Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

70-20-10: o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem

 Por: |  Publicado em 18/11/2021 |  Atualizado em 18/11/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Capacitar uma equipe de colaboradores é sempre um processo necessário em qualquer organização. Para auxiliar nesse caminho, existem métodos inovadores e eficazes, como é o caso do 70-20-10, sobre o qual falaremos a seguir.

O que é 70-20-10?

70-20-10 é uma metodologia criada por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo na década de 1990.

O método 70-20-10 consegue reunir teoria e prática numa mesma aplicação, o que é considerado um dos melhores e mais eficazes métodos de ensino e aprendizagem.

O modelo 70-20-10 é um facilitador, haja vista diversos estudos afirmarem que o cérebro elabora melhor os conteúdos quando as explicações vêm acompanhadas de ações práticas.

Além disso, o conceito de 70-20-10 é aplicado de modo simplificado, o que acaba facilitando sua utilização por organizações e colaboradores.

Essa metodologia corresponde a uma combinação de percentuais e divide-se em três maneiras de aprender:

– com experiência própria e vivências profissionais rotineiras;

– com outras pessoas;

– formal, com cursos, livros etc.

70-20-10: 70% de aprendizagem com experiência própria

Esse tipo de aprendizagem é também conhecido por aprendizagem on-the-job e indica que 70% da instrução que o colaborador possui é resultado das suas experiências profissionais, das vivências rotineiras, das responsabilidades que assumiu, das adversidades que enfrentou etc.

O progresso é consequência do desempenho diário na organização, com todos os conflitos e soluções possíveis.

É um modo de desenvolvimento que advém da absorção dos fatores positivos existentes diante de conversas, partilhas, impressões técnicas, procedimentos etc. com o demais colaboradores e gestores que integram o cotidiano laborativo daquele colaborador.

70-20-10: 20% de aprendizagem com outra pessoa

A porcentagem de 20% do aprendizado do colaborador é devido às relações que constrói no ambiente organizacional com os demais membros da equipe.

Todos os retornos inerentes à atuação do colaborador são por ele absorvidos. Tanto isso quanto sua capacidade de análise e identificação diante daquilo que vem sendo executado pelos demais colaboradores e gestores, como fontes de impulso e incentivo.

70-20-10: 10% de aprendizagem formal

Esses 10% restantes dizem respeito à aprendizagem através de cursos, livros, congressos, treinamentos etc.

Os 10% de aprendizagem formal não podem, por sua natureza, serem padronizados. No entanto, o colaborador deve saber os conteúdos certos para referenciar suas habilidades e capacitações.

Importante destacar que todas as porcentagens acima explanadas devem ser aplicadas conjuntamente para que o método tenha eficácia. Se aplicadas isoladamente os efeitos naturalmente não serão aqueles inicialmente esperados.

O modelo 70-20-10 é um combinado de informações oriundas de diferentes linhas de pesquisa, cujo objetivo central é apresentar que a aprendizagem não é algo sequenciado, mas definitivamente adaptável à realidade do mundo.

Quais os benefícios do modelo 70-20-10?

Dentro de suas singularidades, o método 70-20-10 apresenta alguns benefícios essenciais para a rotina da sua organização:

Aprender enquanto pratica

Se a organização aposta no método 70-20-10 como forma de desenvolver seus colaboradores, é importante que seja capaz de empregar essa metodologia.

Assim, entrega-lhes a opção de entender com mais profundidade acerca dos desmembramentos dos cargos, das atribuições, das tarefas e das diligências daquele local.

Através da prática cotidiana e da rotina na qual está inserido, o colaborador é capaz de aprender e aplicar o que aprende enquanto exerce sua função.

Com a prática durante a aprendizagem, as elucidações e os resultados acabam sendo mais produtivos e inovadores.

Em decorrência disso, as tarefas serão realizadas com modelos diversos daqueles já padronizados, permitindo um movimento onde as soluções sejam entregues sem que haja excessiva técnica e sim alguma liberdade criativa.

Motivação crescente

Quando o modelo 70-20-10 é implantando na organização, é consequente o aumento na motivação entre os colaboradores.

Notando-se capazes de aprender enquanto de fato realizam o trabalho, os colaboradores sentem que sua produção (e sua atuação) estão sendo reconhecidas. Consequentemente, terminam por desenvolver seus resultados com mais celeridade, cumprindo metas e valorizando a si mesmos.

Esse processo é contínuo, ou seja, com o passar do tempo, o crescimento e o desenvolvimento elevarão o desempenho dos colaboradores e o funcionamento da organização.

Inovação e criatividade

Possuindo essas duas habilidades, o colaborador desempenha suas tarefas cotidianas por meios diferenciados.

Inovação e criatividade são características cada vez mais necessárias no mundo corporativo, portanto, quando o colaborador é capaz de utilizá-las enquanto vantagens, conseguirá solucionar as questões e ultrapassar os possíveis obstáculos existentes naquela rotina na qual está inserido.

Esse caminho acaba beneficiando os colaboradores, seus gestores, a organização e também os clientes. Com todos esses personagens motivados e satisfeitos, não é difícil que se assumam lideranças e referências no mercado.

Maior produtividade

Quando o colaborador consegue assimilar o aprendizado e encaixá-lo na sua prática trabalhista diária, seu rendimento sobe significativamente.

A partir de então, todas as tarefas que lhe são incumbidas passam a ser feita de modo positivo, com menos erros e repetições, melhorando seu desempenho como um todo.

Conclusão

Ao aplicar o método 70-20-10 a organização passa a ofertar meios de trabalho cada vez mais convidativos, unindo as três abordagens (porcentagens) e integrando teoria e prática de modo a estimular cada vez mais seus colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo?

Então navegue pelo Blog e pelos Cases e encontre mais de uma centena de outros conteúdos interessantes. Abordamos os temas mais diversos sobre Tecnologia & Educação, T&D e RH e tudo que envolva o mundo corporativo.

Ou inscreva-se no Go Learning e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos, na Universidade Corporativa da Keeps.

São cursos gratuitos em formato de microlearning, voltados para T&D e RH, que você pode acessar a qualquer hora no seu notebook, tablet ou smartphone.

Nunca foi tão fácil ter uma Experiência LXP de Aprendizagem.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×