Confira 10 vantagens do Microlearning na Educação Corporativa

Início » Gamificação e Microlearning » Confira 10 vantagens do Microlearning na Educação Corporativa

O investimento em treinamentos corporativos e estratégias para aumentar o engajamento, o comprometimento e o profissionalismo, vem crescendo nos últimos anos. No entanto, as organizações desejam obter resultados mais rápidos e os colaboradores têm pressa em aprender. Por esse motivo, uma das técnicas utilizadas para facilitar e agilizar o processo de aprendizagem dos profissionais é o microlearning. E para saber as vantagens do microlearning, continue lendo.

Quais são as vantagens do microlearning na Educação Corporativa?

Se você chegou até este artigo, provavelmente já sabe o que é o microlearning, uma forma cada vez mais atual e bastante eficiente na Educação Corporativa, cujo objetivo é entregar conteúdos curtos, de modo que o consumo seja mais rápido e também mais simples.

Mas quais os benefícios que o microlearning entrega? Vamos lá:

Flexibilidade como uma das vantagens do microlearning

Uma das vantagens do microlearning é possuir a característica de pode ser entregue em formatos variados, como por exemplo áudios, vídeos, infográficos etc.

Essa diversidade de formatos ajuda no engajamento dos colaboradores, que poderão adaptar o consumo dos conteúdos conforme os métodos que melhor se adaptarem às preferenciais individuais de cada um.

Aprendizado ágil

Uma vez que o material é entregue de forma fragmentada, isso traz aos colaboradores a possibilidade de absorver o conteúdo num período menor, o que pode fazer com que a aprendizagem seja mais eficaz, sendo uma das mais importantes vantagens do microlearning.

Acesso fácil e rápido

Acessar o microlearning pode ser algo prático e simples, pois pode rodar em dispositivos diversos, tais como notebooks, smartphones, tablets etc.

Essa é uma das vantagens do microlearning, cuja possibilidade ainda permite que o colaborador escolha o lugar e o momento em que prefere acessar seu programa de treinamento/capacitação.

Personalização

A entrega dos conteúdos pode ser personalizada. Como? Os materiais podem ser direcionados às demandas e metas particulares de cada um dos colaboradores.

Qual o resultado disso? Uma experiência de aprendizagem cada vez mais considerável e importante.

Aumento da retenção de conhecimento

Atualmente, já existem pesquisas que afirma que o microlearning ajuda a melhorar e evoluir a retenção de conhecimento dos colaboradores.

Isso porque, como já falamos anteriormente, quando o conteúdo é repassado aos poucos, em pílulas, a tendência é que as informações sejam lembradas com mais facilidade.

Engajamento e motivação

Por conta de tudo o que já explanamos até aqui, não é muito difícil notar que o microlearning eleva o engajamento e a motivação dos colaboradores, afinal, todo o processo de aprendizagem fica mais acolhedor e participativo.

Economia de tempo e recursos

Se compararmos aos métodos usuais de treinamento, uma das vantagens do microlearning é gerar menos gastos, justamente por ser uma ferramenta que entrega o conteúdo de forma mais rápida e permite que seja acessado por vários dispositivos.

Dito isso, ao mesmo tempo, os colaboradores e a própria empresa destinarão menos tempo aos processos de capacitação, que passa a requerer menos recursos.

Acompanhamento e feedback como vantagens do microlearning

Se sua empresa implementar o microlearning, você terá acesso ao desempenho e performance dos seus colaboradores enquanto realizam o treinamento. Isso por si só fornece o retorno necessário para que os gestores saibam identificar o que precisa ser melhorado, transformado ou mesmo excluído.

Essas são algumas das principais vantagens do microlearning, um conjunto de benefícios facilitadores da capacitação dos colaboradores, capazes de serem moldados de acordo com as necessidades e particularidades do ambiente organizacional.

Como utilizar as vantagens do microlearning na rotina de T&D?

Agora você provavelmente está curioso para saber como é possível implementar as vantagens do microlearning na rotina da sua empresa, não é mesmo? Então abaixo vamos te mostrar algumas das metodologias mais utilizadas na prática.

Gamificação

Utilizando ferramentas lúdicas típicas do “game”, a gamificação permite que a aprendizagem seja mais diversificada e interativa.

Dentro do microlearning, a gamificação pode entregar, por exemplo, quizzes ou desafios curtos que ajudem a reforçar e revisar o conteúdo entregue.

Na Keeps, GameUp é um módulo de ensino que se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida. Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, como pedem as ações de microlearning. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

Plataformas de aprendizado online (LMS e LXP)

Existem diversas plataformas de aprendizado online, como o Konquest, Moodle etc. Essas plataformas, sejam elas LMS ou LXP, permitem que os conteúdos sejam entregues no formato microlearning, bastando que estejam aptas a receber os formatos disponibilizados. Essa é uma das mais importantes vantagens do microlearning, concorda?

Konquest, no universo LMS da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores.

Dentro do Konquest, existe a possibilidade de capacitar através de pílulas do conhecimento, ou seja, o microlearning, que estimula o aprendizado constante em uma biblioteca virtual de fácil acesso, onde o colaborador pode pesquisar e encontrar conteúdos conforme a sua necessidade de capacitação.

Tudo isso dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, além de outros recursos específicos e personalizados.

Aplicativos móveis

Sim, é bastante comum que alguns apps implementem o microlearning como parte do aprendizado e capacitação, seja para aprender um idioma ou para auxiliar na evolução de hard skills e soft skills.

Através dos aplicativos, os conteúdos em pílulas poderão ser abertos em qualquer lugar, no momento que os colaboradores preferirem.

Aqui a Keeps apresenta como solução o SmartZap, ferramenta pensada exclusivamente para o formato de microlearning. Nossa empresa foi pioneira no desenvolvimento de uma solução de capacitação por Whatsapp, que já é um app que todo mundo domina e usa no dia a dia, o que facilita todo o processo, diminui a resistência e aumenta o engajamento.

Por ser um mini LMS, o SmartZap consegue converter cursos completos em um formato de microlearning. Ademais, todos relatórios e resultados dos programas de capacitação podem ser acompanhados pelos gestores.

Perguntas frequentes sobre as vantagens do Microlearning:

O que é o Microlearning?

Microlearning, ou microaprendizagem, é um método cuja função é otimizar conteúdos longos e profundos em aulas fáceis, claras e rápidas, que facilitem a compreensão do estudante.

Quais as principais vantagens do microlearning?

– O tempo é melhor aproveitado.
– Redução de custos.
– Blended learning.
– Auxílio tecnológico.
– Aulas elaboradas conforme demanda.
– Abordagem de conteúdos atuais.
– Cultura de aprendizagem.
– Melhoria nos resultados.
– Engajamento da equipe.
– Produção sob demanda.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: