Proctoring: o que é e principais tipos da sala de monitoramento virtual

Início » Tecnologias Educacionais » Proctoring: o que é e principais tipos da sala de monitoramento virtual

Como garantir o monitoramento dos participantes durante a realização de exames e avaliações online? O proctoring é a solução, sobretudo quando falamos em análise de programas de T&D realizados de forma remota, algo cada vez mais comum nas empresas, especialmente devido ao aumento da utilização de tecnologias educacionais como as plataformas LMS/LMS, em muitos casos sendo a principal ferramenta de Educação Corporativa.

Mas o que é o proctoring, qual tipo melhor se encaixa para as demandas da sua empresa e por que vale a pena investir nessa estratégia? Continue lendo que vamos te contar tudo!

O que é proctoring?

Proctoring, termo que pode ser traduzido como “fiscalização online”, é o processo através do qual ocorre o monitoramento e supervisão dos colaboradores (participantes) durante o período de realização de testes ou avaliações online, no intuito de promover a integridade dos exames.

Aqui o foco é não permitir que haja trapaça ou alguma ajuda extra durante o processo, zelando pela honestidade e clareza durante toda a jornada avaliativa do participante.

Proctoring e Educação Corporativa

Quando falamos em Educação Corporativa, sobretudo quando relacionamos o desempenho à progressão de carreira, qualificação ou encerramento de treinamentos, o proctoring surge como uma ferramenta digital fundamental de validação de resultados e das skills que o colaborador adquiriu.

Todavia, nem sempre o proctoring é realizado da mesma maneira, uma vez que ele pode acontecer ao vivo, onde a supervisão é feita por uma pessoa, ou através de Inteligência Artificial, programada para identificar quaisquer ações suspeitas.

Seja qual for o método utilizado, o proctoring visa manter um padrão nas avaliações online, sem que percam o crédito ou a imparcialidade.

De modo que possamos considerá-las correspondentes às tradicionais avaliações presenciais dos programas de T&D.

funcionamento-proctoring-o proctoring visa-manter-um-padrão-nas-avaliações online-sem-que-percam-o-crédito-ou-a-imparcialidade

Tipos de Proctoring: como funciona o monitoramento de uma prova online

Como mencionamos anteriormente, o proctoring pode ser feito de algumas formas diferentes, a depender das necessidades, dos recursos e do tipo de avaliação realizado pela empresa.

Os tipos de proctoring mais comuns são:

Proctoring ao vivo

  • Aqui existe um fiscal, pessoa física, que faz o monitoramento em tempo real, utilizando a webcam, via telas compartilhadas.

  • Caso o colaborador apresente algum comportamento suspeito, pode haver interação imediata do fiscal.

  • Geralmente o proctoring ao vivo é recomendado quando são feitos exames relevantes, ou aqueles que a interação imediata é essencial.

Modelo de Proctoring gravado

  • Aqui o colaborador faz a avaliação e a sessão é gravada. Posteriormente, o fiscal ou um software próprio, com algoritmos específicos faz a revisão e análise para detecção de atividades suspeitas.

  • A vantagem desse tipo de proctoring é a flexibilidade, pois não precisa haver um fiscal fazendo o acompanhamento em tempo real.

Proctoring automático

  • Esse tipo de proctoring é composto por algoritmos avançados, inclusive utilizando a inteligência artificial para fazer o acompanhamento dos exames em tempo real.

  • O proctoring automático é capaz de verificar movimentos incomuns, sons no ambiente e possíveis tentativas de acessar programas além dos permitidos.

  • Aqui o feedback é entregue automaticamente, sendo feitos também alertas conforme sejam verificadas ações suspeitas.

Modelo de Proctoring híbrido

  • No proctoring híbrido, existem características do ao vivo, do gravado e do automático.

  • Como isso acontece? O sistema pode utilizar os algoritmos para verificar as atividades suspeitas e enviar um alerta para um fiscal pessoa física fazer a revisão, seja ao vivo ou após a realização do teste.

