Heutagogia: o que é e como aplicar nas plataformas de ensino

Sem tempo para ler?

Sabemos que a tecnologia vem sendo a grande responsável pela mudança de performances e também pelo maior alcance do conhecimento. Por conta disso, é cada vez mais notável a inovação que ocorre nos processos de aprendizagem, tanto na escola quanto nas universidades corporativas, como é o caso dos programas de treinamento e desenvolvimento etc. A heutagogia, nesse meio, surge como um método de aprendizado diferenciado, mais conectado à cultura organizacional.

Nesse artigo, falaremos sobre seus benefícios e como você pode aplicá-lo. Continue lendo!

O que é heutagogia?

O que é heutagogia?

Heutagogia, palavra originária do grego heutos (auto) e agogus (guiar), é um método de aprendizagem através do qual o estudante é o único responsável por gerir seu aprendizado, ou seja, nesse processo, o centro do conhecimento é direcionado pela própria pessoa.

Por ser uma ferramenta direcionada para pessoas adultas, presume-se que estas sejam capazes de acolher suas próprias demandas e estabelecer meios para conduzi-las.

Para que a heutagogia seja aplicada, é necessário que o estudante tenha ao alcance ferramentas necessárias para validá-la. Numa empresa, por exemplo, os gestores devem certificar-se de que os colaboradores possuam todos os elementos necessários para iniciar e dar continuidade ao processo de aprendizagem/capacitação.

Quem criou a heutagogia?

A heutagogia é um termo cunhado por Stewart Hase e Chris Kenyon, em meados dos anos 2000, com a intenção de inovar e revolucionar os meios através dos quais o ensino e aprendizagem eram guiados, ou seja, descentralizar o aprendizado, que antes pertencia apenas ao professor, passando a ser “distribuído” com foco no largo alcance do conhecimento, entendo que cada pessoa aprende de uma forma diferente, de acordo com suas próprias capacidades individuais.

Diferença entre heutagogia, pedagogia e andragogia

Esses três métodos de ensino aplicados na educação diferenciam-se entre si especialmente pelo seguinte:

Pedagogia

Na pedagogia, o ensino é focado em crianças. Logo, o professor é o profissional responsável por repassar o aprendizado, pois entende-se ser a pessoa ciente daquilo que deve ser ensinado.

Andragogia

A andragogia, por sua vez, é dirigida para o adulto. Aqui, o professor atual como guia, mostrando aos estudantes os caminhos, impulsionando-os e assessorando-os.

Heutagogia

Já a heutagogia, como dissemos anteriormente, entende que o estudante adulto é plenamente capaz de conduzir o seu processo de aprendizado. Alguns entendem como sendo um método que complementa a andragogia. Outros, entendem-no como método independente.

Após todas as inovações tecnológicas, com o acesso ao conhecimento cada vez mais próximo, a heutagogia ficou cada vez mais em foco. Por essa razão, o professor aparece apenas como um orientador em relação ao que necessita ser aprendido.

Como aplicar a heutagogia nas suas plataformas de ensino?

Sabemos que a heutagogia é um método onde o estudante é o protagonista do processo de aprendizagem. Então, para que essa ferramenta funcione na sua empresa, a cultura organizacional deve ser favorável, motivando a busca de conhecimento e trazendo os colaboradores para que mergulhem nesse caminho de aprendizado.

Dificilmente um colaborador demonstrará interesse em capacitar-se e desenvolver-se caso não receba impulsionamento por parte dos seus gestores.

Como aplicar a heutagogia nas suas plataformas de ensino?

Todavia, em ambientes onde o processo de ensino/aprendizado já existe e foi devidamente implementado, a inserção da heutagogia precisa ser realizada aos poucos. Com os devidos mapeamentos e levando em conta as necessidades, as convicções e a troca entre os estudantes, para que seja do conhecimento da empresa quais ensejos precisam ser atendidos.

Plataformas de aprendizagem podem ser o diferencial

Possuir plataformas de ensino é um grande diferencial para quem deseja implementar a heutagogia. Por qual motivo?

Porque as plataformas são ambientes onde os colaboradores conseguirão assimilar o ensino e somatizar o conhecimento. Seja através de treinamentos ou pelos demais apoios de capacitação, como programas de T&D, por exemplo.

As plataformas de ensino são capazes de hospedar o necessário para dar continuidade ao processo de aprendizagem do colaborador. Ali encontram-se as temáticas necessárias e os cronogramas a serem seguidos, o que, por consequência, permite que o RH da empresa consiga analisar os resultados e acompanhar os desempenhos e performances de seus colaboradores.

Esse tipo de análise deve ser realizado sempre que possível, pois a intenção é que o colaborador não se sinta desmotivado e receba sempre o apoio fundamental para guiá-lo e inserir aperfeiçoamentos e progressos no método de aprendizado.

Apesar de ser um método significativo, a heutagogia, ao ser aplicada na plataforma de ensino, deve ser introduzida um passo de cada vez. Deve ser um procedimento disseminado e estimulado no ambiente organizacional, partindo sempre do pressuposto de que o processo de aprendizagem não é igual para todos e nem todos estão preparados para guiar o próprio esquema de ensino.

Gestores capazes de interpretar os próprios colaboradores e suas demandas certamente estão à frente no momento de implantação de qualquer novo método ou ferramenta de ensino. Estar atualizado quanto às metodologias educacionais para os processos de treinamento corporativo é essencial, pois este é o modo mais eficaz para atrair os estudantes e aprimorar a administração do ensino/aprendizado no ambiente organizacional.

Heutagogia: Plataformas de aprendizagem podem ser o diferencial

Gostou do nosso conteúdo?

Então conheça o ecossistema de aprendizagem da Keeps, para entender como a tecnologia e inovação podem ajudar a sua empresa na aplicação dos conceitos de heutagogia, através de uma plataforma que promove autonomia e onde o usuário é protagonista da sua experiência de ensino.

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.