Como garantir o monitoramento dos participantes durante a realização de exames e avaliações online? O proctoring é a solução, sobretudo quando falamos em análise de programas de T&D realizados de forma remota, algo cada vez mais comum nas empresas, especialmente devido ao aumento da utilização de tecnologias educacionais como as plataformas LMS/LMS, em muitos casos sendo a principal ferramenta de Educação Corporativa.
Mas o que é o proctoring, qual tipo melhor se encaixa para as demandas da sua empresa e por que vale a pena investir nessa estratégia? Continue lendo que vamos te contar tudo!
O que é proctoring?
Proctoring, termo que pode ser traduzido como “fiscalização online”, é o processo através do qual ocorre o monitoramento e supervisão dos colaboradores (participantes) durante o período de realização de testes ou avaliações online, no intuito de promover a integridade dos exames.
Aqui o foco é não permitir que haja trapaça ou alguma ajuda extra durante o processo, zelando pela honestidade e clareza durante toda a jornada avaliativa do participante.
Proctoring e Educação Corporativa
Quando falamos em Educação Corporativa, sobretudo quando relacionamos o desempenho à progressão de carreira, qualificação ou encerramento de treinamentos, o proctoring surge como uma ferramenta digital fundamental de validação de resultados e das skills que o colaborador adquiriu.
Todavia, nem sempre o proctoring é realizado da mesma maneira, uma vez que ele pode acontecer ao vivo, onde a supervisão é feita por uma pessoa, ou através de Inteligência Artificial, programada para identificar quaisquer ações suspeitas.
Seja qual for o método utilizado, o proctoring visa manter um padrão nas avaliações online, sem que percam o crédito ou a imparcialidade.
De modo que possamos considerá-las correspondentes às tradicionais avaliações presenciais dos programas de T&D.
Tipos de Proctoring: como funciona o monitoramento de uma prova online
Como mencionamos anteriormente, o proctoring pode ser feito de algumas formas diferentes, a depender das necessidades, dos recursos e do tipo de avaliação realizado pela empresa.
Os tipos de proctoring mais comuns são:
Proctoring ao vivo
- Aqui existe um fiscal, pessoa física, que faz o monitoramento em tempo real, utilizando a webcam, via telas compartilhadas.
- Caso o colaborador apresente algum comportamento suspeito, pode haver interação imediata do fiscal.
- Geralmente o proctoring ao vivo é recomendado quando são feitos exames relevantes, ou aqueles que a interação imediata é essencial.
Modelo de Proctoring gravado
- Aqui o colaborador faz a avaliação e a sessão é gravada. Posteriormente, o fiscal ou um software próprio, com algoritmos específicos faz a revisão e análise para detecção de atividades suspeitas.
- A vantagem desse tipo de proctoring é a flexibilidade, pois não precisa haver um fiscal fazendo o acompanhamento em tempo real.
Proctoring automático
- Esse tipo de proctoring é composto por algoritmos avançados, inclusive utilizando a inteligência artificial para fazer o acompanhamento dos exames em tempo real.
- O proctoring automático é capaz de verificar movimentos incomuns, sons no ambiente e possíveis tentativas de acessar programas além dos permitidos.
- Aqui o feedback é entregue automaticamente, sendo feitos também alertas conforme sejam verificadas ações suspeitas.
Modelo de Proctoring híbrido
- No proctoring híbrido, existem características do ao vivo, do gravado e do automático.
- Como isso acontece? O sistema pode utilizar os algoritmos para verificar as atividades suspeitas e enviar um alerta para um fiscal pessoa física fazer a revisão, seja ao vivo ou após a realização do teste.
Seja qual for o tipo de proctoring escolhido pela sua empresa, antes devem analisadas etapas como: custo, escalabilidade, privacidade e experiência do usuário.
Ainda, deve ser comunicado com clareza aos colaboradores sobre o funcionamento do processo de proctoring da empresa, inserindo o aprendizado no letramento digital, pois apenas assim haverá a aceitação e poderá ser garantida a eficácia do sistema.
Por que investir em proctoring nas minhas soluções de Educação Corporativa?
Se sua empresa decide apostar no proctoring para as soluções de Educação Corportiva, estimulando ainda mais a cultura digital no ambiente corporativo, certamente contará com algumas vantagens.
Principalmente devido ao fato de que o aprendizado online é cada vez mais utilizado nesse tipo de ambiente.
A seguir, alguns motivos pelos quais o proctoring pode ser essencial para a sua empresa:
Integridade e credibilidade
O proctoring vai elevar o padrão de integridade das avaliações realizadas pelos seus colaboradores no encerramento dos programas de treinamento e desenvolvimento, por exemplo.
Desse modo, quando são emitidos os certificados e as qualificações, o valor e a credibilidade no mercado serão maiores.
Flexibilidade para os colaboradores
Quando o proctoring é utilizado, os colaboradores podem fazer suas avaliações onde estiverem, sem que seja precisa haver um deslocamento ou a necessidade de haver um espaço físico para a realização do exame.
Economia de recursos
Como não é necessário lidar com as demandas de espaços físicos, fiscais presenciais e demais logísticas que aplicações de avaliações necessitam, a economia nos custos acaba sendo significativa.
Escalabilidade
Realizar um proctoring online facilita a realização dos exames por vários colaboradores de forma simultânea, de modo que a escalabilidade dos cursos e dos programas sejam favorecidas.
Acesso a dados e insights
Com o proctoring implementado às soluções da empresa, dados são coletados e ajudam a oferecer insights essenciais acerca do comportamento dos colaboradores.
Dessa forma, são identificados pontos que precisam ser aprimorados, sejam na plataforma ou nos cursos realizados, atuando conjuntamente com o Learning Analytics, por exemplo.
Adequação às tendências do mercado
Com a evolução e evidência da Educação Corporativa online e EAD, utilizar ferramentas como o proctoring evidencia sua empresa dentro das boas práticas e destaca a organização em meio à concorrência.
Redução de fraudes
Com o proctoring, é drasticamente menor a possibilidade de haver trapaças ou fraudes durante a realização dos exames.
Isso permite que os resultados sejam condizentes às habilidades e conhecimentos repassados aos colaboradores.
Satisfação do cliente
Quando as soluções de Educação Corporativa são contratadas, os resultados precisam ser confiáveis. É aí que entra o proctoring, gerando um aumento na confiança e na satisfação dos clientes, entregando integridade a todo o processo de avaliação.
Melhoria contínua
Através dos feedbacks e dos dados coletados através do proctoring, você pode avaliar os pontos que precisam evoluir dentro da sua estratégia.
Não apenas em termos de fiscalização, mas também em relação aos conteúdos e metodologias dos cursos.
Conformidade com normas e regulamentos
A depender do setor de atuação da empresa ou da região onde se encontra, alguns regulamente exigem níveis específicos de supervisão ou integridade durante a realização das avaliações.
É claro, o proctoring vai ajudar sua empresa a agir em conformidade com as normas.
Conclusão
Quando você aposta em ferramentas como o proctoring, além de tornar os seus padrões de integridade e confiabilidade mais altos, sua empresa obtém vantagens relacionadas ao operacional, financeiro e estratégico, isso analisando o cenário de Educação Corporativa, claro.
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