Um dos princípios responsáveis por guiar as empresas em circunstâncias variadas diz que, para que se consiga aprimorar alguma coisa, é necessário mensurar suas variáveis. É justamente nesse enquadramento que o Balanced Scorecard (BSC) funciona.
Essa ferramenta tática auxilia as empresas a estabelecerem metas e determinarem suas diligências. Assim, para além de interpretar o BSC, devemos saber como ele pode favorecer a empresa e ser conciliado em meio a pontos de vista diferentes.
Continue lendo e descubra como BSC pode ser aplicado e interpretado na sua rotina organizacional!
O que é o Balanced Scorecard (BSC)?
BSC, ou Balanced Scorecard é uma sigla que, traduzida, significa “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
O Balanced Scorecard é um método de gestão estratégica que abarca as questões da empresa para além dos padrões financeiros e de cálculos.
Seu compromisso mais imediato é, a partir da visão da totalidade dos processos existentes na organização, compreender aquilo que precisa ser conduzido para que as metas sejam assimiladas e atingidas.
Desse modo, tudo aquilo que a empresa produzir será dirigido para a sistematização estabelecida.
Quem criou o BSC?
O conceito de Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido pelos professores da Universidade de Harvard: Robert Kaplan e David Norton.
A intenção dos professores era divulgar um método de gestão estratégica através do qual fosse possível determinar metas e mensurar soluções, mas de modo inovador, deixando de lado os tradicionais indicadores, sejam eles contábeis, de faturamento etc.
O artigo “O Balanced Scorecard: medidas que impulsionam o desempenho”, publicado em 1992, foi o responsável por amplificar a divulgação do conceito, que passou a ser conhecido também no meio organizacional, além do acadêmico.
A partir daí, o BSC passou a ser considerado um dos mais eficazes métodos relacionados à medição de desempenho, determinações estratégicas e estruturações nas empresas.
O BSC pode ser empregado em circunstâncias diversificadas, de pequenas empresas até multinacionais, sendo utilizado também em comércios virtuais e empreendimentos não tão costumeiros.
Qual a importância do BSC?
O Balanced Scorecard é importante pois apresenta um cenário mais vasto acerca da empresa, como o fato de procurar definir que a gestão estratégica é o meio mais eficaz para alavancar a organização.
Combinado ao anteriormente mencionado, o método BSC ajuda a mensurar cada nova passo dado na intenção do aprimoramento constante.
Além disso, dentre as suas principais características, que influenciam em sua importância, podemos destacar as seguintes do BSC:
- Enaltece os hábitos de aprendizado.
- Iguala referências-chave com as metas.
- Desempenha táticas de ação com positividade.
- Aplica soluções para todos os processos.
- Permite acompanhar a gestão estratégica por meio de indicadores de desempenho, os chamados KPIs.
- Ajuda a estabelecer relações de causa e efeito entre as atividades e os seus respectivos resultados.
- Garante os recursos financeiros indispensáveis para executar uma estratégia.
- Favorece o processo decisório ao ponderar em suas análises todos os fatores necessários para uma boa performance.
- Viabiliza os meios para que um ou mais objetivos estratégicos sejam alcançados em tempo hábil.
- Torna uma empresa menos dependente de pessoas ao uniformizar o acesso ao conhecimento.
- É uma alternativa para que a empresa seja mais orientada para resultados em todas as suas atividades.
Perspectivas do BSC
Quando falamos em perspectivas do BSC, estamos falando nos setores nos quais o Balanced Scorecard pode ser aplicado.
Todavia, é valido observar que essas perspectivas precisam ser implementadas conjuntamente, uma agregada à outra, de modo se auxiliarem entre si.
Perspectiva financeira
A perspectiva financeira examina a influência que as deliberações estratégicas possuem em relação aos objetivos.
A organização necessita de metas financeiras prolongadas, de modo que estejam interligadas a uma estratégia de ação conectada aos procedimentos monetários, aos procedimentos internos, aos seus clientes, colaboradores e metodologias.
Os parâmetros financeiros, nessa perspectiva, são necessários para entendermos se a empresa está seguindo um caminho fluido.
Nesse caso, ainda que o BSC vá além da mensuração monetária, devem ser estudados os lucros, faturamentos e ampliação de valores.
Perspectiva do cliente
A perspectiva do cliente analisa dois pontos: como a empresa se encaixa no mercado e qual o nível de contentamento do cliente.
Como definir isso: reconhecer se existem pessoas ou organizações interessadas nas ações da empresa e estabelecer as respostas que serão analisadas, como motivação, lealdade, lucratividade, compra e desempenho de mercado.
Esse tipo de perspectiva analisa os detalhes do produto ou serviço, a conexão com o cliente, as ideias e o crédito da empresa. Por essa razão, é um fator relevante o entendimento acerca do ponto de vista do cliente em relação à organização.
Perspectiva dos processos internos
A perspectiva dos processos internos dá atenção à qualidade desses processos, analisando as inovações, as operações e o pós-venda.
O que isso quer dizer na prática? Significa que são analisadas informações acerca da produtividade, da celeridade do processo, dos custos, das inovações aplicadas etc.
A intenção é sempre almejar a qualidade de todos os procedimentos, de modo a melhorar ou ajustar o que for necessário, bem como consertar as possíveis falhas.
Perspectiva do aprendizado e crescimento
A perspectiva do aprendizado e do crescimento analisa a satisfação interna dos colaboradores.
O que devem ser analisados são fatores como comprometimento, qualificação e contentamento. É válido também mensurar o turnover e a quantidade de treinamentos aplicados, bem como as metas e as alterações na base organizacional que venham a impactar na equipe.
Como funciona o Balanced Scorecard (BSC)?
Além das 4 perspectivas supramencionadas, o BSC é alicerçado por 4 componentes estratégicos, sobre os quais falaremos a seguir.
Componentes estratégicos do BSC
No momento de aplicar as perspectivas do BSC, a sistematização deve ser baseada nos seguintes componentes:
- Objetivos: determinar o que a empresa objetiva captar em cada probabilidade tática, como ações de marketing, por exemplo.
- Indicadores: expõem as performances de acordo com cada meta selecionada.
- Metas: mostram o grau de desempenho almejado em cada informação.
- Iniciativas ou projetos estratégicos: são os comportamentos e interferências que precisam ocorrer para que a organização alcance as metas de performance definidas.
Dito isso, o BSC tem o intuito de examinar cada tática realizada até as operações. Desse modo, a empresa consegue enxergar com facilidade o que precisa realizar para atingir as metas pretendidas.
É importante que não seja esquecida a relevância de mensurar cada apuração. A capacidade de determinar corretamente os informativos, combinado às medidas realizadas, auxilia a entender se empenhos estão acontecendo acertadamente.
O BSC, diferente do budget, onde os dados financeiramente previstos não podem ser alterados, por se tratar de um orçamento estático, é capaz de mensurar as variáveis existentes.
Isso significa que, o simples processo de implementação do BSC entrega o saber indispensável para saber qual direção seguir.
Como aplicar o Balanced Scorecard?
Para aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa, é fundamental pensar na criação de um mapa estratégico.
O que representa graficamente, todo o caminho que a sua empresa precisa seguir para alcançar os objetivos estratégicos, delimitados pelas 4 perspectivas, citadas no início do post.
Sendo assim, este é o momento em que você deve reunir informações sobre o real objetivo da empresa.
Neste sentido, é importante que você se atente a alguns passos que podem auxiliar na criação do seu mapa estratégico.
Elas podem ser:
- Determine onde você pretende chegar em médio e longo prazo;
- Defina sua proposta de valor;
- Determine suas estratégias financeiras;
- Faça uma estratégia pensando nos clientes;
- Estratégias de processos internos também podem fazer a diferença;
- Defina estratégias de aprendizagem e crescimento.
Depois de ter todas essas informações em mãos, é hora de desenhar o mapa estratégico do seu Balanced Scorecard.
Para isso, você pode utilizar como apoio, alguns softwares de gestão ou ainda, planilhas.
Então, ao realizar o mapeamento, é importante conectar as informações entre si, e verificar a relação de causa e efeito entre os objetivos definidos.
Quais são as vantagens de utilizar o Balanced Scorecard?
Como vimos, o Balanced Scorecard, de forma resumida, é considerado como um modelo de gestão estratégica que comprova a todos os empresários que, o caminho para obter sucesso em um negócio não se resume em apenas focar nos aspectos financeiros.
Afinal de contas, existem muitos outros parâmetros que influenciam no sucesso empresarial.
Além disso, o BSC também é bastante utilizado para definir estratégias melhor estruturadas e assim, desenhar planejamentos de maneira muito mais eficiente.
Tudo isso, já proporciona inúmeras vantagens ao negócio, não é mesmo?
Mas, se você, mesmo assim, ainda não está convencido(a) do poder do BSC, listamos baixo, os principais benefícios do método.
Eles, com certeza vão fazer você mudar de ideia, confira!
- Proporciona uma visão simples e intuitiva de todo planejamento;
- Garante um aperfeiçoamento contínuo;
- Oferece integração entre indicadores tangíveis e intangíveis.
Então, o que você acha do método agora?
Aplique-o na empresa e note a diferença dos resultados. Essa com certeza, pode ser a resposta que você estava procurando!
Conclusão
O Balanced Scorecard (BSC) é um método bastante instintivo e hábil. Sua implementação dificilmente não trará resultados assertivos e eficazes para sua empresa.
Então que tal seguir os passos indicados até aqui e experimentá-lo?
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