Todos os profissionais possuem experiências muito particulares, que acabam moldando suas características comportamentais dentro da empresa. Todavia, ao chegar em uma nova organização, o colaborador precisa adequar essas características comportamentais de acordo com os valores da empresa. Para tanto, as empresas têm apostado em um tipo de treinamento diferenciado, o treinamento comportamental.
Atualmente, as empresas que focam nos seus colaboradores têm se destacado. Afinal de contas, as pessoas são peças fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, organizações que oferecem treinamento comportamental conseguem contar com profissionais mais engajados e eficientes. Por isso, vamos te mostrar o que é treinamento comportamental e quais são os benefícios de sua aplicação para a sua empresa!
O que é treinamento comportamental?
O treinamento comportamental é o processo empregado para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores de acordo com os princípios da organização.
Na maioria das vezes, o treinamento comportamental é visto erroneamente como aquele que vem apagar a individualidade dos colaboradores, ignorando suas vivências e até seu modelo mental.
Entretanto, o treinamento comportamental ou soft skill consiste em um conjunto de práticas que pretendem melhorar a forma com que os colaboradores convivem e executam o seu trabalho.
Os exemplos de problemas relacionados a esta situação são muitos, como atrasos, conflitos internos, falta de comunicação e desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Como montar um treinamento comportamental?
Para montar um treinamento comportamental na sua empresa é muito importante entender dois aspectos comportamentais dos seus colaboradores, são eles:
Emoções
Os colaboradores possuem muitas emoções e podem expressar muitas delas durante o dia de trabalho. Desse modo, eles precisarão aprender a equilibrá-las dentro do ambiente de trabalho.
Transformações
Quando um colaborador inicia na empresa, ele traz consigo uma bagagem, e conforme o tempo passa, ele vai desenvolvendo outros pensamentos e objetivos para sua vida.
É papel da organização dar todo apoio que ele precisa para passar por essas transformações comportamentais, alinhando o seu trabalho com os objetivos pessoais.
Isto posto, montamos um passo-a-passo para você montar seu treinamento, confira!
Como elaborar um Treinamento Comportamental
Identificar o perfil dos colaboradores
Primeiro, você terá que identificar o perfil dos colaboradores para desenvolver os treinamentos que forem necessários.
Analisar o que precisa ser melhorado
Após a identificação dos perfis de todos os colaboradores, você deve verificar qual o gap de competência que há entre eles e o que a empresa espera desses colaboradores em termos de comportamento.
Com isso, você poderá entender quais aspectos deverão ser melhorados e quais cursos devem ser ministrados para que essas melhorias aconteçam.
Organizar o treinamento
Após entender quais treinamentos devem ser ministrados, é hora de organizar esses treinamentos.
Para isso você deve pensar na estrutura do conteúdo, em quem instruirá o treinamento, qual será o local de realização e qual será a modalidade de ensino utilizada.
Principais treinamentos comportamentais para sua empresa
Existem 5 tipos de treinamentos comportamentais que são muito usados para facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional por parte do colaborador e que também contribuem para a formação de equipes mais eficientes. São eles:
Tipos de treinamento comportamental
Habilidades de comunicação interpessoal
Algo primordial dentro de qualquer empresa é a comunicação. Sem ela, as informações ficam estagnadas, os processos criam gargalos e os colaboradores não conseguem melhorar seus trabalhos.
Inteligência emocional
Inteligência emocional traduz a capacidade de um indivíduo compreender os próprios sentimentos de forma a desenvolver alguns pilares, como: autorresponsabilidade, compreensão e gerenciamento das emoções e atitude.
Capacitação de lideranças
Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas não nascem líderes natos. Mesmo aquelas pessoas que não se veem dessa forma podem desenvolver a habilidade de liderar efetivamente.
Gerenciamento de tempo
Quer seja visto com bons olhos ou não, uma empresa deseja que seus colaboradores sejam produtivos e saibam utilizar o seu tempo de forma efetiva.
Como falar em público
Um treinamento para minimizar o medo de falar em público ou até mesmo a timidez é imprescindível. Além, claro, de muita prática!
Quais os benefícios de fazer um treinamento comportamental?
Quando você planeja um treinamento levando em consideração o perfil comportamental dos participantes, é possível gerar diversos benefícios para cada profissional e equipe. Confira alguns deles!
Autoconhecimento
Quando os colaboradores possuem um conhecimento maior sobre si mesmos, seus sentimentos, gostos e hábitos é possível desenvolver uma maior inteligência emocional, conhecer seus limites e aprender a lidar melhor com as situações que podem surgir no caminho.
Além disso, através do desenvolvimento do autoconhecimento, os colaboradores terão mais informações para entender qual o seu verdadeiro propósito dentro da empresa.
Postura profissional no treinamento comportamental
A postura profissional é o conjunto de hábitos, atitudes e ética que o profissional toma no ambiente de trabalho.
O treinamento comportamental possibilita que os colaboradores se ajustem à cultura organizacional e desenvolvam uma postura profissional de acordo com as políticas da empresa.
Com isso, fica mais claro para o colaborador o que a empresa espera dele e ele poderá executar o seu trabalho de forma adequada.
Redução do turnover
Os colaboradores tendem a querer ficar em empresas que nutrem um clima de trabalho em equipe e investem no aperfeiçoamento pessoal e profissional de seus funcionários.
Os principais motivos que levam uma pessoa a se demitir são: falta de valorização e reconhecimento, ambiente desagradável, conflitos e má liderança.
E a maioria desses aspectos podem ser resolvidos com treinamentos comportamentais.
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Perguntas frequentes sobre Treinamento Comportamental:
Treinamento Comportamental é um tipo de treinamento que visa aprimorar as atitudes e habilidades referentes ao comportamento dos colaboradores para que possam atender os valores e cultura da empresa. O objetivo desse treinamento evoluir os perfis dos colaboradores e consertar eventuais problemas existentes, como ruídos de comunicação, absenteísmo etc
Alguns dos principais tipos de Treinamento Comportamental são:
Habilidades de comunicação interpessoal: sem ela, as informações ficam estagnadas, os processos criam gargalos e os colaboradores não conseguem melhorar seus trabalhos.
Inteligência emocional: capacidade de um indivíduo compreender os próprios sentimentos de forma a desenvolver alguns pilares, como: autorresponsabilidade, compreensão e gerenciamento das emoções e atitude.
Capacitação de lideranças: mesmo aquelas pessoas que não se veem dessa forma podem desenvolver a habilidade de liderar efetivamente.
Gerenciamento de tempo: uma empresa deseja que seus colaboradores sejam produtivos e saibam utilizar o seu tempo de forma efetiva.
Como falar em público: treinamento para minimizar o medo de falar em público ou até mesmo a timidez é imprescindível.