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Profissional do Futuro: descubra suas principais características

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Refletir sobre o Profissional do Futuro tem sido uma das principais preocupações no mundo empresarial dos últimos anos. E esse colaborador precisa de habilidades e competências para lidar com essas mudanças, além de outras características essenciais para o desenvolvimento do ambiente empresarial.

Tendo em vista o impacto que as revoluções tecnológicas geram nas mais diversas áreas, em especial no mercado de trabalho, faz-se necessário que as empresas lancem um olhar bastante atento às mudanças, até mesmo na capacitação e no desenvolvimento dos colaboradores. Portanto, torna-se fundamental saber quais serão as habilidades do profissional do futuro, fomentando o potencial competitivo da empresa.

Neste artigo, trataremos do que é o Profissional do Futuro, quais habilidades o Profissional do Futuro precisa ter e quais são as suas principais características. Siga a leitura e descubra!

Quem é o profissional do futuro?

O profissional do futuro é aquele colaborador cujas skills e competências estão sempre voltadas para campos além daqueles nos quais atuam especificamente.

Podemos dizer que esse profissional procura se adaptar às tendências e inovações tecnológicas que acontecerão, de forma a se antecipar às novas aberturas da empresa e estando abertos para o lifelong learning.

Ou seja, o profissional do futuro se preocupa em estar atento às propostas que atingirão seu cargo/função e os métodos de trabalho da organização onde atua.

Mas não é só isso, é claro. Por isso, vamos te contar alguns detalhes sobre esse profissional.

Características do profissional do futuro

Quais são as características principais que as empresas demandam para viabilizar um profissional do futuro?

  • Pensamento crítico: esse profissional utiliza a lógica e a assertividade para fundamentar suas escolhas, estudar dados e cenários.

  • Trabalho em equipe: deve existir habilidade e interesse em colaborar com os demais, entendendo as diferenças, visando sempre as metas comuns a todos.

  • Visão estratégica: o profissional do futuro visualiza toda a situação na qual a empresa se encaixa, de modo que consiga antecipar acontecimentos e entregar ferramentas inovadoras capazes de ajudar na solução.

  • Autonomia e autogestão: é preciso saber administrar o cotidiano de trabalho e manter a produção sabendo identificar o que é prioritário e cumpre os objetivos sem a necessidade de gestão constante do líder.

  • Aprendizado contínuo: o lifelong learning é essencial, pois aprender constantemente ajuda o profissional a estar sempre atualizado.

Fora todas essas características, o profissional do futuro deve sempre contar com skills tecnológicas, sabendo lidar cada vez mais com ferramentas digitais, sabendo interpretar dados, adaptar a inteligência artificial, automatização etc.

Esses detalhes acima são de extrema importância, pois como já sabemos, a tecnologia é responsável por mutações contínuas no mercado de trabalho.

Então, quanto mais o profissional estiver atento, mais destaque obterá.

Quais são as habilidades do Profissional do Futuro?

Aqui, elencamos algumas das habilidades e competências características desses profissionais e que são altamente desejadas no mercado de trabalho atual.

É importante ressaltar que as capacidades técnicas não perdem seu valor nesse cenário, porém, as soft skills passaram a ser muito relevantes, bem como o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais, configurando um diferencial para os colaboradores. Afinal, a transformação digital é uma constante no mundo contemporâneo.

Confira abaixo algumas das características mais valorizadas e saiba como montar uma equipe de sucesso em sua empresa.

7 habilidades do Profissional do Futuro para começar a aprender hoje

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Comunicação

Uma comunicação clara, construtiva, assertiva e saudável é essencial para qualquer ambiente de trabalho, principalmente quando os projetos são realizados por equipes multidisciplinares.

Essa característica, além de beneficiar o colaborador, traz grandes vantagens para a empresa.

Quando o processo comunicativo é falho, há problemas de relacionamento e erros que prejudicam os processos e as rotinas da empresa.

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Resolução de problemas

Essa habilidade é aprimorada com o passar do tempo.

Ela é, basicamente, a capacidade de solucionar problemas indefinidos em ambientes reais de constante mudança, sendo construída por meio de uma base robusta de pensamento crítico.

Desse modo, o Profissional do Futuro terá de contar com uma mente maleável, apta a resolver problemas novos que podem se tornar ainda mais complexos.

Adaptabilidade

A adaptação às constantes mudanças também é fundamental no mundo empresarial do futuro.

O que é novo hoje pode ser ultrapassado no amanhã, por isso, saber lidar com tais mudanças é um diferencial.

Acostumar-se a essas mutações é uma maneira de estar preparado para os desafios futuros.

Além das mudanças nos processos, os próprios locais de trabalho estão mudando, pois as ferramentas digitais têm ganhado muito espaço.

Tal fato tornará as jornadas de trabalho e os ambientes de trabalho mais flexíveis, dando a oportunidade para que uma nova cultura organizacional mais colaborativa e moderna se desenvolva.

Inteligência emocional

Essa característica diz respeito a habilidade que o colaborador possui em reconhecer e avaliar as emoções de pessoas próximas.

Com isso, a empatia é fomentada e o ambiente e as relações de trabalho melhoram.

Todavia, ela também trata da identificação dos próprios sentimentos do colaborador, permitindo que tenha a capacidade de gerir suas emoções.

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Criatividade

O Profissional do Futuro precisa ter um toque de criatividade para tirar vantagens das transformações tecnológicas, contribuindo para o futuro da publicidade e da comunicação.

Fato é que as máquinas ainda não são capazes de replicar a capacidade criativa dos humanos.

Logo, a criatividade, que já era muito valorizada, se torna uma habilidade essencial.

Flexibilidade cognitiva

Essa habilidade nada mais é que a capacidade de ampliar os modos de pensar, buscando caminhos diferentes para a resolução dos problemas cotidianos.

Compreende a ampliação dos interesses pessoais e profissionais, o relacionamento com pessoas que pensam de modo diverso.

Quanto mais flexibilidade o Profissional do Futuro apresentar, maior será sua capacidade de enxergar novas saídas e desenvolver soluções únicas. Esse é o tipo de competência que as empresas esperam dos profissionais do futuro.

Perfil analítico e multidisciplinar

O uso de dados para basear as ações empresariais aumentou de forma exponencial, assim, analisar as informações de forma estratégica e buscar soluções diferenciadas será rotina para o Profissional do Futuro.

Outrossim, o profissional não deve se restringir apenas à sua área de atuação. É muito importante que conheça todos os processos que o impactam.

Estratégias para desenvolver um profissional do futuro

Além das habilidades, existem também estratégias que você pode utilizar na sua empresa para desenvolver o profissional do futuro, veja só:

  • Oferecer treinamentos: você deve capacitar seus colaboradores com foco em skills digitais, de modo que saibam lidar com as ferramentas mais atuais e inovadoras.

  • Investir em programas de mentoria: se a empresa desenvolve programas desse tipo, as skills comportamentais dos colaboradores são facilitadas, como aquelas que citamos acima, como comunicação e inteligência emocional.

  • Fomentar a cultura da inovação: já batemos nessa tecla várias vezes durante este artigo, não é?  É porque o futuro sempre estará conectado às inovações!

  • Avaliar e reconhecer o desempenho: é válido que a empresa sempre observe a performance dos colaboradores para reconhecer e até mesmo recompensar os casos onde a evolução é nítida.

Neste artigo, tratamos do perfil do profissional do futuro, além das principais competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Ao fazer a gestão de equipe, busque por essas capacidades nos seus colaboradores, pois elas facilitarão o trabalho e trarão bons resultados.

Na Keeps, nós temos profissionais e soluções para ajudar sua empresa a desenvolver os colaboradores, de modo a prepará-los para ser um profissional do futuro, aprimorando suas skills e estratégias.

Além dos nossos produtos, temos também o Go Learning, nossa Universidade Corporativa Gratuita, repleta de cursos criados exclusivamente para você, como aqueles que mencionamos durante o texto e muitos outros mais, sempre voltados para T&D e RH, feitos por nossos especialistas e parceiros, para atender às necessidades da sua empresa e de seus colaboradores.

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Perguntas frequentes sobre o Profissional do Futuro:

Quem é o Profissional do Futuro?

O Profissional do Futuro é aquele cuja ocupação tende a ser bastante valorizada e procurada nos próximos tempos, devido à evolução de habilidades e competências que ocorrem junto às inovações e evoluções existentes no mercado de forma constante.

Quais as habilidades necessárias para um Profissional do Futuro?

Para que um Profissional do Futuro seja valorizado, deve apresentar algumas características, por exemplo:

1. Comunicar-se de forma clara e assertiva.
2. Ter capacidade e compreensão para resolver problemas.
3. Ser flexível e adaptável diante das mudanças.
4. Inteligência emocional.
5. Ser criativo e intuitivo.
6. Flexibilidade para aprender, pensar e compartilhar.
7. Perfil analítico e multidisciplinar.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
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