Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Gestão Comportamental: o que é e como implementar

Ultimamente, o mercado de trabalho tem sofrido sérias alterações, o que reflete a mudança de mentalidade dos profissionais envolvidos. Neste sentido, a gestão comportamental coloca o colaborador como foco da empresa, percebendo o indivíduo e incentivando o desenvolvimento das competências e dos talentos já presentes, através do treinamento comportamental.

O setor de RH é o responsável por essa mudança de posicionamento, assumindo toda a responsabilidade pelo bem-estar dos profissionais e eliminando parte dos processos burocráticos que faziam parte da rotina. Com isso, a empresa passa a valorizar mais o capital humano, aumentando a produtividade e claro, alcançando os resultados desejados para o negócio. Então, para saber mais sobre a gestão comportamental, recomendamos continuar com a leitura deste artigo. Acompanhe!

O que é gestão comportamental?

Gestão comportamental é um método de gerenciamento muito utilizado nos últimos anos. Tem como principal objetivo compreender o comportamento de seus colaboradores e assim, aproveitar ao máximo suas habilidades.

O que é gestão comportamental?

Esse novo método de gestão tem uma abordagem mais estratégica e pode ser utilizado por todos os segmentos da empresa para desenvolver equipes mais produtivas e de alta performance.

Portanto, a gestão comportamental leva em consideração os fatores comportamentais em diversos processos importantes.

Dessa forma, a organização consegue alinhar cada perfil ao cargo ideal, contratando os profissionais certos e reduzindo as falhas e o retrabalho, gerando melhor desempenho de todas as equipes e alcançando mais visibilidade no mercado.

Benefícios da gestão comportamental

Que a gestão comportamental é organizar uma equipe a partir de suas habilidades para compor um time de ponta, não é novidade para ninguém.

Esse tipo de gestão apresenta inúmeros benefícios quando colocada em prática e de forma eficiente.

Veja alguns pontos a seguir:

Agora que já conhecemos seus benefícios, veja a seguir como implementar essa metodologia na prática de forma eficiente. Acompanhe!

Como aplicar a gestão comportamental na sua empresa?

A gestão comportamental oferece inúmeros benefícios à instituição, mas para implementá-la de forma eficiente dentro da sua empresa, é necessário seguir alguns passos.

Para te ajudar nesse processo, separamos uma lista que você precisa seguir para estruturar um modelo de sucesso. Confira!

Como aplicar a gestão comportamental na sua empresa?

Mapeie o perfil comportamental das equipes atuais

Antes de tudo, é necessário entender o cenário atual da empresa, além de pesquisar sobre quais são suas faltas.

E para isso, você vai precisar da ajuda de uma ferramenta de análise de perfil comportamental, que pode mapear detalhadamente quais são os perfis de cada colaborador e assim, manejá-los conforme necessário.

Esse tipo de sistema permite que as pessoas sejam analisadas de forma rápida, prática e segura, gerando uma base de dados rica e valiosa para o RH, facilitando todo o processo de análise da equipe.

Lembre-se de que nessa etapa o foco deve ser apenas mapear os perfis dos colaboradores.

Faça um alinhamento do perfil comportamental desejado

Após fazer o mapeamento comportamental das equipes, faça um alinhamento dos perfis comportamentais compatíveis e desejados em cada cargo.

Para isso, utilize como base as expectativas de resultados da empresa.

Afinal de contas, saber das expectativas e resultados da empresa pode contribuir de forma mais eficiente para alinhar dos perfis comportamentais desejados em cada cargo.

Feito isso, entenda como cada time deve ser construído e quais são as características necessárias para torná-los mais produtivos e eficazes.

Defina os requisitos de cada cargo considerando as demandas da posição em relação ao grupo na qual ela está inserida e na organização como um todo.

Ou seja, não basta pensar na vaga isoladamente, mas em como seu ocupante deve se comportar em seu cotidiano frente às situações às quais ele será exposto.

Dessa forma, nem todos os gestores devem ser executores, assim como nem todos os analistas de marketing precisam ser comunicadores.

Portanto, o ponto chave é: dentro desta equipe, qual é a combinação de perfis que pode gerar os melhores resultados para a empresa?

Pense nisso e tenha um timede sucesso!

Desenvolva o perfil dos colaboradores

Definidos os perfis das posições e das pessoas que as ocupam atualmente, é hora de confrontá-los.

Então, para começar, nesta etapa da gestão comportamental, faça um levantamento das situações mais discrepantes.

