Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Avaliação 360 graus: o que é e como fazer na sua empresa

 Por: |  Publicado em 14/10/2021 |  Atualizado em 16/11/2021 |  Tempo de leitura 6 minutos

Avaliação 360 graus

Avaliação 360 graus

Nas corporações mais modernas do mercado, estão presentes inúmeros métodos de avaliação de desempenho e de performance dos colaboradores em geral como também dos líderes locais. Neles, algumas características podem ser melhor estudadas e compreendidas a partir da metodologia escolhida.

Todavia, a necessidade de uma maneira completa e inclusiva de avaliação deu a origem ao que chamamos de Avaliação 360 graus. Nela, é vista de forma íntegra a desenvoltura de um determinado grupo escolhido ou de todos os congruentes da empresa.

Neste post iremos apresentar uma série de informações que permitem a implementação deste método tão inovador e simples de ser efetuado no seu ambiente empresarial. Tendo em vista todo o conhecimento básico sobre o funcionamento do 360 e como ele deve ser manejado no decorrer do tempo de aplicação.

O que é avaliação 360?

O que é avaliação 360

No mais, a avaliação 360 graus é um método visionário que busca incluir um sentimento de participação do time, levando a uma maior compreensão e diferenças nos pontos de vista de cada perspectiva. Isso se dá pelo fato de os próprios pesquisadores da avaliação também podem ser os próprios avaliados. Por exemplo, o colaborador do setor de almoxarifado pode estar presente na pesquisa e ao mesmo tempo estar respondendo o questionário.

Desta forma, entende-se que a avaliação 360 busca justamente trazer uma visão global dos pontos positivos e negativos de cada grupo no geral, dos colaboradores ou até mesmo dos gestores daquela organização. Pois seu objetivo principal é a comparação de respostas e a união de perspectivas parecidas para a criação de critérios ou listas com quesitos importantes a serem trabalhados em tal integrante ou em tal equipe.

Modelos de avaliação 360

Modelos de avaliação 360

Para isso, diversos softwares já foram criados e muitos aplicativos foram desenvolvidos para facilitar o mercado de trabalho. Porém, independentemente do formato escolhido para a aplicação das perguntas que compõem o questionário auto avaliativo ou apenas avaliativo, as respostas dos mesmos devem ser anônimas, buscando trabalhar também o sigilo entre os colaboradores que, principalmente, foram os avaliadores.

Modelo Enxuto

Este modelo selecionado é mais simples e possui apenas 3 opções para serem assinaladas: “sempre”, “às vezes” e “nunca”. Cada questionamento costuma ter um assunto específico a ser abordado, podendo ser extremamente aleatório, mas sempre com uma característica curta e objetiva;

Modelo Direto

Já neste, o tema não tem necessidade de ser especificado; mais utilizado em situações com perguntas bem específicas e que as opções de resposta sejam satisfatórias para as metas de quem está aplicando, são elas: “muito”, “quase sempre”, “algumas vezes”, “pouco”, “nunca”;

Modelo Complexo

Neste último modelo, as temáticas serão separadas e para cada uma delas terão apenas duas perguntas com 3 opções de resposta, tais são: “sempre”, “algumas vezes” e “nunca”.

Como aplicar uma Avaliação 360?

Com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da demanda dos setores de desempenho, os meios eletrônicos possibilitam um leque de oportunidades inovadoras para realizar a pesquisa de forma mais interativa e organizada no decorrer da avaliação 360 graus.

O mecanismo mais utilizado para a sua aplicação começa na aplicação do ciclo PDCA – planejar, fazer, checar e ajustar, traduzido dos verbos “to plan”, “to do”, “to check” e “to adjust”, respectivamente. E sua organização dentro do ciclo se inicia da seguinte forma:

Como aplicar uma Avaliação 360

Planejamento

O principal ativo utilizado na etapa de planejamento é o que chamamos de 5W e 2H, este nome é relacionado às perguntas da língua inglesa “What?” (O que?), “Why?” (Por que?), “Where?” (Onde?), “When?” (Quando?), “Who” (Quem?), “How?” (Como?) e “How Much?” (Quanto custa?).

Nele é preciso escolher os avaliadores e os avaliados, quais serão os grupos abordados na pesquisa, desenvolver os formulários e a elaboração do plano citado, o 5W2H;

Execução

Depois de toda parte organizacional pronta, é necessário integrar as equipes que serão trabalhadas acerca da avaliação 360, por isso o primeiro momento da execução se resume em uma reunião para debater sobre seu funcionamento, seus requisitos e seus comprometimentos envolvidos. Feito isto, é preciso realizar o questionário previamente elaborado e armazenar as respostas sem exposição pessoal de cada integrante dos avaliadores.

Por fim, é imprescindível a comparação das respostas sobre um mesmo integrante ou grupo de colaboradores, para que atenda todas as perspectivas e se torne uma avaliação bem detalhada, no mais, resta o feedback e a criação de um registro oficial com os resultados;

Checagem

Além de ser importante toda a parte de planejamento e de ação de uma pesquisa, checar se tudo está ocorrendo de acordo com o plano é primordial para o sucesso da avaliação 360 graus. Por isso é necessário que tenha um responsável pelo mantimento do sigilo diante das respostas e pela análise da performance dos colaboradores após o feedback ter sido realizado;

Ajuste

Após um período de checagem é necessário obter, também, um feedback dos envolvidos da avaliação para que o líder entenda a visão dos avaliados e como eles passaram a executar seu trabalho depois de compreender ainda mais sobre todos os seus pontos negativos e positivos.

Nesta última fase de ajustes, mudanças no plano de ação da avaliação podem ser feitas de acordo com a necessidade apresentada, por isso a utilização do método 5W2h é tão importante para a eficiência desta metodologia, pois o mesmo possibilita uma rápida atualização e de fácil acesso.

Qual a importância da avaliação 360 graus nas empresas?

Qual a importância da avaliação 360

Agora que você, leitor, já possui uma base concretizada sobre a avaliação 360 graus, é preciso entender que a sua aplicação é de suma importância na sua empresa.

Conceder um questionário que suas respostas não são divulgadas abertamente trazem uma sensação de conforto e amparo para quem está sendo o avaliador e avaliado, promovendo mais sinceridade nas respostas e o sentimento de pertencer àquela equipe, uma vez que sua opinião é de fato ouvida e colocada à debate.

Desta forma, a equipe trabalha de forma mais motivada e segura ao entender que os seus líderes validam o seu ponto de vista e se importam com o seu desempenho dentro da empresa.

Gostou do nosso conteúdo?

Então temos duas dicas para você:

1 – Visite o Blog do T&D da Keeps e confira nossos artigos diariamente, com ricos conteúdos sobre T&D e RH, Gestão, Liderança, Resolução de problemas, Tecnologia e Inovação, Educação Corporativa e muito mais!

2 – Conheça o GO LEARNING: uma Universidade Corporativa gratuita, voltada para T&D e RH, onde você encontra diversos cursos (missões) e conteúdos de microlearning (pulses) desenvolvidos pelos melhores profissionais, em parceria com a Keeps.

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×