Como utilizar o Chat GPT na Educação Corporativa?
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
A gamificação em processos seletivos é uma estratégia bastante utilizada no engajamento dos candidatos, na avaliação das competências técnicas e comportamentais, além de auxiliar no aumento da assertividade da seleção de colaboradores. A gamificação pode ser utilizada nos processos seletivos de todas as empresas, não importando seu porte ou segmento. Como fora dito, qualquer empresa pode se beneficiar da gamificação, desde que o desenho das dinâmicas propostas aos candidatos seja coerente. É uma tarefa desafiadora, mas que ajuda a analisar a performance dos profissionais em diferentes níveis.
De modo a entender do que se trata a gamificação nos processos seletivos, primeiro, é importante entender o conceito da gamificação per se.
A palavra gamificação vem do termo de origem inglesa gamification, e, em resumo, é a prática de usar mecanismos e técnicas dos jogos em outros contextos, que não sejam voltados para o entretenimento
A gamificação pode ser desenvolvida em diversos lugares, dentre eles, o setor de recursos humanos é uma opção, principalmente nos processos de recrutamento e seleção.
Nesta senda, este recurso poderá desafiar os candidatos, testando e medindo suas softs e hards skills.
Ainda, a gamificação pode ser entendida como um conceito que usa teoria, mecânica e design de jogos para envolver e motivar digitalmente as pessoas a atingirem seus objetivos.
Processos seletivos tradicionais podem ser repetitivos e ineficientes – devido ao seu caráter repetitivo – e é aqui que a gamificação pode ajudar.
Fazendo o uso de questionários, desafios ou avaliações relacionadas ao comportamento, as empresas podem integrar um elemento divertido nos processos normalmente enfadonhos.
Ainda, fazer o uso de um processo seletivo gamificado permitirá que sua equipe de contratação avalie aptidão, pensamento criativo e capacidade de resolução de problemas do candidato de forma muito mais realista e intuitiva.
Ao desenvolver uma experiência imersiva e interativa, essa técnica pode ajudar o setor de recursos humanos a identificar habilidades e posturas dos candidatos que não seriam descritas no currículo ou comprovadas com certificados.
Com a gamificação, é possível testar as competências dos profissionais por meio de desafios e avaliar os resultados com os dados oferecidos pelas plataformas, tornando a análise mais assertiva e analítica, abrindo espaço para a redução dos gaps de competência.
Ainda, essa avaliação é ágil e prática (especialmente com o modelo eletrônico de gamificação), pois gera imediatamente os resultados e proporciona um feedback instantâneo.
Desse modo, o processo seletivo se torna mais célere, o que beneficia tanto o RH e empresa quanto os candidatos que aguardam um retorno.
O primeiro passo consiste analisar as características e habilidades que deverão ser avaliadas no processo seletivo para as vagas da empresa.
É nesta etapa que surgem as seguintes perguntas: O que a dinâmica deverá revelar sobre o candidato? Quem sabe trabalhar em equipe? Sabe solucionar problemas e ser resiliente? Tem capacidade de raciocínio lógico?
Após isso, é elementar buscar uma empresa qualificada para desenvolver o processo de gamificação.
Esse fornecedor irá considerar as suas expectativas, a cultura organizacional da empresa e o objetivo da ação, criando uma solução que seja interativa e eficiente.
Outrossim, sempre é importante realizar testes com a plataforma, verificando se ela está adequada e quais mecanismos poderão ser aprimorados.
Além do recrutamento, uma dica é adotar a gamificação em outros processos da empresa.
A gamificação nos processos seletivos podem trazer diversas vantagens, são elas:
Ela pode ser adotada em todo processo de recrutamento e seleção de determinada empresa.
Com a gamificação, as entrevistas tradicionais se transformam em um jogo personalizado. Neste formato, o candidato precisará passar em todas as fases para ser contratado.
Por gerar uma dinâmica diferente da tradicional, os profissionais participantes do processo seletivo ficam mais confortáveis em expor suas habilidades e competências, bem como sua identidade.
Na maioria dos processos de recrutamento e seleção tradicionais, a empresa precisa gerenciar e organizar um cronograma que respeite a agenda dos profissionais que estão envolvidos.
Ao adotar a gamificação, fomenta-se a economia de tempo, pois todas essas fases podem ser otimizadas em uma única plataforma.
Inclusive, o período de experiência pode ser encurtado, já que sua empresa consegue testar o possível colaborador ainda no processo de seleção.
Com essa técnica, a companhia consegue testar uma gama de habilidades, competências e aptidões específicas, ou todas elas juntas.
Se a vaga disponível exige criatividade, empreendedorismo, domínio do inglês ou de pensamento inovador, será possível avaliar todas essas características concomitantemente, ao contrário do que acontece nos outros modelos.
Quando uma empresa decide investir na gamificação em processos seletivos, ela passa a comunicar que está atenta às tendências e às necessidades dos empregadores atuais, chamando atenção dos talentos exigentes, além do fato de que valorizam a modernidade.
Se você busca encontrar os melhores candidatos, ou às gerações mais novas, é importante considerar o perfil deles, e a gamificação abraça as principais tendências atuais de tecnologia e consumo.
Inicialmente, é importante ter uma visão bastante clara sobre os requisitos vaga: competências técnicas e comportamentais exigidas, bem como o perfil ideal do profissional.
Essa definição serve como um ponto de partida para definir quais habilidades e critérios devem ser avaliados no processo seletivo.
Em seguida, considerando os insights que você deseja obter, será a hora de desenhar a dinâmica do jogo.
Nesta etapa, é de extrema importância que as atividades propostas sejam coerentes em relação ao que a empresa quer extrair da seleção.
O terceiro passo diz respeito aos termos operacionais que deverão ser desenvolvidos.
A título de exemplo trazemos as seguintes questões: será preciso criar um aplicativo? Um site específico para o processo? Quais ferramentas serão necessárias?
Com essas respostas no papel, você poderá identificar se há uma equipe qualificada na empresa para colocar o projeto em prática ou se é preciso terceirizar o trabalho.
Finalmente, depois de implementar a gamificação em processos seletivos, acompanhe resultados de forma contínua.
Nessa hora, é interessante definir indicadores relativos ao recrutamento para identificar quais foram os resultados da estratégia e aplicar correções quando necessário.
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um aplicativo gamificado voltado à Educação, num formato de Quiz simples e interativo, o qual torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e interessante. Na interface, o GameUp lembra um game de celular personalizado e com conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, contando com o suporte de vídeos explicativos para auxiliar estudantes e colaboradores no esclarecimento de dúvidas e na compreensão dos conhecimentos requeridos.
O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning. Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.
Portanto, é com esse espírito que a Keeps desenvolve e aperfeiçoa o GameUp, com o orgulho de oferecer ao mercado um produto pioneiro, que veio para inovar a rotina educacional das empresas junto aos seus colaboradores.
Para conhecer as nossas soluções, agende gratuitamente uma simulação do GameUp e descubra tudo o que um aplicativo para gamificação na educação pode oferecer a sua empresa.
A gamificação no processo seletivo é a utilização dos recursos gamificados nos questionários, desafios e avaliações dos candidatos às vagas da empresa, de modo que exista um processo mais realista e intuitivo, diferente dos processos de seleção tradicionais, muitas vezes repetitivos e enfadonhos. Assim, a contratação será avaliada com mais facilidade, sendo destacadas as aptidões, criatividade e capacidade de resolução de problemas do candidato.
Alguns dos principais benefícios são:
– Processo seletivo mais dinâmico: os profissionais participantes do processo seletivo ficam mais confortáveis em expor suas habilidades e competências, bem como sua identidade.
– Economia de tempo: todas as fases do processo seletivo podem ser otimizadas em uma única plataforma.
– Triagem mais eficaz: com a gamificação, a empresa consegue testar uma gama de habilidades, competências e aptidões específicas, ou todas elas juntas.
– Atenta às tendências: a empresa passa a comunicar que está atenta às tendências e às necessidades dos empregadores atuais, chamando atenção dos talentos exigentes, além do fato de que valorizam a modernidade.
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
Em 2023 o WhatsApp pode ser o novo queridinho das empresas para aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de treinamento.
O SmartZap é um mini LMS no WhatsApp, que realiza a capacitação de colaboradores através de cursos disponibilizados em pílulas de conhecimento.
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