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Gamificação em Vendas: benefícios e como engajar o seu time

A gamificação em vendas é uma estratégia usada por algumas equipes comerciais para aprimorar o engajamento e a motivação dos colaboradores. Resumidamente, ela consiste em construir um sistema de cumprimento de metas baseado em jogos. Dependendo dos objetivos do seu negócio, a gamificação em vendas pode ser uma boa maneira de estimular o time, promover a integração e melhorar a comunicação. Tendo em vista que a estratégia possui diversos detalhes, desenvolvemos este artigo para te explicar tudo. Confira!

O que é gamificação?

O termo gamificação vem do inglês gamification, e se trata da inclusão de elementos de jogos em outros contextos.

Isto é, consiste em inserir um sistema baseado em desafios e recompensas em um curso ou na rotina de uma equipe, por exemplo.

Os jogos utilizam essa estratégia para manter seus usuários envolvidos com a narrativa e com os objetivos.

Assim, a tática serve muito bem para engajar e motivar colaboradores ou usuários de outros tipos de produto.

Como aplicar a gamificação em vendas?

Como aplicar a gamificação em vendas?

Para desenvolver de fato a gamificação em vendas, será preciso construir uma estratégia guiada pelos seguintes elementos:

Objetivo final

Trata-se do desafio principal a ser alcançado, por exemplo, ter a maior pontuação. É o que definirá quem foi o vencedor do jogo.

Desafios

Além do objetivo principal, deverá haver metas bastante claras para nortear as ações. Elas serão as “missões” do jogo que, após serem concluídas, fornecerão recompensas. Afinal, ter metas é algo bastante comum para vendedores.

Pontos/conquistas

Será preciso elaborar uma maneira de mensurar as conquistas dos colaboradores, seja por meio de pontos, de objetivos alcançados ou outras formas.

Recompensa

A pontuação já é, de certa forma, uma recompensa. Todavia, é interessante que algo seja oferecido para quem alcançar o objetivo principal.

Feedback do progresso

O ideal é que todos possam acompanhar seu progresso em tempo real através de alguma ferramenta digital. Caso não seja possível, deve-se comunicar o progresso com regularidade.

Benefícios da gamificação em vendas

A gamificação pode ser considerada como treinamento mais dinâmico para o time de vendas.

Benefícios da gamificação em vendas

Além disso, é um ótimo investimento, pois prepara os vendedores para lidar com o público ao usar uma metodologia ativa de aprendizagem.

A gamificação tem diversas características que podem ajudar a tornar o treinamento de vendas mais eficiente, são elas:

Engajamento

Uma das qualidades mais relevantes da gamificação nas vendas é a sua capacidade de despertar a motivação dos colaboradores para realizarem tarefas que não são tão atrativas (tal qual um treinamento corporativo) mesmo que tenham completa ciência dos seus benefícios.

Em vez de colocar todo o time de vendedores em uma sala, escutando e copiando os ensinamentos de um instrutor durante um determinado período de tempo em um treinamento tradicional, investir em uma metodologia ativa de aprendizagem pode tornar esse momento uma experiência mais agradável e, consequentemente, mais efetiva.

Fortalecimento dos conhecimentos

O lado lúdico e divertido não contribui apenas no aumento do engajamento dos colaboradores nas ações de educação empresarial, mas também ajudam na retenção dos conhecimentos adquiridos: tudo que é aprendido com estímulos positivos é mais fácil de ser lembrado posteriormente.

Em outras palavras, os conhecimentos abordados nos treinamentos serão aplicados mais frequentemente na rotina dos colaboradores, impactando assim em seus resultados.

A dinâmica da gamificação nas vendas será responsável por ajudar a preparar os vendedores através de conceitos mais práticos, que vivem no seu dia a dia: imagine uma plataforma que dá pontos aos participantes que conseguem vencer os desafios das objeções de vendas, usando falas comuns do público para não adquirir o produto ou serviço da empresa.

Esses detalhes podem fazer toda diferença no preparo da equipe.

Uso de dados na gamificação em vendas

Benefícios da gamificação em vendas

As plataformas gamificadas nas vendas trazem a seguinte vantagem: elas podem coletar as informações das atividades realizadas pelos colaboradores, gerando relatórios detalhados sobre seu desempenho no treinamento.

Essa automatização torna todos os processos do RH mais céleres, onde, de forma prática e ágil, coletará os dados necessários para saber quais são os pontos da estratégia que estão sendo efetivos, os que precisam de melhorias e quais são os colaboradores com mais dificuldades de aprendizado e gaps de competência nas vendas.

Finalmente, será possível ter as informações corretas para tomar as decisões que irão aprimorar o treinamento e as vendas.

Tudo isso para fortalecer as competências dos vendedores e aumentar sua performance.

Como adotar a gamificação em vendas?

Todas essas características das plataformas gamificadas permitem oferecer uma experiência de aprendizagem mais engajadora e eficiente aos vendedores, além de tornar os trabalhos e as estratégias do RH mais práticos.

Entretanto, assim como toda estratégia, será preciso saber planejá-la e implementá-la da forma mais eficiente possível para se ter os resultados desejados.

De modo a concretizar tal etapa, deverá ser feita uma pesquisa do público da ação (os vendedores), descobrindo suas necessidades, preferências e perfil.

Assim, será possível montar plataformas verdadeiramente engajadoras.

Para isso, pode ser importante contar com uma empresa parceira para criar a melhor solução para seu time de vendas.

Conheça algumas das soluções com Gamificação desenvolvidas pela Keeps:

O ambiente virtual do Konquest é um dos módulos da ensino da LXP da Keeps. Semelhante ao Netflix, onde os usuários são atraídos para um espaço que combina diferentes tipos de conteúdo e faz recomendações com o apoio da inteligência artificial, o Konquest promove um aprendizado altamente personalizável para qualquer pessoa que utilize a plataforma.

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.

Agora você já pode solicitar uma demonstração gratuita das nossas plataformas e criar os próximos passos para desenvolver e impulsionar conhecimento na sua empresa!

Perguntas frequentes sobre Gamificação em Vendas:

O que é a Gamificação em Vendas?

Gamificação em Vendas é uma metodologia cada vez mais utilizada por times comerciais na intenção de otimizar a motivação e evoluir os colaboradores. Essa estratégia tem como objetivo desenvolver uma estrutura onde as metas a serem cumpridas são baseadas em jogos.

Como aplicar a Gamificação em Vendas?

Para implementar uma Gamificação em Vendas eficaz, será preciso construir uma estratégia guiada pelos seguintes elementos:
 
1. Objetivo final: é o que definirá quem foi o vencedor do jogo.
2. Desafios: deverá haver metas bastante claras para nortear as ações.
3. Pontos/conquistas: deve ser possível mensurar as conquistas dos colaboradores, seja por meio de pontos, de objetivos alcançados ou outras formas.
4. Recompensa: é interessante que algo seja oferecido para quem alcançar o objetivo principal.
5. Feedback do progresso: deve ser possível acompanhar os progresso em tempo real através de alguma ferramenta digital.

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