Se você for capaz de estruturar com base e fundamento, o plano de carreira pode ser um divisor de águas para o sucesso da sua empresa. Por que? Justamente por ser essa uma das principais estratégias que os setores de RH e de T&D utilizam para desenvolver as competências dos seus colaboradores. Quer saber mais? Continue lendo!
O que é plano de carreira?
O que vem a ser, de fato, um plano de carreira? Podemos dizer que se trata de uma estruturação de trajetórias.
Mas como assim? Como você, diretor(a) de RH deve enxergar esse modelo de plano? Nada mais é do que um processo através do qual são detalhadas as etapas, as metas e os objetivos para que o colaborador possa evoluir e se desenvolver profissionalmente dentro da empresa.
O plano de carreiras é uma ferramenta para ajudar você na análise de desenvolvimento dos seus colaboradores, pois facilita a identificação e a definição de quais são as competências necessárias para a execução de determinada tarefa ou cargo.
Na Keeps nós conseguimos te ajudar a atingir as expectativas da empresa para aquela posição que precisa ser futuramente ocupada.
Como fazemos isso? Primeiro de tudo, precisamos saber: sua empresa tem uma Universidade Corporativa? Seja presencial ou digital, esse é o primeiro passo para facilitar o plano de carreira dos seus colaboradores.
Se você tem ou pretende implantar uma Universidade Corporativa Digital ou Híbrida, o Konquest é a solução! O Konquest é um dos nossos principais produtos, uma plataforma LMS ou LXP desenvolvida justamente para impulsionar e desenvolver a educação corporativa na sua organização.
Você, como diretor(a) de RH, vai se adaptar de forma instantânea à nossa plataforma, especialmente
porque, conforme seus colaboradores forem consumindo os cursos ou trilhas de conteúdo especificados para a evolução de cada plano, você conseguirá ter acesso aos resultados individuais de cada um!
Sabe como isso acontece? Através do Learning Analytics, nossa ferramenta de análise de dados, que te entrega de forma minuciosa todo o caminho percorrido pelo seu colaborador na plataforma.
É claro que isso vai facilitar todas as suas futuras decisões referentes ao plano de carreira, não é?
O Konquest acaba sendo um passo muito importante porque consegue alinhar as expectativas e traz um sentimento de segurança e conforto para os colaboradores, que podem acessar os conteúdos a qualquer momento e de qualquer lugar!
A consequência é imediata: aumento de confiança entre as partes, motivação e engajamento, todos saem ganhando!
Tenha em mente que o plano pode ocorrer de diversas formas, sempre se adequando à realidade e às demandas da sua empresa.
Até aqui, será que ficou claro qual é a importância do plano de carreira? Então vamos falar um pouco mais abaixo, para não deixar dúvidas!
Qual a importância dos planos de carreira?
Entendendo o que é, nada mais justo que tratarmos da importância dos planos de carreira para as empresas, certo?
Ter esse tipo de plano é uma das características da empresa que mais favorecem o engajamento dos colaboradores. Afinal, é claro que todo mundo quer evoluir e aprimorar suas competências e aptidões, concorda?
Tudo isso pode acontecer de um jeito muito mais fácil se você tiver pronto um mapeamento para que isso aconteça.
Se a sua empresa disponibilizar as capacitações e os treinamentos adequados para os colaboradores, é claro que eles permanecerão parte da equipe e entregam uma produtividade cada vez mais positiva!
Na Keeps, como já explanamos acima, suas capacitações e treinamentos não têm como não proporcionar um seguimento eficaz para o seu plano de carreira, abarcando todos os programas de capacitação que você decida implementar.
Algum colaborador já veio até você com dúvidas, indagações e reclamações referente a promoções? Com o plano de carreira, não haverá mais espaço para tais questionamentos!
Vantagens dos planos de carreira
Já citamos de forma sucinta alguns dos benefícios referentes ao plano de carreira. Veja agora alguns pontos de destaque:
Plano de carreira para os colaboradores
Para os colaboradores, o plano demonstra que a empresa está interessada em vê-lo alcançar
cargos de gestão/liderança ou outras oportunidades de evolução.
Essa é uma grande vantagem que você poderá observar enquanto diretor(a) do RH, pois ajudará seus colaboradores a conseguir conquistar seus ideais, através de planejamentos, metas e disponibilizando a melhor capacitação disponível!
Plano de carreira para empresas
E para a empresa, como funciona esse processo? Então, quando você sabe quais são as hard skills e soft skills que seu colaborador precisa desempenhar, passa a ser muito mais fácil fazer a gestão de treinamentos.
Mais ainda caso você opte pela adoção do Konquest, plataforma LMS ou LXP da Keeps, que é totalmente estruturada para que os seus colaboradores tenham a melhor experiência de aprendizagem possível!
Não deixe de investir em treinamentos. E como quem avisa amigo é: esteja atento às inovações do mercado. A Keeps tem o que há de tecnologia mais recente para facilitar o seu plano de carreira.
Tipos de plano de carreira
Agora vamos apresentar para você os principais tipos de plano de carreira. A partir de nossa explanação, você pode escolher aquele que melhor corresponda à sua realidade, espia só:
Planos em Y
Esse tipo de plano é voltado para aqueles colaboradores que são muito disciplinados e dedicado, que acumulam muito conhecimento mas, apesar disso, não tem intenção de ocupar cargos hierárquicos mais altos.
Isso acontece? Sim! É o chamado plano de carreira em Y. Nesse caso, são apresentadas novas oportunidades de crescimento, observando em detalhes as características do colaborador.
Planos em W
Esse tipo de plano traz mais opções de evolução e desenvolvimento para os colaboradores.
Por qual motivo? Além de ter o passo a passo para os cargos de gestão, esse modelo de plano oferece uma opção mista, que junta as competências de liderança às competências mais técnicas.
Planos de carreira em rede
Esse aqui é um plano de carreira parecido com o plano em Y. A diferença é que aqui são apresentadas mais oportunidades de evolução para o colaborador.
Como fazer um plano de carreira?
Quer algumas dicas rápidas sobre os primeiros passos necessários para a construção de um plano de carreira?
Alinhe os interesses
O que sua empresa quer? O que seus colaboradores almejam? Os objetivos precisam ser similares para que o plano de carreira tenha o resultado esperado.
Quando a empresa tem consciência dos cargos que os colaboradores buscam, torna-se muito mais fácil capacitá-los e guiá-los pelos melhores caminhos. Nada mais coerente, não é mesmo?
Potencialize as competências
Como profissional do RH, é essencial que, desenvolvendo o plano de sua empresa, você saiba exatamente como identificar os pontos fortes de cada colaborador.
Então, antes de tratar os gaps de competência, potencialize os hard e soft skills já presentes nos seus colaboradores.
Ofereça treinamentos constantes
Não custa repetir: você deve investir o máximo possível em treinamentos. Sem isso é impossível que o seu plano de carreira funcione. Esteja sempre atento!
Um dos principais pontos para investir em treinamentos é ter um bom ecossistema digital. E qual a melhor plataforma LMS ou LXP disponível no mercado atual para te ajudar nisso? O Konquest, plataforma da Keeps.
Utilizando o Konquest, os treinamentos digitais aumentam o engajamento dos colaboradores na capacitação, ponto importante para que o plano de carreira vingue. Além disso, nossa plataforma oferece a melhor jornada de aprendizado possível para cada colaborador, dentro de seus cursos ou trilhas de aprendizagem.
Como os planos de carreira ditam os passos para que os colaboradores evoluam profissionalmente dentro da sua empresa, é importante que a sua capacitação seja de ponta, certo? Aposte sem medo na Keeps e veja a evolução da sua equipe!
Gostou desse conteúdo?
Conheça o Konquest, um ambiente web completo de ensino e aprendizagem desenvolvido pela Keeps e que facilita a aplicação dos seus processos de treinamento e desenvolvimento, ajudando da evolução de um Plano de Carreira eficaz para os seus colaboradores.
O Konquest é a plataforma da Keeps responsável por formar multiplicadores de conhecimento! Faça um teste grátis!
Não deixe também de visitar o nosso Blog, com os artigos mais relevantes para o Mundo do T&D RH.
Perguntas frequentes sobre Planos de Carreira:
Um Plano de Carreira é um programa através do qual as empresas e seus colaboradores realizam um mapeamento da trajetória do colaborador na organização, situando os passos e evoluções possíveis e o que deve ser feito para que as metas desenhadas sejam atingidas.
– Planos de carreira em Y: reconhece os avanços dos profissionais que não buscam um cargo de liderança, sem deixar de lado aqueles que também querem ocupar cargos gerenciais.
– Planos de carreira em W: concilia as opções de carreira de gestor ou especialista uma opção mista, na gestão de projetos.
– Planos de carreira em rede: aqui os cargos poderão ser preenchidos caso os colaboradores cumpram as metas estabelecidas pela empresa para realizar a mudança de função.