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Metodologia 6Ds na Educação Corporativa

 Por: |  Publicado em 19/07/2021 |  Atualizado em 23/09/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

A metodologia 6Ds é um dos métodos de solução de T&D para colaboradores, com resultados eficazes para sua corporação. Quando falamos em educação empresarial, a 6Ds pode ser uma das medidas adotadas na busca de elevar o padrão de qualidade de uma equipe.

A seguir, explicaremos mais sobre esta metodologia e como aplicá-la.

O que é a Metodologia 6Ds?

A Metodologia 6Ds é uma experiência de aprendizagem que atua como forma de desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Consiste em um conjunto de seis disciplinas práticas que auxiliam em mudanças comportamentais prósperas para a corporação; descoberta de novas habilidades; rotinas que facilitem a aprendizagem nos programas de T&D e, consequentemente, melhor alcance das metas empresariais.

Através dessa metodologia, a educação transforma-se em resultado efetivo para o ambiente organizacional, com uma série de passos estratégicos para capacitação. Os/as seis passos/disciplinas são:

Determinar;
Desenhar;
Direcionar;
Definir;
Dar apoio;
Documentar.

Como aplicar a Metodologia 6Ds?

1D — Determinar os Resultados para o Negócio

Nesta etapa, deve-se decidir o melhor resultado de aprendizagem encontrado para vincular ao treinamento das equipes, trabalho este que deve ser executado pelos profissionais de Recursos Humanos, incentivando o colaborador a elaborar uma performance de abordagem efetiva para a empresa. Deve ser feita a pergunta: quais resultados o treinamento deve atingir? Em seguida, concentra-se nas necessidades a serem sanadas; o que precisa melhorar no desempenho; quais as estratégias fundamentais para que a educação corporativa seja eficaz etc.

Colaboradores com bom desempenho aumentam o nível da empresa e auxiliam na manutenção de sua competitividade no mercado, daí a necessidade de haver constante investimento em T&D. E para que a aprendizagem seja permanente, o comprometimento das lideranças de equipes é fundamental, uma vez que os colaboradores precisam sempre ser encorajados — antes, durante e após os treinamentos.

O retorno do treinamento poderá ser avaliado posteriormente, depois da análise de valores do investimento. Nesta etapa, os resultados concretos são a meta principal. O colaborador deve enxergar no processo todos os retornos que aquele estudo trará para a sua função, especialmente na execução de tarefas da sua rotina, impactando positivamente a produção geral no ambiente organizacional.

2D — Desenhar uma Experiência Completa

Nesta disciplina pode-se observar que o treinamento não é algo pontual, com horário de início e fim determinados, e sim um processo complexo e completo, com etapas que acontecem antes, durante e depois da aprendizagem. Estas etapas são:

Preparação — seleção dos colaboradores que participarão, priorizando aqueles que mais se beneficiarão e ajudarão a impactar a empresa; e planejamento dos trabalhos.

Aprendizagem — etapa onde ocorre o treinamento e as vantagens obtidas com cada conteúdo.

Transferência — onde as práticas são estimuladas e tudo o que foi aprendido é reforçado.

Realização — momento onde o colaborador consegue reconhecer os resultados obtidos com o treinamento.

3D — Direcionar a Aplicação para a Prática

É fundamental nesta fase que os colaboradores participantes do treinamento consigam aplicar o conhecimento obtido, na prática laborativa do seu cotidiano, sendo capazes de visualizar com clareza os benefícios estratégicos.

Através dá prática, o que foi aplicado consegue ser melhor fixado na memória, motivo pelo qual são criadas ações para que os colaboradores efetivamente utilizem o aprendizado somatizado no treinamento e sigam inspirados a elaborar a importância do processo como um todo.

4D — Definir a Transferência do Aprendizado

Finalizadas as ações de T&D, os responsáveis por sua execução devem continuar a aplicar a aprendizagem, fazendo análise da prática dos colaboradores e avaliando os desempenhos individuais. Através dessa análise, é possível alinhar as metas do colaborador às metas da empresa, obtendo resultados esperados e implementando o conhecimento adquirido através dos feedbacks que servem como incentivo de continuidade do processo de treinamento.

Algumas práticas são utilizadas para ajudar na continuidade, como mentoria, lembretes, balanços de resultados etc. Todas essas ferramentas têm como foco reforçar o conhecimento e a manutenção de resultados satisfatórios.

5D — Dar Apoio à Performance

O colaborador precisa ter apoio em tempo integral para que consiga aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos durante o T&D. Devem ser consideradas ações de manutenção dos benefícios do treinamento e somatizada, a todo tempo, a motivação dos colaboradores, como por exemplo: disponibilizar conteúdo online, criar guias de boas práticas e obter reforço positivo dos líderes de equipes.

6D — Documentar os Resultados

Nesta última etapa, é feita avaliação dos resultados do treinamento. Estuda-se as metas que devem ser atingidas, quais os parâmetros para comparação, qual o cronograma a ser implementado e os dados a serem analisados. Nessa sexta disciplina é o momento de observar o que pode ser feito para implementar melhorias nos próximos programas de T&D e o que já conseguiu alcançar o potencial almejado. No final, todo o material deve ser documentado e arquivado.

Quais os benefícios de implementar a Metodologia 6Ds?

Diante de todo o exposto, é fácil observar alguns dos benefícios decorrentes da aplicação da Metodologia 6Ds. Merecem destaque os seguintes:

Eficácia dos treinamentos — a capacitação pode ser convertida com mais facilidade e eficiência, por conta da metodologia aplicada.

Desenvolvimento de um ciclo de conhecimento — fazendo do treinamento um processo constante, desenvolve-se um ciclo de aperfeiçoamento da empresa.

Manutenção do engajamento da equipe — através de um novo planejamento, os comportamentos da equipe são mudados e passam a se alinhar aos objetivos almejados.

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