Seja qual for o tipo de proctoring escolhido pela sua empresa, antes devem analisadas etapas como: custo, escalabilidade, privacidade e experiência do usuário.

Ainda, deve ser comunicado com clareza aos colaboradores sobre o funcionamento do processo de proctoring da empresa, inserindo o aprendizado no letramento digital, pois apenas assim haverá a aceitação e poderá ser garantida a eficácia do sistema.

Por que investir em proctoring nas minhas soluções de Educação Corporativa?

Se sua empresa decide apostar no proctoring para as soluções de Educação Corportiva, estimulando ainda mais a cultura digital no ambiente corporativo, certamente contará com algumas vantagens.

Principalmente devido ao fato de que o aprendizado online é cada vez mais utilizado nesse tipo de ambiente.

Por que investir em proctoring nas minhas soluções de Educação Corporativa?

A seguir, alguns motivos pelos quais o proctoring pode ser essencial para a sua empresa:

Integridade e credibilidade

O proctoring vai elevar o padrão de integridade das avaliações realizadas pelos seus colaboradores no encerramento dos programas de treinamento e desenvolvimento, por exemplo.

Desse modo, quando são emitidos os certificados e as qualificações, o valor e a credibilidade no mercado serão maiores.

Flexibilidade para os colaboradores

Quando o proctoring é utilizado, os colaboradores podem fazer suas avaliações onde estiverem, sem que seja precisa haver um deslocamento ou a necessidade de haver um espaço físico para a realização do exame.

Economia de recursos

Como não é necessário lidar com as demandas de espaços físicos, fiscais presenciais e demais logísticas que aplicações de avaliações necessitam, a economia nos custos acaba sendo significativa.

Escalabilidade

Realizar um proctoring online facilita a realização dos exames por vários colaboradores de forma simultânea, de modo que a escalabilidade dos cursos e dos programas sejam favorecidas.

Acesso a dados e insights

Com o proctoring implementado às soluções da empresa, dados são coletados e ajudam a oferecer insights essenciais acerca do comportamento dos colaboradores.

Dessa forma, são identificados pontos que precisam ser aprimorados, sejam na plataforma ou nos cursos realizados, atuando conjuntamente com o Learning Analytics, por exemplo.

Adequação às tendências do mercado

Com a evolução e evidência da Educação Corporativa online e EAD, utilizar ferramentas como o proctoring evidencia sua empresa dentro das boas práticas e destaca a organização em meio à concorrência.

Redução de fraudes

Com o proctoring, é drasticamente menor a possibilidade de haver trapaças ou fraudes durante a realização dos exames.

Isso permite que os resultados sejam condizentes às habilidades e conhecimentos repassados aos colaboradores.

Satisfação do cliente

Quando as soluções de Educação Corporativa são contratadas, os resultados precisam ser confiáveis. É aí que entra o proctoring, gerando um aumento na confiança e na satisfação dos clientes, entregando integridade a todo o processo de avaliação.

Melhoria contínua

Através dos feedbacks e dos dados coletados através do proctoring, você pode avaliar os pontos que precisam evoluir dentro da sua estratégia.

Não apenas em termos de fiscalização, mas também em relação aos conteúdos e metodologias dos cursos.

Conformidade com normas e regulamentos

A depender do setor de atuação da empresa ou da região onde se encontra, alguns regulamente exigem níveis específicos de supervisão ou integridade durante a realização das avaliações.

É claro, o proctoring vai ajudar sua empresa a agir em conformidade com as normas.

Conclusão

Quando você aposta em ferramentas como o proctoring, além de tornar os seus padrões de integridade e confiabilidade mais altos, sua empresa obtém vantagens relacionadas ao operacional, financeiro e estratégico, isso analisando o cenário de Educação Corporativa, claro.

Gostou do nosso conteúdo?

Visite o ecossistema de aprendizagem da Keeps e descubra como a tecnologia e inovação podem ajudar a sua empresa na aplicação do proctoring.

Tudo isso direcionado por uma plataforma que promove autonomia e onde o usuário é protagonista da sua experiência de ensino!

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: