A modernização da sociedade e das empresas vem dificultando o processo de gestão de pessoas, tornando este o principal desafio e assim, transformando o treinamento e a capacitação de colaboradores num processo fundamental. Fatores como o avanço da tecnologia, automação, otimização de processos e a globalização, resultam em uma necessidade constante de qualificação profissional. Neste artigo apresentaremos os conceitos, as diferenças, importâncias, dicas de como aplicar, quando fazer e claro, proporcionar um time de alta performance para alcançar os resultados.
Bases para a realização de treinamento e capacitação de colaboradores
Para realizar qualquer treinamento e capacitação de colaboradores, é necessário ter um norte e saber por onde começar, para atingir a alta performance.
Começar por um levantamento de necessidades de treinamento da empresa, pode ser fundamental num primeiro momento.
Afinal, esse processo envolve o conjunto de carências cognitivas e inexperiências relativas ao trabalho existentes, conhecimentos, habilidades e atitudes do colaborador e as exigências de cada função.
Para realizar o treinamento e capacitação profissional, é necessário desenvolver um plano de trabalho e colocar o treinamento em prática.
É quase impossível atingir o desenvolvimento empresarial sem investir e aumentar as habilidades dos colaboradores, sejam elas intelectuais ou técnicas.
Aumentar a capacitação e as habilidades dos colaboradores é função primordial do treinamento e para isso, é necessário planejamento adequado.
Como criar um bom planejamento de treinamento de funcionários?
Após realizar o levantamento das necessidades de treinamento (LNT), como mencionado anteriormente, chegou a hora de criar um planejamento e colocar o plano de ação em prática para realizar um treinamento e capacitação de colaboradores efetivo.
Mas como criar um bom planejamento de treinamento? E como escolher o tipo de treinamento ideal para minha empresa?
Para criar um bom planejamento, algumas perguntas precisam ser respondidas, dentre elas, podemos citar os exemplos:
- Qual treinamento já está sendo oferecido e deve ser continuado?
- O treinamento será realizado internamente ou externamente?
- Faz sentido trazer um treinador para treinar vários funcionários no mesmo assunto, em vez de enviar todos para um treinamento externo?
- Uma empresa possui conhecimentos em RH ou outro departamento para realizar o treinamento?
- Pode e deve ser treinado ser conduzido online?
- Qual é o estilo de aprendizagem dos participantes?
- Todos os participantes estão em um local ou são descentralizados?
Respondidas essas perguntas, você terá uma visão mais centrada de como planejar ou treinar seu acordo com o início da empresa.
Feito esse plano de ação, é hora de aplicar tudo o que foi planejado e agir para que os treinamentos aconteçam.
Portanto, converse com os responsáveis pela realização do treinamento e alinhe os objetivos, o material que será usado e reserve o espaço e os equipamentos que serão utilizados.
Afinal, uma das tarefas mais importantes desse processo é o alinhamento com os profissionais que serão treinados.
Então, divulgue a programação do treinamento, bem como os objetivos e metas.
Tipos de treinamento
Está claro que investir em treinamento e desenvolvimento é um processo muito importante para o sucesso de qualquer organização, não é mesmo?
Mas você deve estar se perguntando: quais treinamentos minha empresa deve oferecer?
Para responder sua pergunta, é necessário entender qual necessidade sua empresa quer sanar, uma vez que cada tipo de treinamento possui um objetivo.
Vale relembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento, portanto, dependendo da necessidade da sua empresa, a forma de capacitar o colaborador será diferente.
Treinamento para desenvolver habilidades específicas
Esse tipo de treinamento tem como objetivo melhorar o desempenho e execução de tarefas por meio do aprimoramento das habilidades e competências que os profissionais já possuem.
Investir no desenvolvimento das competências e habilidades dos colaboradores é uma forma de se obter ganho de produtividade para a empresa, além de promover o crescimento e auxiliar a proatividade dos profissionais.
Treinamento de liderança
O treinamento de liderança é direcionado para todos os colaboradores que ocupam cargos de gestão e liderança, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o sucesso da empresa e motivação das equipes.
Esse tipo de treinamento tem por objetivo desenvolver habilidades diferentes em relação à gestão de equipes, para que esses gestores sejam capazes de conduzir times de forma coordenada para atingir as metas estabelecidas.
Programa de Mentoria
Um programa de mentoria baseia-se na escolha de um ou mais funcionários que serão considerados como mentores, para compartilharem seus conhecimentos com os demais participantes do grupo.
Entre as vantagens desse formato de treinamento está a possibilidade de transmissão de conhecimento tácito, ou seja, do conhecimento adquirido na prática, durante a experiência na função e que, na maioria dos casos, não é possível ser adquirido por meio de documentos.
Cursos de Reciclagem
A maioria das empresas possuem uma rotina intensa de trabalho, o que contribui para que muitos conhecimentos se percam ou se tornem defasados com o passar do tempo.
Por isso, investir em treinamento de reciclagem sempre é uma ótima opção, principalmente quando falamos de conhecimentos técnicos ou teóricos.
Os cursos de reciclagem são elaborados para relembrar os profissionais de práticas e assuntos importantes e fazer com que eles estejam sempre qualificados de acordo com as melhores tendências do mercado.
Gratificação
O treinamento de gratificação é bem parecido com a gamificação, onde utiliza dinâmicas de jogos para estimular e incentivar a aprendizagem dos colaboradores por meio da interação com toda a equipe.
Muitas empresas apostam nesse método pois reconhecem a importância de transformar o aprendizado em algo mais dinâmico, criativo e que desperte a curiosidade e interesse de todos envolvidos.
Esse tipo de treinamento ainda proporciona aumentar as chances de adesão e motivação dos colaboradores, já que permite oferecer recompensas para os funcionários.
Treinamento e capacitação de colaboradores online
Muitas organizações têm dado preferência para esse modelo de treinamento e capacitação de colaboradores devido à praticidade que ele oferece tanto para quem aplica quanto para os alunos.
O treinamento online é aplicado por meio de um ambiente virtual, onde os colaboradores poderão acessar o conteúdo de onde estiverem e a qualquer momento.
Essa flexibilidade de horários aumenta o alcance do treinamento e facilita a participação dos funcionários, que não precisam se deslocar e podem encaixá-lo em sua rotina.
Coaching empresarial
Muitos consideram o processo de treinamento de coaching um dos mais completos. Ele consiste no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
O uso das técnicas e ferramentas de coaching garantem a assertividade do processo, que foca no reconhecimento dos potenciais, dificuldades e qualidades dos profissionais.
Além da busca do equilíbrio entre eles para alcançar resultados melhores.
Workshops
A realização de workshops ou palestras é uma prática comum que a maioria das empresas já faz uso há alguns anos.
No geral, esse tipo de treinamento e capacitação de colaboradores é breve e possui um foco específico que é ministrado por profissionais que possuem profundo conhecimento no assunto.
Os workshops podem ser presenciais ou online, e contam com certificação para os participantes que pode vir a servir como um excelente espaço para crescimento pessoal.
Como avaliar se o treinamento e capacitação de colaboradores está dando resultado
A primeira razão pela qual é necessário medir os resultados dos treinamentos empresariais é descobrir se o dinheiro investido está sendo utilizado nos lugares certos.
Todo treinamento é executado pensando em solucionar os gaps da empresa e é justamente sobre aplicar o treinamento correto para que eventualmente haja o retorno desejado.
Isso auxiliará no processo de direcionamento dos programas de treinamento e capacitação de colaboradores, fazendo com que a organização tenha oportunidade de planejá-los melhor.
Mas como avaliar se o treinamento aplicado está dando o retorno desejado?
Existe uma série de metodologias que podem auxiliar na avaliação do treinamento, abaixo vou listar algumas que podem te ajudar nesta tarefa:
- Aplique teste para avaliar o aprendizado;
- Faça avaliação de redação;
- Aplique avaliação de eficácia;
- Faça pesquisa de satisfação;
- Aplique avaliação comportamental;
- Calcule o ROI das ações.
Benefícios do treinamento e capacitação de colaboradores
Os colaboradores capacitados tendem a melhorar a produtividade, tanto individualmente quanto coletivamente.
Por isso, o treinamento permite que os profissionais minimizem erros, reduzindo também os custos para a organização.
Além disso, ao se levar em conta o cenário de digitalização do mercado, a qualificação renova as habilidades técnicas dos profissionais para atuarem com novas tecnologias.
E também incorporarem a inovação a um mindset digital.
Isso naturalmente se reflete na cultura da empresa, que também tende a ficar mais inovadora.
Ademais, outro benefício direto do treinamento e capacitação de funcionários é o sentimento de valorização que o colaborador passa a ter.
Ele entende que a empresa o valoriza e continua engajado na produtividade de seu trabalho e nas metas e objetivos do negócio.
Esse fator também auxilia na retenção de talentos, fortalecendo os times com equipes multidisciplinares e reduzindo custos com novas contratações.
Conclusão
Um bom programa de treinamento e capacitação de colaboradores é capaz de proporcionar impactos positivos nos resultados da sua empresa.
E é justamente isso que vem sendo cada vez mais valorizado.
Agora você já entende a importância dos programas de capacitação e os benefícios que ele traz para as empresas, não se esqueça de montar um cronograma com os diagnósticos de suas necessidades, traçar os objetivos, decidir a melhor metodologia e medir os resultados para sua empresa.
Afinal de contas, quando você consegue atingir essa equação, os resultados surgem como uma consequência natural.
Melhores ferramentas para treinamento e capacitação de colaboradores:
Konquest
O Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, que simplifica a autoria e estimula o social learning.
Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, além de outros recursos específicos e personalizados.
GameUp
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Isto é, um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado lúdico e interessante, pois remete a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível.
SmartZap
O SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado.
Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove o active learning.
Perguntas frequentes sobre treinamento e capacitação de colaboradores:
O treinamento e capacitação de colaboradores ocorro a partir do momento os as competências e habilidades técnicas dos colaboradores são aprimoradas, geralmente através de métodos e inovações que passam a ser executadas no cotidiano organizacional, ajudando a alcançar os objetivos e metas individuais e coletivos.
– Realize testes para avaliar o aprendizado;
– Elabore avaliações de redação;
– Faça avaliações de eficácia;
– Faça análises de pesquisa de satisfação;
– Realize avaliações comportamentais;
– Calcule o ROI das ações.