Dinâmicas para Treinamento: 11 dicas para aplicar na sua empresa e melhorar o desempenho da sua equipe

Início » T&D » Dinâmicas para Treinamento: 11 dicas para aplicar na sua empresa e melhorar o desempenho da sua equipe

Ao falarmos de Dinâmicas para Treinamentos corporativos, inovar e experimentar são posturas sempre bem-vindas, concorda? Neste artigo, trazemos tudo o que você precisa saber sobre as Dinâmicas para Treinamento (até mesmo online!), com muitas dicas e exemplos de como realizá-la. Vamos lá?

O que são as Dinâmicas para Treinamento?

Dinâmicas para Treinamento são a reunião de técnicas bastante valiosas para melhorar o engajamento de sua equipe de profissionais. Geralmente são realizadas pelas empresas com o intuito de cumprir determinado objetivo.

Mas quais objetivos? Alguns deles podem dizer respeito:

  • à disseminação de conhecimentos aos colaboradores;
  • à melhoria do relacionamento entre os profissionais;
  • ao incentivo do trabalho em equipe;
  • à coleta de informações;
  • e aos conhecimentos apreendidos pelos participantes dos treinamentos.

Apesar do objetivo, ao aplicar Dinâmicas para Treinamento, saiba que essa é uma técnica bastante valiosa para alcançar bons resultados na hora de selecionar e contratar novos colaboradores e melhorar o engajamento de sua equipe de profissionais. Então, sem dúvidas, é algo no qual se deve apostar!

Por que as Dinâmicas para Treinamento são importantes?

Alguns dos motivos para a importância das dinâmicas são os seguintes, veja só:

Desenvolver habilidades interpessoais

Quando os colaboradores participam de dinâmicas, acabam tendo a oportunidade de “destravar” algumas habilidades, como trabalho em equipe, comunicação e até mesmo liderança.

Estimular a criatividade

Quando a dinâmica envolve, por exemplo, o uso da criatividade, abre espaço para a imaginação e novas soluções podem ser encontradas para problemas de rotina.

Reforçar a cultura da empresa

Se a dinâmica é bem produzida, pode servir como ponte para validar os valores e cultura organizacionais.

Por que investir em Dinâmicas para Treinamento?

Você pode estar se perguntando, mas para que servem as dinâmicas de treinamento? Ou, por que realizar treinamentos?

Por que investir em Dinâmicas para Treinamento?

Pois bem, as Dinâmicas para Treinamento são populares no mundo da gestão de pessoas, pois elas são capazes de gerar muitos benefícios para quem busca investir em treinamento. Confira algumas delas:

Geram engajamento

Dinâmicas para Treinamento costumam ser mais descontraídas do que treinamentos tradicionais, sendo uma estratégia eficaz de como aumentar o engajamento por parte dos colaboradores.

Treinamento de forma prática

Além de tratar dos aspectos teóricos, essas Dinâmicas para Treinamento são bastante práticas.

As dinâmicas ajudam o colaborador a vivenciar, de forma lúdica, situações práticas que serão enfrentadas nas rotinas diárias da empresa.

Ajudam nos treinamentos comportamentais

As Dinâmicas para Treinamento são ótimas ferramentas para desenvolver habilidades comportamentais e a reduzir os gaps de competência.

Permitem identificar problemas de comportamento e podem oferecer importantes lições para os colaboradores.

Incentivam o trabalho em equipe

Em geral, as Dinâmicas para Treinamento são uma das formas de se potencializar o trabalho em equipe.

Isso se dá pelo fato de que a maioria das dinâmicas são grupais e exigem a colaboração e organização de todos.

Melhoram a cultura organizacional

Dinâmicas para Treinamento são uma excelente forma de promover uma cultura organizacional mais colaborativa e integrada.

As dinâmicas podem incentivar o respeito, a confiança mútua, a comunicação e outros fatores importantes para o relacionamento do time.

Bom, esses são alguns dos vários benefícios trazidos pelas Dinâmicas para Treinamento.

Vamos agora conferir alguns exemplos que podem ser aplicados na sua empresa? Basta que você defina as competências que deseja desenvolver.

Exemplos de Dinâmicas para Treinamento

Como fazer um treinamento com dinâmica? Conforme explanamos, as Dinâmicas para Treinamento podem ser executadas de diversas maneiras e atender aos mais diversos objetivos.

Podem servir como dinâmicas para:

  • treinamentos de lideranças;
  • dinâmicas para treinamento de habilidades sociais;
  • para integração de novos funcionários;
  • para o treinamento de qualidade;
  • para treinamento de segurança do trabalho, dentre outras.

Dinâmicas para treinamento de liderança

Todos a bordo!

Aqui, os colaboradores são instruídos a construir um “barco” com pedaços de madeira, papelão, grampos ou qualquer outro material disponível no local.

Após isso, todos devem subir no “barco” de uma só vez. Ao passo que os pedaços do “barco” forem retirados, a equipe deverá se esforçar para ocupar o espaço cada vez menor da maneira mais eficiente possível.

Esta dinâmica pode ajudar a estimular a comunicação, a resolução de problemas e o pensamento crítico de quem faz seu uso. Parece interessante, não?

Campo minado

Os participantes devem vendar os olhos de um membro da sua equipe, após isso, o participante vendado deverá atravessar por uma área repleta de obstáculos.

Usando apenas técnicas de comunicação específicas pré-estabelecidas, enquanto isso, os outros participantes deverão guiar a pessoa vendada por meio do “campo minado”.

Essa dinâmica pode ser desenvolvida em um ambiente externo ou dentro da própria empresa e é uma ótima forma de aprimorar as habilidades de comunicação e construir confiança. Vale a pena tentar, os resultados certamente serão favoráveis!

Líderes que você admira

Essa Dinâmica para Treinamento de liderança é bastante simples e intuitiva.

Resumidamente, consiste em discutir quais são os líderes admirados por cada colaborador, sejam eles famosos ou não.

No primeiro momento, a atividade deve ser feita em grupos, já no segundo envolve uma discussão mais ampla e uma apresentação informal no final acerca do que motivou tal escolha.

Essa dinâmica ajuda na definição das características de liderança desejáveis, além de melhorar o vínculo da equipe.

Delegação

Separe os colaboradores em quatro grupos. Cada pessoa é obrigada a receber uma carta com uma variedade de tarefas. Cada equipe deve escolher um líder que será o único autorizado a se comunicar e delegar tarefas. O objetivo é concluir todas as tarefas no menor tempo possível.

Este é um cenário de desenvolvimento de liderança que trabalha as habilidades de delegação de tarefas.

Dinâmica do desastre de avião

Essa é uma das dinâmicas que exige um pouco mais de imaginação, ok?

Os participantes devem fingir que estão em um avião que caiu em uma ilha deserta e escolher um determinado número de itens de seu local de trabalho que acreditam ser necessários para sua sobrevivência. Cada item deve ser classificado de acordo com sua importância, e o grupo como um todo deve chegar a um consenso.

É uma atividade que promove o trabalho em equipe e a resolução criativa de problemas.

Dinâmicas para Treinamento de habilidades sociais

Aqui vamos mudar um pouco o foco, vamos falar de dinâmicas para desenvolver habilidades sociais no trabalho:

Técnica 6.3.5

A técnica 6.3.5, além de servir para o treinamento, também pode funcionar como uma ferramenta para situações reais de trabalho.

Em síntese, faz-se uso do brainstorming para a geração de ideias e para alcançar a solução de problemas colaborativamente.

A ideia é que 6 pessoas participem, e cada uma dê 3 ideias. Após isso, cada uma possui 5 minutos para escrever as ideias que tiveram em um papel.

Em seguida, o papel com a ideia deve ser repassado para o colega ao lado.

Desse modo, inicia-se mais uma rodada, onde o colaborador toma conhecimento das ideias do colega e adiciona mais observações, sempre inspirado pelas ideias já escritas.

É uma ótima dinâmica para treinar a capacidade de solução de problemas em equipe.

Dinâmica das confidências

Aqui, após reunir várias pessoas, elas deverão escrever em um papel algum problema que não costuma contar para ninguém.

Em seguida, os papéis devem ser dobrados, colocados em uma caixa e embaralhados, de modo que ninguém saiba qual papel é de quem.

Por fim, cada participante pega um papel aleatório da caixa, lê o problema como se fosse seu, e sugere uma solução prática.

Através dessa dinâmica, a empatia é exercitada.

Dinâmica do caos

A dinâmica do caos é ideal para desenvolver a iniciativa dos colaboradores, o trabalho em equipe, a proatividade e as habilidades de comunicação.

Consiste no seguinte: peça aos participantes que saiam da sala, após isto,  desorganize completamente a área ao seu redor (por exemplo, arrumar objetos de maneira desordenada, colocar coisas no lixo etc.) e os mande retornar.

A partir daí é só deixar cada um fazer o que quiser. Alguns podem decidir organizar a sala sozinhos, enquanto outros podem decidir se dividir em grupos para limpar a lata de lixo, e outros ainda podem decidir não fazer nada.

Após a dinâmica de treinamento, é fundamental conversar com cada pessoa para entender o porquê de seu comportamento. A partir daí, você pode tentar desenvolver as habilidades que faltam.

Dinâmicas para treinamento de equipes

E que tal mudar o foco e falarmos um pouco sobre as dinâmicas para treinamento de equipes? Vamos lá!

Dinâmica da ilha do tesouro

A dinâmica da Ilha do Tesouro é ótima para estimular o trabalho em equipe. Ela opera da seguinte maneira:

Você deve colocar um jornal, ao lado da sala, com uma caixa de chocolates em cima. No outro lado da sala, os colaboradores serão divididos em duplas, cada dupla no topo de uma página de jornal.

Alcançar o chocolate do outro lado da sala é o desafio, mas ninguém pode pisar no chão. Ou seja, só é possível andar estando em cima de um pedaço de jornal.

O problema é que a única maneira de chegar ao outro lado é se as duplas trabalharem juntas, contando com a ajuda do outro para subir em seus respectivos jornais e usar o que sobrou para seguir em frente.

No final, divida a caixa entre os vencedores.

Quem eu levo?

Este exemplo de dinâmica de treinamento de equipes ajuda os colaboradores a reconhecerem as competências e habilidades de seus colegas de trabalho. Além disso, por meio da atividade, é possível exercitar o olhar do outro sobre você, melhorando o trabalho em equipe e elevando a confiança e a satisfação dos colaboradores.

Envelopes, papel e lápis são necessários para a realização da dinâmica.

Para executá-la, você deve primeiro distribuir os envelopes para cada participante e solicitar que ninguém os abra antes de ouvir as instruções que virão a seguir.

Informe aos participantes que haverá três perguntas dentro do envelope e que as respostas são privadas; como resultado, ninguém saberá os nomes que cada participante escolheu.

As perguntas são as seguintes:

  • Imagine-se perdido em uma ilha deserta. Qual membro do grupo você mais gostaria de ter ao seu lado?
  • Você deve organizar rapidamente uma festa. Qual membro do grupo você escolheria para ajudá-lo?
  • Você acabou de ganhar um grande prêmio em uma competição e pode escolher mais três pessoas do grupo para viajar com você! Quem você escolheria?

Você deve coletar os envelopes depois que todos no grupo responderem às perguntas.

Os resultados devem ser exibidos para que as pessoas entendam o quanto são essenciais para seus colegas de trabalho e o quanto suas contribuições são valorizadas.

Dinâmica dos 30 segundos

Reúna seus colaboradores e peça para que todos olhem para trás, sendo que todos devem lembrar de seus melhores momentos na vida (vitórias profissionais, aventuras ou momentos passados com a família e amigos). Dê-lhes um minuto.

Em seguida, peça-lhes que limitem sua pesquisa e procurem a melhor experiência que tiveram e que gostariam de compartilhar à luz do fato hipotético de que eles só tinham mais 30 segundos de vida. Permita que reflitam por dois minutos e depois peça que abram os olhos quando terminarem.

A etapa final é deixá-los contar a seus colegas sobre os melhores 30 segundos de suas vidas. Solicite franqueza, integridade e respeito no lugar das palavras de cada pessoa.

Esta atividade de formação de equipas permite que os colaboradores se conheçam melhor, ao mesmo tempo que permite aos outros compreender o que os deixa felizes ou mais preocupados. Esta é uma discussão privada que promoverá uma conexão genuína.

Como realizar dinâmicas para treinamento de forma online?

Será que é possível adaptar essas dinâmicas para treinamentos online? Afinal, os treinamentos online são uma das grandes tendências inovadoras e atuais, não é mesmo? Além disso, essa é uma estratégia que ajuda a reduzir os custos de treinamento.

O lado bom é que a resposta é positiva: sim, é possível! E abaixo trazemos algumas dicas:

  • Procure fazer dinâmicas que não demandem muitos recursos e que sejam facilitadas em um ambiente virtual.

  • É necessário que sejam disponibilizadas ferramentas de vídeo, para que sejam possibilitadas trocas entre os participantes.

  • Procure utilizar ferramentas digitais, de forma que sejam facilitadores de compartilhamento de materiais e informações importantes.

