Psicologia Organizacional: o que é e como aplicar na sua empresa

Sem tempo para ler?

Na atualidade, em meio a um mercado com inúmeras possibilidades, é cada vez mais necessária atenção no ambiente organizacional, tanto em relação aos requisitos físicos quanto sociais. A psicologia organizacional aparece como uma estratégia para elaboração de práticas que ajudem a conciliar o bem-estar dos colaboradores de modo que ajude no engajamento do lucro e produtividade almejados pela empresa. Para saber mais, continue a leitura do artigo!

O que é psicologia organizacional?

Psicologia organizacional é um recorte da psicologia que visa analisar e mapear o comportamento dos colaboradores de uma empresa. Trata-se de uma espécie de psicologia adaptada para a gestão de pessoas ou o RH da organização.

Uma empresa que possui um psicólogo organizacional como parte de sua equipe, é capaz de examinar cada um de seus colaboradores, saber acerca de sua personalidade, como desenvolvem suas habilidades, quais as aptidões etc. Partindo desta linha de análise, aos poucos esse mesmo psicólogo será capaz de fazer o mapeamento com maior alcance, examinando por exemplos as equipes dos diversos setores.

O que é psicologia organizacional?

Munido destes resultados, o psicólogo organizacional saberá para onde direcionar os colaboradores, encaixando-os em equipes que conectem-se ao seu perfil ou capacitando-o para direcioná-lo a uma equipe que entenda inerente às suas demandas.

Quem pode fazer a psicologia organizacional? Além dos psicólogos, podem ser especialistas também os pedagogos e profissionais de RH.

Como surgiu a psicologia organizacional?

A psicologia organizacional surgiu no final no século XIX e primeiras décadas do século XX, junto com todo o processo de industrialização pelo qual o mundo passou. Então quando surgiu a psicologia organizacional no Brasil? Nesse mesmo período.

Todavia, o termo psicologia organizacional passou a ser conhecido apenas após a publicação da obra “Psychology and Industrial Efficiency”, do autor e psicólogo Hugo Munsterberg.

Qual a importância da psicologia organizacional para as empresas?

Para que uma empresa se mantenha funcionando, os processos que dela dependem devem entregar resultados satisfatórios. Isso acontece desde haja boa qualidade de matéria-prima, manutenções de equipamentos industrializados, análises procedimentais etc. Apenas assim será obtido o rendimento e desenvolvimento que permitam-na ocupar posições de destaque no mercado.

Isto posto, sabemos que nenhuma empresa é capaz de funcionar sem que possa contar com o “fator humano”. Tudo o que foi citado acima não existe sem que um colaborador seja responsável por conectá-las aos seus campos, direcioná-las, manuseá-las, repará-las, observando a execução e eficácia do trabalho a ser entregue.

A psicologia organizacional ou gestão de pessoas, junto ao RH, possui foco nos colaboradores. Essa abordagem reúne vários diagnósticos essenciais que serão aplicados no intuito de proporcionar qualidade e bem-estar no ambiente organizacional. O resultado será invariavelmente positivo, com colaboradores dispostos, motivados e focados na produtividade e eficiência da empresa.

Quais as áreas de atuação da psicologia organizacional?

São considerados ramos da psicologia organizacional (e que podem ser aplicados na sua empresa) aqueles que atuam com:

Quais as áreas de atuação da psicologia organizacional?

Recrutamento e seleção

Nos testes psicológicos/psicotécnicos, a equipe do RH, através de entrevistas ou dinâmicas individuais ou em grupo, utilizam-se da psicologia organizacional para identificar o futuro colaborador que se encaixe no perfil almejado pela empresa. Cabe ressaltar que, testes psicológicos só podem ser realizados por psicólogos.

Treinamento e desenvolvimento

Oferecer suporte durante os programas de treinamento e desenvolvimento é natural na psicologia organizacional. Nesta etapa, o trabalho é realizado visando o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos colaboradores, de modo que sejam cada vez mais capazes de ofertar resultados satisfatórios para a empresa.

Gestão de clima organizacional

Através de avaliações, pesquisas e processos criativos, a psicologia é capaz de entender e analisar como resolver conflitos e onde pode ser revigorado ou até mesmo recuperado o clima organizacional e o relacionamento entre os colaboradores.

Eliminar possíveis ruídos de comunicação, prezar pelo equilíbrio nas relações e acompanhar a saúde mental e física dos colaboradores é tarefa da psicologia organizacional.

Planos de cargos e salário e planos de carreira

Analisar os indicadores dos colaboradores, com certa regularidade, entendendo as demandas de cada um e onde se encaixam dentro da empresa, estruturando e mapeando os níveis de evolução individual de cada um é fundamental. Assim, os benefícios são definidos separadamente e cada colaborador terá sua satisfação atendida de acordo com a oferta/demanda pretendida.

Avaliação de desempenho

Receber um retorno dos colaboradores é fundamental para a empresa saber os pontos de manutenção, melhoria, desenvolvimento, cortes etc. Através da avaliação de desempenho tudo isso pode ser trabalhado com clareza.

Cultura organizacional

Como a empresa conduz seus trabalhos? Tudo isso é disposto nos seus valores, nas suas metas e no seu modo de atuar no mercado. Nessa área, os psicólogos organizacionais pesquisam e utilizam-se das ferramentas disponíveis para fazer uma identificação dos problemas existentes e solucioná-los.

Benefícios

Quais benefícios a empresa oferece ao seu colaborador? Auxiliar a rotina do profissional ajuda a organização a apresentar melhores resultados. Benefícios que proporcionem bem-estar físico e mental são alguns dos quais o psicólogo organizacional precisa estar atento para alertar a empresa no provimento dos mesmos.

Cargos e salários

O psicólogo organizacional deve fazer parte da equipe de avaliação e estruturação de funções, pois os cargos e salários devem entregar ao colaborador o devido reconhecimento e valorização dentro daquilo que se propôs a fazer.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, criada pela Keeps e pensada para todos do T&D e RH. Um lugar onde você desenvolve as principais soft skills para o mundo corporativo atual.

Inscreva-se no Go Learning e faça parte dessa comunidade!

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.