Habilidades e competências: quais são suas diferenças? Precisamos desenvolver tanto uma como a outra? Bem, é comum utilizarmos essas palavras como sinônimos, mas elas não são. E no mundo empresarial, é muito importante saber diferenciar as duas para desenvolver aquilo que é realmente necessário nos colaboradores. A competência é mais ampla, e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes. Então se você quer descobrir quais as diferenças entre esses conceitos e principalmente, aprender a desenvolvê-los na sua empresa, siga a leitura!
O que são competências e habilidades?
O que é habilidade?
Habilidade é a capacidade de realizar uma tarefa específica com um alto nível de destreza.
Elas não são inatas, mas é possível adquirir e aprimorar habilidades até quase a perfeição por meio da prática e dedicação.
As habilidades estão presentes na vida de todos e nas mais diversas situações, como no aprendizado escolar, na vida doméstica e também no mundo do trabalho.
O que é competência?
A competência é a junção de conhecimentos, habilidades, atitudes e traços pessoais demonstrados no comportamento de uma pessoa e que permitem alcançar objetivos específicos.
Outrossim, as competências são muito utilizadas pelas empresas para definir as posições e papéis que os colaboradores irão desempenhar, afinal de contas, são elas que determinam se alguém está apto ou não a realizar determinada atividade.
Elas também podem ser desenvolvidas, treinadas e adquiridas, sem necessidade de se ter uma disposição natural para aquilo.
Diferença entre competências e habilidades
Como fora dito, muitas pessoas utilizam habilidade e competência como sinônimos, mas isso não está totalmente correto. Embora sejam conceitos próximos, são diferentes.
Assim, a habilidade é o saber fazer, e por isso, está inserida na parte técnica das competências. Ou seja, habilidade é um tipo de competência técnica, ainda que não a única. Aí entra também o conhecimento teórico.
Ainda, podemos dizer que a principal diferença existente é que uma competência é muito mais ampla do que uma habilidade e mais difícil de aprender.
As competências são baseadas em valores, rígidas e intransferíveis, já as habilidades podem ser desenvolvidas, podem ser medidas, são aplicáveis e são transferíveis.
Exemplos de habilidades: boa comunicação; resolução de problemas; trabalho em equipe; escuta ativa; análise; e, ensino.
Exemplos de competências: liderança; inteligência emocional; e, tomada de decisão, esta última entendida como um conjunto de habilidades.
Tipos de competências e habilidades
Tipos de habilidades
Técnicas
Estas envolvem a facilidade para a realização de afazeres, incluindo objetos físicos e concretos.
É um tipo de habilidade muito requerida nas áreas de engenharia, programação e contabilidade.
Humanas
As habilidades humanas referem-se às relações interpessoais e grupais. É muito importante que toda equipe disponha de profissionais habilidosos em comunicação, na liderança e na resolução de conflitos, é o que toda empresa deve buscar.
Conceituais
As habilidades conceituais estão relacionadas à visão macro da organização. Em outras palavras, com a desenvoltura em lidar com ideias, conceitos e teorias.
As pessoas que possuem essa habilidade têm facilidade em raciocinar bem e desenvolver diagnósticos e alternativas para solução de determinados problemas.
Tipos de competência
Existem três tipos de competências: técnicas, comportamentais e organizacionais, vamos explicar cada uma delas ao longo desta sessão.
Competências técnicas
Fazem parte desse grupo os conhecimentos e habilidades que um profissional adquire por meio da educação formal ou informal, em cursos, experiências prévias, palestras e treinamentos.
É a base para que um colaborador seja capaz de exercer uma função na empresa. As competências técnicas existem nos níveis elementar, básico, fundamental, sólido e profundo.
Competências comportamentais
São as atitudes, comportamentos e a postura do profissional, que o ajuda a colocar em prática suas habilidades e conhecimentos, assim ele consegue exercer seu cargo com profissionalismo.
Competências organizacionais
Conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam uma organização única no mercado.
São competências que definem o perfil da empresa e impactam no sucesso do negócio.
Como desenvolver competências e habilidades?
O desenvolvimento competências e habilidades passa por 4 fases, são elas:
Identificar a situação atual dos colaboradores
Essa é a etapa do mapeamento de competências e habilidades, na qual você precisa identificar as necessidades e deficiências da empresa.
Isto posto, será necessário analisar cada colaborador e mapear suas habilidades e competências, além de identificar quais precisam ser desenvolvidas.
Planejamento
Com a situação geral já em posse da diretoria da empresa e da equipe de RH, é hora de planejar o que será feito para desenvolver as competências de cada colaborador, da melhor maneira.
Aqui, você deverá planejar e desenhar como será feito o desenvolvimento das competências e das habilidades, atendendo as necessidades de cada público mapeado.
Ainda, deverá ser registrado quem vai ser desenvolvido, de que maneira, em qual momento, onde, por quem e quanto tempo essa iniciativa vai durar.
Execução
Agora é a hora de colocar em prática as ações que foram planejadas na etapa anterior.
Tenha em mente que o acompanhamento da direção, da gestão de pessoas, dos gestores e líderes de área se faz necessário.
Esse programa pode ser executado tanto presencialmente quanto remotamente, através de uma plataforma de T&D, com palestras, workshops, atividades, cursos e gamificação.
Avaliação dos resultados
Por fim, você precisará medir os resultados dessas ações para verificar se ela teve o retorno que se esperava, e descobrir a percepção dos participantes sobre o programa de desenvolvimento de competências.
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Perguntas frequentes sobre competências e habilidades:
Competências são atitudes e detalhes que podem ser evoluído através de treinamentos e experiências, são características que o indivíduo pode desenvolver. Já as Habilidades são qualidades específicas que um colaborador possui para realizar algum trabalho.
1. Exemplos de habilidades: boa comunicação; resolução de problemas; trabalho em equipe; escuta ativa; análise; e, ensino.
2. Exemplos de competências: liderança; inteligência emocional; e, tomada de decisão, esta última entendida como um conjunto de habilidades.