Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Liderança inclusiva: saiba o que é e como aderir

Reconhecer o valor da diversidade e buscar ativamente incorporá-la em seu campo de trabalho é uma característica da liderança inclusiva. Além disso, esse modelo de liderança incentiva práticas que garantam que todos apoiem a diversidade cultural e fomentem a inclusão no dia a dia da empresa.

O ambiente de trabalho deve refletir a diversidade que compõe o mundo, valorizando e empregando colaboradores de todas as raças, gêneros, etnias e orientações sexuais. O líder inclusivo é, portanto, uma figura de crucial importância no cenário atual, pois trabalha para que essa miscigenação seja valorizada e presente no ambiente corporativo. Descubra neste artigo o que é liderança inclusiva e como implementá-la em sua empresa!

O que é liderança inclusiva?

A liderança inclusiva se materializa em uma série de ações que garantem que todos os membros da equipe recebam tratamento imparcial e humanizado.

Dessa forma, as equipes são lideradas por profissionais que as respeitam, valorizam suas opiniões, as ouvem e cultivam fortes relações de confiança e comunicação.

Os colaboradores se sentirão vitais para os negócios assim que essa prática for estabelecida em toda a organização, assim como ocorre com a liderança humanizada. Com isso, elimina-se qualquer tendência ou aparência de segregação que implique tratar as pessoas de forma diferenciada em função de seus perfis profissionais, ou seja, dar mais vantagens a algumas pessoas do que a outras.

Quais características têm os líderes inclusivos?

Para que uma pessoa possa se enquadrar como uma liderança inclusiva, deverá desenvolver uma variedade de características essenciais para cumprir suas funções.

São características da liderança inclusiva:

Quais características têm os líderes inclusivos?

Escuta ativa

A liderança inclusiva reconhece o valor de ouvir ativamente sua equipe.

Além disso, entende a importância dessa prática para garantir uma cultura organizacional saudável, auxiliando nas metas e na conclusão do projeto.

Isso se dá através da comunicação sem ruídos, onde informações valiosas para a equipe são coletadas, que podem servir de base para uma decisão a ser tomada no futuro.

Feedback construtivo

O objetivo do feedback construtivo é criar um ambiente onde os líderes e membros da equipe se sintam à vontade para trazer à tona os desafios e erros que uma empresa possa estar enfrentando.

Para ser realmente benéfico, a liderança inclusiva deve chegar com sugestões para melhorar a empresa, além de planos para alterar a situação atual.

Essa é uma prática muito bem feita por uma liderança inclusiva que não apenas aponta a necessidade de mudança, mas também sugere o melhor caminho para que ela aconteça.

Ainda, compartilha estratégias que podem ajudar no processo e se coloca à disposição para tornar tudo mais fácil.

Comunicação eficaz na liderança inclusiva

Tão vital quanto ter uma escuta ativa e fornecer feedbacks, ser ouvido e compreendido também é crucial para garantir uma comunicação eficaz.

Por exemplo, em uma reunião, os líderes inclusivos sabem abordar os temas mais importantes, conduzindo a conversa de forma que resulte na resolução do problema que motivou a necessidade daquele encontro específico.

Ele também ouve e verifica todas as informações da equipe, pois sabe que elas podem ser importantes para o objetivo final. Clareza e objetividade se destacam na comunicação de um líder inclusivo.

Empatia e solidariedade

A empatia é uma característica fundamental da liderança inclusiva, visto que ela permite que um líder entenda melhor os pontos de vista, sentimentos e ideias de outras pessoas.

Essa capacidade de entender alguém emocionalmente permite que um líder examine todos os fatores relacionados a um problema, procedimento ou objetivo e tome melhores decisões.

Um profissional com empatia e companheirismo também se adapta melhor às demandas dos colaboradores que compõem sua equipe.

Lealdade

A liderança inclusiva é marcada pela lealdade. Toma decisões com justiça e transparência, não se deixando levar pelas forças inconscientes impostas pela sociedade ou por sentimentos e inquietações individuais.

Observação

O líder inclusivo é o observador. Ele é capaz de observar cuidadosamente sua equipe, anotando os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de cada membro.

Esses fatores são analisados pela liderança inclusiva, que utiliza estratégias sob medida para o desenvolvimento de cada colaborador, respeitando suas diferenças.

Humildade

O líder inclusivo é modesto. Ele consegue reconhecer suas limitações, entender a necessidade de estar sempre disposto a aprender com os colaboradores e superar o medo de conceder autonomia aos funcionários.

Qual a importância da liderança inclusiva para times mais saudáveis?

É interessante ver como os princípios da liderança inclusiva estão intimamente ligados à humanização das pessoas.

O valor atribuído ao indivíduo é extremamente benéfico para as empresas, pois ajuda os colaboradores a terem uma conexão genuína com a organização e os inspira a expressar todo o seu potencial em projetos, produtos e outros aspectos do trabalho diário.

Como o RH pode ajudar a desenvolver e praticar a liderança inclusiva no ambiente de trabalho?

Os Recursos Humanos, sendo o setor responsável pelo desenvolvimento do capital humano de uma organização, torna-se um ator essencial para o desenvolvimento de uma liderança inclusiva nos negócios.

Com isso, o RH pode apoiar o desenvolvimento de uma liderança inclusiva e a manutenção da diversidade da empresa por meio da gestão dos seguintes temas:

Faça um alinhamento estratégico com as lideranças

Para criar um programa de liderança inclusiva, o departamento de Recursos Humanos deve primeiro avaliar os líderes da empresa, determinar seus pontos de melhoria e definir metas para alcançar uma liderança inclusiva.

Definidas as metas, é hora de conversar com as lideranças para ver se elas são mensuráveis e alinhá-las às estratégias do programa.

Foque em um programa de recrutamento e seleção diversificado para a liderança inclusiva

Antes de tudo, é preciso ter uma equipe diversificada para ter uma liderança inclusiva.

Isso convoca o RH a apoiar um processo de recrutamento e seleção inclusivo, livre de estereótipos e preconceitos que possam dificultar a implementação ou manutenção da diversidade na empresa.

Realize o processo de treinamento e desenvolvimento com ênfase na diversidade

Para deixar claro quais são os valores da empresa e demonstrar que é um ambiente seguro, que acolhe e estimula a diversidade, a área de Recursos Humanos também deve implementar desde o início processos de desenvolvimento e capacitação profissional.

Como o RH pode ajudar a desenvolver e praticar a liderança inclusiva no ambiente de trabalho?

Como resultado, os funcionários se sentem à vontade para compartilhar suas vidas e pontos de vista desde o início.

Incentive o autoconhecimento

O RH também deve estimular a autoconsciência entre os colegas de trabalho, principalmente entre os líderes, pois à medida que os líderes se tornam mais autoconscientes, eles conseguem reconhecer melhor suas próprias limitações e podem desenvolver qualidades como a humildade, que são cruciais para implementar uma liderança inclusiva nas empresas.

Invista em programas de inclusão

Essas ferramentas apoiam o crescimento da cultura da diversidade na empresa.

Isso auxilia no fortalecimento de um ambiente de trabalho diversificado entre todos os colaboradores e, consequentemente, entre as lideranças.

Crie uma rotina de feedbacks para a liderança inclusiva

Finalmente, o RH pode estabelecer o hábito de dar e receber feedback na empresa.

Isso é crucial para rastrear a satisfação e a insatisfação de cada colaborador e demonstrar que a empresa realmente valoriza cada um individualmente.

Gostou desse conteúdo?

Pensando no desenvolvimento da sua liderança, a Keeps desenvolveu o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, pensada de T&D para T&D!

Inscreva-se no Go Learning hoje mesmo e faça parte do nosso principal canal de transmissão do conhecimento. Com grandes referências das áreas de T&D e RH, Design Instrucional e outras. Lá você vai encontrar cursos certificados, pílulas de aprendizagem, conteúdos ricos, Webinar com profissionais renomados e muito mais!

Perguntas frequentes sobre Liderança Inclusiva:

O que é uma Liderança Inclusiva?

A Liderança Inclusiva é um modelo de liderança que tem como foco acolher, possibilitar igualdade, respeito e independência aos seus colaboradores. O líder inclusivo vai sempre priorizar ações e atitudes que sejam comuns a todos os membros das equipes, valorizando-os e direcionando-os de forma equivalente.

Como desenvolver uma Liderança Inclusiva?

– Todas as lideranças da empresa devem estar alinhadas quanto à proposta;
– Os programa de seleção e recrutamento deve saber diversificar seus métodos;
– Os programas de T&D devem ter como foco a diversidade;
– O autoconhecimento entre os colaboradores deve ser estimulado;
– Destaque programas de inclusão sempre que possível;
– Invista em feedbacks.

Teste grátis

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa.