Moonshot Thinking: o que é e como desenvolver na sua empresa

Início » Evolução Organizacional » Moonshot Thinking: o que é e como desenvolver na sua empresa

Inovação é uma característica cada vez mais importante diante do cenário do cenário atual, onde surgem o tempo todo tecnologias e transformações. O Moonshot Thinking é uma das portas que visam ampliar a mentalidade das organizações diante dessas constantes revoluções. A seguir, explicamos mais sobre essa teoria.

O que é moonshot thinking?

Moonshot é uma expressão em inglês que pode ser livremente traduzida como “mirar na lua” ou ainda “voo à lua” – que em português podemos adaptar ao conhecido clichê “pensar fora da caixa”.

O que é moonshot thinking?

A origem do moonshot thinking está vinculada ao projeto Apolo XI. Projeto este responsável por possibilitar a ida do homem à lua pela primeira vez na história da humanidade.

Esse acontecimento se deu porque a Nasa utilizou-se de revoluções tecnológicas durante toda a realização da missão. Naquele momento, foi necessário que se desenvolvesse alguma tecnologia capaz de realizar o objetivo almejado, com bastante ousadia e ambição.

Todas essas grandes ações históricas, como a criação e expansão da Internet; a formação dos famosos monumentos artísticos; as viagens ao espaço etc., são frutos de revoluções que tidas como a origem do moonshot thinking.

O moonshot thinking pode ser entendido como sendo uma teoria que visa solucionar questões diversas utilizando-se de respostas e tecnologias inovadoras para tanto.

Um dos focos principais desta metodologia é aumentar os resultados da empresa em até 10 vezes através de ações impactantes, tanto para a organização quanto para a sociedade como um todo.

Quais os benefícios do moonshot thinking?

Conforme supracitado, quando uma empresa resolve apostar no moonshot thinking, a finalidade é a de que ocorra uma transformação impactante, de tal modo que modifique a rotina, as práticas e até mesmo a vivência das pessoas.

Quais os benefícios do moonshot thinking?

Adotando a metodologia moonshot thinking, a empresa será responsável por recrutar e agregar talentos direcionados aos avanços tecnológicos, com estudos aprofundados nas intenções de resolver questões consideradas importantes impasses sociais, como por exemplo a cura para doenças; alternativas para a melhor qualidade de vida nos grandes centros urbanos etc.

O desenvolvimento das tecnologias acontece a todo momento. Alguns dos desafios que aparecem em decorrência dessa constante mudança sempre são passíveis de serem analisados através do moonshot thinking.

Por apresentar uma base arrojada, moderna e de procedimentos ilimitados, o moonshot thinking é capaz de auxiliar os próximos caminhos pretendidos pela sua organização, desenvolvendo métodos revolucionários e motivando a criação de novos negócios.

Como desenvolver o moonshot thinking nas empresas

Antes de mais nada é válido salientar que o conceito de moonshot thinking não está de forma alguma relacionado apenas àquelas empresas que trabalham com tecnologia.

Então, como implementar o moonshot?

Promover uma mudança de pensamento na cultura organizacional da empresa

O primeiro passo é introduzir o pensamento sistêmico na essência do moonshot thinking no cotidiano da empresa, fazendo com que as ferramentas usuais sejam repensadas e então executadas na intenção de solucionar as questões existentes.

Trabalhar esse conceito juntamente às equipes é fundamental para que a implementação do novo modelo seja eficaz.

Contratar jovens talentos para fazer apurações na empresa

Colaboradores com mentes frescas e juvenis são normalmente mais abertos ajudam na promoção das inovações de conceitos anteriormente citadas.

Geralmente, pessoas jovens não têm ideais pré-determinados acerca de como as coisas operam, o que torna mais fácil permitirem-se elaborar novas composições e ideias para agregar à empresa.

Identificar os problemas internos e desenvolver soluções

Toda empresa passa por processos difíceis, especialmente no que diz respeito à sua administração.

Para que esses problemas sejam elucidados, deve-se utilizar o foco base do moonshot thinking, o “pensar fora da caixa”.

Assim, devem ser criadas decisões inovadoras diante do que já existe uniformizado. A inovação tem como objetivo modificar algo entregando melhorias efetivas.

Manter a equipe motivada e conectada à finalidade do projeto

Os colaboradores precisam estar comprometidos em todos os projetos executados pela empresa.

O ambiente organizacional deve ser livre de competições, uma vez que a equipe deve estar conjuntamente engajada na concretização das produções.

Quando os colaboradores conseguem reunir ideias, soluções e vibrar em um objetivo em comum, torna-se mais atingível o objetivo final.

Coletar insumos e facilitar insights com celeridade

O clima organizacional, na implantação do moonshot thinking, precisa ser base para um ambiente que oportuniza a difusão de insights, não de forma aleatória, mas de forma conclusiva e direcionada.

Os colaboradores elaboram possíveis fórmulas e só então começam a trabalhar em cima de métodos para solucioná-las.

Questionar a todo momento

Durante as modificações, os gestores devem comunicar-se o tempo inteiro com suas equipes em todos os setores, sejam colaboradores, clientes, fornecedores etc.

Todas as ações devem ser analisadas de perto, com possibilidade de registrar os estímulos, os obstáculos, as competições, buscando entender o que ainda não foi preenchido, o que está dificultando, o que pode ser melhorado e demais características pontuais.

Financiar as melhores ideias

A empresa deve estar sempre atenta quando seus colaboradores apresentarem projetos de destaque.

Ainda que não tenham como financiar com recursos próprios, o projeto pode ser apresentado para investidores ou ainda tentar opções de financiamento coletivo.

O foco é que o colaborador tenha sua ideia reconhecida e valorizada, auxiliando que o moonshot thinking seja experimentado e aquilo que já existe seja reexaminado e até mesmo reconsiderado.

Gostou desse conteúdo?

Então visite o nosso Blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes sobre o mundo da Tecnologia & Inovação.

Aproveite para conhecer as soluções da Keeps e descubra como a Inteligência Artificial vem ajudando as Organizações a evoluírem nos processos de capacitação e mensuração de resultados, para que o moonshot thinking seja um conceito baseado em práticas e objetivos estratégicos, não apenas um tiro no escuro.

Perguntas frequentes sobre Moonshot Thinking:

O que é Moonshot Thinking?

O Moonshot Thinking é a tradução de um modo de pensar cujo foco é a inovação, bem como encontrar formas de romper tradições até encontrar um meio de determinar as metas desejadas, para só então desenvolver formas de alcançá-las. O objetivo do Moonshot Thinking é solucionar questões utilizando-se de tecnologias para tanto.

Como implementar o Moonshot Thinking na sua empresa?

Para executar o moonshot, alguns passos devem ser observados:

1. Tente aprimorar e evoluir a cultura organizacional da sua empresa.
2. Invista no recrutamento de jovens talentos.
3. Observe os problemas internos existentes e procure solucioná-los.
4. Mantenha sua equipe engajada e ligada às metas do projeto.
5. Facilitar insights e desenvolver fórmulas para resolver as adversidades.
6. Nunca deixar de questionar.
7. Financiar as ideias que tenham maior destaque.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados