Em busca de resultados positivos e relevantes, o T&D se alia à modernidade, adotando novas tecnologias que otimizam processos, enriquecem a aprendizagem e levam experiências engajadoras aos seus colaboradores.
Importância da Tecnologia em T&D
Com os avanços tecnológicos, as ferramentas disponíveis no mercado entram em cena para compor as metodologias aplicadas no treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações.
É com ela que o time pode fazer uso de recursos que entregam engajamento por meio de gamificação, inteligência artificial, aprendizagem adaptada, entre outros recursos que facilitam a vida do RH tornando as ações ágeis, dinâmicas e eficazes.
Aqui, vamos falar um pouquinho de dicas práticas aos gestores de RH e T&D a aplicarem a tecnologia no seu projeto, para isso, vamos conhecer as primeiras barreiras enfrentadas neste universo:
Entendendo as Barreiras Comuns e as Soluções Necessárias
Como para tudo na vida, o novo assusta. há, inegavelmente na maior parte das organizações representadas por gestores, há resistência e comodismo às práticas até então adotadas.
Do outro lado, quem receberá o treinamento precisa estar alinhado com a nova prática adotada, o que concluiu que o aliado deste processo está na comunicação. Mantenha uma comunicação ativa com os colaboradores, os envolvem nos processos, apresente os benefícios gerados pelas ações e com isso, leve essa cultura inovadora a organização.
Estar aberto ao novo, é o principal fator a ser praticado para transpor essa primeira barreira.
Falta de habilidades tecnológicas – Se alie a parceiros e não fornecedores
Aqui, precisamos alertar que pode haver resistência por falta de habilidade no mundo tecnológico, para isso, procure empresas de tecnologia em T&D que sejam parceiros e não fornecedores de soluções tecnológicas.
Assim, com esse suporte e treinamento da plataforma escolhida, a operação da plataforma estará representada por uma pessoa sempre apta e que extrairá todos os recursos disponíveis e contratados.
Neste ponto, não estamos falando somente da capacitação de quem operacionaliza a plataforma, mas também a ponta, o usuário final que irá consumir o conteúdo educacional. Para isso, a capacitação precisa ser contínua, além da plataforma ser intuitiva, de fácil utilização e que resulte no consumo assertivo.
Preocupações com custos – Busque soluções de preço justo e modelo de negócio flexível
Claro que o orçamento da área diz muito. Aliás, diz sobre tudo. Dito isso, procure no mercado plataformas que ofereçam preço justo e qualidade. Além disso, os modelos de comercialização são dos mais variados, o que viabiliza escolha dentro do modelo de negócio que mais se assemelha com a necessidade da organização/empresa.
Integração com sistemas existentes – Une-se a quem integra a sistemas já existentes:
A facilitação do cotidiano de uma equipe de RH e T&D está na soma, e não na substituição. O que aqui se quer dizer é que dificilmente se encontrará no mercado uma solução tecnológica de A a Z. Para cada qual uma expertise e excelência em um nicho de atuação.
Uma vez tomada a decisão de se aliar a tecnologia que atenda o treinamento e desenvolvimento de pessoas, priorize a que integre em sistemas já existentes que atendem outras áreas correlatas. Inicie-se o processo de seleção de plataformas por aquelas que mantêm tecnologias compatíveis e que forneça suporte (100% humanizado) que auxilie em uma transição tranquila.
Gerenciamento de Custos e Retorno sobre Investimento (ROI):
Para que o ROI seja respeitado, é necessário se fazer o detalhamento do planejamento financeiro, a escalabilidade da solução tecnológica, uma implementação gradual e o constante monitoramento e avaliação dos resultados gerados.
É por meio do ROI que o T&D e RH encontrarão a comprovação de eficácia da metodologia, apresentando dados e comparações das ações que visam buscar os resultados desejados e a necessidade de se adotar ou não outras estratégias.
O Papel do Konquest na Facilitação da Implementação Tecnológica
Superadas as questões dos desafios e ações desbravadoras para se levar tecnologia ao treinamento e desenvolvimento de pessoas dentros das organizações, é hora de falar como o Konquest, a plataforma queridinha da Keeps que leva para o RH e T&D, uma junção de de qualidade, implantação rápida e descomplicada, investimento honesto e suporte humanizado. Vamos lá?
Por meio de trilhas de aprendizagem, recomendação com IA, customização de template, múltiplas workspaces, gestão de treinamentos presenciais e obrigatórios, matrículas em lote, gestão de escopo, emissão de certificados, multi idiomas, personalização de diferentes categorias e múltiplas integrações de conteúdo e com outras plataformas, dentre outras funcionalidades, o Konquest, uma plataforma que usa recursos e tecnologia de ponta, leva para o T&D recurso que o torna mais estratégico, simplifica a gestão, amplifica o time de T&D e leva conteúdo de forma simples e engajadora trazendo os resultados almejados nas ações de educação.
Como o Konquest pode ajudar a superar as barreiras discutidas
Recapitulando a necessidade de se transpor as barreiras para implementar novas tecnologias em T&D, a Keeps leva ao mercado de treinamento corporativo o Konquest que une qualidade tecnológica, investimento justo e integração com demais sistemas correlatos.
Além disso, leva ao mercado uma relação dificilmente praticada nos dias de hoje: A de parceria. Mantém-se uma sinergia com as diferentes equipes da organização que passa desde a equipe técnica em fase de implantação e integração, capacitação de gestores e operadores, suporte ao adm e usuários da plataforma.
É por meio deste modelo de negócio que o Konquest é facilmente implementado tanto nas universidades corporativas já existentes e maduras, quanto nas UC nascentes que necessitam de uma visão peculiar de apoio e participação.
Exemplos práticos de uso do Konquest por diferentes perfis de usuários
Implementado em diferentes nichos de mercado, o Konquest leva de maneira descomplicada e simples o conteúdo educacional hospedado.
Na prática, o Konquest é bem aceito em instituições financeiras, passando por empresas de tecnologia, chegando a indústria e varejo.
Significa dizer que o Konquest não é uma plataforma segmentada. Ele atende de forma eficaz diversos ramos de atividades e portes de empresa.
Estudos de caso de empresas que implementaram com sucesso novas tecnologias em T&D
Sem medo, diante da segurança repassada, aliado a um parceiro com solução tecnológica de qualidade e suporte humanizado, é possível que a implantação seja fluida e tranquila.
Assim foi o caso da Central IT, uma renomada empresa de TI com 19 anos de mercado, com aproximadamente 2300 colaboradores espalhados pelo Brasil.
Com vocês, as palavras de uma querida parceira Pâmella Cardoso, gerente da UC da Central IT, sobre o processo de implementação do Konquest:
“Nossa equipe é pequena, então o Thiago foi a “euquipe” da plataforma. E ele não é de TI, ele não é dessa parte que pode fazer, trabalhar com a integração e tudo mais, e mesmo assim teve todo o apoio, todo o aparato para as coisas funcionarem e conseguiu fazer. Então significa que, do lado de cá, as coisas estavam muito bem definidas e alinhadas com a gente para que desse certo, caso contrário não teria como.”
Ainda, relata nossa parceira sobre como o uso de um recurso tecnológico por meio do Konquest levou ao T&D a assertividade nas suas ações:
Pensamos: é isso, é tudo aquilo que estávamos procurando. O atendimento da Keeps, desde o começo, foi algo que me encantou. É muito difícil você encontrar no mercado uma empresa que, de fato, se preocupa com a sua dor e não apenas quer vender. E vocês se preocuparam com a minha dor. Isso para mim foi um ponto primordial para que fizéssemos a migração com vocês.
Estávamos procurando uma plataforma na qual não só colocássemos os nossos treinamentos, mas que conseguíssemos gerir os nossos treinamentos, que fosse algo inovador, bonito, diferenciado, uma plataforma intuitiva, que conseguisse fazer a integração com o nosso banco de dados.
Antes não conseguíamos integrar, era tudo muito manual, então assim, desde um reset de senha até uma inserção de um treinamento, era tudo muito moroso. Procurávamos uma automação, afinal de contas somo uma empresa de TI, não dava para ficar daquele jeito arcaico. Isso é uma das coisas, das várias coisas que trouxeram a gente até vocês.
Conclusão
Para finalizar, relembrando como transpor os desafios da implementação de novas tecnologias no Treinamento e Desenvolvimento das organizações, necessário a atenção em adotar uma:
- Comunicação ativa com os colaboradores, os envolvendo nos processos;
- A escolha de parceiros e não fornecedores pura e simples que visem estar lado a lado no processo de implementação, capacitação e sucesso no uso da plataforma tecnológica;
- A qualidade da solução tecnológica e suas funcionalidades;
- Investimento compatível;
- Integrações com sistemas existentes que otimizem processos;
- Respeito e observância ao ROI.
Veja, com a adoção de boas práticas e estar ladeado de bons parceiros que levam tecnologia de ponta, é possível a implementação de soluções tecnológicas que irão impulsionar conhecimento e desenvolver pessoas dentro das organizações.