Como aplicar o Ciclo de Kolb nos programas de T&D

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Dentre os estilos de aprendizagem, existem algumas teorias que se destacam. Uma delas é a teoria desenvolvida por David Kolb, psicólogo e teórico educacional norte-americano. Estamos falando da chamada teoria de Kolb ou ciclo de Kolb.

O ciclo de Kolb é um ciclo de aprendizagem experiencial cujo modelo é focado em direcionar as pessoas a interpretarem qual o seu estilo de aprendizagem e como pode aprimorar seu aprendizado a partir dessa perspectiva. Kolb explica que a aprendizagem deve ser algo contínuo, voltado para a experiência. Para saber mais, continue lendo!

Quais são as 4 fases do ciclo de Kolb?

Kolb fez uma classificação dos estilos de aprendizagem em 4 diferentes fases:

  • Experiência concreta: onde a nova experiência é o foco ativo do indivíduo.

  • Observação reflexiva: depois de vivenciar a experiência de forma concreta, o indivíduo passa por um momento de reflexão, no qual analisa e pondera a respeito da experiência.

  • Conceituação abstrata: depois que faz a reflexão, nessa fase o indivíduo é capaz de desenvolver teorias e conceituações abstratas diante das análises que realizou na etapa anterior.

  • Experimentação ativa: aqui a teoria anterior é colocada em prática, gerando experiências novas e também concretas.
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Segundo Kolb, o ciclo de aprendizado só é completo quando a pessoa vivencia todas essas 4 fases, analisando possibilidades de aprendizagem adaptativa.

Quando a experiência e análise acontecem, tudo é entendido com mais firmeza, para então ser aplicado de modo prático.

O importante do ciclo de Kolb é a percepção que ele traz para cada um. Você consegue identificar em quais fases se destaca mais, qual a forma de aprendizado que melhor se encaixa e como entender seu estilo de aprendizagem para aumentar sua eficácia e estimular o lifelong learning.

Mas e durante um programa de treinamento e desenvolvimento, como posso utilizar o ciclo de Kolb?

Como utilizar o ciclo de Kolb nos programas de T&D da sua empresa?

Abaixo, vamos entregar algumas dicas práticas de como você pode utilizar o ciclo de Kolb nos seus processos de treinamento e desenvolvimento, dentro da pedagogia empresarial. Veja só:

Experiência concreta

Quando for iniciado o processo de treinamento, proporcione a execução de uma atividade prática que oferte uma experiência direta.

Nesse caso, a experiência pode acontecer através de uma simulação, um game ou via demonstração.

Observação reflexiva no ciclo de Kolb

Agora que os colaboradores já passaram pela atividade prática, é chegado o momento de analisar aquilo que foi realizado. Por que foi importante?

Um bom momento para aplicar essa observação é realizando debates em grupo, produzindo diários de aprendizado ou ainda tirando um momento para análises individuais.

Como utilizar o ciclo de Kolb nos programas de T&D da sua empresa?

Conceituação abstrata

Essa é a etapa do treinamento onde você deve aplicar o ciclo de Kolb pedindo aos colaboradores que elaborem teorias ou conceitos com base na totalidade do que foi visto até aqui.

Você pode pedir, por exemplo, que sejam feitas conexões entre as etapas, quais padrões puderam ser identificados e ainda criar métodos teóricos.

De que forma isso pode ser feito pelos colaboradores? Utilizando modelos como brainstorming, workshops, palestras etc.

Experimentação ativa

Nessa etapa final, os colaboradores precisam aplicar o que desenvolvido na etapa anterior do ciclo de Kolb.

A melhor forma de fazer a experimentação ativa é encaixando-a em exercícios, projetos práticos ou desafios.

Não deixe de entregar seu feedback, para que consigam evoluir o aprendizado e adaptá-lo.

Conclusão

O ciclo de Kolb visa fazer com que os colaboradores circulem por todas as quatro fases desse ciclo de aprendizado.

Esse ciclo pode acontecer diversas vezes dentro de um mesmo programa de treinamento, de modo que todas as repetições alicercem e evoluam a repetição anterior.

Através disso, o processo de aprendizagem é facilitado, de forma experiencial, auto dirigida e ainda muito engajador.

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Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
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