keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Treinamento de Lideranças: como criar e principais competências

Início » T&D » Treinamento de Lideranças: como criar e principais competências

Para comprovar que o investimento em pessoas vale a pena, que tal pensarmos também em Treinamento de Lideranças? Afinal de contas, para ter uma equipe de alta performance, ela precisa ter um líder à altura.

Mas, para que isso se torne possível, é necessário investir em Treinamentos de Lideranças, para ter um líder de ponta, que motive e desafie seus colaboradores e alcance os objetivos da empresa.

Dessa forma, vamos finalmente provar que o investimento em pessoas pode trazer um retorno interno mais que positivo. Então, vamos começar?

O que é um Treinamento de Lideranças?

Treinamento de Lideranças nada mais é do que um curso muito importante de aprimoramento e práticas sobre as principais competências dos gestores, para que consigam direcionar sua equipe e assim, obter resultados positivos.

Portanto, o Treinamento de Lideranças é essencial para as organizações que desejam ter líderes inspiradores, motivadores e claro, profissionais, que conseguem lidar com diversas situações e pessoas com diplomacia, atingindo os resultados esperados.

O que é um Treinamento de Lideranças?

Qual é o objetivo do Treinamento de Lideranças?

Como vimos, o principal objetivo do treinamento para lideranças é exercitar e desenvolver as habilidades e competências que um líder deve ter, de maneira estratégica.

Qual é de fato o problema da empresa: é a comunicação com os colaboradores que deixa a desejar? Ou o líder possui dificuldades para delegar funções a equipe?

Ao identificar a principal falha, saiba que existem vários temas específicos de Treinamento de Lideranças, cada um com um foco, para resolver determinado problema.

No entanto, é interessante sempre considerar aplicar um treinamento de lideranças para os gestores. Afinal, algo sempre pode ser estrategicamente aprimorado.

Vamos conhecer alguns temas para Treinamento de Lideranças? Eu aposto que eles te ajudarão a identificar os problemas dos líderes e solucioná-los mais rapidamente. Confira!

O que é ser um bom líder?

Primeiramente, antes de falarmos sobre conteúdos para Treinamento de Lideranças, é importante questionarmos; o que é ser um bom líder?

Muitas características podem trazer esse título a lideranças de uma equipe, por exemplo:

  • Inspirar seus colaboradores;
  • Incentivar a inovação e a melhoria contínua de processos;
  • Colocar a equipe em sintonia com os objetivos da empresa;
  • Resolver conflitos internos;
  • Manter a equipe motivada;
  • Garantir as ferramentas necessárias para a boa execução de todas as atividades;
  • Auxiliar a equipe na resolução de problemas;
  • Dar autonomia para seus liderados;
  • Disseminar boas práticas.

Então, para que você se torne um bom líder, de uma vez por todas, é necessário fazer um Treinamento de Lideranças para aprimorar suas habilidades, ou ainda um Levantamento de Necessidades de Treinamento. É importante que sejam feitos os seguintes tipos de Treinamento para Lideranças:

Temas para Treinamento de Lideranças

Para que você se torne um líder eficiente para a sua equipe, você pode começar seu treinamento da seguinte forma:

Treinamentos técnicos

Um bom líder precisa ter, acima de tudo, conhecimento técnico e adequado para guiar seus colaboradores e analisar as propostas apresentadas por sua equipe.

Portanto, manter um programa de treinamento sobre questões técnicas do dia a dia do departamento é fundamental.

Gestão de pessoas

Como sabemos, um líder trabalha fundamentalmente com pessoas. Por isso, capacitações relacionadas a gestão de profissionais é fundamental para manter a equipe engajada, unida, motivada e em sintonia.

Treinamentos para evitar microgestão

A microgestão acontece quando o líder não dá autonomia para seus liderados. Ele distribui as tarefas, mas diz quando, como e o que deve ser realizado, tudo isso nos mínimos detalhes.

Além disso, esse chefe (que ainda não aprendeu a ser líder e por isso precisa com urgência de um Treinamento para Lideranças) fica acompanhando cada passo de seus colaboradores para garantir que o estudo está indo como ele deseja.

E isso não é bom.

Afinal de contas, um líder deve deixar sua equipe tomar decisões e realizar tarefas, porque confia que essa equipe está fazendo bem-feito seu trabalho.

Então, confiança na equipe é a palavra do sucesso.

Gestão de metas

Dentre os principais treinamentos para lideranças que sua empresa deve se preocupar está o treinamento em gestão de metas.

Afinal, a empresa deve ter um planejamento estratégico com objetivos bem definidos para bater as metas propostas e, a partir disso, os líderes devem entender como sua equipe participa para o alcance desses objetivos e acompanhar como estão se saindo.

Mentoria

O líder é muitas vezes visto como um mentor para seus liderados. Entretanto, é interessante criar um programa de mentoria para que os próprios líderes possam se desenvolver com a ajuda de profissionais ainda mais experientes, tanto de dentro como de fora da empresa.

A partir disso, que tal aprendemos um pouco mais sobre o como fazer um treinamento para lideranças e colocá-los em prática?

Mais detalhes abaixo!

Como fazer um Treinamento de Lideranças?

Aqui, deixamos um passo a passo para você entender como fazer um Treinamento de Lideranças de maneira simples e assertiva. Acompanhe:

  1. Identifique a finalidade do treinamento;
  2. Selecione o material necessário – apoie-se nos temas para Treinamento de Lideranças;
  3. Faça uma avaliação antes e depois do treinamento.

Pratique e veja as diferenças.

Quais são os benefícios de um Treinamento de Lideranças?

Os benefícios de um Treinamento de Lideranças estão muito além do que transformar um chefe em um líder de alta performance.

Confira mais alguns deles e não tenha dúvidas de que você precisa implementar essa política de treinamentos na sua organização.

  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de talentos com a redução da taxa de rotatividade de colaboradores;
  • Foco na gestão e alcance de metas;
  • Melhoria de performance individual e coletiva;
  • E claro, melhora a comunicação interna de toda a organização.

As soft skills no desenvolvimento de lideranças

Por fim, vamos falar um pouco sobre como as soft skills podem ajudar no desenvolvimento das lideranças?

Neste tópico, separamos informações fundamentais sobre como as soft skills são importantes para o desenvolvimento de qualquer líder. Confira:

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades de comunicação e interação social que vão muito além das capacidades técnicas de um profissional.

Em outras palavras, as soft skills significam habilidades interpessoais no local de trabalho, o que de fato é muito positivo para qualquer integrante da empresa.

Soft skills na prática

Como mencionamos a pouco, geralmente as soft skills estão relacionadas com habilidades comunicativas, liderança e trabalho em equipe.

Então, um bom líder precisa, além de todas as técnicas e treinamentos mencionados neste post, saber e dominar as soft skills.

Então, para falar sobre as soft skills no desenvolvimento de lideranças, você pode começar a praticar a partir destes exemplos:

  • Respeito;
  • Confiança;
  • Empatia;
  • Bom ouvinte;
  • Curiosidade;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Analítico;
  • Otimista;
  • Observação;
  • Tomador de decisões;
  • Persuasão.

Todas essas características comportamentais, que envolvem comunicação também são soft skills. Por isso, desenvolver essas características comportamentais, pratique, principalmente o autoconhecimento.

Pratique todas as dicas deste post e torne-se um líder de alta performance!

Gostou do nosso conteúdo?

A Keeps é uma Edtech cujo foco é desenvolver e impulsionar conhecimento. Nosso Blog é diariamente atualizado com temáticas voltadas para T&D e RH!

Com base nesse conteúdo, criamos o Go Learning, uma Universidade Corporativa gratuita com diversos cursos que podem te ajudar no Treinamento de Lideranças, como por exemplo: Inteligência Emocional, Comunicação Assertiva, Técnicas de Comunicação, Design Thinking, Gestão do Tempo e muito mais!

Ficou interessado? Inscreva-se e conheça nossos produtos!

Perguntas frequentes sobre Treinamento de Lideranças:

O que é um Treinamento de Lideranças?

Treinamento de Lideranças é o desenvolvimento e a evolução das qualidades e habilidades de liderança dentro da função que o líder/gestor ou colaborador desempenham. O ideal é que esse tipo de treinamento gire em torno de conhecimentos técnicos, mas também das soft skills, as quais todos os líderes precisam fortalecer.

Quais os tipos de Treinamento para Lideranças?

Para que um líder seja eficiente para a sua equipe, existem alguns tipos de treinamentos a serem feitos:

Treinamentos técnicos: necessários para guiar seus colaboradores e analisar as propostas apresentadas por sua equipe.
Gestão de pessoas: fundamental para manter a equipe engajada, unida, motivada e em sintonia.
Treinamentos para evitar microgestão: um líder deve deixar sua equipe tomar decisões e realizar tarefas, porque confia que essa equipe está fazendo bem-feito seu trabalho.
Gestão de metas: os líderes devem entender como sua equipe participa para o alcance desses objetivos e acompanhar como estão se saindo.
Mentoria: é interessante criar um programa de mentoria para que os próprios líderes possam se desenvolver com a ajuda de profissionais ainda mais experientes, tanto de dentro como de fora da empresa.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: