Web Summit Rio 2023: conheça o evento!
O Web Summit é uma das maiores conferências de tecnologia existentes. O evento global, em 2023, acontece no Rio de Janeiro.
No mundo moderno, a tecnologia acontece como principal base de sustentação, gerando constantes mudanças, especialmente no âmbito organizacional. A liderança 4.0 é uma dessas inovações, relacionada às relações empresariais. Sobre ela, falaremos a seguir.
Liderança 4.0 é uma nova concepção de gestão idealizada devido à renovação digital parte da revolução industrial 4.0. Com o aumento das inovações existentes no mercado, a gestão de pessoas deve acompanhar as mudanças conjuntamente, fazendo análise de inovações x relações humanas – uma das principais características da liderança 4.0.
Conseguir coordenar os colaboradores simultaneamente às mudanças tecnológicas no mercado é o foco central da liderança 4.0. Os líderes 4.0 assumem o papel de construção de relacionamentos responsivos e positivos com os seus liderados, embasados pela cultura organizacional e demais disposições do ambiente corporativo.
Dentro de um sistema robótico, humanizar as relações é cada vez mais urgente. Na liderança 4.0, busca-se expandir as vocações e capacidades de cada colaborador. Formar um líder 4.0 é tarefa de grande importância para as organizações, que procurar resgatar relações saudáveis, conhecimento a respeito de si mesmo e visões acerca do futuro da corporação.
Na gestão da liderança 4.0 a organização acaba obtendo algumas vantagens, quais sejam:
Com todos os benefícios acima mencionados, a liderança 4.0 favorece diversos processos empresariais, tanto no que diz respeito às novas propostas internas quanto à humanização das relações existentes na empresa.
Para que você consiga executar a liderança 4.0 em sua organização e estimular essa concepção nos colaboradores, alguns passos são considerados importantes:
O desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras tem impulsionado as organizações para outros patamares de gestão, controle interno e capacitação dos colaboradores.
Diante desse cenário, o Líder 4.0 precisa estar sempre atento e aberto à busca por novas soluções que possam ajudar a organização. Seja na Educação Corporativa, na automatização de processos, ou qualquer setor, sempre na busca por resultados e objetivos estratégicos.
Todavia, também é importante a compreensão de que o Capital Humano e o Capital Intelectual da empresa são essenciais para que essa evolução seja possível e se mantenha constante.
Inserir uma liderança 4.0 é impossível caso a organização não compreenda a relevância do seu patrimônio humano.
Para contribuir com o progresso dos seus colaboradores, a empresa deve investir em estratégias como programas de treinamento, palestras ou cursos.
Utilizando-se dessas características, o engajamento e o rendimento da empresa certamente aumentará.
Conhecer a si mesmo, suas características e capacidades é uma das competências mais necessárias para adquirir uma liderança consistente. Um líder 4.0 deve engajar o melhor desempenho possível e sua equipe.
Através do autoconhecimento o colaborador terá como objetivo desenvolver suas capacitações singulares, o que, consequentemente, beneficiará sua vida profissional e também pessoal.
Uma equipe que consegue manter um bom relacionamento influencia na harmonia do ambiente laborativo em todas as suas nuances.
Aplicando uma pesquisa de clima, a empresa é capaz de analisar o relacionamento dos seus colaboradores e, de acordo com os resultados, saber por onde desenvolver esta relação, tanto externa quanto internamente.
A preocupação, o cuidado e o acolhimento são sempre soluções que auxiliam no processo de implantação da liderança 4.0.
Para desenvolver uma liderança 4.0 é necessário que o líder tenha dimensão das conexões entre as tecnologias e as relações favoráveis entre todos os colaboradores.
O líder deve, portanto, possuir alguns atributos, como: identificação, destreza acerca do seu conhecimento, noção a respeito de suas decisões e capacidade de superação.
Quanto maior for o conhecimento sobre os colaboradores, pessoas fundamentais para o desenvolvimento da organização, mais fácil será o procedimento de inserção da liderança.
É desejável ainda que um líder 4.0 desenvolva as seguintes características:
Buscar uma melhoria contínua em todos os processos é sempre um dos grandes desafios de qualquer gestor. Ainda mais, quando o sucesso da empresa depende do engajamento dos colaboradores em seu próprio plano de desenvolvimento individual, alinhados aos objetivos estratégicos da Organização.
Nesse sentido, como já vimos, é importante que o Líder 4.0 esteja atento às inovações tecnológicas e em tudo o que elas podem oferecer para sua empresa.
Na Educação Corporativa não é diferente. Ano após ano, os conceitos vão sendo atualizados e novas práticas educacionais vão sendo implementadas em todas as áreas.
A começar pela implantação de Universidades Corporativas e de novos Programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com tecnologias disruptivas para um Ensino Sem Distância.
Soluções como a LXP, o Microlearning e a Gamificação estão ajudando as organizações no processo de capacitação dos colaboradores. Algo que vem em constante crescente, uma vez que a própria evolução da empresa acaba por trazer demandas cada vez mais específicas e conhecimentos especializados.
Além disso, há de fato uma escassez de mão de obra qualificada para diversos setores produtivos. O que torna o desafio da Educação Corporativa uma necessidade básica para que as empresas sejam capazes de continuar inovando e encontrando o seu espaço de mercado.
Pensando nisso, a Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras, com Microlearning, Gamificação, Inteligência Artificial e Design Intuitivo.
Tudo para promover a melhor Experiência de Aprendizagem, ao mesmo tempo que a Tecnologia do Learning Analytics permite a mensuração e análise de todos os resultados de ensino.
Através dessa ferramenta, em todas as nossas soluções é possível gerar relatórios personalizados de performance, com as informações mais relevantes de um treinamento, por exemplo, seja individual (por colaborador) ou por curso.
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Para que consiga executar uma liderança 4.0, o líder deve desenvolver algumas características. Por exemplo:
– Cooperação e partilha de informações – as equipes devem estar cientes de todas as escolhas e definições que aconteçam, especialmente aquelas que precisem ser executadas coletivamente.
– Clareza nas ações – um líder 4.0 deve repassar todas as informações aos seus colaboradores, construindo uma relação recíproca de confiança, evitando conflitos e ruídos nas trocas entre os setores.
– Feedbacks contínuos – é preciso que sejam feitas reuniões com assiduidade, sobretudo para auxiliar na avaliação do desempenho dos colaboradores. O papel do líder é sempre engajá-los rumo à produtividade e eficácia.
– Foco na inovação – um bom líder 4.0 precisa entender as inovações tecnológicas e saber como utilizá-las de modo positivo na condução das relações humanas da empresa, atualizando seus colaboradores e acompanhando seu desenvolvimento.
As 4 dicas a seguir ajudam no desenvolvimento de uma liderança 4.0:
1 – Estar aberta às novas Tecnologias: a empresa que prepara seu capital humano e intelectual para recepcionar as novas tecnologias estão um passo a frente em relação à gestão, controle e capacitação dos colaboradores.
2 – Aprimorar os indivíduos: a empresa não pode deixar de investir em programas de T&D, workshops e palestras, visando elaborar a digitalização dos processos com mais tranquilidade e objetividade.
3 – Estimular o autoconhecimento: conhecendo suas habilidades, qualidades e capacidades, o colaborador conseguirá caminhar por um lugar mais seguro e de sucesso, tanto nas relações profissionais quanto nas relações pessoais.
4 – Construir uma convivência positiva: quando o ambiente organizacional é fluido e harmônico, acaba influenciando de forma positiva os procedimentos para executar a liderança 4.0.
– informações operacionais são divididas com independência;
– os feedbacks são eficazes e precisos;
– desenvolvimento de alternativas profissionais e de mercado;
– políticas de tolerância associadas;
– debates melhor administrados;
– produção padronizada.
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Acessibilidade Digital é a inclusão de recursos destinados a melhorar a experiência de navegação na internet para pessoas com deficiência.
Empreendedorismo digital é um modelo de negócios em que o produto ou serviço é oferecido na internet de forma a gerar lucro.
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