A função do RH, nos últimos tempos, abarcou uma série de mudanças, saindo de uma função predominantemente administrativa, passando pelo DHO e alcançando uma função com viés mais estratégico. O RH Ágil é parte deste novo cenário dinâmico, sobre o qual falaremos a seguir.
O que é RH Ágil?
RH Ágil, ou manifesto RH Ágil, é um conceito originário da metodologia/ manifesto ágil, que autoriza que os processos organizacionais sejam mais descomplicados em qualquer área da corporação.
O Ágil harmoniza com celeridade as mudanças e auxilia as equipes e redes existentes, de modo qualificado, comprometido, autossuficiente e cooperativo.
Trata-se de um modelo onde foi atualizado o comportamento do RH tradicional, transformando-o em um padrão acessível e ágil, através dos retornos dos colaboradores da organização.
Características do RH Ágil
Para que seja identificado um RH Ágil, são necessárias as seguintes características:
- Foco em redes de apoio mais do que em disposições hierárquicas.
- Clareza mais do que manutenção de segredos.
- Razoabilidade mais do que determinação.
- Intuição e compromisso mais do que administração e manutenção.
- Estímulo inerente mais do que gratificações externas.
- Aspiração mais do que compromisso.
Qual a importância de um RH Ágil?
Para que o RH seja melhorado, mais preciso e qualitativo, não basta que sejam utilizadas tecnologias. Todas essas características necessitam que haja no ambiente organizacional uma ideologia interna que visem inovar os processos e procedimentos.
Feitas as devidas modificações, o RH passa a receber e entender como frutificar os caminhos para implantação da metodologia ágil.
O ágil proporciona ampliação, comprometimento e satisfação dos grupos quanto aos trabalhos produzidos.
Se os colaboradores percebem-se reconhecidos pela organização, consequentemente favorecem os projetos internos.
Os processos inerentes ao novo RH também são importantes na edificação de equipes solidárias, com liberdade para modificar e integrar colaboradores com perfis mesclados e variados.
Como o RH Ágil impacta a empresa?
O RH, devido também aos diversos avanços tecnológicos, procura sempre adaptar-se e equiparar-se aos novos acontecimentos nas organizações, qualificando suas análises e estratégias.
O mundo corporativo atual exige que as equipes de RH atuem com métodos ágeis capazes de aperfeiçoar os trabalhos e agilizar as deliberações, estando sempre preparadas para o porvir.
O ágil é uma nova cultura organizacional que visa implantar formas inovadoras de agir e pensar.
Para que funcione, não basta que seja implantado um ou outro método isolado, mas sim realizar alterações internas que vão desde modificações no mindset até a quebra de paradigmas.
Para que toda a mudança realizada pelo RH seja eficiente, tudo deve estar conectado ao planejamento estratégico. As metodologias ágeis precisam obrigatoriamente que os gestores envolvam-se no processo e compreendam os conceitos e propostas, associando-se então ao RH.
Com o ágil já em funcionamento, a organização já consegue atuar em cima de inovações visíveis, como por exemplo a celeridade da execução de alguns procedimentos, ao mesmo tempo em que são realizados com mais eficácia e habilidade do que antes.
A agilidade inserida na rotina organizacional impacta também o aspecto financeiro da empresa. Possuindo mais tempo, pode-se implantar novos processos que atingem os colaboradores ampliando seu rendimento. Rendimento alto é sinônimo de faturamento alto. Uma vez que a atenção é focada no que de fato interessa, a redução de custos acontece.
Conclui-se que o RH ágil direciona as equipes de modo a ofertarem trabalhos com rendimento cada vez maior, diminuindo os custos e melhorando a experiência colaborador x gestor.
Como implementar um RH Ágil
Para implementar um processo com o método ágil na sua organização devem ser seguidos alguns passos:
Transformação de mindset
Para que o RH tradicional saia de cena e abra espaço para o ágil, deve haver uma transformação no mindset, ou seja, na mentalidade da empresa.
A metologia ágil é responsável por modificar integralmente o modo como as equipes performam e realizam suas tarefas, pois só assim a transformação será efetiva.
Compromisso da liderança
Uma liderança 4.0, em sintonia com um RH ágil, precisa assumir o compromisso conectando-se à transformação de mindset, pois assim os grupos irão adquirir maior convicção durante as novas tentativas, entre erros e acertos, visando um processo mais positivo.
Investigar o assunto
Deve ser estudo com profundidade todos os elementos da metodologia ágil, analisando e adaptando suas melhores estratégias à rotina da organização.
Mapeamento das dores a serem solucionadas
Um mapeamento das necessidades de cada setor e as principais dores de cada grupo é necessário para que descubra-se por onde a metodologia ágil deve seguir entre os processos.
O RH é o setor da organização encarregado de lidar diretamente com as pessoas, os colaboradores, centro de toda e qualquer empresa. Portanto, deve saber como garimpar e reter os talentos, treinando e desenvolvendo os colaboradores e produzindo um espaço onde possam expandir e criar.
Soluções da Keeps para um RH Ágil
A Keeps desenvolve soluções para Educação Corporativa que irão ajudar as áreas de T&D e RH da sua empresa na implantação de treinamentos corporativos. Com a LXP da Keeps, o processo de capacitação se torna muito mais simples, ágil e eficiente.
Isto, é:
- Menor custo
- Menos tempo
- Mais resultados
O Konquest combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. É possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento, de uma maneira simples e ágil para criar cursos com todos os tipos de conteúdo.
O ensino personalizado do Konquest identifica o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos, a fim de oferecer dicas e recomendações sob medida. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que as pessoas mais interagem.
Solicite uma demonstração gratuita e dê mais um passo para implantar um RH Ágil na sua empresa.
As pessoas também perguntam:
RH Ágil é uma evolução do RH tradicional que autoriza que os processos organizacionais sejam mais descomplicados em qualquer área da corporação, procurando harmonizar com rapidez e eficácia as mudanças e auxiliando as equipes e redes existentes de modo qualificado, comprometido, autossuficiente e cooperativo.
Inicialmente deve haver uma mudança no mindset da empresa e uma quebra de paradigmas, pois apenas assim as intervenções realizadas pelo RH Ágil serão eficazes. Todos os passos devem ter relação com o planejamento estratégico da empresa. E, por fim, os gestores devem participar de todas as etapas do processo e compreender conceitos e propostas das metodologias ágeis para associá-las ao RH.