Aprendizagem baseada em problemas na Educação Corporativa

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Você já ouviu falar na Aprendizagem Baseada em Problemas? Na atualidade, com a percepção de inúmeras formas de aprendizagem que norteiam o processo educacional dentro das instituições de ensino e empresas, criaram-se diferentes metodologias para ampliar a abordagem dos discentes. Uma delas é a metodologia ativa, que abrange uma grande área com muitos outros métodos.

Uma delas, criada recentemente, é a aprendizagem baseada em problemas, traduzida do inglês Problem Based Learning (PBL). Nesta estratégia de ensino, o colaborador é o centro do processo. É ele que buscará o conhecimento, transformando o papel do professor que, antes, era de trazer as informações e, agora, é de guiar e mediar o que se precisa saber, ou seja, de professor para tutor/guia. Assim, neste post iremos apresentar a definição desta moderna forma de aprendizagem, explicitando sua aplicabilidade e seus benefícios com foco na educação corporativa. Continue a leitura para entender como ocorre o funcionamento dessa metodologia inovadora.

O que é aprendizagem baseada em problemas?

O PBL, surgiu no final da década de 1960 em uma faculdade de medicina, devido ao atraso teórico e prático de algumas turmas iniciais. Para conciliar as duas áreas necessárias se foi criado um método que aborda tanto uma situação prática, quanto o conteúdo necessário, o Problem Based Learning. Ou seja, é um processo de aprendizagem que busca o conhecimento a partir de situações problema discutidas em equipe. Nele não é preciso uma base teórica prévia específica, pois é no debate que as informações vão sendo trabalhadas e adquiridas pela arguição.

Portanto, o aprendizado é fruto do debate de um problema, sem soluções corretas, com muito trabalho em grupo. Pois assim, relaciona o conteúdo programático teórico com a parte prática que posteriormente seria trabalhada, facilitando e agilizando o processo, além de interessar muitos que antes eram apenas participantes ouvintes.

Passo a passo da aprendizagem baseada em problemas

Passo a passo da Aprendizagem Baseada em Problemas.

Já com o entendimento do que se trata a aprendizagem baseada em problemas, é preciso entender o seu funcionamento geral, podendo ser aplicado em âmbitos educacionais, universidades corporativas, sendo o último o nosso foco explicativo.

Tal método é realizado assim: o colaborador é o centro do processo e a partir da leitura da situação problema e da sua compreensão, ele, juntamente com o resto da sua equipe passam a ser a fonte do conhecimento. Sendo o problema apresentado, na maioria dos casos, uma realidade futura ou possível para que, assim, haja um preparo para a carreira profissional.

Deste modo, é feito um debate acerca da situação esclarecida e os colaboradores apresentam opiniões e determinam possíveis soluções para a resolução de problemas. Tirando o foco da modalidade expositiva e trazendo a arguição para o ambiente corporativo.

Com o debate feito, os grupos previamente formados, devem selecionar as melhores soluções para uma apresentação final. Ressaltando novamente, que nesta metodologia não há respostas erradas, toda informação trazida é válida como processo avaliativo sem nota.

Como aplicar a aprendizagem baseada em problemas?

Para sua aplicação dentro de uma empresa é necessário primeiramente entender a realidade corporativa. Quais são seus objetivos e quais são as principais competências que o processo de design instrucional, ou educacional, deve desenvolver.

Feito toda essa decisão, é indispensável a presença de um indivíduo qualificado para ser eleito o tutor do processo. Nele, os colaboradores devem participar em grupos formados por pessoas com diferentes habilidades. Visando misturar as informações de diversas áreas de interação e promover o trabalho em equipe intersetorial.

Assim, as situações apresentadas são futuros possíveis problemas que os colaboradores podem enfrentar, assim, já tendo um preparo profissional para lidar com adversidades maiores. Além de desenvolver engajamento e pré-disposição para encarar os desafios diários individualmente ou em equipe.

Benefícios da aprendizagem baseada em problemas

Benefícios da Aprendizagem Baseada em Problemas

Com a independência e o foco do aprendizado inteiramente no colaborador, existem muitos benefícios na sua aplicação dentro de uma empresa que podem ser melhorados. Desde a produtividade, como também o entrosamento entre os integrantes. Alguns dos benefícios trazidos pela Aprendizagem Baseada em Problemas, são:

Autonomia

Com o ensino voltado ao colaborador da empresa, há o desenvolvimento de competências que possibilitam mais autonomia na experiência de aprendizagem. Tanto no momento de aprendizagem, quanto nas atividades práticas exercidas no ambiente de trabalho.

Engajamento

Na aplicação do PBL, é necessário a formação de equipes para a realização dos debates, e esse entrosamento no momento de discussão do assunto aumenta significativamente o engajamento do trabalho em grupo.

Integração no ambiente corporativo

Além de desenvolver habilidades e melhorar o andamento da equipe, ao se relacionar com colaboradores de setores diferentes a noção geral da produção aumenta. Isso faz com que o trabalho individual se torne mais assertivo.

Aumento da produtividade

Com a equipe integrada na empresa e com a valorização individual que a Aprendizagem Baseada em Problemas proporciona, o funcionário se sente mais motivado. E uma vez fazendo parte de um grupo positivo de trabalho, gerando, então, mais produtividade e desempenho.

Conclusão

Em vista dos temas abordados, podemos concluir que é a partir de um RH estratégico e inovador que surgem as soluções de maior destaque. Por exemplo, com a implementação de metodologias ativas de aprendizagem em ações de treinamento e desenvolvimento e Educação Corporativa, como é o caso da Aprendizagem Baseada em Problemas.

Todavia, também vale destacar que existem diversos outros modelos inovadores para construir e compartilhar o conhecimento.

A seguir, listamos outras metodologias ativas que podem ajudar a alavancar os resultados e o engajamento nos seus treinamentos:

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Sobre Aprendizagem baseada em Problemas, as pessoas também perguntam:

O que é Aprendizagem baseada em Problemas?

Também chamada de Problem Based Learning, a Aprendizagem baseada em Problemas tem como foco buscar o conhecimento através de problemas propostos para serem analisados em equipe. Não existe nenhuma base teórica pré-determinada, pois é por meio de debates e arguições que as informações são adquiridas e trabalhadas.

Quais são as vantagens da Atividade baseada em Problemas?

Existem alguns benefícios apresentados pela Atividade baseada em Problemas:

– autonomia;
– engajamento;
– integração no ambiente corporativo;
– aumento da produtividade.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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