Balanced Scorecard (BSC): o que é, como funciona e sua importância

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Um dos princípios responsáveis por guiar as empresas em circunstâncias variadas diz que, para que se consiga aprimorar alguma coisa, é necessário mensurar suas variáveis. É justamente nesse enquadramento que o Balanced Scorecard (BSC) funciona.

Essa ferramenta tática auxilia as empresas a estabelecerem metas e determinarem suas diligências. Assim, para além de interpretar o BSC, devemos saber como ele pode favorecer a empresa e ser conciliado em meio a pontos de vista diferentes.

Continue lendo e descubra como BSC pode ser aplicado e interpretado na sua rotina organizacional!

O que é o Balanced Scorecard (BSC)?

BSC, ou Balanced Scorecard é uma sigla que, traduzida, significa “Indicadores Balanceados de Desempenho”.   

O Balanced Scorecard é um método de gestão estratégica que abarca as questões da empresa para além dos padrões financeiros e de cálculos.

O que é o Balanced Scorecard (BSC)?

Seu compromisso mais imediato é, a partir da visão da totalidade dos processos existentes na organização, compreender aquilo que precisa ser conduzido para que as metas sejam assimiladas e atingidas.

Desse modo, tudo aquilo que a empresa produzir será dirigido para a sistematização estabelecida.

Quem criou o BSC?

O conceito de Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido pelos professores da Universidade de Harvard: Robert Kaplan e David Norton.

A intenção dos professores era divulgar um método de gestão estratégica através do qual fosse possível determinar metas e mensurar soluções, mas de modo inovador, deixando de lado os tradicionais indicadores, sejam eles contábeis, de faturamento etc.

O artigo “O Balanced Scorecard: medidas que impulsionam o desempenho”, publicado em 1992, foi o responsável por amplificar a divulgação do conceito, que passou a ser conhecido também no meio organizacional, além do acadêmico.

A partir daí, o BSC passou a ser considerado um dos mais eficazes métodos relacionados à medição de desempenho, determinações estratégicas e estruturações nas empresas.

O BSC pode ser empregado em circunstâncias diversificadas, de pequenas empresas até multinacionais, sendo utilizado também em comércios virtuais e empreendimentos não tão costumeiros.

Qual a importância do BSC?

Qual a importância do BSC?

O Balanced Scorecard é importante pois apresenta um cenário mais vasto acerca da empresa, como o fato de procurar definir que a gestão estratégica é o meio mais eficaz para alavancar a organização.

Combinado ao anteriormente mencionado, o método BSC ajuda a mensurar cada nova passo dado na intenção do aprimoramento constante.

Além disso, dentre as suas principais características, que influenciam em sua importância, podemos destacar as seguintes do BSC:

  • Enaltece os hábitos de aprendizado.
  • Iguala referências-chave com as metas.
  • Desempenha táticas de ação com positividade.
  • Aplica soluções para todos os processos.
  • Permite acompanhar a gestão estratégica por meio de indicadores de desempenho, os chamados KPIs.
  • Ajuda a estabelecer relações de causa e efeito entre as atividades e os seus respectivos resultados.
  • Garante os recursos financeiros indispensáveis para executar uma estratégia.
  • Favorece o processo decisório ao ponderar em suas análises todos os fatores necessários para uma boa performance.
  • Viabiliza os meios para que um ou mais objetivos estratégicos sejam alcançados em tempo hábil.
  • Torna uma empresa menos dependente de pessoas ao uniformizar o acesso ao conhecimento.
  • É uma alternativa para que a empresa seja mais orientada para resultados em todas as suas atividades.

Perspectivas do BSC

Quando falamos em perspectivas do BSC, estamos falando nos setores nos quais o Balanced Scorecard pode ser aplicado.

Todavia, é valido observar que essas perspectivas precisam ser implementadas conjuntamente, uma agregada à outra, de modo se auxiliarem entre si.

Balanced Scorecard (BSC)

Perspectiva financeira

A perspectiva financeira examina a influência que as deliberações estratégicas possuem em relação aos objetivos.

A organização necessita de metas financeiras prolongadas, de modo que estejam interligadas a uma estratégia de ação conectada aos procedimentos monetários, aos procedimentos internos, aos seus clientes, colaboradores e metodologias.

Os parâmetros financeiros, nessa perspectiva, são necessários para entendermos se a empresa está seguindo um caminho fluido.

Nesse caso, ainda que o BSC vá além da mensuração monetária, devem ser estudados os lucros, faturamentos e ampliação de valores.

Perspectiva do cliente

A perspectiva do cliente analisa dois pontos: como a empresa se encaixa no mercado e qual o nível de contentamento do cliente.

Como definir isso: reconhecer se existem pessoas ou organizações interessadas nas ações da empresa e estabelecer as respostas que serão analisadas, como motivação, lealdade, lucratividade, compra e desempenho de mercado.

Esse tipo de perspectiva analisa os detalhes do produto ou serviço, a conexão com o cliente, as ideias e o crédito da empresa. Por essa razão, é um fator relevante o entendimento acerca do ponto de vista do cliente em relação à organização.

Perspectiva dos processos internos

A perspectiva dos processos internos dá atenção à qualidade desses processos, analisando as inovações, as operações e o pós-venda.

O que isso quer dizer na prática? Significa que são analisadas informações acerca da produtividade, da celeridade do processo, dos custos, das inovações aplicadas etc.

A intenção é sempre almejar a qualidade de todos os procedimentos, de modo a melhorar ou ajustar o que for necessário, bem como consertar as possíveis falhas.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

A perspectiva do aprendizado e do crescimento analisa a satisfação interna dos colaboradores.

O que devem ser analisados são fatores como comprometimento, qualificação e contentamento. É válido também mensurar o turnover e a quantidade de treinamentos aplicados, bem como as metas e as alterações na base organizacional que venham a impactar na equipe.

Como funciona o Balanced Scorecard (BSC)?

Além das 4 perspectivas supramencionadas, o BSC é alicerçado por 4 componentes estratégicos, sobre os quais falaremos a seguir.

Componentes estratégicos do BSC

No momento de aplicar as perspectivas do BSC, a sistematização deve ser baseada nos seguintes componentes:

  • Objetivos: determinar o que a empresa objetiva captar em cada probabilidade tática, como ações de marketing, por exemplo.
  • Indicadores: expõem as performances de acordo com cada meta selecionada.
  • Metas: mostram o grau de desempenho almejado em cada informação.
  • Iniciativas ou projetos estratégicos: são os comportamentos e interferências que precisam ocorrer para que a organização alcance as metas de performance definidas.

Dito isso, o BSC tem o intuito de examinar cada tática realizada até as operações. Desse modo, a empresa consegue enxergar com facilidade o que precisa realizar para atingir as metas pretendidas.

É importante que não seja esquecida a relevância de mensurar cada apuração. A capacidade de determinar corretamente os informativos, combinado às medidas realizadas, auxilia a entender se empenhos estão acontecendo acertadamente.

O BSC, diferente do budget, onde os dados financeiramente previstos não podem ser alterados, por se tratar de um orçamento estático, é capaz de mensurar as variáveis existentes.

Como funciona o Balanced Scorecard (BSC)? 
Componentes estratégicos do BSC

Isso significa que, o simples processo de implementação do BSC entrega o saber indispensável para saber qual direção seguir.

Como aplicar o Balanced Scorecard?

Para aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa, é fundamental pensar na criação de um mapa estratégico.

O que representa graficamente, todo o caminho que a sua empresa precisa seguir para alcançar os objetivos estratégicos, delimitados pelas 4 perspectivas, citadas no início do post.

Sendo assim, este é o momento em que você deve reunir informações sobre o real objetivo da empresa.

Neste sentido, é importante que você se atente a alguns passos que podem auxiliar na criação do seu mapa estratégico.

Elas podem ser:

  • Determine onde você pretende chegar em médio e longo prazo;
  • Defina sua proposta de valor;
  • Determine suas estratégias financeiras;
  • Faça uma estratégia pensando nos clientes;
  • Estratégias de processos internos também podem fazer a diferença;
  • Defina estratégias de aprendizagem e crescimento.

Depois de ter todas essas informações em mãos, é hora de desenhar o mapa estratégico do seu Balanced Scorecard.

Para isso, você pode utilizar como apoio, alguns softwares de gestão ou ainda, planilhas.

Então, ao realizar o mapeamento, é importante conectar as informações entre si, e verificar a relação de causa e efeito entre os objetivos definidos.

Quais são as vantagens de utilizar o Balanced Scorecard?

Como vimos, o Balanced Scorecard, de forma resumida, é considerado como um modelo de gestão estratégica que comprova a todos os empresários que, o caminho para obter sucesso em um negócio não se resume em apenas focar nos aspectos financeiros.

Afinal de contas, existem muitos outros parâmetros que influenciam no sucesso empresarial.

Além disso, o BSC também é bastante utilizado para definir estratégias melhor estruturadas e assim, desenhar planejamentos de maneira muito mais eficiente.

Tudo isso, já proporciona inúmeras vantagens ao negócio, não é mesmo?

Mas, se você, mesmo assim, ainda não está convencido(a) do poder do BSC, listamos baixo, os principais benefícios do método.

Eles, com certeza vão fazer você mudar de ideia, confira!

  1. Proporciona uma visão simples e intuitiva de todo planejamento;
  2. Garante um aperfeiçoamento contínuo;
  3. Oferece integração entre indicadores tangíveis e intangíveis.

Então, o que você acha do método agora?

Aplique-o na empresa e note a diferença dos resultados. Essa com certeza, pode ser a resposta que você estava procurando!

Conclusão

O Balanced Scorecard (BSC) é um método bastante instintivo e hábil. Sua implementação dificilmente não trará resultados assertivos e eficazes para sua empresa.

Então que tal seguir os passos indicados até aqui e experimentá-lo?

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Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
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