Como escolher o melhor LMS para sua empresa?

Início » LMS e LXP » Como escolher o melhor LMS para sua empresa?

Sabemos que escolher o melhor LMS para uma empresa pode ser uma decisão difícil. Com tantas opções disponíveis, é importante entender as necessidades e a realidade da organização antes de tomar qualquer decisão para evitar desperdício de tempo, esforço ou dinheiro, concorda?

Neste artigo, vamos te ajudar a saber quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor LMS e, consequentemente, como tirar mais proveito da educação corporativa. Vamos lá?

O melhor LMS para sua empresa

Se você chegou até este artigo, certamente já sabe o que é um LMS, quais os seus tipos e os benefícios que apresenta para treinamentos, aprimorando a Educação Corporativa da sua empresa.

Nós sabemos que você, como gestor e sabedor das necessidades da sua empresa, conhece exatamente o perfil dos seus colaboradores. Isso facilita quando estiver considerando uma plataforma de ensino como o LMS.

Geralmente, empresas que estão iniciando um processo digital de ensino tendem a optar pelo LMS como solução, por ser um ambiente mais diretivo, que formalmente dirige o colaborador na realização de treinamentos obrigatórios.

No entanto, escolher o melhor LMS para sua organização não é uma tarefa fácil. Qualquer escolha precipitada ou mal pensada pode resultar em vários contratempos financeiros, de tempo ou de esforço, além de não produzir os resultados desejados. Tudo que não queremos, não é mesmo?

Antes de investir em qualquer estratégia para melhorar a gestão de pessoas, é importante considerar uma série de fatores. Afinal, as pessoas não são máquinas, elas pensam, sentem e agem de maneira distinta.

Para tanto, é fundamental entender o público que receberá o treinamento e fazer um planejamento amplo antes de escolher uma solução de LMS.

Dada a grande variedade existente no mercado, é fundamental avaliar os recursos oferecidos e compará-los com as necessidades e realidades da organização, para enfim chegar à plataforma que de fato corresponda aos seus objetivos. Afinal, não dá pra se arrepender depois de todo o investimento destinado!

O que sua empresa precisa?

O primeiro passo para saber como escolher o melhor LMS é avaliar as dores existentes nos processos educacionais da sua Universidade Corporativa (UC). E caso sua empresa não tenha uma e esteja decidindo implantar, deve fazer as seguintes análises:

  • o sistema é eficaz?
  • a plataforma permite um manuseio simples e intuitivo?
  • vai aumentar o engajamento dos colaboradores?
  • o que oferece em termos de inovação?
  • vou conseguir padronizar e personalizar os meus treinamentos?
  • consigo disponibilizar de forma uniforme para todos?
  • possibilita análise e mensuração de resultados imediata?

O Konquest, a plataforma LXP da Keeps, que é uma evolução do LMS, atende a todas essas demandas, pois tem como um dos focos a sensibilidade de analisar as dores que existem desde a gestão até a entrega final, após os cursos serem realizados pelos colaboradores.

Não adianta tentar resolver um problema quando você não sabe ao certo do que se trata. Entender as necessidades das equipes e da empresa, o perfil do público-alvo e os recursos disponíveis é fundamental antes de investir em uma estratégia para melhorar a gestão de pessoas.

Mas afinal, como escolher o melhor LMS para sua empresa?

Entenda as necessidades

O que sua empresa realmente precisa? Treinamentos mais rápidos? Treinamentos longos? Gestão dos resultados dos treinamentos? Um compilado de todas essas questões?

Através do Konquest, nossa plataforma de Educação Corporativa, você pode apostar na criação e o consumo do conhecimento de forma bastante simples e intuitiva:

  • Através de trilhas de aprendizagem, nos casos de treinamentos mais extensos;
  • Pílulas do conhecimento, para um aprendizado mais curto;
  • E ter acesso a relatório integrais para os gestores quanto ao desempenho dos colaboradores.

O primeiro passo é realizar um Levantamento das Necessidades de Treinamento para identificar os gaps, fragilidades e oportunidades nas equipes.

Conheça o Público

Para começar, você precisa conhecer os seus colaboradores e identificar suas preferências, referências, expectativas, necessidades, costumes e linguagem.

A partir daí, os cursos a serem hospedados na plataforma (criados pela empresa, parceiros ou terceiros) devem atender àquilo que foi identificado, de modo que os colaboradores se sintam motivados e engajados diante dos treinamentos que lhes forem repassados pela empresa.

Essa pesquisa vai auxiliar na construção de um perfil dos seus colaboradores, o que facilitará o desenvolvimento de treinamentos realmente eficazes, bem como na escolha do melhor LMS para o seu negócio.

Defina o orçamento

Controlar o orçamento de treinamento e acompanhar todos os gastos ao longo das atividades é essencial para ter os recursos necessários para realizar ações realmente eficazes sem a necessidade de alocar recursos adicionais.

O que deve ser observado no momento de escolha do LMS

Separamos algumas dicas para que você possa escolher a melhor ferramenta:

Delimite seus objetivos, necessidades e expectativas

Antes de olhar para todas as opções de LMS no mercado, sua empresa deve ter uma compreensão clara dos objetivos de aprendizagem que espera alcançar, das necessidades de sua equipe, bem como de suas próprias expectativas para o produto final.

Sempre tenha em mente o objetivo final para seu projeto de e-learning. Na Keeps te ajudamos a enxergas os melhores caminhos para montar o seu projeto, desde a implementação até o resultado final.

Nossa intenção é desenvolver e impulsionar os nossos clientes enquanto entregamos melhorias cada vez mais certeiras e necessárias para avançar os processos de ambos os lados.

Foque na flexibilidade

Durante o processo de escolha, você deve determinar se o LMS é capaz de fornecer a flexibilidade necessária para eventuais mudanças na estratégia, bem como para a adaptação de conteúdo na mais ampla gama de formatos, plataformas e dispositivos.

O Konquest é um sistema de fácil manuseio, possibilitando que os próprios gestores criem e hospedem os cursos que desejarem, ainda que não sejam especialistas.

Além disso, os colaboradores, como usuário final da plataforma, conseguem, de forma leve e intuitiva, realizar e concluir os treinamentos necessários.

Qualquer objeto de aprendizagem pode virar um método de conhecimento dentro do Konquest, sabia? Com o uso da inteligência artificial, a Educação Corporativa da sua empresa fica mais viável e permite que o seu colaborador seja protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Na plataforma, existem três maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Cursos: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pílulas do Conhecimento: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.
  • Konquest Trilhas: responsável por direcionar o colaborador durante os cursos que concluir, seguindo a ordem necessária para concluir o treinamento.

Determine as ferramentas de gestão necessárias

Para garantir o gerenciamento adequado do treinamento, você deve avaliar se a plataforma permite que haja customização e em quanto tempo tudo pode ser implementado na Universidade Corporativa da sua empresa.

A Keeps é especialista na implantação de Universidades Corporativas, como você pode ler aqui:

Além disso, uma ferramenta de gestão que acompanha todos os produtos disponibilizados pela Keeps é o Learning Analytics.

O Learning Analytics faz a análise de dados dos seus cursos utilizando o Big Data, oferecendo:

  • Simplicidade.
  • Praticidade.
  • Eficiência no uso da ferramenta.
  • Eficiência de análise e predição dos resultados.

Avalie a capacidade técnica do LMS

O Konquest possui uma interface que permite que os cursos sejam montados e estruturados com muita facilidade, agilidade e simplicidade.

Isso, bem como todas as vantagens expostas até aqui, já fez com que grandes empresas decidissem trocar sua plataforma LMS e passasse a utilizar o Konquest, como você pode ler clicando nos links abaixo:

Nossa plataforma garante a precisão e o gerenciamento de inúmeras publicações, acesso e tráfego de colaboradores, realiza atualizações necessárias e oferece suporte a todas as iniciativas de e-learning da empresa.

Por isso, torna-se fundamental que a empresa responsável pela plataforma tenha capacidade técnica não só para manter essas operações, mas também para dar suporte técnico.

Aliás, o suporte técnico da Keeps é sempre um ponto bastante elogiado por nossos clientes. São sempre ressaltados os seguintes pontos:

  • Treinamento eficaz para utilização da plataforma;
  • Erros quase inexistentes no sistema;
  • Atendimento imediato, com solução em um curto prazo;
  • Preocupação da equipe em auxiliar e solucionar.

“O Konquest é uma plataforma muito tranquila de administrar, após o direcionamento feito pelo suporte da Keeps, levei de 2 a 3 dias para começar a trabalhar sozinha.”

(Kerli Costa, Analista de T&D da Rede Bistek)

Envolva sua equipe

Você pode solicitar uma demonstração da nossa plataforma para verificar se as ferramentas e funções oferecidas estão de acordo com suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento.

Incentive seus colaboradores a participarem desse processo, pois a troca de ideias pode melhorar significativamente um projeto antes mesmo de ser implementado. Essa é uma das estratégias sobre como escolher o melhor LMS.

Um período de testes dá ao seu negócio a chance de aprender mais sobre o sistema, incluindo todas as suas vantagens e desvantagens.

Não perca tempo! Conheça os nossos produtos e não tenha mais dúvidas em relação a qual a melhor plataforma LMS para a sua empresa.

A evolução do LMS começa na Keeps e facilita sua escolha!

A evolução do LMS começa na Keeps e facilita sua escolha!

Keeps desenvolve soluções LMS, LXP e LRM inovadoras para Educação Corporativa, com base nas principais tendências tecnológicas, como o uso de Big Data, da Inteligência Artificial (IA), ferramentas para criação de conteúdos interativos, gamificados, com microlearning e muito mais. Tudo isso para te ajudar no momento de como escolher o melhor LMS para sua empresa!

Faça um teste grátis e veja como acelerar treinamentos e torná-los mais atrativos, além de comprovar os resultados das ações de T&D.

Perguntas frequentes sobre como escolher o melhor LMS:

Quais os benefícios do LMS para sua empresa?

– Personalização do conteúdo;
– Versatilidade;
– Unificação das ferramentas;
– Análise de dados;
– Diminuição dos gastos;
– Execução de uma cultura de aprendizagem contínua;
– Controle dos resultados.

Como escolher o melhor LMS para sua empresa?

Delimite seus objetivos, necessidades e expectativas: na Keeps te ajudamos a enxergas os melhores caminhos para montar o seu projeto, desde a implementação até o resultado final. Nossa intenção é desenvolver e impulsionar os nossos clientes enquanto entregamos melhorias cada vez mais certeiras e necessárias para avançar os processos de ambos os lados.
 
Foque na flexibilidade: o Konquest é um sistema de fácil manuseio, possibilitando que os próprios gestores criem e hospedem os cursos que desejarem, ainda que não sejam especialistas. Além disso, os colaboradores, como usuário final da plataforma, conseguem, de forma leve e intuitiva, realizar e concluir os treinamentos necessários.
 
Determine as ferramentas de gestão necessárias: a Keeps é especialista na implantação de Universidades Corporativas e conta com uma ferramenta de gestão que acompanha todos os produtos que disponibilizamos, o Learning Analytics.
 
Avalie a capacidade técnica do LMS: o Konquest possui uma interface que permite que os cursos sejam montados e estruturados com muita facilidade, agilidade e simplicidade.
 
Envolva sua equipe: você pode solicitar uma demonstração da nossa plataforma para verificar se as ferramentas e funções oferecidas estão de acordo com suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento. Incentive seus colaboradores a participarem desse processo, pois a troca de ideias pode melhorar significativamente um projeto antes mesmo de ser implementado.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: