Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Objetos de Aprendizagem: Interatividade e Gamificação do Ensino

 Por: |  Publicado em 26/10/2021 |  Atualizado em 25/11/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Os processos de ensino e aprendizagem, sejam presenciais ou à distância, estão cada vez mais vinculados às tecnologias digitais. Para melhor desenvolver estas tecnologias e entender como aplicá-las na educação, os objetos de aprendizagem são alguns dos recursos mais eficazes. Sobre eles, falaremos no artigo a seguir.

O que são objetos de aprendizagem?

Objetos de aprendizagem, também representados pela sigla OA, segundo David Willey, são quaisquer recursos digitais que possam ser reusados para suportar a aprendizagem.

O objeto de aprendizagem é um mecanismo instrutivo através do qual o ensino é repassado, utilizando-se dos mais variados conteúdos e revisões conceituais.

Os OAs se apresentam em formatos variados, desde animações interativas como também através de gamificação, apresentações de slides, simulações etc.

O que são objetos de aprendizagem

É necessário que se observe qual formato será mais aceito e aproveitado pelos alunos, para em seguida focar na abordagem escolhida. Assim, os OAs cumprirão seu papel de facilitador de aprendizagem, estimulando o aluno e trazendo retorno a educador, pois estarão sendo sanadas as carências de cada aluno individualmente.

Como criar um objeto de aprendizagem

Os objetos de aprendizagem são criados em diversos contextos, sejam eles textos, gamificações, simulações, imagens e demais variações. O processo de criação é dividido em três partes, quais sejam:

Objetivos

Nesta etapa é feita uma lista do que é essencial para que o conteúdo seja devidamente aproveitado, elucidando o que deve ser foco do projeto em termos pedagógicos.

Conteúdo instrucional

É levantado todo o material didático a ser utilizado pelo aluno na conclusão dos objetivos inicialmente entregues.

Prática e feedback

Enquanto utiliza o material, o colaborador ou aluno pode entregar o feedback de modo instantâneo ou posterior, sobre o seu desempenho e também sobre o manuseio do objeto de aprendizagem utilizado.

Características dos objetos de aprendizagem

Faz parte ainda da composição de um objeto de aprendizagem, tanta em sua estrutura basilar quanto em seus processos operacionais, as seguintes características:

  • Reutilizável: o objeto de aprendizagem tem que ser passível de reutilização nas mais diversas composições de aprendizagem.
  • Adaptável: o OA deve ser capaz de se adaptar a todos as áreas de ensino.
  • Granulável: a granularidade diz respeito ao tamanho do objeto de aprendizagem. Se a granularidade é alta, o OA é considerado pequeno, como um simples áudio ou texto. Se a granularidade é pequena, o OA é geralmente maior, como por exemplo uma home page que hospeda textos, imagens etc.
  • Acessível: o objeto de aprendizagem precisa contar com acessibilidade para ser utilizado em qualquer lugar.
  • Durável: as possibilidades de utilizar o OA devem ser contínuas, seja qual for a tecnologia disponível.
  • Interoperável: um OA deve oferecer a capacidade de interoperabilidade, ou seja, operar entre diversos sistemas, hardwares, brownsers etc.
  • Metadados: são os responsáveis pela busca de um objeto de aprendizagem, pois descrevem suas particularidades, como tema, data, autoria etc.
Características dos objetos de aprendizagem

Tipos de objetos de aprendizagem

Os objetos de aprendizagem apresentam natureza diversa, como classificaremos a seguir:

Tecnológico: no que diz respeito ao modo como o OA é composto, tanto computacional quanto informacional.

Pedagógico: são analisadas as experimentações de aprendizagem que o objeto oferece.

Simples: nesse tipo de objeto de aprendizagem, existe apenas um modo de se entregar o conteúdo, seja ele texto, imagem ou áudio.

Composto: objetos de aprendizagem compostos são aqueles que combinam várias mídias entre si, como interatividade e gamificação, vídeos, softwares etc.

Receptivo: é o caso dos vídeos, onde o aluno é passivo, apenas receptor do conteúdo compartilhado.

Diretivo: nesse tipo de OA o aluno consegue responder e interagir, conforme seja solicitado pela plataforma.  

Descoberta guiada: aqui, através de animações interativas, gamificadas etc., o aluno é convidado a propor soluções para as questões apresentadas pelos objetos de aprendizagem.

Exploratório: esse tipo de OA é específico de simulações, onde o aluno cria hipóteses para testar suas ideias e indicar as ações a serem elaboradas.

Exemplos de objetos de aprendizagem

São exemplos de objetos de aprendizagem:

Áudio – como é o caso de músicas, podcasts.

Imagem – fotografias, gravuras, pinturas.

Texto – apostilas, pdfs, e-books.

Mapas – cartográficos, mentais, infográficos.

Vídeo – animações, documentários, filmes, séries, etc.

Simuladores.

Hipertexto – blogs, slides, páginas da web, conteúdos interativos (Genial.ly e H5P, por exemplo), etc.

Objetos de aprendizagem na educação

Para que haja a inserção do objeto de aprendizagem na educação, é fundamental que o professor faça parte da escolha e da adoção deste objeto para o desenvolvimento da aprendizagem dos indivíduos.

A capacidade do professor de combinar esse recurso em seus ensinamentos irá determinar a eficácia do objetivo pedagógico inicial. Para isso, deve contar com infraestrutura essencial para elaboração das possibilidades e das potencialidades do recurso.

Objetos de aprendizagem na educação

Conseguindo encaixar os anseios disciplinares aos instrumentos da tecnologia educacional, o professor conseguirá combinar mudanças eficazes que servirão como auxílio em suas práticas cotidianas de modo a facilitar o desempenho do seu trabalho bem como a capacidade de assimilação dos estudantes que o acompanharem.

Criando Objetos de Aprendizagem com Genial.ly e H5P

Criando Objetos de Aprendizagem com Genial.ly e H5P
Konquest

O Konquest é a plataforma LXP da Keeps, onde você consegue criar Objetos de Aprendizagem incríveis utilizando ferramentas HTML5 como Genial.ly e H5P.

São infinitas possibilidades para criação de conteúdos interativos e/ou gamificados, que irão mudar de de uma vez por todas a sua concepção sobre os Objetos de Aprendizagem (OAs).

Com Genial.ly e H5P, aprender e se capacitar nunca foi tão interessante. Já no Konquest, criar cursos e treinamentos nunca foi tão intuitivo. E mensurar resultados, nunca foi tão possível.

Tudo isso, é resultado da tecnologia à serviço da Educação e da Keeps seguindo o seu propósito de Desenvolver e Impulsionar Conhecimento nas Organizações.

Solicite uma demonstração gratuita do Konquest e conheça as nossas soluções para sua empresa.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×