Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Estudo de caso: o que é, exemplos e como desenvolver

 Por: |  Publicado em 04/10/2021 |  Atualizado em 04/10/2021 |  Tempo de leitura 7 minutos

O estudo de caso, comumente chamado de case, é uma ferramenta utilizada, por exemplo, em estratégias de marketing como fonte responsável por validar uma proposta, através de pesquisas mais profundas e minuciosas acerca do tema, objetivando servir de prova social. Para saber mais, acompanhe nosso artigo!

O que é Estudo de Caso?

Estudo de caso, ou case, é uma estratégia de pesquisa que possibilita mergulhar no conhecimento acerca de determinado tema, na intenção de investigar as diversas vertentes sobre um mesmo assunto. É um método de estudo que colhe e analisa dados de modo bastante abrangente.

Os estudos de casos são pontos de partida e base inspiratória para que você saiba por onde seguir ao decidir concretizar um trabalho semelhante àquele já feito. O método é necessário e essencial para que você identifique os benefícios e as possíveis falhas na pesquisa por uma solução. Através do estudo, as adaptações tendem a ser mais assertivas e a metodologia anteriormente utilizada trará mais segurança quanto à aplicação e resultados.

Para que um estudo de caso produza o efeito esperado, ele deve trazer em seu bojo um motivo que se adapte à realidade e ao contexto daquilo que será desenvolvido, jamais sendo seguido como um manual de instruções, e sim como um exemplo que visa ampliar a clientela e trazer maior credibilidade ao produto/ serviço.

Mas para que serve um Estudo de Caso?

Um estudo de caso serve como parâmetro para a criação de um novo trabalho, uma espécie de referência diante das experiências já vivenciadas. Por exemplo, se você utiliza como base os passos de um caminho trilhado anteriormente dentro da mesma idealização, os acertos provavelmente serão maiores que o erro.

Todavia, a depender da área nas quais sejam aproveitados, os estudos de caso variam. Se o foco for inovar, a referenciação pode ser utilizada como benchmarking, estratégia de marketing na qual uma empresa semelhante é estudada e suas melhores práticas são aplicadas no negócio atua.

Se o estudo de caso é aplicado na área acadêmica, geralmente é requisitado como parte da entrada em cursos de graduação ou ainda de pós-graduação. O objetivo passa a ser a serventia como método de atestar o que aluno poderá propor como solução para um problema.

Definição de um Estudo de Caso

Para que seja possível definir um estudo de caso, primeiro fazemos análise de sua finalidade principal. Qual o foco? Podem ser pessoas físicas, jurídicas, grupos limitados, eventos etc. Para começar, primeiro deve ser determinado o foco do estudo a ser aplicado.

Se formos tratar da área acadêmica, partimos do estudo de autorias acerca de um tema determinado, identificando as contribuições naquele âmbito. Na área de saúde, a pesquisa é focada em algum tratamento e como o caminhar aconteceu para um paciente ou um grupo de pacientes, dentro do efeito daquelas medicações. No marketing, estuda-se durante um curto período de tempo como estão acontecendo as vendas.

Todas as pesquisas em todas as áreas não atingem um grupo muito grande, dada a necessidade de haver foco e especificidade. O objetivo do estudo, por sua relevância, é aprofundar o máximo possível em tema delimitados.

Tipos de Estudos de Caso

Os estudos de caso podem ser:

Exploratórios

Neste tipo de estudo, procura-se obter conhecimento preliminar acerca do tema objeto de análise. Geralmente são consideradas abordagens contrárias/opostas, onde são apresentados diferentes cenários, o que automaticamente amplia as chances de que o estudo seja eficaz.

Descritivos

O objetivo é direto: realizar a descrição do estudo de caso, com detalhes e soluções contextualizadas, buscando compreender o que move aquela pessoa, grupo ou organização de um contexto a outro.

