Nine Box: o que é e qual a importância da matriz de desempenho
Início » Indicadores Organizacionais » Nine Box: o que é e qual a importância da matriz de desempenho

Sem tempo para ler?

Quando um novo colaborador passa a fazer parte da empresa, a intenção é a de que ajude na evolução da organização e na propagação de resultados positivos. Tendo em vista esse fato, administrar e mensurar as performances das equipes é essencial. O Nine Box é um dos métodos mais eficazes para realizar esse tipo de avaliação.

O método 9 Box é um instrumento que auxilia as empresas na supervisão do desempenho individual de cada colaborador. Com a aplicação dessa ferramenta, as definições relacionadas aos colaboradores são realizadas com mais clareza e fundamento. Mas para que todas as vantagens de aplicação dessa metodologia sejam conhecidas, é preciso estudá-la com algum aprofundamento. Continue lendo!

Nine Box: o que é e qual a importância da matriz de desempenho

O que é a matriz Nine Box?

Nine Box, 9 Box ou ainda Matriz Nine Box, também chamada de matriz de desempenho e potencial, é um dos principais instrumentos utilizados nas avaliações de desempenho, especialmente quando a empresa objetiva uma representação planejada em relação à gestão de pessoas da organização.

Educação Corporativa

A matriz Nine Box pode ser implementada com facilidade, buscando encontrar aqueles colaboradores que podem ser capacitados através de atitudes que lhes permita desenvolver em outros cargos dentro da organização, seja na mesma área na qual atua, seja desempenhando um cargo de nível hierárquico superior.

Quando foi criada a Matriz Nine Box?

A metodologia de desempenho 9 Box foi criada no começo da década de 70, período no qual as empresas visavam implantar uma sustentação diante das atualizações que aconteciam na época.

Inicialmente, a matriz era usada para permitir que a empresa conseguisse enxergar as formas mais eficazes de empregar seu investimento.

Atualmente, um dos maiores benefícios desse método reside no fato de que, além de ser um processo com custos ínfimos,

Como funciona a matriz Nine Box?

Como aplicar a Nine Box? Na matriz de desempenho e potencial Nine Box, cada caixa (box) deve conceituar os atributos analisados nos colaboradores, referentes à sua performance e suas competências, de modo que a atenção é voltada para as atitudes e eficiência do profissional.

Usualmente, os gestores são os responsáveis por avaliar tais parâmetros, mesmo que extraoficialmente. Ainda que a empresa não desenvolva um sistema de análises através de medições de desempenho, os gestores são as pessoas que têm a capacidade de responder a qualquer questionamento relacionado ao rendimento e aptidões singulares de cada colaborador.

Como funciona a matriz Nine Box?

Para que a matriz Nine Box seja bem executada, os gestores devem ser os responsáveis por conduzir de forma manifesta essa ferramenta, demonstrando objetividade em relação ao que deve ser analisado e empregado no planejamento.

Absenteísmo

Esse mapeamento possui linhas e colunas, e pode ser assim retratado:

  • No eixo horizontal, a performance do colaborador.
  • No eixo vertical, suas aptidões.

Esse é o ponto de partida para a intersecção de linhas e colunas que demonstram o que de fato compete a cada colaborador. E, conforme as regras da matriz 9 Box, existem nove possibilidades de enquadramento.

Os 9 quadrantes da matriz Nine Box

Os 9 quadrantes da matriz Nine Box

Primeiro quadrante – Alto potencial e baixo desempenho

Colaboradores que se encaixam nesse quadrante da Nine Box apresentam aptidões suficientes, mas sua performance não é tão positiva quanto o esperado.

Isso faz com que a empresa procure descobrir os motivos que fazem com que isso aconteça, uma vez que não irão desistir de uma pessoa com habilidades tão necessárias.

Então começa a investigação.

O colaborador pode apresentar falta de estímulo por vários motivos, sejam eles relacionados a um clima organizacional negativo, objetivos mal traçados, imprudência dos gestores em relação às emoções dos times e inclusive questões pessoais e individuais dos colaboradores.

Segundo quadrante – Alto potencial e médio desempenho

Nesse caso, os colaboradores apresentam uma performance fluida e são criadas possibilidades para que evoluam.

O que a empresa deve fazer com a análise Nine Box é procurar manter os colaboradores na organização e apostar em atitudes que auxiliem no engajamento e produtividade assertiva.

Terceiro quadrante – Alto potencial e alto desempenho

Nesse quadrante da Nine Box residem os colaboradores com as maiores habilidades da empresa.

Apostar nessas pessoas é algo de extrema relevância, pois uma vez que obtenham possibilidades de se desenvolverem, alcançarão cargos cada vez mais significativos na organização.

Colaboradores com esse nível de enquadramento, caso não sejam instigados o suficiente, podem perder o entusiasmo, o que acabará sendo prejudicial para a empresa como um todo.

Quarto quadrante – Médio potencial e baixo desempenho

O colaborador que faz parte desse quadrante da Nine Box apresenta uma ameaça para empresa, uma vez que sua produção é quase sempre inferior.

A empresa tem como opção, nesse caso, encontrar a razão pela qual a performance não atende ao esperado e observar se o colaborador não seria mais eficiente ocupando outra função.

Todavia, nem sempre é garantido que isso dê certo. Assim, o resultado pode acabar sendo o afastamento do indivíduo.

Quinto quadrante – Médio potencial e médio desempenho

Aqui nessa fase da Nine Box, tanto a performance quanto as competências dos colaboradores apresentam níveis adequados.

No quadro de talentos da empresa, esses indivíduos têm a oportunidade de ocupar variadas funções dentro dessa mesma descrição.

Apesar de não ocuparem posições de destaque dentro da empresa, são considerados colaboradores satisfatórios.

Sexto quadrante – Médio potencial e alto desempenho

Os colaboradores considerados importantes para a empresa se encaixam nesse quadrante, porque apesar das aptidões medianas, as produções que entregam são positivas.

Basta que sejam capacitados de forma direcionada para que estejam propensos a ocupar cargos com maiores demandas.

Sétimo quadrante – Baixo potencial e baixo desempenho

No sétimo quadrante é fácil reconhecer que a admissão do colaborador não foi eficaz.

Talvez testá-los em novas funções possa melhorar sua produtividade, bem como se reunir para tentar interpretar as razões do desempenho baixo.

Todavia, ainda assim existe uma grande possibilidade de que a solução seja o afastamento do colaborador.

Junto a isso, é importante pensar que, durante a implementação dos próximos programa de recrutamento e seleção, todas as etapas devem ser minuciosamente analisadas, de modo que admissões assim não sigam acontecendo.

Oitavo quadrante – Baixo potencial e médio desempenho

Os colaboradores que fazem parte desse quadrante são uma adversidade para os gestores. Apresentam uma produtividade considerável para permanecer na organização, mas sem entregar aptidões que necessitem evoluir.

O motivo? Esses colaboradores não ficam em evidência na atuação de nenhum cargo. Obviamente o gestor deve procurar entender as razões e se vale a pena investir em algum aperfeiçoamento. Todavia, nem sempre é viável.

Nono quadrante – Baixo potencial e alto desempenho

Esses são os colaboradores conhecidos pelo seu envolvimento e compromisso. Geralmente não demonstram opções de evolução, mas são entregues às necessidades da empresa e performam de acordo com o cargo que ocupam.

A recomendação aqui é seguir com os procedimentos, porém evitar favorecê-los em funções superiores, que talvez demandem mais do que aquilo que podem entregar.

Qual a importância da matriz Nine Box?

Considerando tudo o que foi exposto, é válido salientar que o mercado de trabalho absorveu inovações intensas, o que acabou influenciando na concorrência entre os profissionais a serem contratados pela organização.

A matriz Nine Box é eficaz durante o recrutamento de colaboradores, pois ajuda no engajamento, motivação e manutenção de indivíduos com aptidões e habilidades positivas.

A possibilidade de ter ao alcance uma metodologia com a 9 Box ajuda tanto na contratação de colaboradores hábeis quanto na manutenção de sua produtividade e motivação em relação às produções empresariais.

Avaliação de Desempenho com Learning Analytics

O Learning Analytics é a principal ferramenta para Avaliações de Desempenho na Educação Corporativa. Logo, é também um dos grandes diferenciais do Konquest, a Plataforma LXP da Keeps.

Seja na Gestão do Conhecimento organizacional, na Avaliação de Desempenho dos colaboradores em determinado curso ou treinamento, no Nine Box, ou na mensuração do ROI de T&D, o Learning Analytics é um valioso recurso para você Gestor.

O Learning Analytics coleta todos os dados de aprendizagem do Konquest e emite relatórios personalizados, para substanciar a gestão do conhecimento, através da avaliação de desempenho educacional.

Um grande volume de informações é reunido e interpretado pela Inteligência Artificial, a partir das interações dos usuários na plataforma LXP do Konquest, com objetivo de oferecer uma experiência de aprendizagem ativa e acelerar treinamentos.

Com simplicidade e agilidade na criação de cursos e uma gestão eficiente, é possível gerar mais conhecimento, em menos tempo e com menor custo.

Solicite uma Demonstração Gratuita do Konquest.

Perguntas frequentes sobre Nine Box:

O que é o Nine Box?

Nine Box, ou matriz de desempenho e potencial Nine Box, é um instrumento de gestão de pessoas através do qual os colaboradores são enquadrados em nove grupos baseados em análises do seu desempenho e potencial. A matriz é desenhada com dois eixos. Eixo de desempenho, na horizontal e eixo de potencial, na vertical.

Como funciona o Nine Box?

A função do Nine Box é fazer uma análise das demandas da empresa e mapear ações para o desenvolvimento dos colaboradores. Através na matriz Nine Box, os gestores conseguem compreender quais são aqueles indivíduos que de fato atuar com algum diferencial para a organização, bem como quais são os colaboradores que precisam de capacitações direcionadas etc.

LXP

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados