Capacitar uma equipe de colaboradores é sempre um processo necessário em qualquer organização. Para auxiliar nesse caminho, existem métodos inovadores e eficazes, como é o caso do 70-20-10, sobre o qual falaremos a seguir.
70-20-10 é uma metodologia criada por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo na década de 1990.
O método 70-20-10 consegue reunir teoria e prática numa mesma aplicação, o que é considerado um dos melhores e mais eficazes métodos de ensino e aprendizagem.
O modelo 70-20-10 é um facilitador, haja vista diversos estudos afirmarem que o cérebro elabora melhor os conteúdos quando as explicações vêm acompanhadas de ações práticas.
Além disso, o conceito de 70-20-10 é aplicado de modo simplificado, o que acaba facilitando sua utilização por organizações e colaboradores.
Essa metodologia corresponde a uma combinação de percentuais e divide-se em três maneiras de aprender:
– com experiência própria e vivências profissionais rotineiras;
– com outras pessoas;
– formal, com cursos, livros etc.
Esse tipo de aprendizagem é também conhecido por aprendizagem on-the-job e indica que 70% da instrução que o colaborador possui é resultado das suas experiências profissionais, das vivências rotineiras, das responsabilidades que assumiu, das adversidades que enfrentou etc.
O progresso é consequência do desempenho diário na organização, com todos os conflitos e soluções possíveis.
É um modo de desenvolvimento que advém da absorção dos fatores positivos existentes diante de conversas, partilhas, impressões técnicas, procedimentos etc. com o demais colaboradores e gestores que integram o cotidiano laborativo daquele colaborador.
A porcentagem de 20% do aprendizado do colaborador é devido às relações que constrói no ambiente organizacional com os demais membros da equipe.
Todos os retornos inerentes à atuação do colaborador são por ele absorvidos. Tanto isso quanto sua capacidade de análise e identificação diante daquilo que vem sendo executado pelos demais colaboradores e gestores, como fontes de impulso e incentivo.
Esses 10% restantes dizem respeito à aprendizagem através de cursos, livros, congressos, treinamentos etc.
Os 10% de aprendizagem formal não podem, por sua natureza, serem padronizados. No entanto, o colaborador deve saber os conteúdos certos para referenciar suas habilidades e capacitações.
Importante destacar que todas as porcentagens acima explanadas devem ser aplicadas conjuntamente para que o método tenha eficácia. Se aplicadas isoladamente os efeitos naturalmente não serão aqueles inicialmente esperados.
O modelo 70-20-10 é um combinado de informações oriundas de diferentes linhas de pesquisa, cujo objetivo central é apresentar que a aprendizagem não é algo sequenciado, mas definitivamente adaptável à realidade do mundo.
Dentro de suas singularidades, o método 70-20-10 apresenta alguns benefícios essenciais para a rotina da sua organização:
Se a organização aposta no método 70-20-10 como forma de desenvolver seus colaboradores, é importante que seja capaz de empregar essa metodologia.
Assim, entrega-lhes a opção de entender com mais profundidade acerca dos desmembramentos dos cargos, das atribuições, das tarefas e das diligências daquele local.
Através da prática cotidiana e da rotina na qual está inserido, o colaborador é capaz de aprender e aplicar o que aprende enquanto exerce sua função.
Com a prática durante a aprendizagem, as elucidações e os resultados acabam sendo mais produtivos e inovadores.
Em decorrência disso, as tarefas serão realizadas com modelos diversos daqueles já padronizados, permitindo um movimento onde as soluções sejam entregues sem que haja excessiva técnica e sim alguma liberdade criativa.
Quando o modelo 70-20-10 é implantando na organização, é consequente o aumento na motivação entre os colaboradores.
Notando-se capazes de aprender enquanto de fato realizam o trabalho, os colaboradores sentem que sua produção (e sua atuação) estão sendo reconhecidas. Consequentemente, terminam por desenvolver seus resultados com mais celeridade, cumprindo metas e valorizando a si mesmos.
Esse processo é contínuo, ou seja, com o passar do tempo, o crescimento e o desenvolvimento elevarão o desempenho dos colaboradores e o funcionamento da organização.
Possuindo essas duas habilidades, o colaborador desempenha suas tarefas cotidianas por meios diferenciados.
Inovação e criatividade são características cada vez mais necessárias no mundo corporativo, portanto, quando o colaborador é capaz de utilizá-las enquanto vantagens, conseguirá solucionar as questões e ultrapassar os possíveis obstáculos existentes naquela rotina na qual está inserido.
Esse caminho acaba beneficiando os colaboradores, seus gestores, a organização e também os clientes. Com todos esses personagens motivados e satisfeitos, não é difícil que se assumam lideranças e referências no mercado.
Quando o colaborador consegue assimilar o aprendizado e encaixá-lo na sua prática trabalhista diária, seu rendimento sobe significativamente.
A partir de então, todas as tarefas que lhe são incumbidas passam a ser feita de modo positivo, com menos erros e repetições, melhorando seu desempenho como um todo.
Ao aplicar o método 70-20-10 a organização passa a ofertar meios de trabalho cada vez mais convidativos, unindo as três abordagens (porcentagens) e integrando teoria e prática de modo a estimular cada vez mais seus colaboradores.
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