Liderança Transformacional: como aplicar e quais as vantagens
Liderança Transformacional é um modelo de gestão de pessoas onde líderes incentivam seus colaboradores a inovar e gerar novas mudanças para a empresa.
A humanização dos processos está cada dia mais presente nas empresas. Neste artigo, conheça a gestão humanizada e veja dicas de como aplicar essa visão transformadora dentro da organização, para aprimorar ainda mais a experiência dos seus colaboradores. Continue lendo!
A gestão de pessoas é uma das principais atividades do time de Recursos Humanos, que consiste em um conjunto de técnicas e ações cujo objetivo é evoluir os colaboradores.
Nesse contexto, a gestão humanizada entra como uma frente diferente, proporcionando uma mudança de mentalidade que rompe com o modelo tradicional e traz uma visão mais integral sobre a individualidade dos colaboradores, construindo espaços mais diversos e inclusivos.
Esse modelo de gestão, entre os tipo de gestão organizacional, pode deixar os colaboradores mais à vontade e felizes no ambiente de trabalho, o que contribui para um melhor desempenho, proporcionando-lhes crescimento, bem como a conquista de resultados.
A gestão humanizada nada mais é do que colocar o bem-estar dos colaboradores no centro das estratégias de gestão, estimulando a employee experience.
Dessa forma, é possível afirmar que a humanização ganha destaque no mercado de trabalho, principalmente quando nos referimos à gestão de pessoas.
Isso porque, tem sido fundamental para as empresas, compreender cada vez mais sua parcela de responsabilidade na qualidade de vida dos colaboradores.
Afinal de contas, boa parte do dia a dia de uma pessoa é dedicada ao trabalho, e aplicar a gestão humanizada pode gerar mais conforto e satisfação para essas pessoas no ambiente de trabalho.
De antemão, é preciso observar que a mudança no modelo da gestão de pessoas precisa ser realizada com cautela.
Trata-se de um projeto de longo prazo, que não possui uma única forma de execução e exige alto conhecimento sobre a empresa para saber a melhor maneira de implementação.
Mesmo assim, é possível traçar alguns caminhos possíveis, observe:
Primeiramente, é preciso identificar os seguintes aspectos:
Para isso, indicamos que faça benchmarks — reuniões com outros times de Recursos Humanos — para conhecer as estratégias que já deram certo na prática e colher ideias.
Após ter identificado os problemas e pesquisado com outros times, desenhe tudo o que precisa mudar na gestão da empresa para torná-la mais humanizada.
Você pode definir metas e estabelecer prazos para que tudo aconteça.
Assim, é possível acompanhar o desenvolvimento e ajustar detalhes ao longo do processo.
Os líderes de uma empresa são os principais responsáveis em escalar novos processos para os times.
É imprescindível que o RH e liderança estejam conectados com os objetivos do projeto de gestão humanizada e que a liderança saiba muito bem executar o seu papel nessa mudança de mentalidade.
Depois que tudo está seguindo bem, precisamos pensar em:
Quanto mais os colaboradores estiverem preparados, mais fácil será caminhar nessa jornada e realizar a distribuição das informações para os times.
Em todo novo projeto, é fundamental medir se as coisas estão dando certo.
Por isso, estabeleça métricas e indicadores de sucesso para o seu projeto e aponte marcos de sucesso que precisam acontecer.
Desse modo, é possível acompanhar o desenvolvimento e saber se a empresa está no caminho certo.
A Keeps, seja no Konquest, no GameUp ou no SmartZap, possibilita o acompanhamento de todos os resultados através do Learning Analytics.
Como vimos, a gestão humanizada não se constitui de maneira aleatória, pois existem alguns elementos que são fundamentais para garantir seu sucesso a longo prazo.
Conheça abaixo mais detalhes sobre cada um dos quatro pilares da gestão humanizada.
Observar é fundamental para saber se de fato o sistema de gestão humanizada atende às demandas da empresa.
Para isso, todos os colaboradores devem ser avaliados, para que sejam estipuladas suas necessidades e o que pode ser feito para aprimorar seus métodos de trabalho.
Toda essa etapa de observação é o primeiro passo da gestão, que demonstra interesse em aprender sobre os seus colaboradores e fazer a empresa evoluir conjuntamente.
Sem a existência de espaços para trocas entre as lideranças e seus colaboradores, não é possível a implementação de uma gestão humanizada.
Uma comunicação onde existe apoio e suporte é fundamental para que sejam entendidas todas as solicitações de forma completa.
Na rotina laboral, identificamos essa comunicação sobretudo através da escuta ativa e acolhedora diante daquilo que for analisado. A partir de então, as soluções acontecem com facilidade.
Para que haja integração, a comunicação precisa alcançar todos os colaboradores, independentemente de nível hierárquico similar.
Todos os setores da empresa devem compartilhar informações, reunindo as equipes e divulgando as demandas individuais para que os resultados coletivos sejam positivos.
Essa integração é um pilar facilitador da gestão humanizada, pois gera um maior comprometimento relacionado aos objetivos comuns da empresa.
Observar, integrar e comunicar não é o suficiente se não houver um anseio coletivo de mudança da gestão de pessoas da empresa.
A adaptação acontece como pilar da gestão humanizada pois, tudo o que foi dito acima, apenas funcionará se a empresa for capaz de adaptar seus sistemas diante das demandas específicas analisadas na empresa. Esse pilar final é o que consegue unificar todos demais para que, enfim, se entregue todas as vantagens existentes em uma gestão humanizada.
A Keeps, em seus produtos, entrega um ecossistema LXP (evolução do LMS) completo, de capacitação e gestão do conhecimento, essencial para o seus programas de T&D.
As nossas plataformas de Educação Corporativa, vão desde a evolução do LMS, com o Konquest, passando por toda a experiência de aprendizagem, com os nossos módulos alternativos, como o GameUp e SmartZap.
Tudo isso sempre possibilitando a mensuração e análise de resultados que facilitam a implementação da Gestão de Pessoas, com o Learning Analytics.
Teste Gratuitamente as nossas soluções!
A Gestão Humanizada é um método de gestão que visa proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho que foque no seu desenvolvimento a partir do bem-estar, analisando de perto suas demandas individuais na intenção de proporcionar um bom desempenho coletivo da empresa.
Observação: é o primeiro passo da gestão, que deve demonstrar interesse em aprender sobre os seus colaboradores e fazer a empresa evoluir conjuntamente.
Comunicação: identificamos essa comunicação sobretudo através da escuta ativa e acolhedora diante daquilo que for analisado. A partir de então, as soluções acontecem com facilidade.
Integração: é um pilar facilitador da gestão humanizada, pois gera um maior comprometimento relacionado aos objetivos comuns da empresa.
Adaptação: esse pilar final é o que consegue unificar todos demais para que, enfim, se entregue todas as vantagens existentes em uma gestão humanizada.
Liderança Transformacional é um modelo de gestão de pessoas onde líderes incentivam seus colaboradores a inovar e gerar novas mudanças para a empresa.
Os Subsistemas de RH dizem respeito à divisão do setor em gestões individuais, mas que podem funcionar integradamente.
A liderança inclusiva se materializa em uma série de ações que garantem que todos os membros da equipe recebam tratamento imparcial e humanizado.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |