RH Estratégico: o que é e qual papel desempenha

Início » Modelos de Gestão » RH Estratégico: o que é e qual papel desempenha

O RH estratégico é um modelo de gestão de Recursos Humanos onde os profissionais são parte estratégica da empresa. E devido a isso, o RH estratégico tem a missão de otimizar processos e decisões com o uso de tecnologia, dados e indicadores, auxiliando no crescimento e rentabilidade do negócio. Pois bem, saiba que a partir do RH estratégico, você está contribuindo para que a sua empresa utilize seu capital humano de maneira realmente eficiente, conquistando melhores resultados.

Afinal de contas, o papel do RH transcende o recrutamento e acaba por influenciar todo o ciclo de vida dos colaboradores em uma organização. Dessa forma, reter talentos, propagar a cultura organizacional e criar um employer branding tornam-se funções também indispensáveis. Sendo assim, é preciso ter um Recursos Humanos mais estratégico, com suas funções mais otimizadas. Mas como? Nós te contamos tudo neste post!

O que é um RH estratégico?

A estratégia é um termo militar que significa organizar ações para conquistar certos objetivos. Ter um RH estratégico representa tomar decisões embasadas, planejar antes de agir, evoluir processos antigos para otimização de tempo e sempre buscar por melhores resultados.

Claro que, todas as ações do RH Estratégico só são possíveis por conta da tecnologia avançada e de ponta.

Essas ações têm como objetivo, transformar e evoluir o recrutamento e seleção, além de agilizar procedimentos que antes eram manuais, como a triagem de currículos e testes de perfil.

Qual a diferença entre RH estratégico e RH operacional?

Antes de tudo, precisamos entender qual é a diferença entre RH estratégico e RH operacional, para assim, compreender a necessidade de otimização da área e dos processos que a envolvem.

É preciso ter em mente que quando uma área se torna estratégica, ela não só se autodesenvolve, como também gera retorno direto para a empresa.

Um RH estratégico tem um conhecimento mais amplo da estratégia da organização, podendo influenciar ativamente nos resultados empresariais, que passam a ter um alto grau de responsabilidade e importância.

O RH operacional é um setor mais engessado e ainda utiliza ferramentas manuais, apenas executando as funções.

Qual a diferença entre RH estratégico e RH operacional?

Portanto, um RH estratégico é uma das formas mais eficientes para que empresas consigam trabalhar na atração de talentos alinhados culturalmente e não apenas disputando por clientes.

Um time bem engajado e consciente é peça fundamental para que os objetivos de um negócio sejam atingidos.

Sem uma equipe altamente qualificada para elaborar e dar andamento aos projetos, fica impossível manter-se à frente da concorrência.

O RH estratégico está focado em captar e reter estes talentos, estudando o perfil de cada trabalhador e direcionando suas atividades de acordo com suas habilidades técnicas e comportamentais.

Qual a missão do RH estratégico?

As principais missões do RH estratégico estão muito além de otimizar processos para obter resultados, eles também podem ser definidos da seguinte forma:

  • o desenvolvimento de políticas, processos e ferramentas que tem como foco a gestão de pessoas, a liderança e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores;
  • o gerenciamento da cultura organizacional, assegurando o envolvimento dos profissionais e promovendo um ambiente harmônico e ao encontro da missão, visão e valores da empresa;
  • a promoção de um clima organizacional compatível com a criação e manutenção de uma equipe engajada, motivada e produtiva.

Quais as vantagens de um departamento de Recursos Humanos estratégico?

Para te convencer de uma vez por todas que investir em um RH estratégico realmente vale a pena, que tal conhecer algumas vantagens que o processo pode apresentar?

Quais as vantagens de um departamento de Recursos Humanos estratégico?

As principais vantagens em investir em um RH estratégico são:

  • uso inteligente do tempo;
  • aumento da produtividade;
  • melhora nas contratações;
  • redução do turnover;
  • melhor uso das competências do RH;
  • área focada em resultados;
  • mais analítico e certeiro.

Como tornar o RH mais estratégico e eficaz?

Separamos 6 etapas essenciais para tornar a área de Recursos Humanos mais estratégica e eficiente em qualquer empresa. Confira!

Defina uma meta para ser conquistada

Uma área operacional geralmente preocupa-se apenas com ações e processos, portanto, a partir do momento que uma meta é definida, fica mais fácil ser estratégico.

Quando um objetivo é traçado, todos deverão contribuir para seu alcance, facilitando os processos de estratégia.

Então, essa meta para o time de RH, pode ser diminuir o tempo de recrutamento e seleção, reduzir turnover ou até mesmo aumentar a percepção da marca entre colaboradores.

Invista em planejamento para potencializar sua estratégia

Um RH estratégico é uma equipe proativa.

Neste sentido, as ações são feitas para construir algo melhor e maior no futuro, sempre visando atingir metas e melhorar o desempenho.

Sendo assim, é fundamental fazer um planejamento de ações para a equipe de RH.

Nesse planejamento, você pode incluir treinamentos e desenvolvimento das equipes ao ano, definir eventos e ações internas de endomarketing e eventuais melhorias no setor.

Ou seja, inclua todas as ações que ajudarão a área a atingir sua meta anteriormente definida.

Seja um RH orientado a dados e melhores suas decisões

A ideia de um RH subjetivo e influenciável por fatores externos precisa ser cada vez mais esquecida, afinal de contas, alguns dados surgem para tornar mais fáceis e certeiras as tomadas de decisões da área.

Um exemplo disso é o People Analytics, uma estratégia que une coleta e análise de dados por meio de software para otimizar a gestão de Recursos Humanos.

Esses e muitos outros dados podem ser utilizados de inúmeras maneiras, como para traçar perfis de colaboradores de alta performance, mensurar o desempenho do próprio RH, calcular turnover e planejar atividades estratégicas.

Invista em tecnologia para aprimorar o recrutamento e seleção

Um RH estratégico investe em tecnologia, visando otimizar boa parte do processo de recrutamento e seleção, substituindo os processos manuais, como as inúmeras trocas de e-mail, currículos em PDF e planilhas, por um software de ponta para proporcionar um recrutamento e seleção eficiente.

Dessa maneira, o RH não substitui o olho no olho, mas sim evolui o recrutamento e passa a ter capacidade de recrutar em larga escala e de maneira ainda mais precisa.

Esse mesmo software dará insumos para decisões, ajudará automatizar etapas do processo e a melhorar o aproveitamento de candidatos. É, portanto, a maneira mais estratégica de lidar com processos seletivos.

Como tornar o RH mais estratégico e eficaz?

Perpetue a diversidade e inove a empresa

Não é novidade que as empresas que investem em diversidade são conhecidas por serem mais inovadoras, inclusivas e igualitárias.

Portanto, saiba que é possível ter um RH estratégico partindo dessa perspectiva.

Os colaboradores de uma empresa inclusiva e diversa se sentem mais à vontade para tomar decisões arriscadas, possuem menos medo de errar e muita vontade de inovar.

Optar por fazer seleções, recrutamento e contratações multiculturais e inclusão é uma forma estratégica de pensar a longo prazo para empresa, colaboradores e sociedade.

Treine os gestores para melhorar o engajamento e propagação da cultura

Um dos papéis do RH também é fazer com que os gestores participem ativamente na propagação da cultura.

Essa é uma boa forma de espalhar estrategicamente a marca empregadora, construindo aos poucos a perspectiva que a empresa quer passar ao mercado e aos futuros colaboradores.

Assim, a partir de treinamentos, o RH estratégico garante que todos estejam alinhados e engajados com a cultura.

Com certeza, todo esse investimento irá melhorar não só sua percepção de marca, mas também o onboarding de novos funcionários e o ambiente como um todo.

Portanto, para inovar o setor de RH, lembre-se de buscar por soluções que agilizem o seu dia, otimizem suas tarefas operacionais e tornem sua área mais analítica e focada em resultados.

Soluções da Keeps para um RH Estratégico

A Keeps desenvolve soluções para Educação Corporativa que irão ajudar as áreas de T&D e RH da sua empresa na implantação de treinamentos corporativos. Com a LXP da Keeps, o processo de capacitação se torna muito mais simples, ágil e eficiente.

Isto, é:

  • Menor custo
  • Menos tempo
  • Mais resultados
Konquest Keeps

Konquest combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. É possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento, de uma maneira simples e ágil para criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

O ensino personalizado do Konquest identifica o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos, a fim de oferecer dicas e recomendações sob medida. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que as pessoas mais interagem.

Solicite uma demonstração gratuita e dê mais um passo para implantar um RH Estratégico na sua empresa.

Perguntas frequentes sobre RH Estratégico:

Quais as vantagens de um RH Estratégico?

Alguns dos principais benefícios do RH Estratégico são:

– tempo administrado com inteligência;
– melhora da produtividade;
– contratações mais assertivas;
– diminuição do turnover;
– melhor uso das competências do RH;
– foco voltado para resultados;
– sistema mais analítico e certeiro.

Como tornar um RH Estratégico?

Para que seu RH seja mais estratégico, observe o seguinte:

1. Estabeleça uma meta para ser conquistada.
2. Aposte em planejamento para potencializar sua estratégia.
3. Seja um RH orientado a dados e melhores suas decisões.
4. Foque em tecnologia para aprimorar o recrutamento e seleção.
5. Dê espaço à diversidade e inove a empresa.
6. Treine os gestores para melhorar o engajamento e propagação da cultura.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados