Pirâmide de Maslow: o que é, para que serve e como aplicar
Veja o que é a Pirâmide de Maslow, para que serve e como aplicar a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas na gestão de RH.
Por trás de uma melhora na produtividade e do foco nos resultados, está o conceito de Mindfulness, uma ideia que surgiu no budismo e vem se espalhando por todo o mundo, inclusive no ambiente corporativo. Você gostaria de saber mais sobre o tema? Continue sua leitura, explicaremos o que é o Mindfulness, quais seus benefícios e como praticá-lo para potencializar os resultados de seus colaboradores.
O Mindfulness consiste na capacidade que todos podemos desenvolver para vivenciar experiências sem pré-conceitos, o que possibilita uma análise mais imparcial das situações diárias.
Em resumo, o Mindfulness é uma espécie de controle pleno dos próprios pensamentos e ações.
A origem do termo é da língua inglesa, e significa “atenção plena”, ou seja, trata-se de um conjunto de ferramentas, recursos e técnicas mentais, cujo objetivo é atingir a concentração genuína.
Mindfulness é meditação, porém, não caia nos estereótipos que são frequentemente associados a este tipo de prática: você não vai precisar se cercar de velas e incensos, fechar os olhos e sentar de pernas cruzadas.
Ao praticar o método em seu dia a dia, você poderá alcançar um estado mental de controle e de maior concentração em suas rotinas.
Seus benefícios são claros e comprovados. Dessa forma, sua aplicação nas empresas ajudam os gestores e os colaboradores na tomada de decisões, no planejamento estratégico, a evitar gaps de competência, dentre outros.
Um exemplo bem claro da sua utilização no cenário empresarial está no aumento do engajamento e no fortalecimento da cultura organizacional.
Toda empresa precisa de colaboradores engajados, pois este é um dos pilares fundamentais para atingir a alta performance.
Como fora mencionado, o Mindfulness possui raízes na filosofia e na religião budista, além de ser inspirado nas práticas milenares de meditação e Yoga.
Do mesmo modo, Mindfulness é ciência.
Assim, a prática assumiu um novo sentido e prosperou muito ao ser estudado pela psicologia ocidental, tendo sido apoiado cientificamente.
As pesquisas sobre Mindfulness começaram em 1979, na Universidade de Massachussets, Estados Unidos, comandadas pelo professor Dr. Jon Kabat-Zinn.
Aqui, trouxemos 4 dicas para que você possa praticar o Mindfulness:
Quantas vezes você já não concordou ou discordou de algo antes mesmo que a pessoa termine de falar?
O Mindfulness sugere que você escute, absorva e pense no que está sendo dito, antes de emitir uma opinião rasa ou superficial.
Tenha calma ao se alimentar, repare quais os cheiros e texturas daquilo que está te alimentando, cuide da sua mastigação e perceba o trabalho do seu corpo.
Todos tomam banho, escovam os dentes e vão ao banheiro, mas você já percebeu para onde vai o seu pensamento enquanto prática essas ações?
Concentre-se nessas atividades, sem deixar que angústias e preocupações tomem conta de sua mente.
Muitas vezes a pressa toma conta de nossas vidas, de modo que nos esquecemos de absorver as sensações e os benefícios que acabamos de executar.
Ter proatividade ajuda a ter mais dinamismo, mas também nos deixa cegos para comemorar pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros.
Após as 4 dicas mais gerais que podem ser aplicadas em todas as áreas da vida, vamos agora abordar como você pode melhorar no trabalho com o Mindfulness.
Não é fácil desvincular os problemas pessoais do tempo que passamos no trabalho, porém, é necessário.
Desse modo, é muito importante manter a sua atenção plena no momento presente, afastando os problemas para resgatá-los apenas na hora que realmente você puder resolver ou agir, ou seja, após o expediente.
Antes de iniciar as suas atividades diárias, reserve alguns minutos para respirar e para entender como está a sua respiração.
Isso irá ajudá-lo a trazer calma e concentração para um melhor aproveitamento das tarefas diárias.
Fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo não te torna um profissional mais proativo ou competente, assim, antes de começar seu expediente, monte uma lista de prioridades, verifique seus e-mails e a sua agenda de compromissos.
Sabendo que seu celular e suas redes sociais atrapalham a concentração, busque deixar o aparelho de lado.
Caso a tarefa seja realmente difícil, basta desativar as notificações durante a execução e retomar nos momentos de pausa.
Faça pequenas pausas para não sobrecarregar o seu corpo e a sua mente.
Para ativar o Mindfulness, você pode refazer os exercícios focados em sua respiração que citamos anteriormente.
Facilite o seu tempo e deixe as reuniões mais produtivas estabelecendo prioridades, responsabilidades e tópicos a serem resolvidos.
Quantas vezes você já não ouviu a frase “essa reunião poderia ser um e-mail”, e isso acontece pela falta de foco e estratégia das pessoas ao marcarem esses encontros.
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Mindfulness, termo do inglês que significa “atenção plena”, diz respeito à prática que objetiva focar 100% no momento presente. No processo de Mindfulness, todos os sentimentos e focos relacionados ao passado devem permanecer no agora, possibilitando que haja uma consciência avançada em relação ao presente, permitindo vivenciar as sensações enquanto elas de fato acontecem.
Algumas dicas podem te ajudar a praticar e aplicar o Mindfulness no ambiente de trabalho:
1. Procure não misturar sua vida pessoal com o trabalho.
2. Observe sempre sua respiração.
3. Organize suas demandas e faça um planejamento das suas tarefas.
4. Evite distrações.
5. Tire um momento para repor suas energias.
6. Dê espaço para reuniões mais produtivas.
Veja o que é a Pirâmide de Maslow, para que serve e como aplicar a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas na gestão de RH.
A inteligência interpessoal é a chamada inteligência social e é considerada um skill essencial para alguns cargos e funções nas organizações
As lideranças se desenvolvem através de práticas que levam a hábitos específicos. São vários os tipos de liderança, a depender do foco da empresa.
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