Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

SCORM: o que é e porque você deve repensar a sua utilização

 Por: |  Publicado em 29/11/2021 |  Atualizado em 29/11/2021 |  Tempo de leitura 6 minutos

Um pacote que proporciona o compartilhamento e a transferência de conteúdo de um sistema de aprendizagem para outro, de modo simples e prático, ainda que tratando-se de sistemas diferentes. O SCORM te ajuda a decidir quanto à melhor plataforma LMS a ser utilizada na sua organização. Saiba mais a seguir.

O que é o pacote SCORM?

SCORM é uma sigla que deriva do inglês Sharable Content Object Reference Model, que significa Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável.

Isso quer dizer que o padrão SCORM cria componentes de preparação virtuais que possibilitam o compartilhamento de informações entre sistemas.

Através do pacote SCORM, por exemplo, caso existam cursos e estudantes hospedados em uma determinada plataforma e seja necessário haver uma transferência para um novo ambiente, é possível que todo o procedimento seja feito sem que se perca nenhum conteúdo.

Foi criado a partir da existência de uma demanda quanto à padronização de um modelo passível de interagir entre plataformas LMS diversificadas.

Quando surgiu o SCORM?

O padrão foi inicialmente elaborado pela Advanced Distributed Learning (ADL), em 1999, através de uma requisição do Departamento de Defesa dos EUA.

O foco inicial de criação era produzir cursos de treinamento para o exército daquele país. Mas anteriormente, o presidente Bill Clinton deu o ponta pé inicial para a criação do pacote SCORM na intenção de que houvesse a criação e a distribuição de questões oficiais.

O pacote logo foi concretizado e concluído, fazendo com que, de modo imediato, todas as agências federais americanas adotassem programas que obedecessem ao padrão de conteúdo SCORM.

Em 2000 foi então lançada a versão de estreia do SCORM. Até então, são quatro versões existentes, sendo a versão de 2004 a mais utilizada pelas plataformas LMS.

Para que serve o pacote SCORM?

O pacote SCORM pode ser utilizado com os seguintes focos:

Padronização

Busca padronizar, igualar as particularidades de transmissão existentes entre temáticas e sistemas.

Reutilização

Permite que os mesmos objetos de aprendizagem sejam empregados em variados cursos, matérias, circunstâncias, ambientes etc.

Flexibilização

O pacote possibilita que, dentro de diferentes procedimentos de difusão do conteúdo EAD, sejam utilizados objetos de aprendizagem passíveis de distribuição para todos os alunos.

Universalização

Através do SCORM, os objetos de aprendizagem são passíveis de transitarem entre plataformas EAD diversas, seja em diferentes organizações ou em diferentes lugares.

Como utilizar o SCORM?

Para melhor entendermos acerca da utilização do pacote, podemos partir do seguinte contexto:

Se a sua organização oferta um curso de Gestão de Pessoas em uma plataforma LMS e você, coordenador, percebe insatisfação com os recursos no decorrer das aulas, existe a possibilidade de mudar para um sistema diferente.

O que acontece? Através do SCORM, você pode pegar o seu curso de Gestão de Pessoas e inseri-lo numa nova plataforma LMS.

Nessa inserção você tem como garantia que todas as informações anteriores migrarão conjuntamente.

Todos os detalhes constantes do seu curso, como desempenhos dos estudantes, listas de frequência, notas de atividades etc., serão transferidos e ninguém terá prejuízo em relação a nenhum conteúdo.

É importante salientar que, para que essa transferência aconteça, a transição deve se dar de uma plataforma LMS com suporte SCORM para outra plataforma LSM que tenha o mesmo suporte.

A primeira, deve ser uma plataforma com recursos que possibilitem a exportação do conteúdo. E a segunda, uma plataforma preparada para receber as informações enviadas no material exportado.

Para que seja realizada a migração, o SCORM cria um pacote com todo o conteúdo, permitindo que tudo seja salvo ou que o upload seja feito dentro de um pacote zipado.

Desvantagens do SCORM

Por que você deve repensar a utilização do pacote SCORM?

Conforme explanado acima, o SCORM foi criado no intuito de padronizar os procedimentos entre as plataformas LMS e os materiais nela constantes. Entretanto, atualmente, a maioria das plataformas EAD já são desenvolvidas com a capacidade de ofertar esse mesmo artifício.

A partir de então, o SCORM torna-se cada vez mais desvantajoso diante das tecnologias e criações atuais.

No que diz respeito à assistência do estudante de um curso EAD, por exemplo, o padrão SCORM é capaz de analisar esse estudante e acompanhar seu desempenho nas atividades realizadas durante os procedimentos de aprendizagem.

Todavia, uma plataforma EAD almeja outras informações, mais específicas e detalhadas, como é o caso do acompanhamento de fóruns e debates a respeito das aulas e cursos, o modo como o estudante avalia o retorno diante dos repasses dos estudos, como se dá o contato com os demais estudantes etc.

É também considerada uma desvantagem do SCORM o fato de todos os conteúdos passíveis de compartilhamento estarem no formato flash.

Atualmente, é essencial que os conteúdos sejam disponibilizados em formatos que possibilitem a leitura fácil, como smartphones e tablets, aparelhos que facilitam o estudo e o trabalho.

Materiais em formato flash não são compatíveis com esses aparelhos inovadores, populares e cada vez mais utilizados pelos estudantes em geral.

Quais alternativas ao uso do SCORM?

Diante de algumas dificuldades encontradas para utilização do SCORM, devido ao caráter técnico, de custos e até de recursos, existem algumas alternativas desenvolvidas, que vão ajudar a sua empresa:

Genial.ly

Genial.ly é uma ferramenta criada para aprimorar designs através da interatividade e da animação. Você pode fazer tudo isso sem a necessidade de conhecimentos aprofundados em programação.

Com o Genial.ly você é capaz de criar conteúdos gamificados, visuais e interativos, que aumentam o engajamento e entregam uma melhor experiência de aprendizagem.

Abaixo, confira um exemplo de objeto de aprendizagem criado no Genial.ly:

H5P

Similar ao Genial.ly, o H5P é uma plataforma aberta, que significa HMTL5 Package, um dos principais plug-ins relacionados a conteúdo. Através dele, os conteúdos interativos são elaborados sofisticadamente, atendendo a diferentes processos de aprendizagem, com interatividade e gamificação.

O H5P facilita a criação, o compartilhamento e a reutilização de conteúdos e aplicativos HTML5. Com ele, é possível criar experiências digitais ricas e interativas com mais eficiência. Tudo ao seu alcance de um um navegador e da instalação do plug-in do H5P.

Conheça as soluções da Keeps

No Konquest da Keeps a sua empresa consegue criar e gerenciar todos os cursos e treinamentos em um só lugar.

Graças às integrações dessa plataforma LXP, é possível subir os conteúdos em pacotes SCORM, em HTML5, para conteúdos interativos e gamificados (Genial.ly e H5P), além da compatibilidade com diferentes formatos de ensino, como Vídeo, Podcast, Imagem, Infográfico, Quiz, PDF e muito mais do que você imagina.

Faça um Teste Grátis do Konquest e confira o que nos reserva o futuro da Educação Corporativa.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×