Curva de Aprendizagem: conhecimento em busca de resultados
Curva de aprendizagem, ou curva de aprendizado, é uma forma de determinar a proficiência de uma atividade dentro de uma escala evolutiva.
No mercado atual há diversas modalidades de treinamento e capacitações para os colaboradores. Todas devido às diferentes maneiras de adquirir conhecimento que foram observadas ao longo do tempo. Com isso, um dos métodos mais atuais e eficientes que se tem falado é a metodologia ativa. As metodologias ativas têm o principal objetivo de centralizar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando-o personagem principal. Todavia, cada um possui suas competências pré-formadas e isso define os modos que absorvem com mais facilidade as informações. Sendo assim, necessário a criação de subgrupos com especificidades diferentes.
Um desses subgrupos das metodologias ativas é o que chamamos de Aprendizagem Baseada em Projetos, do inglês Project Based Learning. Esta parte proporciona diversas interações dentro do mercado de trabalho e sua implementação é muito interessante para um aumento futuro da independência profissional e do aumento da produtividade. Portanto, continue a leitura do post para entender de forma concreta sobre a aprendizagem baseada em projetos, como aplicá-la, sua funcionalidade, suas características etc.
A aprendizagem baseada em projetos tem seu foco inteiramente no aluno, pois como visto, ela faz parte do grupo das metodologias ativas da educação. Ela consiste na resolução de problemas através de práticas e elaborações de projetos sobre a temática. No entanto, é diferente da aprendizagem baseada em problemas. Além dessas situações que serão trabalhadas, é válido ressaltar o foco na problemática palpável, ou seja, que se pode vivenciar de fato; uma hipótese futura. Sendo extremamente útil na carreira profissional de inúmeros integrantes de uma equipe que, nem sempre, tiveram essa independência organizacional, independentemente de seu motivo.
Entretanto, este método é muitas vezes confundido com a aprendizagem baseada em problemas. O que, de fato, tem sua semelhança, mas se difere em algumas características mais específicas, como:
Na aprendizagem baseada em projetos há um objetivo pré-selecionado. Ou seja, a solução do problema já foi estabelecida, levando o foco mais para o lado dos caminhos que surgiram com as ideias. Já na aprendizagem baseada em problemas, há diversas soluções válidas, focando mais no resultado que chegou, e não inteiramente no processo.
Ademais, a situação problema é mais voltada para a realidade na primeira forma de aprendizagem. Já na segunda são situações hipotéticas que trabalham a resolução do problema sem uma finalidade muito específica dentro do ambiente corporativo. Isso estimula maior associação de pensamentos e reações.
A aprendizagem baseada em projetos tem sua funcionalidade dentro do ambiente corporativo voltada para o desenvolvimento de competências que, antes, não estavam presentes nos colaboradores da equipe. Visando uma futura independência profissional com melhores resultados na área de produção.
Outrossim, é importante para melhorar o engajamento da equipe para a solução de problemas sem solicitar repetidamente a ajuda dos líderes, criando, assim, mais autonomia e facilitando o trabalho e o clima organizacional.
Em casos de baixo índice de produtividade, esta modalidade de processo educacional serve também para capacitar novos colaboradores em áreas diferentes, com o intuito de entender suas reações e o manejo do problema em determinados cenários, muitas vezes desconhecido.
Para a sua aplicabilidade dentro da educação corporativa alguns pontos devem ser organizados no papel para depois pôr em prática com a equipe, portanto, é imprescindível seguir os determinados passos:
Nesta primeira etapa o tutor da aprendizagem deve decidir quais serão as situações trabalhadas e quais são os objetivos para que articulem com os problemas vivenciados diariamente na empresa.
Depois de definir quais serão, é hora de implementar junto com os colaboradores, proponha o problema e dê as coordenadas para um início de pesquisa.
Aqui, o professor deixa o seu papel de trazer o conhecimento de fora para dentro da sala e passa a ter função de guia e orientador, apenas observando o andamento e intermediando o conhecimento entre os integrantes quando preciso.
Nesta última etapa, o tutor do projeto deve analisar quais características são exaladas nas pesquisas, quais competências foram desenvolvidas e como foram as diferentes abordagens para um problema com uma solução já definida.
Após entender o conceito, sua aplicabilidade e como funciona o andamento do projeto, é o momento de ressaltar os seus benefícios dentro de uma corporação e como isso afeta no bem-estar dos colaboradores e líderes. Podendo citar tais pontos:
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Também chamada de Project Based Learning, a Aprendizagem baseada em Projetos é uma metodologia de ensino ativa onde a prática é a ferramenta principal, ou seja, durante a realização de uma tarefa, o estudante recebe direções reais de como desenvolvê-la, ao invés de ter todas as características teoricamente explanadas.
É importante que sejam seguidos os seguintes passos ao colocarmos em prática a Aprendizagem baseada em Projetos:
1. Crie um planejamento do projeto.
2. Proponha o projeto.
3. Monitore o andamento.
4. Analise a apresentação dos colaboradores.
Curva de aprendizagem, ou curva de aprendizado, é uma forma de determinar a proficiência de uma atividade dentro de uma escala evolutiva.
Estilos de aprendizagem podem ser definidos como as formas diferenciadas que cada indivíduo tende a aprender sobre um determinado assunto ou prática.
Processo de Aprendizagem diz respeito ao modo através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.
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