keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Motivação no Trabalho: o que é, importância, tipos e como motivar

Início » Psicologia Organizacional » Motivação no Trabalho: o que é, importância, tipos e como motivar

Motivar os colaboradores para alcançar altos níveis de satisfação, desempenho e produtividade constitui um ponto central para as empresas na atualidade. Assim sendo, a motivação no trabalho tem o poder de gerar colaboradores mais engajados e motivados com suas funções, desempenhando suas atividades com primor, atingindo suas metas e alcançando seus resultados mais facilmente.

A Motivação no Trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável para realizá-lo. Em outras palavras, a Motivação no Trabalho pode ser entendida como um estado de espírito positivo, que permite ao indivíduo a realização das tarefas do cargo em seu pleno potencial.

Desse modo, torna-se necessário entender como criar motivação no trabalho e aumentar a produtividade, onde buscar e onde encontrar motivação, o que gera motivação no trabalho e o que traz motivação no trabalho. Continue a leitura e encontre as respostas dessas e outras questões referentes ao tema, além de técnicas poderosas para a evolução motivacional de seus colaboradores!

O que é a Motivação no trabalho?

Motivação no Trabalho deriva do latim motivus (motivação) e refere-se a “tudo aquilo que pode fazer mover”, “que causa ou determina alguma coisa” ou “o fim ou razão de uma ação”.

Chiavenato explica que a motivação é utilizada em diversos sentidos, e de um modo geral é a causa que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma.

Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo da organização como por fatores internos do indivíduo.

O que é a Motivação no trabalho?

Em relação às empresas, a Motivação no Trabalho é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de um colaborador para o alcance de determinada meta, onde a intensidade refere-se a quanto esforço é despendido.

Contudo, a intensidade não é capaz de levar a resultados favoráveis, a menos que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização, com um bom de desenvolvimento de team building, por exemplo.

Características da Motivação no Trabalho

Além da intensidade, a Motivação no Trabalho tem uma dimensão de persistência. Esta é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço.

Os colaboradores motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.

Assim sendo, o colaborador motivado tende a apresentar maior comprometimento com a empresa onde trabalha e com seu respectivo setor de atuação.

Ao gerar tais incentivos, haverá um melhor desempenho nas atividades individuais bem como uma sinergia maior entre as equipes de trabalho.

Qual a importância da Motivação no Trabalho?

Por que a Motivação no Trabalho é importante? A busca das empresas por um ambiente de trabalho motivador, que possa propiciar satisfação às necessidades de seus colaboradores torna-se cada dia mais importante.

Na conjuntura atual, não basta apenas defender-se das ações dos concorrentes para preservar seus talentos e recursos humanos, é preciso também criar condições de realização pessoal ao colaborador em nível tão elevado quanto suas possibilidades de realização fora do ambiente de trabalho.

O que gera Motivação no Trabalho?

A Motivação influencia de maneira direta na produtividade e no desempenho dos colaboradores que, sentindo-se motivados, mostram-se encorajados a crescer e a atingir suas metas da maneira mais proveitosa possível.

Colaboradores motivados e engajados afetam positivamente a cultura organizacional da empresa, pois influenciam seus colegas a adotarem um comportamento mais aplicado, dedicado e diligente.

O que gera Motivação no Trabalho?

Os resultados surgem de forma natural, sem esforços cansativos e intermináveis.

Ao passo que o incentivo à satisfação e Motivação no Trabalho traz benefícios, a negligência dessa questão trará consequências indesejáveis no curto e no longo prazo.

Colaboradores desmotivados acabam procrastinando, além de despender menos atenção na execução de suas atividades, ocasionando erros e gastos desnecessários.

A desmotivação prejudica o comprometimento e a satisfação dos colaboradores frente à empresa. Portanto, conhecer como motivar as pessoas no trabalho, utilizando-se de técnicas como o mindfulness, por exemplo, é de suma importância para que os colaboradores atinjam suas metas e seus objetivos organizacionais.

Quais os tipos de Motivação no Trabalho?

É essencial identificar os fatores que verdadeiramente atuam como motivadores do comportamento humano no trabalho, bem como atuar de modo efetivo em seu pleno desenvolvimento.

Para isso, é necessário que os gestores e os demais colaboradores desenvolvam competências para diagnosticar os elementos intrínsecos e extrínsecos que facilitam e restringem a motivação. Constituem fortes potencializadores de alto desempenho no ambiente de trabalho.

Motivação extrínseca:

  • Salários;
  • participação nos lucros;
  • benefícios;
  • promoções etc.

Motivação intrínseca:

  • como reconhecer-se competente;
  • perceber-se como responsável;
  • perceber-se com controle sobre o ambiente;
  • participar ativamente de aspectos da vida organizacional;
  • ter perspectivas de crescimento pessoal e profissional, entre outros.

Sabemos que os colaboradores são motivados por razões distintas, logo, cabe buscar o equilíbrio entre as motivações intrínsecas e extrínsecas no dia a dia da empresa.

A motivação extrínseca é mais passiva ao controle. A motivação intrínseca é aquela por trás das atitudes, e sua ocorrência se dará somente nas atividades que despertem o interesse genuíno dos colaboradores.

Como motivar no trabalho?

Como ter Motivação no Trabalho? Implementar ações que promovam a Motivação não é tarefa fácil. Tal abordagem demanda treinamentos, equipamentos e uma liderança bem capacitada com vista a gerar uma atmosfera propícia e segura.

Todavia, 8 estratégias são indispensáveis para aumentar a satisfação e motivação no trabalho, são elas:

Como motivar no trabalho?

1. Estabelecimento de metas realistas;

2. Feedbacks constantes;

3. Investimento em treinamento e qualificação;

4. Estímulo à comunicação;

5. Valorizar os colaboradores;

6. Objetivos transparentes;

7. Integração;

8. Salário Emocional;

9. Lideranças exemplares.

Em algumas situações, na falta de motivação, pode ser necessário introduzir ou melhorar o sistema de incentivos ou de remuneração.

Esse é um passo que precisa estar extremamente afinado com os objetivos estabelecidos. O potencial de ganhos aqui é enorme.

Mas há também a possibilidade de ocorrer aumento nos custos com a folha de pagamento, sem a contrapartida do retorno em resultados.

Gostou do conteúdo? Fica de olho nessas dicas:

1 – Acesse o Blog da Keeps e confira os temas atuais produzidos sobre T&D e RH, Psicologia Organizacional, Estrutura Organizacional, Experiência de Aprendizagem, Gestão de Projetos etc.

2 – Visite o GO LEARNING: a Universidade Corporativa da Keeps, gratuita, com cursos de conteúdos variados que conversam diretamente com os propósitos do T&D e RH para sua empresa!

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Ficou interessado? Vem pra Keeps e descubra como desenvolvemos e impulsionamos conhecimento!

Perguntas frequentes sobre Motivação no Trabalho:

Por que a Motivação no Trabalho é importante?

Atualmente, para além de tentar ganhar destaque no mercado em relação aos seus concorrentes, as empresas devem procurar reter seus talentos e recursos humanos. Para que isso ocorra, é preciso que a organização desenvolva seus colaboradores e lhes permita evoluir individual e pessoalmente quanto fora do ambiente de trabalho.

O papel da Motivação do Trabalho passa a ser esse: atuar de modo a engajar seus colaboradores a produzir e desenvolver performances satisfatórias e eficazes, adquirindo segurança e alcançando novos espaços dentro das suas metas.

Quais são os tipos de Motivação no Trabalho?

A Motivação no Trabalho pode acontecer de dois modos:

Motivação extrínseca:
– Salários;
– participação nos lucros;
– benefícios;
– promoções etc.
 
Motivação intrínseca:
 – como reconhecer-se competente;
– perceber-se como responsável;
– perceber-se com controle sobre o ambiente;
– participar ativamente de aspectos da vida organizacional;
– ter perspectivas de crescimento pessoal e profissional, entre outros.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: