Como líderes de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) podem enfrentar o desafio de manter e sustentar a educação e construírem uma cultura de aprendizado em suas organizações?
Discutiremos nesse artigo formas de garantir isso através de uma técnica conhecida como lifelong learning.
O que é lifelong learning?
O termo lifelong learning, é muito utilizado quando tratamos do tema de aprendizagem contínua. Sua tradução livre é “aprendizado ao longo da vida”, que sugere a mesma finalidade pura e simples do aprendizado contínuo. Ainda, em palavras simples, quer-se dizer que nunca é cedo ou tarde demais para aprender.
Se tratando de líderes de T&D, que pela função que ocupam, detém o conhecimento que a educação é o pilar para o desenvolvimento profissional, busca-se estratégias que virem aliados para a efetivação da constância dentro das organizações.
E como se daria a aplicabilidade de uma cultura de aprendizado contínuo com o lifelong learning?
Primeiro ponto seria elevar suas principais características: estar apto às transformações; desenvolver skills que visem elevar a trajetória profissional; estar aberto às mudanças a qualquer tempo e observar tendências.
Certo de que, munido dessas características, os líderes de T&D precisam aplicá-las, você deve estar buscando a receita do bolo de como é feita a inserção desta metodologia.
Estratégias para Implementação:
- De Olho na Inovação e nas Tendências: Inovar é bom. Mas na aplicabilidade do lifelong learning o forte olhar para as tendências de mercado é primordial. São as tendências aliado à inovação que aperfeiçoam as pessoas e extraem delas o seu potencial. Isso permite que as organizações se mantenham competitivas e que os profissionais se desenvolvam consistentemente.
- Qualifique Por Meio de Cursos e Treinamentos: Se junte a ferramentas que facilitem o consumo de cursos. Além da tecnologia, é primordial que o conteúdo seja relevante e atraente para quem os consome. O profissional qualificado é mais produtivo, e detentor de decisões assertivas. Além do mais, ao se qualificar, o permite galgar cargos mais altos nas organizações.
- Identifique os Pontos de Melhoria: Objetivando o novo, se faz necessário a imergir em processos de aprendizado inovadores. Estude, qualifique-se, alia-se a tecnologias disponíveis no mercado. A prática do lifelong learning está em mentalizá-lo como estilo de vida, por meio de uma busca constante de melhoria, ajustando as formas, o caminho, em busca sempre do aperfeiçoamento.
- Fomente a Troca de Conhecimento: A interação entre as pessoas é uma maneira eficaz de aprimoramento de conhecimento. E isso não deve ser limitado a feedbacks ou ações pontuais. Toda troca em equipe é um repasse de conhecimento. Conviver divide ações. Significa dizer que discussões, conversas informais no período do café, e até encontros planejados promovem o aprendizado e consequentemente o desenvolvimento profissional. Crie um ambiente colaborativo e dinâmico que propague interação contínua.
Os Quatro Pilares do Lifelong Learning
- aprender a conhecer: traga como hábito a exploração de novas fontes de pesquisa, notícias e informações correlatas a sua área de atuação.
- aprender a fazer: munido da teoria, é hora de aplicar em ações do dia a dia. O profissional fixa o que aprende colocando em prática, momento em que implicitamente, está desenvolvendo novas habilidades, qual seja, a comportamental e emocional.
- aprender a conviver: aqui o foco principal é a adaptação, através do compartilhamento de experiências e a interação entre as pessoas.
- aprender a ser: ninguém é responsável pelo resultado que não seja o próprio profissional. Para isso, se faz necessário o desenvolvimento da autorreflexão e autoconhecimento. Com as próprias metas definidas por si próprio, o cultivo da autonomia e o desenvolvimento contínuo se tornam eficazes.
O lifelong learning é uma opção para quem busca melhores resultados nas empresas e tem como cultura o desenvolvimento de pessoas por meio do conhecimento e educação, ciente que cada ação inovadora nunca é demais.
E agora, percebendo que para a efetividade do lifelong learning se faz necessário unir inovação, tecnologia, cursos e treinamentos, que tal conhecer a LXP da Keeps? Um ambiente de ensino centrado na experiência dos usuários, para gestão e compartilhamento de conteúdos.
Dentro do universo LXP o Konquest é o coração da plataforma
Com um ambiente interativo que visa entregar experiência aos usuários, indicando conteúdos através das recomendações, fruto da implementação de IA, possibilita ao gestor de T&D ter consigo um aliado tecnológico que traga telas customizáveis, criação de conteúdos variados em diferentes formatos de apresentação, o que garante o engajamento almejado, além, de claro, comprovar suas ações por meio do nosso Learning Analytics, que permite a quantificação e qualificação dos dados obtidos.
Aproveitou a leitura? Fez sentido? Convido para conhecer esta e outras soluções que a Keeps oferece como aliada a experiência inovadora de aprendizagem.