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6 indicadores de treinamento de treinamento que sua empresa deve acompanhar

Utilizar indicadores de treinamento para gerar números que elevam o valor que a ação de treinamento proporciona para a organização é uma das grandes tendências para a área de Treinamento e Desenvolvimento.

A seguir, abordaremos a importância da utilização dos indicadores de treinamento e apresentaremos seis exemplos de indicadores que você pode começar a utilizar na sua empresa. Vamos lá?

O que são indicadores de treinamento?

Indicadores de treinamento são ferramentas de gestão utilizadas para análise e avaliação dos investimentos realizados no setor de T&D da empresa.

Esses indicadores medem a performance dos colaboradores após a conclusão dos treinamentos e permitem identificar os setores que precisam de mais atenção em termos de treinamento e desenvolvimento, além de avaliar o retorno sobre o investimento em T&D.  

Um indicador de treinamento tem várias utilidades dentro de um processo de T&D, desde a melhoria da performance dos colaboradores até o aumento da produtividade, qualidade e redução de retrabalhos.

Por isso, os indicadores de treinamento precisam estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e às demandas de cada setor, garantindo uma avaliação eficaz dos treinamentos. 

Quais são os 6 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento?

Os indicadores de T&D devem ser acompanhados por todas as empresas que investem na área. Aqui estão seis indicadores essenciais.

  1. Taxa de Participação

Este indicador mede quantos colaboradores participaram dos programas de treinamento e desenvolvimento oferecido pela empresa, demonstrando o engajamento e a evolução profissional dos colaboradores. 

  1. Taxa de Conclusão 

A taxa de conclusão indica quantos colaboradores iniciaram e finalizaram o programa de treinamento. Sem ela, não é possível avaliar a eficácia do treinamento desde a estruturação até o alcance das metas finais. 

  1. Avaliação de Desempenho

Este indicador serve como parâmetro para saber se o treinamento realmente funcionou. Geralmente, a avaliação é realizada antes e após o término do treinamento, permitindo ao gestor identificar mudanças e melhorias nas habilidades e na carreira do colaborador. 

  1. Retorno sobre o Investimento (ROI) 

O ROI é um indicador financeiro que mede o retorno sobre o investimento em treinamento. Ele ajuda a mensurar o período necessário para a recuperar o valor investido e analisar a eficácia do treinamento. 

  1. Nível de Satisfação dos Colaboradores

Este indicador avalia o nível de satisfação dos colaboradores com os treinamentos oferecidos. Funciona como um feedback importante para analisar a recepção do treinamento e se as metas foram atingidas. 

  1. Aumento da Produtividade

Este indicador mede o impacto dos treinamentos na produtividade dos colaboradores. Um treinamento eficaz resulta em maior competência e eficiência no desempenho das funções.

Qual a importância de acompanhar os indicadores de treinamento?

Qual a importância de acompanhar os indicadores de treinamento?

Os indicadores de treinamento são fundamentais para avaliar os investimentos em T&D. Eles permitem saber se os treinamentos estão alinhados às metas da empresa e se estão contribuindo para a melhoria da performance dos colaboradores.

Além disso, os indicadores ajudam a identificar áreas que necessitam de mais investimento em T&D e a melhorar os programas de capacitação. 

Os indicadores também são essenciais para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de T&D, verificando se os benefícios financeiros atendem às expectativas da empresa. 

Soluções para acompanhar indicadores

Atualmente, é fácil acompanhar os indicadores de treinamento utilizando ferramentas de gestão modernas. Algumas opções incluem plataformas LMS ou LXP, sistemas de avaliação de desempenho e software de análise de dados.  

O Konquest, no universo LMS e LXP da Keeps, é uma ferramenta completa e sofisticada voltada para a Educação Corporativa. Ele promove um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas de conhecimento.

Com o Learning Analytics, a equipe de treinamento pode analisar performances e resultados de forma automatizada e simplificada, permitindo uma cultura de dados para análise e tomada de decisão. 

O Learning Analytics oferece a possibilidade de acompanhar, em tempo real, as análises de consumo e performance dos colaboradores em diversas visões consolidadas, filtrar e criar novas análises específicas, gerar relatórios sumarizados automaticamente e mensurar dados de cursos externos.  

Venha para a Keeps e encontre as melhores soluções para atender as necessidades da sua empresa! 

Soluções para acompanhar os indicadores de treinamento

Perguntas frequentes sobre Indicadores de Treinamento:

O que são Indicadores de Treinamento?

Indicadores de Treinamento são medidas utilizadas para analisar a qualidade dos treinamentos realizados na empresa. O foco é verificar os resultados das ações de educação corporativa e demais treinamentos aplicados na organização.

Quais são os Indicadores de Treinamento?

Os principais indicadores de Treinamento são:

1. Taxa de adesão: demonstra a porcentagem de colaboradores que compareceram de fato ao treinamento.
2. Taxa de abandono: controlar este indicador ajuda na execução de ações de melhoria no engajamento dos colaboradores.
3. Taxa de retenção: a porcentagem de pessoas que iniciaram e finalizaram o processo.
4. Reação dos participantes: tentar descobrir se os conteúdos estão de acordo com as necessidades dos profissionais, se a metodologia está adequada, ou se os testes são fáceis ou difíceis demais.
5. Média da avaliação do aprendizado: será possível verificar quais são os treinamentos com as maiores e as menores médias, auxiliando na criação de ações de melhoria mais direcionadas.
6. Aproveitamento individual: através de uma avaliação do desempenho atual com o desempenho anterior ao treinamento, e se dá através da observação da execução das tarefas.
7. Multiplicadores internos: diz respeito aos profissionais que se sentem motivados a compartilharem seus conhecimentos com os seus colegas de trabalho.
8. Comportamento: a empresa pode pedir que as equipes avaliem seus gestores, para ter um comparativo do antes e do depois.
9. Custo per capita: é essencial ter em mãos qual o custo total dos treinamentos (material, metodologia, conta de luz, tempo dos colaboradores, etc), após isso, basta dividir o valor entre o número de participantes.
10. Retorno sobre o investimento (ROI): tem o objetivo de mensurar a relação custo-benefício do treinamento em termos quantitativos e qualitativos.

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