O que é transformação digital?
Chamamos de transformação digital as mudanças através das quais as empresas passam em relação às tecnologias e utilização de ferramentas digitais nos seus processos cotidianos.
Quando a organização decide digitalizar seus setores operacionais e estratégicos, tudo acaba sendo otimizado.
A cultura organizacional evolui e todos os procedimentos acabam sendo mais céleres, eficazes e benéficos.
Além disso, é claro, a experiência do cliente acompanha esse desenvolvimento, sendo muito mais positiva e facilitando as necessidades de um RH estratégico.
Pois demonstra que a empresa está preocupada em manter uma posição de destaque no mercado.
A transformação digital abarca também os modelos e métodos de capacitação dos colaboradores, focando em torná-los mais ágeis e os desafios de realizar esse tipo de capacitação.
E também com soluções mais sólidas e entregando uma análise e gestão de dados proporcionadas pelas inovações.
Mas como todo esse processo de transformação é realizado? Te contamos a seguir!
7 pilares da Transformação Digital
Para que a transformação digital aconteça, são necessários alguns alicerces para direcionar as mudanças e ajudar que sejam o mais precisas possíveis. Como principais pilares, podemos citar:
- Estratégia e liderança: o primeiro ponto é esse, garantir que a liderança da empresa está de acordo com a transformação digital e que tenha uma estratégia de direcionamento que conecte as mudanças com aquilo que a empresa precisa alcançar.
- Cultura organizacional: aqui é onde se torna necessário que todos os colaboradores, gestores e líderes entendam o que a transformação propõe e apoiem as mudanças a serem implementação.
- Tecnologia: esse é um pilar fundamental, pois sem tecnologia, não temos como integrá-las para haver a transformação digital. Isso diz respeito à evolução de tecnologias antigas como a utilização de novas tecnologias, que vão desde inteligência artificial até as conexões com os clientes.
- Experiência do cliente: a transformação digital deve, prioritariamente, pensar no desenvolvimento das demandas e ofertas direcionadas ao cliente. Por exemplo, a digitalização pode promover melhores métodos de interatividade com o cliente etc.
- Processos e operações: com a transformação digital, os processos e operações ajudam a aumentar a produtividade da empresa e também a inovar os desempenhos operacionais da empresa.
- Análise de dados e tomada de decisão: sem isso, não é possível existir uma transformação digital. As empresas precisam identificar as melhores soluções e estar conectada às atualizações e brechas do mercado.
- Gestão de talentos e desenvolvimento de habilidades: deve haver, desde o início, uma capacitação dos colaboradores para lidar com as skills digitais, focando também na atração e retenção de talentos.
Então não esqueça: deve haver um trabalho eficaz em cima de todos esses pilares para que a transformação digital seja válida e capaz de ultrapassar quaisquer obstáculos que a digitalização trouxer.
Quais os impactos da transformação digital no RH e no T&D?
É claro que a transformação digital traz impacto para todos os setores da empresa, certo? Mas quais os efeitos para os Recursos Humanos e o Treinamento e Desenvolvimento?
Atração e retenção de talentos
Se a empresa de propõe a realizar uma transformação digital, precisa atrair e reter colaboradores que tenham skills direcionadas às necessidades relacionadas a tecnologia.
Por esse motivo, tanto o recrutamento quanto a seleção devem realizar procedimentos que correspondam às alternativas que a empresa escolheu.
Exemplo: a empresa pode adotar um software específico para auxiliar no processo de recrutamento e seleção.
Desenvolvimento de habilidades digitais
O setor de T&D deve focar em desenvolver os colaboradores dando atenção àquilo que tem sido mais procurado em termos de atualizações digitais.
Tudo isso pode ser realizado utilizando cursos digitais de capacitação, workshops etc.
Exemplo: através de uma plataforma digital, podem ser ofertados cursos online de skills para gerir projetos ou realizar análise de dados.
Uso de tecnologia para gestão de pessoas
No RH, a gestão através da transformação digital também é impactada. Geralmente passam a ser utilizadas ferramentas digitais, tais como plataformas de aprendizagem e programas de gerenciamento de performance.
Exemplos: um processo de admissão digital ou quando a empresa passa a utilizar um sistema que avalie o desempenho, realizado online, onde o gestor consiga acompanhar as metas dos colaboradores e até mesmo fazer um feedback em tempo real.
Cultura organizacional e engajamento
Para que as transformações digitais sejam bem aceitas pelos colaboradores, o RH precisa atuar alterando a cultura organizacional, de modo que apoie as mudanças que ocorrerão.
O passo mais relevante é fazer com que os colaboradores engajem diante das propostas digitais.
Exemplo: desenvolver um programa de inovação com propostas dos próprios colaboradores, referentes à transformação de digital, focando em incentivar uma cultura de inovação.
Principais tecnologias para a transformação digital no RH e no T&D
O que tem sido utilizado para que a transformação digital aconteça na rotina organizacional? Vamos te mostrar a seguir algumas das principais tecnologias destinadas a esse fim, olha só:
- Sistema de gerenciamento de talentos (Talent Management Systems – TMS): uma plataforma que permite administrar todo o histórico dos colaboradores, desde quando entra na empresa, até o treinamento e avaliação de desempenho.
- Plataformas de aprendizado online (Learning Management Systems – LMS): soluções desenvolvidas para facilitar a capacitação dos colaboradores, tornando o treinamento mais personalizado e adaptável.
- Inteligência Artificial e chatbots: facilitam aquelas tarefas mais fáceis e rotineiras, que podem ser automatizadas e entregando mais tempo para o RH se dedicar a outros projetos.
- Análise de dados e People Analytics: aqui a empresa consegue analisar as entregas dos seus colaboradores de forma que os dados sejam utilizados para aprimorar a gestão da melhor forma.
- Ferramentas de avaliação e feedback: com as ferramentas digitais, as avaliações de desempenho, os feedbacks e demais análises acabam sendo mais claras e eficazes.
- Computação em nuvem: com os dados centralizados e armazenados em nuvem, o gerenciamento acaba sendo mais seguro e acessível.
- Gamificação: como já mencionamos antes, a gamificação é a ferramenta perfeita para engajar os colaboradores durantes os programas de capacitação, ajudando principalmente na revisão e retenção do aprendizado.
LXP: um ecossistema de aprendizagem para a transformação digital no RH e no T&D
As tecnologias da TMS, LMS, IA, chatbots, análise de dados, ferramentas de avaliação, feedback, computação em nuvem e gamificação, quando bem implementadas e integradas, são essenciais para facilitar a rotina de T&D e RH da empresa.
Com uma plataforma LXP que faça toda a integração das soluções de capacitação e gestão do T&D e RH, tudo isso é possível de ser criado em um único ecossistema de aprendizagem.
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Com a diferença de que temos o Learning Analytics ao invés do People Analytics e ainda não nos propusemos a realizar as atividades geradas pelo TMS.
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Perguntas frequentes sobre Transformação Digital:
A transformação digital ocorre quando a empresa decide realizar a digitalização dos seus processos, visando facilitar a gestão e migração para o ambiente digital. Dessa forma, a experiência do colaborador e dos clientes são otimizadas e os resultados finais acabam sendo positivos para a organização como um todo.
São 7 os pilares para a transformação digital, veja só:
Estratégia e liderança precisam estar conectadas para que as mudanças sejam positivas.
Cultura organizacional: toda empresa precisa aceitar as modificações.
Tecnologia: precisa ser integrada e facilitada.
Experiência do cliente: esse deve ser o foco principal da transformação digital.
Processos e operações: serão mais positivos e inovadores.
Análise de dados e tomada de decisão: sem isso, não é possível existir uma transformação digital.
Gestão de talentos e desenvolvimento de habilidades: deve haver investimento para o desenvolvimento das skills de tecnologia dos colaboradores para que assim tudo ocorra conforme o planejado.