Analíticos

Geralmente utiliza-se mais de um objeto de análise, cujo propósito é reunir e apresentar dados que alicercem os pontos de discussão, trazendo reflexões a serem assimiladas ou descartadas dentro das partes de um ou mais casos.

Benefícios de realizar um Estudo de Caso

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios acerca da aplicação dos estudos de caso, quais sejam:

  • O mesmo método pode ser aplicar em áreas diversas: ou seja, o alicerce de um caso pode ser utilizado na execução de outro.
  • Um mesmo caso pode ser fonte conhecimento profundo: nesse caso, você poderá utilizar-se de um estudo pronto e aplicar em outros contextos.
  • Experiências de sucesso podem ajudar no aperfeiçoamento de serviços: ao utilizar um case de referência, parte do processo já estará adiantado.
  • Fatos reais e cotidianos podem ser base de informações: pesquisas embasadas em vivências tornam-se mais atrativas dada a possibilidade de serem aplicadas no dia a dia.
  • Criar autoridade acerca de um tema determinado: através da utilização de exemplos de cases de sucesso, o autor pode acabar se transformando em referência acerca de alguns assuntos ou produtos.

Exemplos de Estudo de Caso

Estudos de Caso são amplamente utilizados, inclusive como referência para muitas pessoas e empresas na hora de contratar um serviço, um produto, fazer análise e avaliação de projeto, dentre outras coisas. Mas é essencialmente útil na Educação Corporativa, porque acima de tudo, basear-se em fatos é uma excelente maneira de aprender.

A seguir, confira um exemplo de estudo de caso, da Condor com a Keeps.

Um case de sucesso da Condor com a Keeps

“Em 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros. Líder no mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos, pincéis artísticos e artigos de pintura imobiliária, a Condor segue firme no posicionamento de ser a maior referência no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.”

Portanto, com foco em fazer parte dessa história quase centenária, a parceria da Keeps com a Condor iniciou apresentando os seguintes desafios:

  • Tornar o ensino mais simples de ser realizado por todos.
  • Simplificar a gestão de cursos, permitindo o protagonismo dos colaboradores.
  • Simplificar a solução de educação, reduzindo dois sistemas para apenas um sistema integrado.
  • Conseguir capacitar o pessoal de operação de forma ágil e divertida.

Diante desses desafios, a Keeps se comprometeu a atender às necessidades da Condor, por meio de plataformas de aprendizagem inovadoras. Envolvemos assim todo o nosso time, com objetivo de entregar ao cliente as soluções mais adequadas para cada demanda, focados em:

  • Criar um ambiente de aprendizagem de maneira simples e rápida para todos.
  • Proporcionar a melhor experiência de aprendizagem para cada perfil profissional.
  • Treinar as pessoas com engajamento em qualquer lugar e à qualquer hora.
  • Proporcionar aos gestores da Condor os resultados de todas as ações de capacitação.

Quais os objetivos do Treinamento?

Considerando o cenário apresentado e planejando em parceria com a gestão da Condor, definimos de forma clara quais eram os objetivos dos treinamentos corporativos. Ou, ainda, o que gostaríamos de alcançar através dessas ações, por exemplo:

  • Reduzir custos em relação às soluções de educação já vigentes.
  • Multiplicar a geração de conhecimento por todos da equipe, ajudando o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) a ser mais efetivo.
  • Treinar as equipes, sem efetivamente tirá-las de suas atribuições do dia a dia.
  • Estimular comportamentos, habilidades e atitudes com simplicidade, obtendo melhores resultados.

A partir disso, com ideias e esforços já alinhados, chegou o momento de elaborar as estratégias específicas para cada setor envolvido nesses treinamentos corporativos.

Quer saber como essa história continua?

Continua até hoje. Confira a íntegra do artigo em Treinamentos Corporativos Inovadores: o case da Condor e descubra como foi a implementação desse projeto com o feedback da empresa.

Descubra como as soluções da Keeps, Konquest, GameUp e SmartZap, contribuem para o sucesso das ações de Educação Corporativa.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×