Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Liderança 4.0: o novo perfil de gestão nas organizações

 Por: |  Publicado em 19/10/2021 |  Atualizado em 17/11/2021 |  Tempo de leitura 6 minutos

No mundo moderno, a tecnologia acontece como principal base de sustentação, gerando constantes mudanças, especialmente no âmbito organizacional. A liderança 4.0 é uma dessas inovações, relacionada às relações empresariais. Sobre ela, falaremos a seguir.

O que é liderança 4.0?

Liderança 4.0 é uma nova concepção de gestão idealizada devido à renovação digital parte da revolução industrial 4.0. Com o aumento das inovações existentes no mercado, a gestão de pessoas deve acompanhar as mudanças conjuntamente, fazendo análise de inovações x relações humanas – uma das principais características da liderança 4.0.

O que é liderança 4.0

Conseguir coordenar os colaboradores simultaneamente às mudanças tecnológicas no mercado é o foco central da liderança 4.0. Os líderes 4.0 assumem o papel de construção de relacionamentos responsivos e positivos com os seus liderados, embasados pela cultura organizacional e demais disposições do ambiente corporativo.

Dentro de um sistema robótico, humanizar as relações é cada vez mais urgente. Na liderança 4.0, busca-se expandir as vocações e capacidades de cada colaborador. Formar um líder 4.0 é tarefa de grande importância para as organizações, que procurar resgatar relações saudáveis, conhecimento a respeito de si mesmo e visões acerca do futuro da corporação.

Quais os benefícios da liderança 4.0?

Na gestão da liderança 4.0 a organização acaba obtendo algumas vantagens, quais sejam:

  • Autonomia na partilha de informações operacionais.
  • Feedbacks definidos e eficientes.
  • Criação de opções, tanto profissionais quanto para o mercado.
  • Integração em relação à políticas de tolerância (religiosas, comportamentais etc.).
  • Maior capacidade de gerir embates.
  • Produção relacionada aos pedidos padronizados.

Com todos os benefícios acima mencionados, a liderança 4.0 favorece diversos processos empresariais, tanto no que diz respeito às novas propostas internas quanto à humanização das relações existentes na empresa.

4 Dicas para uma Liderança 4.0

Para que você consiga executar a liderança 4.0 em sua organização e estimular essa concepção nos colaboradores, alguns passos são considerados importantes:

1 – Estar aberta às novas Tecnologias

Dicas para uma Liderança 4.0
Estar aberta às novas Tecnologias

O desenvolvimento de tecnologias inovadoras tem impulsionado as organizações para outros patamares de gestão, controle interno e capacitação dos colaboradores.

Diante desse cenário, o Líder 4.0 precisa estar sempre atento e aberto à busca por novas soluções que possam ajudar a organização. Seja na Educação Corporativa, na automatização de processos, ou qualquer setor, sempre na busca por resultados e objetivos estratégicos.

Todavia, também é importante a compreensão de que o Capital Humano e Intelectual da empresa são essenciais para que essa evolução seja possível e se mantenha constante.

Dicas para uma Liderança 4.0
Aprimorar os indivíduos

2 – Aprimorar os indivíduos

Inserir uma liderança 4.0 é impossível caso a organização não compreenda a relevância do seu patrimônio humano.

Para contribuir com o progresso dos seus colaboradores, a empresa deve investir em estratégias como programas de T&D, palestras ou cursos.

Utilizando-se dessas características, o engajamento e o rendimento da empresa certamente aumentará.

3 – Estimular o autoconhecimento

Dicas para uma Liderança 4.0
Estimular o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, suas características e capacidades é uma das competências mais necessárias para adquirir uma liderança consistente. Um líder 4.0 deve engajar o melhor desempenho possível e sua equipe.

Através do autoconhecimento o colaborador terá como objetivo desenvolver suas capacitações singulares, o que, consequentemente, beneficiará sua vida profissional e também pessoal.

4 – Construir uma convivência positiva

Dicas para uma Liderança 4.0
Construir uma convivência positiva

Uma equipe que consegue manter um bom relacionamento influencia na harmonia do ambiente laborativo em todas as suas nuances.

Aplicando uma pesquisa de clima, a empresa é capaz de analisar o relacionamento dos seus colaboradores e, de acordo com os resultados, saber por onde desenvolver esta relação, tanto externa quanto internamente.

A preocupação, o cuidado e o acolhimento são sempre soluções que auxiliam no processo de implantação da liderança 4.0.

Qualidades para uma liderança 4.0

Para desenvolver uma liderança 4.0 é necessário que o líder tenha dimensão das conexões entre as tecnologias e as relações favoráveis entre todos os colaboradores.

O líder deve, portanto, possuir alguns atributos, como: identificação, destreza acerca do seu conhecimento, noção a respeito de suas decisões e capacidade de superação.

Quanto maior for o conhecimento sobre os colaboradores, pessoas fundamentais para o desenvolvimento da organização, mais fácil será o procedimento de inserção da liderança.

Características da liderança 4.0

É desejável ainda que um líder 4.0 desenvolva as seguintes características:

Características da liderança 4.0

Cooperação e partilha de informações – aqui a hierarquia fica em segundo plano. A comunicação é a principal estratégia, otimizando o período de tempo entre as escolhas e deixando a equipe a par do fato de que, todas as tomadas de decisões terão consequências a serem enfrentadas diretamente pela equipe, conjuntamente.

Clareza nas ações – o líder 4.0 não deve omitir nada dos seus colaboradores, procurando sempre gerar confiança e, consequentemente, construindo um lugar onde a equipe se sentirá apta a desenvolver seu trabalho de modo mais seguro, contribuindo para a melhoria dos resultados.

A falta de clareza nas ações do líder gera problemas em todos os setores da empresa, portanto, o diálogo continua sendo o melhor remédio para todas as questões que possam surgir no ambiente corporativo.

Feedbacks contínuos – na liderança 4.0, a gestão procura sempre realizar reuniões onde serão analisadas as performances dos colaboradores. São elencados tanto os destaques positivos quanto os negativos.

O líder, nessas reuniões, deve sempre encorajar e estimular os colaboradores a conquistar respostas cada vez mais eficazes.

Foco na inovação – os líderes 4.0 devem, necessariamente, estarem atentos às inovações, tanto no mercado tecnológico quanto no que diz respeito às relações humanas. As novidades existentes no mercado devem fazer parte da organização, atualizando os colaboradores e fazendo com que sintam-se estimulados a gerar novos conteúdos.

A Liderança 4.0 na Educação Corporativa

Buscar uma melhoria contínua em todos os processos é sempre um dos grandes desafios de qualquer gestor. Ainda mais, quando o sucesso da empresa depende do engajamento dos colaboradores em seu próprio plano de desenvolvimento individual, alinhados aos objetivos estratégicos da Organização.

A Liderança 4.0 na Educação Corporativa

Nesse sentido, como já vimos, é importante que o Líder 4.0 esteja atento às inovações tecnológicas e em tudo o que elas podem oferecer para sua empresa.

Na Educação Corporativa não é diferente. Ano após ano, os conceitos vão sendo atualizados e novas práticas educacionais vão sendo implementadas em todas as áreas.

A Liderança 4.0 na Educação Corporativa

A começar pela implantação de Universidades Corporativas e de novos Programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com tecnologias disruptivas para um Ensino Sem Distância.

Soluções como a LXP, o Microlearning e a Gamificação estão ajudando as organizações no processo de capacitação dos colaboradores. Algo que vem em constante crescente, uma vez que a própria evolução da empresa acaba por trazer demandas cada vez mais específicas e conhecimentos especializados.

Além disso, há de fato uma escassez de mão de obra qualificada para diversos setores produtivos. O que torna o desafio da Educação Corporativa uma necessidade básica para que as empresas sejam capazes de continuar inovando e encontrando o seu espaço de mercado.

Venha ser uma Liderança 4.0

Pensando nisso, a Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras, com Microlearning, Gamificação, Inteligência Artificial e Design Intuitivo.

Tudo para promover a melhor Experiência de Aprendizagem, ao mesmo tempo que a Tecnologia do Learning Analytics permite a mensuração e análise de todos os resultados de ensino.

Através dessa ferramenta, em todas as nossas soluções é possível gerar relatórios personalizados de performance, com as informações mais relevantes de um treinamento, por exemplo, seja individual (por colaborador) ou por curso.

Conheça o Konquest, o GameUp e o SmartZap e vamos juntos Multiplicar o Conhecimento.

Venha ser uma Liderança 4.0

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×