  • No momento de selecionar as dinâmicas, invista naquelas através das quais os participantes possam interagir e colaborar.

  • Antes de começar a dinâmica, seja claro em todos os detalhes, tudo para que não apareçam dúvidas durante o processo.

  • Ao final, avalie a performance dos colaboradores e entregue um feedback que seja favorável.

Agora, que tal se passarmos algumas dinâmicas para você utilizar nos seus treinamentos online?

Exemplos de dinâmicas para treinamento online

Brainstorming virtual

Você já deve saber que o brainstorming é uma dinâmica cujo objetivo é trazer novas ideias para solucionar algum desafio. Mas como fazer isso durante um treinamento online?

  • Sugira que sejam formados grupos (até 5 pessoas) e escolha um líder para cada um deles.

  • Exponha o desafio que necessita de resolução e estabeleça um período para realização da atividade.

  • Procure uma ferramenta virtual que permita interatividade, assim, todos podem compartilhar suas ideias simultaneamente.

  • Os líderes designados no início devem ser os responsáveis por encaminhar os debates e verificar se todos os participantes estão conseguindo colaborar.

  • Quando o tempo predeterminado findar, todos os grupos devem reunir as ideias apresentadas.

  • Por fim, reúna todos os grupos e analisem as ideias gerais expostas em busca das melhores soluções.

Muito simples, não? Essas dicas acima podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da sua empresa e dos participantes.

Role-playing

Essa dinâmica é às vezes utilizada em treinamentos corporativos para que os participantes possam interagir entre si e também socialmente. Mas como adaptá-la ao ambiente virtual?

  • Separe os participantes em duplas, mas prefira reunir aqueles que atuam em setores diferentes.

  • Em seguida peça as participantes para simular alguma situação cotidiana que ocorre na empresa, como negociações, atendimentos etc.

  • Peça aos participantes que decidam o papel que cada um irá experimentar na simulação e dê um tempo para que se preparem.

  • Peça que a cena de role-playing seja interpretada por cada dupla, seguindo o roteiro proposto.

  • Quando todos terminarem, faça uma análise conjunta e permita que todos dividam suas opiniões e seja montado um feedback final.

Esse tipo de dinâmica acima precisa que os participantes estejam entregues e demonstrem empatia. Então, procure desenvolver um ambiente seguro e onde haja respeito mútuo.

Conclusão

Utilizar dinâmicas para treinamentos, sejam elas presenciais ou online, ajudam a estimular o trabalho em equipe, a criatividade, ajuda a diminuir o job rotation e também reforça os valores e a cultura da empresa.

Porém, para que as dinâmicas apresentam alguma eficiência, você deve entender os perfis das suas equipes, montar o ambiente (digital ou não) e as ferramentas a serem utilizadas.

Dessa forma, as dinâmicas serão facilitadas e você poderá fazer um feedback individual com cada um de seus colaboradores, bem como permitir que todo o seu time tenha uma melhor performance e melhores resultados.

Gostou desse conteúdo?

Visite o nosso Blog e veja os artigos mais relevantes para o Mundo do T&D e RH.

Ou ainda, inscreva-se no Go Learning, caso deseje aprofundar os seus conhecimentos na área, acessando a Universidade Corporativa Gratuita da Keeps.

Perguntas frequentes sobre Dinâmicas para Treinamento:

Para que servem as Dinâmicas para Treinamento?

As Dinâmicas para Treinamento auxiliam nos seguintes pontos:

– disseminar conhecimentos aos colaboradores;
– melhorar o relacionamento entre os profissionais;
– incentivar o trabalho em equipe;
– melhorar a coleta de informações;
– e assimilar os conhecimentos apreendidos pelos participantes dos treinamentos.

Por que investir em Dinâmicas para Treinamento?

Apostar em Dinâmicas para Treinamento ajuda no seguinte:
 
1. Geram engajamento: costumam ser mais descontraídas do que treinamentos tradicionais, gerando um maior comprometimento por parte dos colaboradores.
2. Aprendizado de forma prática: ajudam o colaborador a vivenciar, de forma lúdica, situações práticas que serão enfrentadas nas rotinas diárias da empresa.
3. Ajudam nos treinamentos comportamentais: permitem identificar problemas de comportamento e podem oferecer importantes lições para os colaboradores.
4. Estimulam o trabalho em equipe: isso se dá pelo fato de que a maioria das dinâmicas são grupais e exigem a colaboração e organização de todos.
5. Aprimoram a cultura organizacional.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: