keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Salário Emocional: o que é e por que oferecer

Início » Psicologia Organizacional » Salário Emocional: o que é e por que oferecer

Que a remuneração é muito importante, ninguém discorda. Mas você já ouviu falar sobre o salário emocional? Essa nova tendência vem chamando a atenção de muitas empresas, visto que traz diversas vantagens competitivas. Neste post, veremos mais acerca do salário emocional, sua importância e como utilizá-lo na prática. Continue a leitura ou navegue pelos tópicos, fique à vontade!

O que é Salário Emocional?

E do que se trata o salário emocional? A resposta é simples, toda e qualquer condição emocional ou motivacional que incentive e engaje os colaboradores nas suas atividades pode ser chamada de salário emocional.

Os objetivos do salário emocional variam de empresa para empresa, pois a ferramenta é pensada e desenvolvida de acordo com as características da empresa e das demandas dos colaboradores.

O que é Salário Emocional?

Contudo, o que há de comum entre todas as empresas que usam essa metodologia é a tentativa de aumentar o comprometimento, a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores através do salário emocional.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, separamos três características do salário emocional para que você não se confunda. São elas:

  • O salário emocional, na maioria das vezes, é utilizado para atrair e reter talentos dentro da empresa;
  • O salário emocional não é nenhum substituto da remuneração tradicional, é um complemento;
  • Não se confunda, os benefícios previstos nas leis não fazem parte do salário emocional.

A prática é comum nas empresas que buscam aumentar o bem-estar dos seus colaboradores. Qualidade de vida é sinônimo de um bom clima organizacional, que reflete diretamente na produtividade e no engajamento dos profissionais.

Por que o Salário Emocional é importante?

Com as novas gerações, novos hábitos, práticas e visões de mundo ganham espaço. Não seria diferente no mundo empresarial, certo? A ideia de que a vida não se resume somente ao trabalho ganha cada vez mais força, especialmente entre os jovens.

Assim, cabe às empresas a tarefa de desenvolver novos meios para reter talentos e engajar seus novos colaboradores, e o salário emocional é uma ótima alternativa.

Não há nenhuma dúvida que o salário emocional está cada vez mais ligado à melhora do desempenho e da performance, tanto dos líderes quanto dos colaboradores. Todos saem ganhando.

Segundo pesquisa feita pela Robert Half, o turnover aumentou de 33% em 2020, a 48% em 2021. Sabemos dos prejuízos do turnover, então, nada mais justo evitar que a condição ocorra na sua empresa, não é mesmo?

Uma das principais vantagens do salário emocional é a atração e retenção de talentos, que consequentemente, irá reduzir as taxas de turnover. O salário emocional é um investimento.

Tipos de Salário Emocional

Tipos de Salário Emocional

Citamos anteriormente que os salários emocionais variam de empresa para empresa, é fato. Porém, há diversos exemplos de salário emocional amplamente utilizados.

Abaixo, preparamos uma lista com os tipos de salário emocional mais comuns, confira!

  • Em uma pesquisa feita pela Robert Half, 63% das pessoas entrevistadas estavam buscando um trabalho híbrido, enquanto 38% iriam buscar uma nova empresa caso não houvesse opções de trabalho remoto. Portanto, o home office, seja ele integral ou flexível, é um ótimo exemplo de salário emocional.
  • Assim como na Keeps, as empresas que fomentam uma cultura de treinamentos saem ganhando quando o assunto é retenção de talentos e competitividade, afinal, quem não gosta de se preparar para novos desafios?
  • Outros exemplos bastante comuns são as soluções e benefícios para os filhos dos colaboradores; happy hours; planos de carreira bem estruturados; lideranças inspiradoras e presentes nas rotinas da empresa; e etc. As opções são muitas.

Repare que nenhum dos exemplos cita a clássica remuneração, afinal de contas, esses benefícios não estão previstos nos contratos assinados pelos colaboradores durante os processos de recrutamento e seleção.

Como implementar o Salário Emocional

Por mais que pareça simples, na prática, desenvolver e implementar o salário emocional não é tarefa fácil. A equipe de RH deve estar em constante contato com seus colaboradores, atentando-se para suas demandas e necessidades.

Para te auxiliar nesse desafio, criamos um passo a passo básico como guia, confira nossas dicas!

Como implementar o Salário Emocional

Construa uma liderança engajada

O primeiro passo é contar com líderes e gestores engajados para conduzir o projeto, pois são eles que irão treinar e orientar seus colaboradores. Esse ponto é muito importante, dado que é através dele que um bom clima organizacional será construído, e com ele, a base de qualquer salário emocional.

Entenda o perfil dos colaboradores

Citamos diversas vezes ao longo do post, o salário emocional é relativo às necessidades e demandas dos seus colaboradores. Portanto, é fundamental conhecer detalhadamente os seus perfis, de modo que fique claro quais serão as soluções mais adequadas para cada situação.

Dedique o tempo necessário para fazer esse passo, pois é através da análise do perfil dos seus colaboradores que você poderá aumentar a satisfação e o engajamento de fato.

Ofereça oportunidade para todos

Como dito anteriormente, a cultura de treinamentos é bastante importante dentro da construção de um bom salário emocional. Garanta que todos os colaboradores tenham a oportunidade de se desenvolver, seja em treinamentos presenciais ou através de plataformas digitais mais inclusivas, como é o caso das LXPs.

Alinhe os objetivos dos departamentos

Tenha em mente que todas as equipes e departamentos devem trabalhar de forma conjunta, nas mesmas metas e nas mesmas estratégias. Essa união reflete positivamente nos colaboradores, fazendo com que o salário emocional ganhe força, e com ele, o engajamento.

Crie uma cultura de treinamentos

Por mais que possa parecer repetitivo, tocamos novamente na tecla da cultura de treinamentos. Além de criar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal para os colaboradores, busque deixar claro o que é o salário emocional, quais são seus benefícios, suas características e peculiaridades.

Gostou do conteúdo? Observe essas dicas:

1 – Visite o Blog da Keeps e acesse diversos conteúdos atuais sobre T&D e RH, sempre relevantes para as suas demandas de Educação Corporativa!

2 – Conheça o GO LEARNING: o Go Learning é a Universidade Corporativa da Keeps, gratuita e repleta de cursos e temas criados exclusivamente para o desenvolvimento da sua empresa e dos seus colaboradores.

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Tá esperando o quê? Vem pra Keeps e descubra o nosso jeito simples de capacitar!

Perguntas frequentes sobre Salário Emocional:

O que é o Salário Emocional?

Salário emocional é o investimento da empresa em proporcionar um ambiente no qual os aspectos emocionais e motivacionais permitam que o colaborador se torne cada vez mais engajado nas suas produções e tenha cada vez mais vontade de permanecer na empresa.

Qual a importância do Salário Emocional?

Existem alguns motivos que fazem do Salário Emocional algo importante para a empresa e seus colaboradores, por exemplo:

– gera satisfação aos colaboradores, o que impacta no aprimoramento da sua performance e no alcance de objetivos individuais e coletivos;
– aumenta a produção e forma bilateral;
– é um atrativo, faz com que os colaboradores queiram permanecer na empresa;
– a contribuição acontece de forma ativa;
– reduz o turnover;
– aumenta a retenção de talentos.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: