Officeless: os novos modelos de trabalho e capacitação
Início » RH » Officeless: os novos modelos de trabalho e capacitação

Sem tempo para ler?

Cada vez mais empresas vêm adotando o método de trabalho remoto nos últimos anos. Trata-se de uma importante reinvenção, visando inovar o ambiente organizacional e adaptar-se ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que proporciona mais liberdade para o colaborador. O officeless é um movimento que surge dessa ideia. Sobre ele, falaremos a seguir.

Officeless: os novos modelos de trabalho e capacitação

O que é Officeless?

Officeless, na tradução literal, significa “menos escritório”. Trata-se de um movimento criado para que as empresas entreguem autonomia aos seus colaboradores visando obter resultados mais eficazes.

Para que isso ocorra, é necessário que a empresa tenha confiança em suas equipes e consiga viabilizar a implementação do trabalho remoto como método principal de trabalho.

Mentoria

No officeless, a produção de resultados positivos continua sendo o objetivo principal, ainda que o serviço seja efetuado de modo diverso do tradicional.

Através do officeless, a empresa admite o trabalho no local onde o colaborador esteja, possibilitando a atuação com mais independência e alcançando os objetivos e períodos de produção de modo eficiente.

Esse conceito apareceu em 2008. Na época, dois brasileiros trabalhavam remotamente na Austrália, para uma empresa norte-americana. Quando voltaram para o Brasil, desenvolveram esse novo meio de elaborar negócios.

O que é Officeless?

No começo, a proposta era auxiliar outras empresas na criação de conteúdos digitais próprios. Todavia, o movimento acabou alcançando os colaboradores e novas startups.

O officeless é o movimento responsável por validar o trabalho remoto, motivando as equipes e desenvolvendo objetivos superiores.

O objetivo do officeless é apresentar a cada vez mais empresas a possibilidade de expansão de meios inovadores de trabalhar e ajudá-las as assimilar o trabalho remoto como algo natural e cotidiano.

Diferença entre Officeless e Homeoffice

O homeoffice, diferente do que falamos acima, é quando o lugar de trabalho do colaborador é a sua própria casa. Presume-se que existe um escritório dentro da residência daquela pessoa, no qual ele passa a exercer suas funções.

Intraempreendedorismo

Para o officeless, o lugar de trabalho não é determinado. O colaborador entrega seus resultados de qualquer lugar onde esteja e o escritório funciona como uma base de suporte para a concretização dos objetivos.

O officeless engloba então o homeoffice em suas características e não faz delimitação quanto às alternativas de modelos de trabalho remoto.

Características do officeless

Trabalhar em qualquer lugar

No movimento officeless, o colaborador escolhe o lugar onde quer trabalhar. Esse local pode ser inclusive o escritório da empresa.

Resultado tem mais influência que o tempo

Uma empresa que resolve implementar o officeless geralmente não conduz o trabalho do mesmo modo que uma empresa onde os colaboradores comparecem presencialmente.

Ao invés de monitorar o tempo, no officeless os resultados são mais significativos. E para que isso aconteça, as equipes precisam ter aval da empresa quanto à independência, desde que visem focar nas habilidades, nos resultados e no aperfeiçoamento dos setores onde desempenham suas funções.

Gerenciamento horizontal

No trabalho remoto, a gestão horizontal é o modo de estruturação principal. Quando a empresa é gerenciada horizontalmente, as equipes automaticamente encontram autonomia para compor os objetivos dos programas em curso e conseguir executar seus projetos com celeridade.

Flexibilidade nos prazos

Montar um calendário no movimento officeless conta com uma decisão conjunta de todos os responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.

Observa-se os métodos de produção de cada colaborador individualmente e o período que necessita para apresentar os resultados programados. Em seguida, tudo é adaptado aos objetivos dos esquemas. Só então o calendário é fixado.

Dirigir reuniões mais frutíferas

Por conta do trabalho remoto, muitas reuniões acabam acontecendo, especialmente quando é necessário haver uma definição a respeito de algum procedimento.

O excesso de reuniões, no fim das contas acaba fazendo com o tempo destinado ao trabalho seja menos frutífero.

Não demandar trabalho aos finais de semana

O fato de não estar presencialmente no escritório não quer dizer que o colaborador precisa estar disponível em tempo integral todos os dias da semana.

Quais os benefícios do Officeless?

Quais os benefícios do Officeless?

O movimento officeless apresenta uma série de vantagens, quais sejam:

  • impacto positivo no bem-estar do colaborador;
  • melhoria do rendimento do trabalho;
  • motivação para o autogerenciamento;
  • mais independência e comprometimento;
  • versatilidade e ajuste;
  • aprimoramento nos objetivos e nas soluções da empresa.

Cada colaborador individualmente é capaz de enxergas os benefícios que o officeless entrega no seu ritmo de trabalho. Através dessa análise conseguimos também enxergar porque aplicar o officeless na empresa.

Como treinar a equipe para o Officeless

Para desenvolver trabalhos com qualificação e eficiência dentro do movimento officeless, é importante que a empresa possa contar com ferramentas/programas de soft skills.

Através das possibilidades entregues por estas ferramentas, os gestores serão capazes de desenvolver diferenciais entre os seus colaboradores, o que vai influenciar diretamente na qualidade de entrega das produções e fará com que a empresa não demore a ocupar uma posição de destaque no mercado.

Por uma Educação Sem Distância nas Organizações

A Keeps foi considerada a 6ª melhor EdTech do Brasil em 2021, com propósito de Desenvolver e Impulsionar Conhecimento nas Organizações, através de tecnologias que promovam a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores. Uma proposta de Ensino Sem Distância, com foco na gestão de resultados e na experiência de aprendizagem em todas as nossas soluções.

Conheça a nossa plataforma e descubra como o Konquest, o GameUp e o SmartZap estão ajudando as empresas a se adaptarem em um mundo cada vez mais tecnológico, conectado e, definitivamente, Officeless.

Contato

Relacionados