
Para tal, será necessário que os estudantes tenham maturidade para manter a disciplina e organização necessárias ao estudarem de forma autônoma e contínua, sem se deixarem levar pela correria e cansaço do dia a dia.
Nessa toada, é de suma importância usar metodologias um pouco mais tradicionais, seja por um tempo ou de forma complementar, em que haja um caminho claro de estudo.
Ainda, a heutagogia está longe de ser uma solução rápida, necessitando de muito diálogo. Em nosso cenário, onde a experiência de educação dá pouca ou nenhuma autonomia aos alunos, a prática heutagógica requer orientação e familiarização gradualmente aumentada.
Como a heutagogia funciona na prática?
Como vimos, as vantagens de aplicar a heutagogia são muitas. Desse modo, uma abordagem baseada na heutagogia começa com a definição de “acordos e contratos” de aprendizagem entre professor e aluno.
Ainda, é muito importante que sua organização conte com cultura organizacional que incentive o aprendizado e que já faça com que as pessoas se interessem por essa jornada.
Outrossim, a figura do professor como detentor do conhecimento segue sendo importante. Porém, toma forma na orientação e facilitação, e não exatamente como a pessoa que ensina e dá todos os caminhos.
Nesta linha de raciocínio, o primeiro passo da heutagogia está na realização de uma reunião entre alunos e professores (seja de forma online ou não), para que sejam decididos, em conjunto, as necessidades e os objetivos de aprendizagem.
Partindo de cada necessidade e de cada busca, os alunos saem com combinados individuais que definem o que será aprendido, quais métodos e ferramentas serão utilizados, quais atividades serão realizadas e como a aprendizagem será avaliada.
Destarte, é essencial que dentro dessa metodologia o currículo seja flexível e leve em conta as reais necessidades de cada perfil.
Por fim, ter plataformas de aprendizagem fazem toda a diferença para esse processo ser implementado. Afinal de contas, é através delas que os profissionais poderão ter a sua base de conhecimento, treinamentos e suportes para quando buscarem por sua capacitação.
Como aplicar a heutagogia nas suas plataformas de ensino?
Sabemos que a heutagogia é um método onde o estudante é o protagonista do processo de aprendizagem. Então, para que essa ferramenta funcione na sua empresa, a cultura organizacional deve ser favorável, motivando a busca de conhecimento e trazendo os colaboradores para que mergulhem nesse caminho de aprendizado.
Quando a heutagogia é aplicável no ensino, dificilmente um colaborador demonstrará interesse em capacitar-se e desenvolver-se caso não receba impulsionamento por parte dos seus gestores.
Todavia, em ambientes onde o processo de ensino/aprendizado já existe e foi devidamente implementado, a inserção da heutagogia precisa ser realizada aos poucos. Com os devidos mapeamentos e levando em conta as necessidades, as convicções e a troca entre os estudantes, para que seja do conhecimento da empresa quais ensejos precisam ser atendidos.
Plataformas de aprendizagem podem ser o diferencial
Possuir plataformas de ensino é um grande diferencial para quem deseja implementar a heutagogia. Por qual motivo?
Porque as plataformas são ambientes onde os colaboradores conseguirão assimilar o ensino e somatizar o conhecimento. Seja através de treinamentos ou pelos demais apoios de capacitação, como programas de T&D, por exemplo.
As plataformas de ensino são capazes de hospedar o necessário para dar continuidade ao processo de aprendizagem do colaborador. Ali encontram-se as temáticas necessárias e os cronogramas a serem seguidos, o que, por consequência, permite que o RH da empresa consiga analisar os resultados e acompanhar os desempenhos e performances de seus colaboradores.
Esse tipo de análise deve ser realizado sempre que possível, pois a intenção é que o colaborador não se sinta desmotivado e receba sempre o apoio fundamental para guiá-lo e inserir aperfeiçoamentos e progressos no método de aprendizado.
Apesar de ser um método significativo, a heutagogia, ao ser aplicada na plataforma de ensino, deve ser introduzida um passo de cada vez. Deve ser um procedimento disseminado e estimulado no ambiente organizacional, partindo sempre do pressuposto de que o processo de aprendizagem não é igual para todos e nem todos estão preparados para guiar o próprio esquema de ensino.
Gestores capazes de interpretar os próprios colaboradores e suas demandas certamente estão à frente no momento de implantação de qualquer novo método ou ferramenta de ensino. Estar atualizado quanto às metodologias educacionais para os processos de treinamento corporativo é essencial, pois este é o modo mais eficaz para atrair os estudantes e aprimorar a administração do ensino/aprendizado no ambiente organizacional.
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Perguntas frequentes sobre Heutagogia:
Heutagogia, palavra de origem grega, pode ser traduzida como “auto guiar”, ou seja, é um método de aprendizagem através do qual o próprio estudante administra sua instrução. A Heutagogia é uma metodologia direcionada ao estudantes adultos, de modo que a própria pessoa descobre e resolve suas demandas de aprendizado e monta uma estrutura que lhe permite concluir a jornada à qual está destinado.
A Heutagogia foi desenvolvida por dois teóricos: Stewart Hase e Chris Kenyon, no início dos anos 2000, sendo considero um estudo aprofundado acerca a autoaprendizagem, ou aprendizagem autodeterminada. A criação dessa metodologia objetiva descontruir os métodos clássicos de ensino, onde o foco está no professor e na exigência de dividir o conhecimento sem possibilidades de inovações e alternâncias.