Inteligência Artificial no RH e T&D: impactos e aplicações práticas
A Inteligência Artificial no RH e T&D ajuda a trazer celeridade e menos burocracia aos processos embutidos nesses setores.
Chamamos de transformação digital as mudanças através das quais as empresas passam em relação às tecnologias e utilização de ferramentas digitais nos seus processos cotidianos.
Quando a organização decide digitalizar seus setores operacionais e estratégicos, tudo acaba sendo otimizado.
A cultura organizacional evolui e todos os procedimentos acabam sendo mais céleres, eficazes e benéficos.
Além disso, é claro, a experiência do cliente acompanha esse desenvolvimento, sendo muito mais positiva e facilitando as necessidades de um RH estratégico.
Pois demonstra que a empresa está preocupada em manter uma posição de destaque no mercado.
A transformação digital abarca também os modelos e métodos de capacitação dos colaboradores, focando em torná-los mais ágeis e os desafios de realizar esse tipo de capacitação.
E também com soluções mais sólidas e entregando uma análise e gestão de dados proporcionadas pelas inovações.
Mas como todo esse processo de transformação é realizado? Te contamos a seguir!
Para que a transformação digital aconteça, são necessários alguns alicerces para direcionar as mudanças e ajudar que sejam o mais precisas possíveis. Como principais pilares, podemos citar:
Então não esqueça: deve haver um trabalho eficaz em cima de todos esses pilares para que a transformação digital seja válida e capaz de ultrapassar quaisquer obstáculos que a digitalização trouxer.
É claro que a transformação digital traz impacto para todos os setores da empresa, certo? Mas quais os efeitos para os Recursos Humanos e o Treinamento e Desenvolvimento?
Se a empresa de propõe a realizar uma transformação digital, precisa atrair e reter colaboradores que tenham skills direcionadas às necessidades relacionadas a tecnologia.
Por esse motivo, tanto o recrutamento quanto a seleção devem realizar procedimentos que correspondam às alternativas que a empresa escolheu.
Exemplo: a empresa pode adotar um software específico para auxiliar no processo de recrutamento e seleção.
O setor de T&D deve focar em desenvolver os colaboradores dando atenção àquilo que tem sido mais procurado em termos de atualizações digitais.
Tudo isso pode ser realizado utilizando cursos digitais de capacitação, workshops etc.
Exemplo: através de uma plataforma digital, podem ser ofertados cursos online de skills para gerir projetos ou realizar análise de dados.
No RH, a gestão através da transformação digital também é impactada. Geralmente passam a ser utilizadas ferramentas digitais, tais como plataformas de aprendizagem e programas de gerenciamento de performance.
Exemplos: um processo de admissão digital ou quando a empresa passa a utilizar um sistema que avalie o desempenho, realizado online, onde o gestor consiga acompanhar as metas dos colaboradores e até mesmo fazer um feedback em tempo real.
Para que as transformações digitais sejam bem aceitas pelos colaboradores, o RH precisa atuar alterando a cultura organizacional, de modo que apoie as mudanças que ocorrerão.
O passo mais relevante é fazer com que os colaboradores engajem diante das propostas digitais.
Exemplo: desenvolver um programa de inovação com propostas dos próprios colaboradores, referentes à transformação de digital, focando em incentivar uma cultura de inovação.
O que tem sido utilizado para que a transformação digital aconteça na rotina organizacional? Vamos te mostrar a seguir algumas das principais tecnologias destinadas a esse fim, olha só:
As tecnologias da TMS, LMS, IA, chatbots, análise de dados, ferramentas de avaliação, feedback, computação em nuvem e gamificação, quando bem implementadas e integradas, são essenciais para facilitar a rotina de T&D e RH da empresa.
Com uma plataforma LXP que faça toda a integração das soluções de capacitação e gestão do T&D e RH, tudo isso é possível de ser criado em um único ecossistema de aprendizagem.
Na Keeps nós proporcionamos toda essa variedade de tecnologias em uma só!
Com a diferença de que temos o Learning Analytics ao invés do People Analytics e ainda não nos propusemos a realizar as atividades geradas pelo TMS.
Fale com um especialista ou agende um teste grátis para conhecer as nossas soluções!
A transformação digital ocorre quando a empresa decide realizar a digitalização dos seus processos, visando facilitar a gestão e migração para o ambiente digital. Dessa forma, a experiência do colaborador e dos clientes são otimizadas e os resultados finais acabam sendo positivos para a organização como um todo.
São 7 os pilares para a transformação digital, veja só:
Estratégia e liderança precisam estar conectadas para que as mudanças sejam positivas.
Cultura organizacional: toda empresa precisa aceitar as modificações.
Tecnologia: precisa ser integrada e facilitada.
Experiência do cliente: esse deve ser o foco principal da transformação digital.
Processos e operações: serão mais positivos e inovadores.
Análise de dados e tomada de decisão: sem isso, não é possível existir uma transformação digital.
Gestão de talentos e desenvolvimento de habilidades: deve haver investimento para o desenvolvimento das skills de tecnologia dos colaboradores para que assim tudo ocorra conforme o planejado.
A Inteligência Artificial no RH e T&D ajuda a trazer celeridade e menos burocracia aos processos embutidos nesses setores.
O plano de sucessão é uma estratégia para identificar e desenvolver colaboradores aptos a ocupar cargos ou funções de gestão/liderança na empresa.
O Customer Experience (CX) é um conceito utilizado para caracterizar e demonstrar as relações existentes entre um cliente e uma marca.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |