Curva de Aprendizagem: conhecimento em busca de resultados
Curva de aprendizagem, ou curva de aprendizado, é uma forma de determinar a proficiência de uma atividade dentro de uma escala evolutiva.
Os processos de ensino e aprendizagem, sejam presenciais ou à distância, estão cada vez mais vinculados às tecnologias digitais. Para melhor desenvolver estas tecnologias e entender como aplicá-las na educação, os objetos de aprendizagem são alguns dos recursos mais eficazes. Sobre eles, falaremos no artigo a seguir.
Objetos de aprendizagem, também representados pela sigla OA, segundo David Willey, são quaisquer recursos digitais que possam ser reusados para suportar a aprendizagem.
O objeto de aprendizagem é um mecanismo instrutivo através do qual o ensino é repassado, utilizando-se dos mais variados conteúdos e revisões conceituais.
Os OAs se apresentam em formatos variados, desde animações interativas como também através de gamificação, apresentações de slides, simulações etc.
É necessário que se observe qual formato será mais aceito e aproveitado pelos alunos, para em seguida focar na abordagem escolhida. Assim, os OAs cumprirão seu papel de facilitador de aprendizagem, estimulando o aluno e trazendo retorno a educador, pois estarão sendo sanadas as carências de cada aluno individualmente.
Os objetos de aprendizagem são criados em diversos contextos, sejam eles textos, gamificações, simulações, imagens e demais variações. O processo de criação é dividido em três partes, quais sejam:
Nesta etapa é feita uma lista do que é essencial para que o conteúdo seja devidamente aproveitado, elucidando o que deve ser foco do projeto em termos pedagógicos.
É levantado todo o material didático a ser utilizado pelo aluno na conclusão dos objetivos inicialmente entregues.
Enquanto utiliza o material, o colaborador ou aluno pode entregar o feedback de modo instantâneo ou posterior, sobre o seu desempenho e também sobre o manuseio do objeto de aprendizagem utilizado.
Faz parte ainda da composição de um objeto de aprendizagem, tanta em sua estrutura basilar quanto em seus processos operacionais, as seguintes características:
Os objetos de aprendizagem apresentam natureza diversa, como classificaremos a seguir:
São exemplos de objetos de aprendizagem:
Para que haja a inserção do objeto de aprendizagem na educação, é fundamental que o professor faça parte da escolha e da adoção deste objeto para o desenvolvimento da aprendizagem dos indivíduos.
A capacidade do professor de combinar esse recurso em seus ensinamentos irá determinar a eficácia do objetivo pedagógico inicial. Para isso, deve contar com infraestrutura essencial para elaboração das possibilidades e das potencialidades do recurso.
Conseguindo encaixar os anseios disciplinares aos instrumentos da tecnologia educacional, o professor conseguirá combinar mudanças eficazes que servirão como auxílio em suas práticas cotidianas de modo a facilitar o desempenho do seu trabalho bem como a capacidade de assimilação dos estudantes que o acompanharem.
O Konquest é a plataforma LXP da Keeps, onde você consegue criar Objetos de Aprendizagem incríveis utilizando ferramentas HTML5 como Genial.ly e H5P. Além da interatividade e do caráter gamificado, as ferramentas ajudam a substituir os pesados e complexos pacotes SCORM anteriormente utilizados.
São infinitas possibilidades para criação de conteúdos interativos e/ou gamificados, que irão mudar de de uma vez por todas a sua concepção sobre os Objetos de Aprendizagem (OAs).
Com Genial.ly e H5P, aprender e se capacitar nunca foi tão interessante. Já no Konquest, criar cursos e treinamentos nunca foi tão intuitivo. E mensurar resultados, nunca foi tão possível.
Tudo isso, é resultado da tecnologia à serviço da Educação e da Keeps seguindo o seu propósito de Desenvolver e Impulsionar Conhecimento nas Organizações.
Faça um teste grátis e conheça as nossas soluções para sua empresa.
São considerados Objetos de Aprendizagem todos aqueles que recursos digitais que podem ser usados como alicerce de aprendizagem para o estudante e que, posteriormente, podem ser reutilizados. Esses objetos podem ser: gamificação, slides, animações, simulações etc.
Tanto na sua estrutura base quanto nos seus processos operacionais, os Objetos de Aprendizagem apresentam as seguintes características:
– Reutilizável;
– Adaptável;
– Granulável;
– Acessível;
– Durável;
– Interoperável;
– Metadados.
Curva de aprendizagem, ou curva de aprendizado, é uma forma de determinar a proficiência de uma atividade dentro de uma escala evolutiva.
Estilos de aprendizagem podem ser definidos como as formas diferenciadas que cada indivíduo tende a aprender sobre um determinado assunto ou prática.
Processo de Aprendizagem diz respeito ao modo através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |