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Liderança Humanizada: o que é, importância e como desenvolver

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Quando falamos em liderança humanizada estamos falando de um conceito que passou a ser mais aplicado recentemente, principalmente devido aos impactos da pandemia da COVID, junto aos processos da liderança 4.0. Mas como valorizar o capital humano e conseguir implementar esse tipo de liderança de uma forma coerente e eficaz? É o que vamos apresentar neste artigo. Continue lendo!

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O que é uma liderança humanizada?

Liderança humanizada é uma conduta onde a essência das decisões e ações da empresa são focadas na pessoa.

Esse tipo de liderança atesta que os colaboradores são pessoas inteiras, com todas as emoções, demandas e expectativas existentes, passando longe de serem meros recursos a serem administrados pelos gestores.

Características de uma liderança humanizada

E como conseguimos identificar que a liderança de uma empresa é uma liderança humanizada? Observando se levam consigo os seguintes princípios fundamentais:

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  • Empatia: se o líder é humanizado ele pratica a escuta ativa e se mostra disposto a entender as emoções e pontos de vista dos colaboradores.

  • Comunicação aberta: a liderança humanizada pede líderes aptos a trocar informações e entregar e receber feedbacks, por exemplo.

  • Desenvolvimento pessoal: quando a liderança é humanizada, existe muito estímulo e incentivo para que os colaboradores estejam sempre se desenvolvendo e aprimorando suas skills.

  • Valorização do bem-estar: nesse tipo de liderança o líder está sempre atento ao bem-estar físico e mental dos seus colaboradores, muito além do foco somente em produção e resultados.

  • Autenticidade: os líderes devem ser claros quanto aos seus valores e expectativas e, sobretudo, sobre quem são.

  • Inclusão e diversidade: na liderança humanizada é importante haver o estímulo diante de olhares e experiências diversas, como numa liderança inclusiva, onde o ambiente organizacional se torna inclusivo e diverso.

  • Empoderamento: líderes humanizados empoderam seus colaboradores. Isso acontece através da entrega de autonomia decisória e das trocas diante das sugestões etc.

  • Reconhecimento: é necessário reconhecer e estimular os colaboradores, entregando-lhes a sensação de pertencimento através de uma motivação sincera.

  • Visão holística: o líder precisa entender e ser empático à vida do colaborador fora do ambiente da empresa, uma vez que essa vida também pode acabar afetando a performance no trabalho.

  • Adaptabilidade:  os líderes precisam estar atentos às contínuas mudanças e inovações, sendo sempre flexíveis.

Para ajudar o seu processo de entendimento e prática acerca das lideranças, leia também:

Lideranca-Humanizada-Qual a importância de desenvolver uma liderança humanizada

Qual a importância de desenvolver uma liderança humanizada?

Agora que você já sabe o que uma liderança precisa ter para ser considerada humanizada, vamos analisar por que esse tipo de liderança é considerado importante.

A liderança humanizada possui um papel de bastante relevância no ambiente corporativo, e isso acontece especialmente pelos seguintes motivos:

  • Retenção de talentos: por conta da abordagem humanizada, os colaboradores se sentem valorizados e acolhidos. Assim, é maior o sentimento de lealdade e menor a busca por outras opções.

  • Melhoria do bem-estar: quando isso acontece, é menor o número de questões de saúde mental, como burnout, por exemplo.

  • Maior engajamento: diante de tudo o que citamos a respeito das características da liderança humanizada, é fato que ela traz mais engajamento e, em consequência, mais inovações e resultados mais positivos.

  • Aumento da produtividade: com o apoio desse tipo de liderança, os colaboradores acabam indo além, procurando cada vez mais evolução nas funções que desempenham.

  • Ambiente de trabalho positivo: a humanização da liderança traz uma nova energia para o ambiente, que passa a ser mais harmônico, voltando para mais colaboração e comunicação entre os colaboradores.

  • Melhoria da reputação da empresa: isso, além de tudo, melhor a atração de talentos e de clientes, que têm tendência a apreciar empresas mais humanizadas.

  • Tomada de decisão mais efetiva: devido ao olhar e às demandas humanizadas, as empresas passam a escolher com base em informações mais abrangentes.

  • Adaptabilidade ao mercado: um líder humanizado está mais atento aos feedbacks e inovações, o que é essencial para se manter no mercado.

  • Sustentabilidade a longo prazo: quando o foco é a humanização, as empresas são mais sustentáveis, pois são capazes de alicerçar as relações de confiança e respeito com seus colaboradores.

Como desenvolver uma liderança humanizada?

Para implementar uma liderança humanizada, deve haver comprometimento, empenho e, em muitos casos, um processo de modificação da cultura da empresa.

A seguir, vamos mostrar um passo a passo que você pode seguir no desenvolvimento da liderança humanizada da sua empresa.

Autoconsciência dos líderes

O primeiro ponto, que deve ser realizado antes de qualquer implementação, é a autoanálise dos líderes consigo mesmos.

O que deve ser feito? Os líderes precisam entender quais os seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas crenças e valores individuais e como suas atuações e execuções influenciam os demais.

Educação e treinamento

Aposte em programas de treinamento voltados para temáticas que envolvam skills importantes para a liderança humanizada, tais como comunicação não violenta, escuta ativa etc.

Promover a comunicação aberta

Desenvolva canais de comunicação através dos quais os colaboradores tenham espaço para trocas, feedbacks, soluções, sem precisar se preocupar com possíveis censuras.

Defina valores claros

Caso você revisite os valores da sua empresa e não encontre abordagens humanizadas, esse o momento trazer os valores essenciais da liderança humanizada, tais como empatia, inclusão etc.

Revisão das políticas da empresa

Os processos internos da empresa devem ser analisados e alinhados aos princípios da liderança humanizada, aqueles que citamos quanto falamos das características desse tipo de liderança.

Portanto, observe como caminham as políticas do RH, os benefícios, as avaliações de desempenho etc.

Promova o bem-estar

O bem-estar apareceu em todos os tópicos que mencionamos até aqui, certo? Então você já deve ter nota o quanto é importante que existam propostas voltadas para o bem-estar dos colaboradores.

De que forma você pode fazer isso? Estimulando pausas regulares, entregando programas de saúde mental, espaços para relaxamento e demais caminhos semelhantes.

Empoderamento dos funcionários

Esse também é um dos princípios que já mencionamos anteriormente e que abrange o foco da liderança transformacional. Portanto, entregue aos colaboradores a independência necessária para decidir entro da sua especialidade, pois é importante que atuem de forma ativa.

Reconhecimento e valorização

Algo que repetimos e não pode nunca ser ficado de fora do seu processo de implementação da liderança humanizada. Faça premiações, elogie publicamente, procure sempre novas formas de incentivo.

Avaliação e feedback contínuos na liderança humanizada

Utilize todos os mecanismos necessários para que você possa acompanhar a evolução da implementação da liderança humanizada. Feedbacks 360 graus, pesquisas de satisfação, sessões de reflexão etc.

Celebre as vitórias

Quando, por fim, você notar pontos significativos durante todo esse caminho para alcançar a liderança humanizada, faça uma celebração. Essa iniciativa demonstrará a importância da realização e estimula toda a equipe a se manter nesse direcionamento.

Conclusão

Tenha em mente que, para muito além de ações e estratégias variadas, a liderança humanizada se trata de uma filosofia onde os colaboradores são o centro de todo o processo. Para isso, é necessário: tempo, autenticidade e engajamento para que sejam realizadas alterações relevantes na cultura e nas práticas da empresa.

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Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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