Apagão de Lideranças: desvendando a crise de liderança nas empresas
O Apagão de Lideranças, segundo o Fórum CEO Brasil 2018 é uma realidade para 76% dos presidentes de empresas.
Quando falamos em liderança humanizada estamos falando de um conceito que passou a ser mais aplicado recentemente, principalmente devido aos impactos da pandemia da COVID, junto aos processos da liderança 4.0. Mas como valorizar o capital humano e conseguir implementar esse tipo de liderança de uma forma coerente e eficaz? É o que vamos apresentar neste artigo. Continue lendo!
Liderança humanizada é uma conduta onde a essência das decisões e ações da empresa são focadas na pessoa.
Esse tipo de liderança atesta que os colaboradores são pessoas inteiras, com todas as emoções, demandas e expectativas existentes, passando longe de serem meros recursos a serem administrados pelos gestores.
E como conseguimos identificar que a liderança de uma empresa é uma liderança humanizada? Observando se levam consigo os seguintes princípios fundamentais:
Agora que você já sabe o que uma liderança precisa ter para ser considerada humanizada, vamos analisar por que esse tipo de liderança é considerado importante.
A liderança humanizada possui um papel de bastante relevância no ambiente corporativo, e isso acontece especialmente pelos seguintes motivos:
Para implementar uma liderança humanizada, deve haver comprometimento, empenho e, em muitos casos, um processo de modificação da cultura da empresa.
A seguir, vamos mostrar um passo a passo que você pode seguir no desenvolvimento da liderança humanizada da sua empresa.
O primeiro ponto, que deve ser realizado antes de qualquer implementação, é a autoanálise dos líderes consigo mesmos.
O que deve ser feito? Os líderes precisam entender quais os seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas crenças e valores individuais e como suas atuações e execuções influenciam os demais.
Aposte em programas de treinamento voltados para temáticas que envolvam skills importantes para a liderança humanizada, tais como comunicação não violenta, escuta ativa etc.
Desenvolva canais de comunicação através dos quais os colaboradores tenham espaço para trocas, feedbacks, soluções, sem precisar se preocupar com possíveis censuras.
Caso você revisite os valores da sua empresa e não encontre abordagens humanizadas, esse o momento trazer os valores essenciais da liderança humanizada, tais como empatia, inclusão etc.
Os processos internos da empresa devem ser analisados e alinhados aos princípios da liderança humanizada, aqueles que citamos quanto falamos das características desse tipo de liderança.
Portanto, observe como caminham as políticas do RH, os benefícios, as avaliações de desempenho etc.
O bem-estar apareceu em todos os tópicos que mencionamos até aqui, certo? Então você já deve ter nota o quanto é importante que existam propostas voltadas para o bem-estar dos colaboradores.
De que forma você pode fazer isso? Estimulando pausas regulares, entregando programas de saúde mental, espaços para relaxamento e demais caminhos semelhantes.
Esse também é um dos princípios que já mencionamos anteriormente e que abrange o foco da liderança transformacional. Portanto, entregue aos colaboradores a independência necessária para decidir entro da sua especialidade, pois é importante que atuem de forma ativa.
Algo que repetimos e não pode nunca ser ficado de fora do seu processo de implementação da liderança humanizada. Faça premiações, elogie publicamente, procure sempre novas formas de incentivo.
Utilize todos os mecanismos necessários para que você possa acompanhar a evolução da implementação da liderança humanizada. Feedbacks 360 graus, pesquisas de satisfação, sessões de reflexão etc.
Quando, por fim, você notar pontos significativos durante todo esse caminho para alcançar a liderança humanizada, faça uma celebração. Essa iniciativa demonstrará a importância da realização e estimula toda a equipe a se manter nesse direcionamento.
Tenha em mente que, para muito além de ações e estratégias variadas, a liderança humanizada se trata de uma filosofia onde os colaboradores são o centro de todo o processo. Para isso, é necessário: tempo, autenticidade e engajamento para que sejam realizadas alterações relevantes na cultura e nas práticas da empresa.
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O Apagão de Lideranças, segundo o Fórum CEO Brasil 2018 é uma realidade para 76% dos presidentes de empresas.
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Padronizar processos é pensar na organização e formalização de diversos aspectos, tarefas e abordagens dentro de uma empresa.
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