Aprimorar os negócios da sua organização pode ser menos complicado caso você aplique o PDCA na sua rotina, ajudando a diminuir custos e cortar os erros. Saiba mais no nosso artigo.
PDCA, também chamado de ciclo PDCA ou método PDCA, é uma sigla para as palavras Plan, Do, Check e Act, que significam, respectivamente: Planejar, Executar, Verificar e Agir.
O PDCA é um instrumento utilizado pela gestão de qualidade com objetivo de otimizar os processos que ocorrem dentro de uma organização ou durante a execução de algum projeto.
Trata-se de um ciclo a ser adotado várias vezes e de modo sistemático, para só então ser capaz de gerar resultado em médio e longo prazo.
Para que o ciclo PDCA funcione, antes de tudo deve ser feito um planejamento. Assim, ao colocá-lo em prática, será possível acompanhar seus efeitos e saber o que deverá ser corrigido caso haja algum erro.
O PDCA foi criado pelo cientista Walter Shewhart, conhecido como o “Pai”, ou “Guru”, do controle de qualidade. Ele defendia que um processo de controle de qualidade na indústria deveria observar três etapas: especificação, produção e inspeção.
No ano de 1938, W. Edwards Deming, também cientista, começou a trabalhar conjuntamente com Shewhart, numa parceria que durou longos anos e foi responsável pelo desenvolvimento do ciclo PDCA, à época nomeado de “ciclo de Shewhart”.
O PDCA serve para aprimorar a gestão dos processos organizacionais, proporcionando uma administração mais eficaz e transparente.
Quando o processo consegue ser conduzido com mais clareza e eficácia, acaba sendo realizado com mais celeridade e com custos reduzidos, aumentando assim o padrão do resultado.
O PDCA deve ser realizado de modo contínuo, o que habilita a possibilidade de comandar com maior amplitude os vários processos existentes dentro da organização, o que acaba sendo fundamental para um bom gerenciamento.
Conforme explanado anteriormente, o PDCA é contínuo, ou seja, quando a sequência é encerrada, ela recomeça em seguida, demonstrando que o ciclo está sempre procurando aperfeiçoar seus processos.
Tudo inicia a partir da etapa de planejamento, de onde sairá toda a estrutura base para as demais tarefas. O ponto de partida é identificar o foco do processo e criar métodos para alcancá-lo.
Todas as metas devem ser descritas com prazos definidos, bem como recursos previamente estabelecidos antes de ser iniciada a execução. O planejamento serve então como um roteiro do qual nada pode ser desviado.
Realizado planejamento, a execução começa a acontecer, com mais facilidade e clareza. O planejamento passa a ser concretizado e em seguida verificado.
A verificação procura entender todas as minúcias daquilo que está sendo executado. Caso encontre algo erro, ele poderá ser imediatamente consertado.
Outra vantagem do planejamento é que, caso exista algum erro no caminho, certamente haverá uma alternativa aos possíveis desvios.
O ciclo é concluído quando o objetivo final é atingido ou quando o prazo é encerrado. Daí então a equipe se reúne para análise e compreensão das conclusões.
Tudo aquilo que foi realizado servirá como passo para reiniciar um novo planejamento e reestabelecer o PDCA.
O PDCA apresenta alguns benefícios como:
– Celeridade e aprimoramento das atividades;
– Análises dos conflitos e suas causas primárias;
– Melhoria nas diretrizes de controle;
– Etapas de produção realizadas conjuntamente;
– Integração entre a equipe;
– Melhora contínua nos processos e procedimentos.
O PDCA é estruturado de maneira simples, mas cada uma de suas etapas possuem métodos de aplicação que devem analisados minuciosamente. A seguir, falaremos sobre cada uma delas.
O planejamento é a fase inicial e deve seguir um breve roteiro:
Com o roteiro estruturado, todo o andamento do PDCA, a partir de então, não apresentará nenhuma surpresa, pois todas as possíveis ocorrências durante o caminhar do processo estarão cobertas.
Nesta etapa do PDCA as ações passarão a ser efetivamente trabalhadas pelos colaboradores responsáveis, seguindo todas as regras e prazos estruturados na etapa anterior.
Todos os colaboradores que participarem devem ter sido treinados e habilitados para cumprir todas as determinações iniciais, com o gestor sempre atento e preparado para direcioná-los em suas produções.
Aqui, todos os resultados serão confrontados em relação ao planejamento, ou seja, devem ser estudados e avaliados, interpretando todos os dados e verificando se as metas foram de fato cumpridas.
Nesta fase, caso algo tenha ficado em desacordo com o que era almejado com o planejamento inicial, deve ser corrigido e executado de modo a alinhar os resultados finais aos introdutórios.
É na etapa de ação que todo o processo pode ser melhorado e onde tudo poderá delimitar o que pode ser aproveitado para a realização no novo ciclo.
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