Liderança Transformacional é um modelo de gestão de participativa onde os líderes incentivam seus colaboradores a inovar e gerar novas mudanças para a empresa, com objetivo de ajudar no crescimento e no sucesso da organização. No artigo de hoje, vamos esclarecer todos os detalhes sobre a Liderança Transformacional, de modo que você compreenda o que é, as formas de aplicação e suas vantagens.
O que é Liderança Transformacional?
O termo de Liderança Transformacional surgiu no século XX, com o objetivo de inovar a maneira como é vista a liderança e o gerenciamento de equipes.
Nesse contexto, o líder deve ser alguém que inspire mudanças, ou seja, alguém capaz de influenciar positivamente no progresso e no desenvolvimento dos profissionais que fazem parte da sua equipe.
Em outras palavras, a Liderança Transformacional significa ajuda mútua, uma liderança inclusiva. Isso porque tanto líderes como os liderados incentivam uns aos outros e assim, aumentar a motivação da equipe.
Quais são os elementos da Liderança Transformacional?
Com o passar dos anos, o termo passou a ser melhor estruturado e praticado, dando origem a 4 pilares fundamentais: Liderança por exemplo, Motivação inspirada pela visão, Desenvolvimento intelectual e Orientação individualizada.
Vamos conhecer um pouco mais sobre eles? Detalhes a seguir!
Liderança por exemplo
Desde os primórdios, a figura do líder sempre esteve relacionada ao exemplo, o que serve como base para a Liderança Transformacional.
Tudo que o líder faz dentro da instituição e até mesmo fora dela pode influenciar na forma como os liderados o veem e reagem a isso.
Nesse sentido, a Liderança Transformacional é um dos modelos organizacionais de gestão que mais se preocupa com essa influência que o líder possui diante dos seus colaboradores.
E por conta disso, esse tipo liderança busca, antes de tudo, dar o exemplo e só depois, compartilhar o que espera de outro profissional.
Portanto, antes de cobrar o time para ser pontual, o líder deverá ser o exemplo, sendo o primeiro a chegar e, quando necessário, ser o último a sair.
Motivação inspirada pela visão
A Liderança Transformacional também se baseia na motivação para gerir uma equipe. Para que isso aconteça, o líder precisa ter uma visão muito clara do que entregar aos colaboradores.
Mais do que orientar a equipe nas atividades do dia a dia, o gestor também se torna o responsável em promover a motivação dos profissionais para que possam conquistar objetivos maiores.
Desenvolvimento intelectual
Um líder transformacional também tem o costume de sempre incentivar sua equipe a se desenvolver de forma intelectual e profissional.
Afinal de contas, ele sabe que ao compartilhar seu conhecimento ou instigar os profissionais a explorar maneiras de se aperfeiçoar, isso gera benefícios tanto ao colaborador como para a empresa.
Orientação individualizada
Na Liderança Transformacional, o feedback também deve ser personalizado e a crítica prioritariamente construtiva, dessa forma, diferente da perspectiva que o feedback tem nos demais tipos de gestão, nesta ele passa a ser uma ferramenta em que o participante se sente ouvido.
Características da Liderança Transformacional
Esse tipo de liderança preza por detalhes que incentivem conexões mais potentes entre os líderes e seus liderados. Sendo assim, algumas das principais características da liderança transformacional são:
- Influência idealizada: um líder transformacional é o maior exemplo que os liderados têm. Portanto, é importante que haja uma boa conduta e que os comportamentos sejam aqueles que almejam para toda sua equipe. É assim, através do exemplo, que passam a ser respeitados pelos colaboradores.
- Motivação inspiradora: o líder tem o talento para engajar e entusiasmar os colaboradores. A comunicação quanto às expectativas deve ser clara e inspiradora.
- Estímulo intelectual: quando o líder é transformacional, estimula constantemente a inovação, incentivando seus liderados a apostar na criatividade e desenvolver novas maneiras de abordar as soluções.
- Consideração individualizada: esse líder acompanha e reconhece de forma individual como cada pessoa da equipe atua. Além disso, entrega o apoio necessário para que o colaborador evolua.
- Visão de futuro: na liderança transformacional existe um olhar muito claro quanto ao que a empresa pretende para o futuro. Portanto, o líder é capaz de passar essa visão para os liderados de forma que todos atuem para alcançá-la.
- Capacidade de escuta: para que a liderança transformacional seja eficaz, deve haver escuta ativa diante das demandas dos colaboradores.
- Desenvolvimento pessoal: um líder que direciona esse tipo de liderança está o tempo todo investindo em programas de T&D para os colaboradores, oportunizando a evolução de toda a equipe.
- Empatia: esse líder é empático e entende as demandas emocionais voltadas para o bem-estar de cada colaborador.
- Flexibilidade: a liderança situacional precisa estar aberta às possíveis alterações, inovações e ideias, sendo adaptável ao dinamismo do ambiente organizacional.
- Inteligência emocional: um líder situacional é capaz de, além de lidar com suas próprias emoções de modo coerente e eficaz, também consegue fazer o mesmo em relação às emoções dos colaboradores.
- Foco no coletivo: se um líder não focar no coletivo, ele não é um líder transformacional, pois deve apoiar e investir no sucesso de todos, favorecendo o desenvolvimento de um ambiente colaborativo.
- Persistência: na liderança transformacional, o líder mantém o foco, ainda que existam contratempos sazonais.
Se a empresa possui uma liderança com todas essas características, certamente segue uma lógica de liderança transformacional.
Todos os detalhes acima ajudam ainda na identificação e desenvolvimento de líderes em potencial, que ajuda na performance da cultura e direcionamento da empresa.
Benefícios da Liderança Transformacional
Claro que implementar a Liderança Transformacional só tem a apresentar benefícios para a organização, afinal de contas, o lema é “empresas são feitas de pessoas, com pessoas e para pessoas”.
Portanto, fazendo jus a isso, veja quais são as vantagens de implementar a Liderança Transformacional.
- Mantém a empresa no mercado competitivo;
- Gera equipes flexíveis;
- Cria um ambiente propenso a inovação;
- Desenvolve a cultura do aprendizado mútuo;
- Abre espaço para proatividade, dando mais autonomia aos colaboradores;
- Melhora o clima organizacional;
- Aumenta o desempenho das equipes.
Mas não podemos deixar de citar que, além disso tudo, com a implementação da Liderança Transformacional, você ainda garante resultados positivos para a empresa.
Então, que tal saber como implementar a Liderança Transformacional dentro da equipe e garantir todos esses benefícios a organização?
Mais detalhes abaixo!
Como implementar a Liderança Transformacional?
Agora que já aprendemos o básico sobre a Liderança Transformacional, não podemos deixar de aprender como implementar o conceito dentro da empresa, para obter melhores resultados e ainda deixar o clima organizacional mais saudável e fluido.
Portanto, para ter uma Liderança Transformacional eficiente, siga as dicas a seguir:
Desenvolva uma visão inspiradora
Os colaboradores da sua empresa precisam de um motivo que os inspire a seguir a liderança.
O primeiro passo para implementar a Liderança Transformacional da organização é encontrar e comunicar uma visão inspiradora do futuro.
No caso, a visão define o propósito da sua equipe, ou seja, o motivo que leva cada colaborador a levantar todos os dias para ir trabalhar.
E para desenvolver uma visão motivadora para seus colaboradores, é possível observar a missão e visão da empresa e a partir daí, explorar maneiras que sua equipe pode construir para isso.
Motive a equipe a aderir e concretizar a visão
Este segundo passo é destinado a usar esses valores criados para mostrar à equipe para onde deve ir e por quê.
Para que isso seja possível, sua empresa precisará lembrar sempre aos colaboradores qual a visão que ela tem.
Gerencie a entrega da visão
Uma visão não serve apenas para inspirar os colaboradores da empresa, mas também funciona como um objetivo para a empresa que toma suas decisões para conquistar aquela visão uma vez definida.
Mais do que criar a visão, é preciso se mover para realizá-la. A combinação entre gerenciar a equipe e gerar mudanças, é uma maneira de atingir esse resultado.
Construir relações
O líder transformacional foca em criar relacionamento com a equipe baseado na confiança, por isso ele está sempre ajudando os colaboradores a alcançar seus objetivos e estimulando a autogestão.
Portanto, se quiser implementar esse tipo de gestão, é essencial que o líder conheça sua equipe e identifique suas necessidades de aperfeiçoamento necessárias para atingir suas metas.
Principais objetivos da Liderança Transformacional
Para começar, compreenda que um dos principais objetivos da Liderança Transformacional é liderar pelo exemplo, ou seja, o líder precisa ser um exemplo para seus colaboradores e para isso, deve praticar aquilo que ele prega para o restante da equipe.
Esse estilo de liderar também busca inspirar os colaboradores a utilizarem a criatividade para implementar mudanças e promover transformações que vão impactar positivamente o time e a empresa.
Podemos concluir que o principal objetivo da Liderança Transformacional é promover uma cultura de responsabilidade, em que cada um sabe o que se espera deles e tem autonomia para executar suas atividades.
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Perguntas frequentes sobre Liderança Transformacional:
Liderança Transformacional é uma tentativa de inovar a liderança tradicional e o modo como as equipes são gerenciadas. Esse tipo de gestão procura fazer com que o líder atue influenciando diretamente o aprimoramento e a evolução dos seus colaboradores, promovendo a ajuda mútua, onde líderes e liderados atuam conjuntamente e conseguem um engajamento coletivo.
Devem ser seguidos os seguintes passos:
1. Desenvolva uma visão inspiradora: essa visão definirá o propósito da sua equipe, ou seja, o motivo que leva cada colaborador a levantar todos os dias para ir trabalhar.
2. Motive a equipe a aderir e concretizar a visão: utilize os valores criados acima para mostrar à equipe para onde deve ir e por quê.
3. Gerencie a entrega da visão: uma visão não serve apenas para inspirar os colaboradores da empresa, mas também funciona como um objetivo para a empresa que toma suas decisões para conquistar aquela visão uma vez definida.
4. Construa relações: crie relacionamentos com a equipe baseado na confiança, sempre ajudando os colaboradores a alcançar seus objetivos.