Elas podem ser líderes de áreas mais ativas com perfis mais retraídos, ou posições estratégicas ocupadas por pessoas muito compulsivas entre outras coisas.

Essas são as prioridades a serem tratadas para proporcionar mudanças mais expressivas e positivas.

Claro que nem sempre é necessário iniciar uma onda de demissões, então, opte sempre por avaliar caso a caso com cuidado e atenção, para encontrar alternativas menos drásticas.

Alguns profissionais podem ser realocados em outras áreas e funções, outros podem passar por um programa de desenvolvimento mais específico e assim por diante.

Depois de cuidar dos casos mais urgentes, basta seguir com um trabalho de refinamento.

As mudanças vão sendo aplicadas de forma gradativa e natural, até que toda a organização esteja alinhada e o foco possa se voltar para o aprimoramento.

Invista na formação de líderes comportamentais

Algumas posições demandam um cuidado especial, já que a liderança precisa abraçar essa nova forma de gerenciar suas equipes para que a gestão comportamental seja aplicada de forma completa e eficiente.

Neste sentido, o RH também deve ser um ponto de apoio e parceria para os gestores, mas a relação deve ser recíproca.

Por isso, a formação de líderes comportamentais é um passo muito relevante no processo de estruturação de um modelo comportamental de gestão de pessoas.

Sendo assim, eles precisam entender a diferença entre gerenciar profissionais com determinadas características técnicas e gerenciar profissionais com diferentes formas de se comportar.

Invista na formação desses gestores, mostre a eles que o conhecimento dos perfis de seus liderados contribui para uma gestão mais estratégica e eficaz.

Defina metas e métricas de análise

Para concluir, saiba que criar e implementar um modelo de gestão comportamental não é o fim, mas sim o início de uma nova jornada da organização.

É preciso manter o alto desempenho e acompanhar os resultados das ações implementadas.

A definição de metas e métricas de análise é o passo de manutenção da eficiência da gestão comportamental, na qual as metas deixam claro para todos os envolvidos o que se espera de cada um.

Elas devem ser definidas em conjunto e precisam levar em consideração os pontos fortes e fracos de cada perfil comportamental.

Qual a importância da gestão comportamental?

Esse tipo de abordagem em relação ao capital humano é importante para aumentar os resultados operacionais de uma empresa.

Quando as pessoas não apresentam o resultado esperado, a empresa acaba pagando a conta com dinheiro.

Se o perfil comportamental é considerado e desenvolvido ao longo do tempo, os resultados atingidos são muito satisfatórios.

Um membro totalmente incluído e coeso no ambiente de trabalho o torna mais fluido e as tarefas são realizadas mais rapidamente e de acordo com o que foi solicitado.

O fruto disso é mais produtividade da companhia e mais dinheiro retido, seja no caixa da empresa ou no bolso dos funcionários.

Portanto, podemos afirmar que a gestão comportamental é importante para que qualquer empresa tenha mais produtividade e reconhecimento de mercado.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também o Go Learning: a Universidade Corporativa da Keeps, gratuita e pensada para todos do T&D e RH. Um lugar onde você desenvolve as principais soft skills para fazer a Gestão Comportamental no mundo corporativo atual.

Inscreva-se no Go Learning e faça parte dessa comunidade!

Perguntas frequentes sobre Gestão Comportamental:

O que é a Gestão Comportamental?

A Gestão Comportamental é um tipo de gestão que procura mensurar os perfis e os comportamentos dos colaboradores na intenção de prever as atitudes diante dos desafios encontrados no cargo ou função que ocupa. O foco desse modelo de gestão é entender as atitudes dos colaboradores e desenvolver suas habilidades. A Gestão Comportamental pode ser aplicada em todos os setores da empresa no desenvolvimento de suas equipes.

Como implementar a Gestão Comportamental na sua empresa?

Para executar a Gestão Comportamental na sua empresa, deve ser observado o seguinte:

1. Estruture o perfil comportamental das equipes atuais.
2. Procure alinhar o perfil comportamental desejado ao perfil existente.
3. Busque aprimorar e evoluir o perfil dos colaboradores.
4. Aposte na formação de líderes comportamentais.
5. Faça um mapeamento das metas e métricas de análise.

Saiba como podemos lhe ajudar

Faça uma consultoria gratuita!

Nossa equipe está pronta para oferecer uma consultoria gratuita e exclusiva, focada em entender suas necessidades e como podemos facilitar sua atuação. Agende agora sua demonstração e descubra como nossa ferramenta pode fazer a diferença.

Teste grátis

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa.