keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Tipos de LMS: qual a melhor opção para os seus treinamentos?

Início » LMS e LXP » Tipos de LMS: qual a melhor opção para os seus treinamentos?

Talvez você já tenha visto por aí algumas classificações referentes aos Tipos de LMS, correto? Muito provavelmente as definições que você precisa não foram encontradas, ou não correspondiam às reais necessidades de escolha que sua empresa precisa.

Afinal, embora seja importante avaliar quais as tecnologias que estão por trás da criação de um LMS, entendemos que merece destaque saber como utilizá-lo e qual a melhor forma de adaptá-lo à realidade da sua empresa. Por isso produzimos esse artigo, para ajudar sua decisão na escolha pelo melhor tipo de LMS para você!

Vamos lá?

Quais são os 4 tipos de LMS que realmente importam?

Sabemos que, de fato, os tipos de LMS que apresentam funcionalidades e aplicabilidades diversas são os seguintes:

Quais são os 4 tipos de LMS que realmente importam?
  • LMS de treinamento corporativo: que é desenvolvido especificamente para os treinamentos realizados nas empresas, voltados para a educação corporativa.
  • LMS de ensino à distância: que são geralmente utilizados em instituições de ensino superior ou escolas, com o foco de ofertar cursos online para estudantes.
  • LMS de e-learning: esse tipo de LMS é mais abrangente, pois engloba os treinamentos corporativos, o ensino à distância e também a área educacional. Utilizando o e-learning, os conteúdos são criados, compartilhados, com entrega gerenciada e os cursos passíveis de rastreamento.
  • LMS móvel: aqui é permitido o acesso de cursos e treinamentos através de dispositivos móveis. O LMS já é aperfeiçoado para corresponder a esse tipo de acesso.

Abaixo, falaremos com um pouco mais de profundidade sobre cada um dos tipos citados acima, tudo para que você consiga escolher o tipo de LMS que me melhor se encaixe às demandas da sua empresa, inclusive na criação de uma Universidade Corporativa.

Vamos lá?

LMS de Ensino à Distância

Dentre os tipos de LMS, esse é utilizado para suprir as necessidades em geral de educadores e qualquer instituição de ensino que tenha como foco oferecer a possibilidade de ensino à distância.

E quais as funcionalidades que esse tipo de LMS oferece?

  • Gestão dos cursos: os responsáveis pela administração das instituições de ensino podem desenvolver, planejar e executar os cursos e demais programas de ensino à distância.
  • Criação de conteúdo: essa funcionalidade possibilita que os professores sejam os responsáveis pela criação e compartilhamento do aprendizado, desenvolvendo os conteúdos em formatos diversos, como vídeo, quizzes etc.
  • Comunicabilidade com os estudantes: esse tipo de LMS fornece aos estudantes e professores a possibilidade de utilizar fóruns de debates, chats e mensagens.
  • Rastreamento: tanto os administradores da plataforma quanto os professores podem acompanhar os processos dos estudantes, como o período destinado a cada curso e os resultados das avaliações.
  • Avaliações: dentro da plataforma, podem ser criadas avaliações cujos gabaritos são entregues automaticamente.
  • Certificações: a plataforma pode gerar certificados conforme os estudantes forem concluindo seus cursos ou programas.

Dentre os tipos de LMS, o LMS de Ensino à Distância visa corresponder às necessidades da instituição de ensino, então cabe a ela definir quais as funcionalidades que necessita ao escolher a melhor plataforma.

LMS de Treinamento Corporativo

Esse tipo de LMS é focado nas necessidades específicas das organizações que procuram fazer um gerenciamento e desenvolvimento de treinamentos corporativos eficazes.

E sobre as funcionalidades? Boa parte delas não se desvincula do que mostramos no tipo de LMS acima, uma vez que o sistema é mesmo, o que varia é a performance, a depender do foco de utilização, veja só.

No que diz respeito à criação de conteúdo, você pode criar seus treinamentos corporativos utilizando-se de vídeos, pdfs, quizzes, gamificação etc.

Aqui, a entrega dos treinamentos pode ser feita de modo presencial ou também à distância, tudo para facilitar que o colaborador consiga concluir seus cursos ou trilhas de aprendizagem.

Quanto ao rastreamento do progresso e aos relatórios e análise de dados, funciona como falamos anteriormente, lembra?

O LMS é um sistema que permite que os gestores rastreiem os caminhos feitos pelos colaboradores na plataforma bem como que sejam gerados dados e relatórios de análises acerca do desempenho dos colaboradores.

LMS de E-learning

Quanto ao gerenciamento de cursos, criação de conteúdo, comunicabilidade com os colaboradores através da plataforma, rastreio do progresso, avaliações e certificações, tudo aqui funciona do mesmo modo dos tipos anteriores.

Mas aqui podemos salientar uma funcionalidade importante: a integração com outras ferramentas.

É isso mesmo, caso você decida utilizar um LMS de e-learning, você poderá integrá-lo a outras ferramentas, como sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes, sistemas de gerenciamento de projetos e demais ferramentas que você entenda necessárias para que o processo de capacitação seja eficaz.

De modo genérico, podemos dizer que o LMS de e-learning é um dos tipos de LMS que oferece uma solução integral para a gestão e entrega de programas digitais de aprendizado.

LMS Móvel

Agora chegamos a um dos tipos de LMS que muito provavelmente é também um dos seus maiores interesses.

O LMS móvel é um tipo de LMS melhorado para ser acessado por dispositivos móveis, como smartphones, tablets etc. E quais são as suas principais funcionalidades? Te conto abaixo:

Acessibilidade

Quando o LMS móvel é o modelo escolhido pela empresa, o conteúdo disponibilizado pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando que exista um dispositivo móvel com acesso à internet.

Otimização

O LMS móvel é adaptado para que seja capaz de “rodar” em todos os dispositivos móveis possíveis, tudo para que o colaborador tenha a melhor experiência de aprendizagem.

Interatividade

Aqui, os administradores do LMS podem criar conteúdos cada vez mais interativo para aumentar o engajamento dos colaboradores e aumentar o índice de conclusão dos programas de capacitação.

Integração com outras aplicações

Com o LMS, é possível a integração com outros aplicativos, como calendários, redes sociais e demais ferramentas digitais que otimizem o aprendizado.

Personalização

A plataforma LMS possibilita a personalização da experiência do colaborador, escolhendo os cursos e programas que irão contribuir para as duas demandas específicas de capacitação.

Você consegue perceber como o LMS móvel é um facilitador? O alcance dos seus programas de treinamento e desenvolvimento é ampliado, permitindo que inclusive aqueles colaboradores que trabalham em constante movimento consigam adaptar o aprendizado às suas necessidades.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de LMS, deve estar se perguntando:

Por que o tipo de LMS certo é importante para sua empresa?

Por que o tipo de LMS certo é importante para sua empresa?

Podemos dizer que a importância de escolher o tipo de LMS mais acertado se dá sobretudo porque você precisa de uma solução que seja eficaz para sua empresa.

Então como saber o que você deve verificar no momento de escolher entre os tipos de LMS?

Eficácia

Quando você for escolher o LMS para sua empresa, verifique se as funcionalidades e recursos disponíveis correspondem às demandas da sua empresa.

Engajamento

Escolhendo o LMS que melhor se encaixa para sua empresa, você conseguirá que seus colaboradores passem a adotar a plataforma e utilizá-la da forma mais eficiente.

Imagine que você escolha um dos tipos de LMS aquém das necessidades do seu público-alvo. É meio fácil visualizar que haverá um engajamento precário e os treinamentos não atenderão aos índices esperados.

Valor

Utilizar o tipo mais correto entre os tipos de LMS vai permitir o aumento dos valores que a plataforma trouxer.

Isso acontece porque alguns tipos de LMS abrangem métodos genéricos, enquanto outros são projetados para atender demandas específicas.

Ou seja, se você investir em um determinado tipo, deve garantir que obtém o maior valor possível.

Usabilidade

Se você utilizar um tipo de LMS que não seja de fácil manuseio, intuitivo e simples, certamente haverá dificuldade quanto ao tempo e esforço despendido.

Com o tipo de LMS certo, todo o processo de capacitação cumprirá sua eficiência.

Então, de forma resumida, podemos dizer que o tipo de LMS que mais converse com as necessidades da sua empresa é o que deve ser escolhido, de modo a corresponder às demandas de capacitação e garantir a eficiência dos processos.

Agora observe que, quando olhamos para a realidade das grandes empresas, percebemos diversas necessidades distintas, paras as quais um tipo diferente de LMS se encaixaria.

Isso inclusive faz com que muitas empresas contratem uma série de plataformas diferentes para atender a cada uma de suas demandas internas. Como então encontrar uma solução facilitadora diante desse cenário?

LXP: todos os tipos de LMS em uma plataforma

LXP: todos os tipos de LMS em uma plataforma

Como comentamos acima, não deve ser nada simples ter que lidar com diversos tipos de LMS em uma mesma empresa, concorda?

A LXP, por exemplo, é uma plataforma voltada para a experiência de aprendizagem e consegue combinar em si todos os tipos de LMS que citamos até aqui.

Essa Plataforma de Experiência de Aprendizagem possui recursos inovadores, como gamificação e recomendação personalizada dos conteúdos nela disponíveis, o que faz com que a experiência de aprendizagem seja ainda mais engajadora e efetiva.

Todavia, é claro, não esqueça do seguinte: a plataforma LXP seria a melhor decisão para atender àquilo que sua empresa e seus colaboradores precisam?

Então analise suas prioridades e os recursos que terá disponíveis no momento da decisão.

Como escolher o melhor tipo de LMS?

Para finalizar, podemos te ajudar a escolher o melhor LMS para sua empresa. Para isso, traremos abaixo exemplos de alguns dos nossos cases de sucessos. Descubra como a Keeps viabiliza a Educação Corporativa da forma que melhor se adapte à realidade da sua organização!

Exemplo 1: Case da Vero

A Vero, uma empresa de telecom com quase 3000 colaboradores, chegou na Keeps com demandas específicas, especificamente em relação aos métodos de capacitação dos seus colaboradores, sendo que quase 65% atuam como vendedores, técnicos, instaladores e também no setor de call center, focando em atendimento e suporte.

Como então padronizar os treinamentos havendo tamanha dispersão geográfica (haja vista haver filiais em vários estados)? Utilizando nossa plataforma LMS ficou fácil.

A plataforma LMS da Keeps permitiu: facilidade em gerar conteúdos; inserção de mídias variadas, como podcast, PDF; pacote SCORM; facilidade em conseguir acessar conteúdos; desenvolver missões mais extensas; cursos mais curtos, em formato de pílulas etc.

Ou seja, tudo que um LMS de Treinamento Corporativo pode oferecer de mais inovador. Quer saber mais? Leia o case completo aqui.

Exemplo 2: Case da Bistek

Como escolher o melhor tipo de LMS?

O principal desafio da rede Bistek ao encontrar a Keeps era criar um padrão para os treinamentos realizados em todas as lojas.

Mas como fazer isso? Através da implantação de uma Universidade Corporativa Digital que possibilitasse: eficácia, engajamento, inovação e principalmente, análise e mensuração de resultados. Ou seja, um LMS de E-learning, atualizado, inovador, com mais possibilidades de recursos e gestão: tudo o que Konquest proporciona.

Em menos de 90 dias, a Universidade Corporativa da Bistek já estava funcionando, e você pode descobrir como se deu todo o processo clicando aqui.

Exemplo 3: Case da Wilson Sons

A Wilson Sons é a maior empresa de logística portuária e marítima atuante no mercado brasileiro. Devido a este método de atuação, é claro que desafios de capacitação existiam, especialmente em relação aos métodos através dos quais eram realizados os treinamentos dos colaboradores embarcados.

Qual a melhor solução diante desse cenário? Encontrar um LMS Móvel, onde o mobile learning fosse viável e capaz de atender a todas as demandas de treinamento da empresa.

Com o SmartZap da Keeps, a Wilson Sons teve acesso a uma ferramenta aplicável a um aplicativo que já existe no celular de quase todas as pessoas. E o melhor: não precisa instalar; é de fácil manuseio e gera um engajamento muito alto.

Essa é mais uma das soluções que oferecemos. Quer saber saber sobre o nosso LMS móvel? Leia aqui!

Exemplo 4: Case da Meta

Atualmente, a Meta conta com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. Muitas demandas relacionadas a treinamentos existem no cotidiano da empresa. Sabemos então que seria difícil lidar com vários tipos de LMS diferentes para atender às necessidades de cada setor da empresa.

Dado este cenário, a Keeps e a Meta iniciaram uma parceria focada em aprendizagem, que resultou na evolução do Meta Academy, o programa de formação da empresa. Assim, ao invés de continuar usando uma plataforma LMS, a Meta reuniu todos os seus treinamentos em uma única plataforma, a LXP da Keeps.

Por meio do Konquest, a empresa encontrou uma aliada na disseminação do seu modelo de gestão e negócios, experienciando as transformações que vende aos seus clientes. Após a mudança para uma LXP, a Meta encontrou:

  • Possibilidade de gerar certificado de conclusão dos cursos;
  • Gerenciamento de pessoas externas e internas à companhia em capacitações e formações;
  • A organização e compilação de materiais foi centralizada na plataforma;
  • Possibilidade de fazer a análise dos dados por meio dos relatórios fornecidos.

Caso essa seja a solução que você procura para a sua empresa, não perca tempo! Quer saber mais sobre o processo de evolução da Universidade Corporativa da Meta? Leia aqui!

Conclusão

Diante de todo o exposto, acho que você consegue enxergar algo em comum diante de todos os exemplos apresentados, não é mesmo? Pois bem, a Keeps é a resposta para qualquer uma das demandas LMS ou LXP que sua empresa possa apresentar na sua rotina de treinamentos corporativos!

Vem pra Keeps!

Não perca tempo e conheça todos os nossos produtos, basta agendar um teste grátis ou falar com um de nossos especialistas.

Perguntas frequentes sobre tipos de LMS:

O que é LMS?

O LMS (Learning Management System) é uma plataforma de aprendizagem virtual que guia a experiência dos usuários e oferece relatórios de desempenho aos gestores da plataforma, através da coleta de dados individuais e por curso (ou questão, atividade, etc.), para análise dos resultados de das ações de educação e capacitação de colaboradores.

Quais são os principais tipos de LMS?

– LMS de treinamento corporativo;
– LMS de e-learning;
– LMS móvel;
– LMS de ensino à distância.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: