Como utilizar o Chat GPT na Educação Corporativa?
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
A Gamificação é uma técnica que pode ser implementada em vários processos, inclusive no aprendizado, cujo objetivo é torná-lo mais dinâmico. No segmento empresarial não é diferente, sendo assim, a gamificação pode ser utilizada em inúmeros processos e etapa. Neste artigo, vamos apresentar como funciona a gamificação nos treinamentos de segurança do trabalho. Continue lendo!
Vale lembrar que a gamificação não é um jogo, mas sim a utilização do lado lúdico, dinâmico e atrativo dos jogos para encontrar diversas soluções para problemas.
Essa ferramenta pode ser aplicada em quaisquer tipos de treinamentos, a exemplo da área de segurança do trabalho.
Todavia, para que a estratégia adotada tenha sucesso, a empresa deve implantar uma cultura de segurança que envolva desde os colaboradores até os gerentes.
Só assim o grau de envolvimento, respeito e adesão aos procedimentos ou regras será alto.
Para estabelecer uma cultura de segurança eficaz, é necessário:
A gamificação envolve estratégias lúdicas e divertidas para atrair a atenção dos colaboradores, motivá-los a concluir treinamentos e fazer com que eles se envolvam com as tarefas propostas.
Alguns dos resultados da aplicação da gamificação, de modo geral, são:
Como os treinamentos de segurança do trabalho são marcados por serem complexos e muito técnicos, a gamificação é um recurso que pode ser utilizado para tornar essa obrigação um pouco mais lúdica.
A partir da gamificação no treinamento de segurança do trabalho, os profissionais ainda cumprem a carga exigida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), mas de uma maneira única, já que o treinamento pode ser moldado conforme as necessidades e perfil dos profissionais.
É possível, por exemplo, desenvolver slides em formato de perguntas e respostas com dinâmica similar ao “Show do Milhão”.
Essa dica pode deixar o conteúdo bem mais atrativo, o que acrescenta a experiência e interesse dos profissionais, melhorando seu engajamento e aprimorando seus conhecimentos.
Acompanhe os próximos tópicos e descubra:
A dinâmica da gamificação, como vimos, pode ter vários objetivos.
Os primeiros passos envolvem compreender as necessidades dos colaboradores e, a partir daí, definir quais são seus objetivos.
Lembre-se de que são esses pontos que vão orientar as estratégias a serem adotadas.
Promover a interação entre os colaboradores, adquirir habilidades e motivar novas atitudes são alguns dos exemplos.
É importante definir até onde se quer chegar com a aplicação da gamificação nos treinamentos.
Os seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. A partir deles, serão definidas as metas.
Para saber se uma estratégia está gerando os resultados esperados, é preciso acompanhar algumas métricas de perto e cautelosamente.
Para isso, estabeleça os critérios de avaliação — que vão desde os gerais (como tempo médio gasto em cada atividade) até os mais específicos, a exemplo do engajamento dos colaboradores.
Todos eles podem ser acompanhados por meio da interação nos grupos de discussão ou participação nas tarefas em grupos.
Para traçar um caminho perfeito às metas estabelecidas, é importante criar regras que orientem os colaboradores a prosseguir com a dinâmica.
Essas regras servirão como guias e limitadores para manter a dinâmica justa e mensurável. Afinal de contas, a partir delas, é possível criar recompensas por progresso, o que pode ser uma maneira de manter o engajamento dos colaboradores.
Afinal, como todo desafio merece uma recompensa, a empresa, neste caso, tem a possibilidade de definir regras e critérios de pontuação para recebê-las e as recompensas não precisam se manter apenas no mundo da dinâmica virtual.
A empresa pode oferecer prêmios ou reconhecimento social para os colaboradores que mais se engajarem e obtiverem as maiores pontuações nos treinamentos, por exemplo.
É hora de criar a estrutura da capacitação.
Para tanto, conte com a ajuda de uma empresa especializada, assim você será orientado sobre como o treinamento gamificado vai funcionar e de que forma estabelecer conexões com o conteúdo.
Nessa etapa, serão definidos os desafios de cada fase, os assuntos a serem apresentados e os momentos mais adequados para realizar testes ou oferecer feedbacks sobre o aprendizado.
Com tudo pronto para a aplicação da gamificação nos treinamentos, chegou o momento de comunicar a toda a equipe sobre o funcionamento desse tipo de capacitação.
Envie orientações por e-mail e disponibilize um profissional para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem.
É muito importante que, no primeiro comunicado, a empresa demonstre a importância do treinamento e motive os colaboradores a participarem ativamente de todas as etapas.
Também é preciso estimular a equipe a enfrentar os desafios e concluir os treinamentos e assim, atingir a alta performance.
A gamificação é uma boa oportunidade de dar feedbacks aos colaboradores na hora certa, mas, para tanto, é necessário monitorar constantemente os resultados.
Dessa forma, os profissionais saberão quais são suas dificuldades e assim, estratégias de melhorias podem ser traçadas para garantir melhores resultados no desempenho de cada um.
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante.
O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.
– Defina objetivos.
– Estabeleça as métricas.
– Crie regras.
– Avalie juntos a especialistas em gamificação.
– Informe os colaboradores.
– Divulgue os resultados.
– Aprimora os índices de atração, retenção e conversão de colaboradores;
– Maior taxa de conclusão dos cursos;
– Menos rotatividade de colaboradores;
– Conclusão de objetivos;
– Motivação para realização de tarefas;
– Desenvolvimento de significados;
– Melhoria do comportamento dos colaboradores;
– Análise de resultados.
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
Em 2023 o WhatsApp pode ser o novo queridinho das empresas para aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de treinamento.
O SmartZap é um mini LMS no WhatsApp, que realiza a capacitação de colaboradores através de cursos disponibilizados em pílulas de conhecimento.
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