Pirâmide de Maslow: o que é, para que serve e como aplicar
Veja o que é a Pirâmide de Maslow, para que serve e como aplicar a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas na gestão de RH.
Todos os profissionais possuem experiências muito particulares, que acabam moldando suas características comportamentais dentro da empresa. Todavia, ao chegar em uma nova organização, o colaborador precisa adequar essas características comportamentais de acordo com os valores da empresa. Para tanto, as empresas têm apostado em um tipo de treinamento diferenciado, o treinamento comportamental.
Atualmente, as empresas que focam nos seus colaboradores têm se destacado. Afinal de contas, as pessoas são peças fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, organizações que oferecem treinamento comportamental conseguem contar com profissionais mais engajados e eficientes. Por isso, vamos te mostrar o que é treinamento comportamental e quais são os benefícios de sua aplicação para a sua empresa!
O treinamento comportamental é o processo empregado para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores de acordo com os princípios da organização.
Na maioria das vezes, o treinamento comportamental é visto erroneamente como aquele que vem apagar a individualidade dos colaboradores, ignorando suas vivências e até seu modelo mental.
Entretanto, o treinamento comportamental ou soft skill consiste em um conjunto de práticas que pretendem melhorar a forma com que os colaboradores convivem e executam o seu trabalho.
Os exemplos de problemas relacionados a esta situação são muitos, como atrasos, conflitos internos, falta de comunicação e desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Para montar um treinamento comportamental na sua empresa é muito importante entender dois aspectos comportamentais dos seus colaboradores, são eles:
Os colaboradores possuem muitas emoções e podem expressar muitas delas durante o dia de trabalho. Desse modo, eles precisarão aprender a equilibrá-las dentro do ambiente de trabalho.
Quando um colaborador inicia na empresa, ele traz consigo uma bagagem, e conforme o tempo passa, ele vai desenvolvendo outros pensamentos e objetivos para sua vida.
É papel da organização dar todo apoio que ele precisa para passar por essas transformações comportamentais, alinhando o seu trabalho com os objetivos pessoais.
Isto posto, montamos um passo-a-passo para você montar seu treinamento, confira!
Primeiro, você terá que identificar o perfil dos colaboradores para desenvolver os treinamentos que forem necessários.
Após a identificação dos perfis de todos os colaboradores, você deve verificar qual o gap de competência que há entre eles e o que a empresa espera desses colaboradores em termos de comportamento.
Com isso, você poderá entender quais aspectos deverão ser melhorados e quais cursos devem ser ministrados para que essas melhorias aconteçam.
Após entender quais treinamentos devem ser ministrados, é hora de organizar esses treinamentos.
Para isso você deve pensar na estrutura do conteúdo, em quem instruirá o treinamento, qual será o local de realização e qual será a modalidade de ensino utilizada.
Existem 5 tipos de treinamentos comportamentais que são muito usados para facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional por parte do colaborador e que também contribuem para a formação de equipes mais eficientes. São eles:
Algo primordial dentro de qualquer empresa é a comunicação. Sem ela, as informações ficam estagnadas, os processos criam gargalos e os colaboradores não conseguem melhorar seus trabalhos.
Inteligência emocional traduz a capacidade de um indivíduo compreender os próprios sentimentos de forma a desenvolver alguns pilares, como: autorresponsabilidade, compreensão e gerenciamento das emoções e atitude.
Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas não nascem líderes natos. Mesmo aquelas pessoas que não se veem dessa forma podem desenvolver a habilidade de liderar efetivamente.
Quer seja visto com bons olhos ou não, uma empresa deseja que seus colaboradores sejam produtivos e saibam utilizar o seu tempo de forma efetiva.
Um treinamento para minimizar o medo de falar em público ou até mesmo a timidez é imprescindível. Além, claro, de muita prática!
Quando você planeja um treinamento levando em consideração o perfil comportamental dos participantes, é possível gerar diversos benefícios para cada profissional e equipe. Confira alguns deles!
Quando os colaboradores possuem um conhecimento maior sobre si mesmos, seus sentimentos, gostos e hábitos é possível desenvolver uma maior inteligência emocional, conhecer seus limites e aprender a lidar melhor com as situações que podem surgir no caminho.
Além disso, através do desenvolvimento do autoconhecimento, os colaboradores terão mais informações para entender qual o seu verdadeiro propósito dentro da empresa.
A postura profissional é o conjunto de hábitos, atitudes e ética que o profissional toma no ambiente de trabalho.
O treinamento comportamental possibilita que os colaboradores se ajustem à cultura organizacional e desenvolvam uma postura profissional de acordo com as políticas da empresa.
Com isso, fica mais claro para o colaborador o que a empresa espera dele e ele poderá executar o seu trabalho de forma adequada.
Os colaboradores tendem a querer ficar em empresas que nutrem um clima de trabalho em equipe e investem no aperfeiçoamento pessoal e profissional de seus funcionários.
Os principais motivos que levam uma pessoa a se demitir são: falta de valorização e reconhecimento, ambiente desagradável, conflitos e má liderança.
E a maioria desses aspectos podem ser resolvidos com treinamentos comportamentais.
Gostou do nosso conteúdo?
Então aproveite e conheça também o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, criada pela Keeps e pensada para todos do T&D e RH. Um lugar onde você desenvolve as principais soft skills para o mundo corporativo atual.
Inscreva-se no Go Learning e faça parte dessa comunidade!
Treinamento Comportamental é um tipo de treinamento que visa aprimorar as atitudes e habilidades referentes ao comportamento dos colaboradores para que possam atender os valores e cultura da empresa. O objetivo desse treinamento evoluir os perfis dos colaboradores e consertar eventuais problemas existentes, como ruídos de comunicação, absenteísmo etc
Alguns dos principais tipos de Treinamento Comportamental são:
Habilidades de comunicação interpessoal: sem ela, as informações ficam estagnadas, os processos criam gargalos e os colaboradores não conseguem melhorar seus trabalhos.
Inteligência emocional: capacidade de um indivíduo compreender os próprios sentimentos de forma a desenvolver alguns pilares, como: autorresponsabilidade, compreensão e gerenciamento das emoções e atitude.
Capacitação de lideranças: mesmo aquelas pessoas que não se veem dessa forma podem desenvolver a habilidade de liderar efetivamente.
Gerenciamento de tempo: uma empresa deseja que seus colaboradores sejam produtivos e saibam utilizar o seu tempo de forma efetiva.
Como falar em público: treinamento para minimizar o medo de falar em público ou até mesmo a timidez é imprescindível.
Veja o que é a Pirâmide de Maslow, para que serve e como aplicar a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas na gestão de RH.
A inteligência interpessoal é a chamada inteligência social e é considerada um skill essencial para alguns cargos e funções nas organizações
As lideranças se desenvolvem através de práticas que levam a hábitos específicos. São vários os tipos de liderança, a depender do foco da empresa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |