Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Mundo VUCA: o que esse conceito tem a ver com a sua empresa?

 Por: |  Publicado em 19/11/2021 |  Atualizado em 19/11/2021 |  Tempo de leitura 6 minutos

Mundo VUCA

No mercado mundial, as transformações e as adaptações estão cada vez mais presentes, dificultando o mantimento das empresas que não conseguem acompanhar esse processo. Além de ser difícil para o gestor de uma empresa estar sempre lado a lado de todas essas mudanças, é muito complicado, também, para o colaborador.

Hoje, são presentes desafios muito maiores no mercado nacional e internacional, as diferenças de cultura de um mercado para outro se tornaram muito menores, pois hoje tudo é muito mais perto e mais prático, necessitando abranger um público muito maior do que antes.

Essas mudanças que as empresas estão presenciando diariamente estão explicadas no que foi denominado de Mundo VUCA, sendo cada letra referente a uma palavra da língua inglesa:

V – volatility

U – uncertainty

C – complexity

A – ambiguity

Em português, temos: V – volatilidade, U – incerteza, C – complexidade e A – ambiguidade.

Neste post iremos tratar sobre o Mundo VUCA e seus conceitos acerca do mundo empresarial, o que ele diz a respeito dessas mudanças e como elas influenciam no dia a dia do gestor e do colaborador.

O que é o Mundo VUCA?

Como visto, o mundo VUCA se trata de um termo relacionado às mudanças do mundo atual e como se encontra o mercado mundial. Este termo surgiu num cenário posterior à Guerra Fria e continua sendo muito atual. Afinal, o que significa cada palavra desta sigla?

Volatilidade

O termo volatilidade está aí para retratar a velocidade que as mudanças estão acontecendo ao nosso redor. Hoje, coisas consideradas atuais perdem sua fama em poucos dias, o que era moda mês passado já está antepassado nos dias de hoje. O tempo possui a sensação de estar passando mais rápido e isso dificulta muito o acompanhamento de todas as atualidades.

Incerteza

Apesar de toda tecnologia moderna e todas as pesquisas sendo diariamente realizadas, o mundo está se tornando um lugar cada vez mais incerto. Não é possível afirmar que um investimento em tal tecnologia ou em tal plataforma será a melhor opção ou se tornará um sucesso para o seu negócio. As incertezas diante de todas tomadas de decisões estão cada vez mais sérias, podendo definir o futuro da sua empresa.

Complexidade

Além de ser altamente volátil e incerto, o mercado também é complexo. Suas características mudam rapidamente, as decisões são mais difíceis e também são numerosas. Uma empresa precisa pensar acerca de muitos outros âmbitos para conseguir tomar uma decisão e se adaptar, precisa, agora, encarar a realidade como um mundo muito mais integrado do que era antes, precisa pensar sobre a tecnologia, o público, o cenário, o tempo, tudo é um fator determinante hoje em dia.

Ambiguidade

Neste cenário tão elaborado e difícil de se movimentar, além de todas as características citadas, o mundo é extremamente ambíguo. Ele não é mais um caminho de mão única que possui o bom e o ruim, o certo e o errado, o benefício e o malefício, hoje, tudo é um caminho de mão dupla que requer uma análise dos fatos redobrada. Para tomar uma decisão de forma certeira é necessário entender todos os pontos negativos e positivos, como serão seus impactos, seus custos e suas reações dentro da vida de cada integrante.

Mundo VUCA nas empresas

O mundo VUCA tem uma relação direta com o mundo empresarial, pois nele é retratado todas as dificuldades e adaptações que os gestores e colaboradores devem acompanhar. No ambiente corporativo é de extrema importância o entendimento dos quatro aspectos VUCA, pois são eles que direcionam o posicionamento do líder na tomada de decisões.

Para o que procura o emprego por sua vez, encontra muitas outras dificuldades como: falta de qualificação profissional, não compatibilidade com a vaga, falta de interesse ou até mesmo desmotivação, uma vez que se integrar em uma nova empresa hoje em dia exige muito mais empenho e dedicação.

Acompanhar todas essas mudanças exige um esforço de todos os integrantes da organização, por isso o desempenho e a participação dos colaboradores são tão importantes. Uma só pessoa acompanhando as mudanças que a atualidade traz consigo não faz o nome da empresa. Para isso é necessário um consenso diante das transformações que serão necessárias e de um trabalho em equipe para sempre se manter atualizado.

Entender que o mercado de hoje é muito mais amplo do que antes é o primeiro passo para sua integração no mundo VUCA. Saber que o mercado online também requer mudanças e que a variedade do público é um fator que deve ser observado é preciso para entender quem o seu produto está alcançando.

Como se preparar para o mundo VUCA?

A empresa precisa, hoje mais que nunca, ser ágil e inteligente, estar ciente do que deve ser mudado e como isso irá afetar o seu público e os integrantes da equipe, acompanhar a modernidade e ver quais atualizações são viáveis para o seu negócio. Nem todas mudanças que acontecem nos demais mercados podem favorecer sua empresa, e analisar meticulosamente é um dever para aqueles que querem escolher a opção correta.

No mais, para os colaboradores, é preciso desenvolver competências e qualidades que se integrem no mundo VUCA, como: flexibilidade, agilidade, assertividade, comunicação, entre outras. Mas principalmente trabalhar suas qualificações profissionais para sempre estarem adeptos a novas oportunidades dentro da empresa e a novas culturas organizacionais implementadas.

A Educação Corporativa no Mundo VUCA

Atualmente, é cada vez mais fundamental estarmos alinhados e preparados para esse mundo de inovações tecnológicas e cada vez mais conectado. Por isso, a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de competências e habilidades passam também a fazer parte do que espera todos os profissionais do mercado.

Em outras palavras, além do que sabemos, também vale o quanto somos capazes e estamos dispostos a aprender.

Ao mesmo tempo, é muitas vezes um grande desafio para as Organizações, encontrar os profissionais com esse perfil. Ou ainda, engajar os colaboradores no processo de capacitação, para que sejam capazes de atender às demandas específicas de uma empresa ou área de atuação.

Esses são alguns fatores que tem ditado o ritmo de investimento crescente na implantação de Universidades Corporativas em empresas de todos os setores.

Conheça o Konquest

Konquest Keeps

O Konquest é uma plataforma LXP da Keeps, focada em Educação Corporativa, que ajuda as empresas a preparar seus colaboradores para o Mundo VUCA. Encontre simplicidade e agilidade na criação de cursos e reúna todos os seus treinamentos em um só lugar.

O Konquest oferece experiência de aprendizagem na ponta, com um ambiente web de ensino completo, com gamificação, Inteligência Artificial, interatividade e design intuitivo.

Já para os gestores, é possível acompanhar e mensurar todos os resultados de ensino, seja por colaborador ou por curso, através dos relatórios personalizados do Learning Analytics.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×